Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão (Coluna do Estadão): Agências reguladoras estudam greve total; paralisação custaria R$ 2,4 bi em três meses
Lideranças sindicais das agências reguladoras, como a Anvisa, se preparam para entrar em greve por período indeterminado caso não cheguem a um entendimento com o governo. A próxima mesa de negociação será no dia 13 de agosto. Segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, uma parada desses serviços por 30 dias resultaria em um impacto gradual na atividade econômica que poderia chegar aos R$ 2,43 bilhões. O setor produtivo tem apoiado a demanda dos servidores. Íntegra para associados.
Folha On-line: Rodovias federais em São Paulo devem receber R$ 20 bi em investimentos
A repactuação dos contratos de concessão de rodovias do governo federal vai injetar R$ 20 bilhões em investimentos em São Paulo, na Régis Bittencourt (BR-116), na Fernão Dias (BR-381) e na Transbrasiliana (BR-153). O cálculo dos investimentos previstos no estado foi feito a pedido do Ministério dos Transportes, que abriu um processo de renegociação das concessões de 14 estradas federais em todo o Brasil. O valor total a ser investido com a extensão dos contratos foi estimado em R$ 110 bilhões, dos quais R$ 26 bilhões em três anos. A previsão é que as obras nas três rodovias do estado comecem em abril de 2025, 30 dias após leilão na B3. Íntegra para associados.
CNN Brasil: Modelo de “solução consensual” acelera resolução de problemas para contratos de rodovias
Segundo a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), foi aplicado o valor recorde de R$ 11,3 bilhões em obras em 2023, mas o setor ainda tem R$ 110 bilhões paralisados em contratos que apresentam problemas. Para resolver a situação, a entidade aponta para a importância de um mecanismo do TCU, a solução consensual como modelo para negociações entre o governo e o setor privado, de modo a eliminar assimetrias de informação entre partes do processo. Íntegra para associados.
Portal Exame, Correio Braziliense On-line e Portos e Navios: Hidrogênio verde brasileiro ganha marco legal
O presidente Lula sancionou, na sexta-feira (4), a Política Nacional do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono, que pode alavancar a produção de energia no país, a partir de fontes limpas. O marco legal institui o sistema brasileiro de certificação do hidrogênio e mecanismos de incentivo para aumentar a atratividade dos projetos para produção de energia. Serão R$ 18 bilhões em incentivos fiscais do governo, em 5 anos, com objetivo de descarbonizar a indústria e os transportes. Segundo o Ministério de Minas e Energia, o Brasil tem potencial técnico para produzir 1,8 gigatonelada de hidrogênio por ano, 90% desse volume com uso de energias renováveis. O Ceará deve se tornar o principal produtor de hidrogênio verde no país, tendo como hub uma usina no Porto do Pecém. Íntegra para associados: Portal Exame, Correio Braziliense On-line e Portos e Navios.
Imprensa regional:
G1 Santos, A Tribuna de Santos e Editorial da Tribuna de Santos (impresso, p. A-2): Porto de Santos está entre os mais engajados em iniciativas sobre hidrogênio de baixo carbono, diz estudo
O “Diagnóstico de Descarbonização, Infraestrutura e aplicações do Hidrogênio nos Portos”, feito pela Antaq em parceria com o MPor e a empresa alemã GIZ, aponta que, entre os portos públicos brasileiros, o de Santos está entre os mais engajados em iniciativas de hidrogênio de baixo carbono, produzido a partir de fontes de energia limpas e renováveis, como a eólica e a solar. A APS afirmou que, independentemente de requisito legal, está avançando na agenda de descarbonização e prevê a utilização do hidrogênio verde para abastecimento de equipamentos de geração de energia para equipamentos e veículos de pequeno porte ou para fornecimento de energia elétrica para embarcações atracadas. Atualmente, 19% dos portos públicos e 65% dos TUPs, TAs e ETCs que responderam ao questionário possuem um inventário de emissões de gases de efeito estufa. Íntegra para associados: G1 Santos, A Tribuna de Santos e Editorial da Tribuna de Santos (impresso, p. A-2).
A Tribuna de Santos: Porto de Santos será beneficiado por ampliação logística de ferrovia
A VLI adquiriu 12 novas locomotivas com o intuito de expandir a capacidade logística da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). Para se ter uma ideia da importância desse corredor no escoamento de produtos de exportação e de importação, em 2023, a FCA e a Ferrovia Norte-Sul (FNS) transportaram juntas 43,8 bilhões de TKU, sendo 13 milhões de TKU no Porto de Santos. A FCA atende a Baixada Santista por meio de seu corredor Sudeste. A expansão da capacidade da ferrovia é um dos projetos da renovação antecipada da concessão da VLI por mais 30 anos, que está em curso nos órgãos reguladores. É esperado um aumento nas movimentações de carga na ordem de 30% a 40%, somando-se todos os fluxos que compõem a FCA. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Portocel recebe primeira carga no Porto de Santos
A Portocel recebeu no domingo (4) a primeira carga no terminal da Suzano (T32), em Santos. Sessenta vagões chegaram por meio da ferrovia que corta o terminal. O T32 acaba de passar por uma reforma que ampliou a capacidade de armazenagem em cerca de 7 mil m2 e adicionou mais quatro linhas à sua malha ferroviária. Com dois pórticos para descarregamento, a estrutura tem capacidade para 44 vagões com descargas simultâneas. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (artigo do presidente da APS, Anderson Pomini): Obrigado e vamos em frente!
O Porto de Santos movimentou, de janeiro a junho deste ano, 89,17 milhões de toneladas, recorde histórico, que, se comparado ao movimento do ano inteiro de 2009, que foi de 83,2 milhões de toneladas, significa dizer que um novo Porto de Santos surgiu em 15 anos. Cabe à Autoridade Portuária de Santos melhorar a infraestrutura, e trabalhamos duro para isso. Teremos o maior investimento da história do Porto, com R$ 10 bilhões em recursos federais nos próximos cinco anos. Se somarmos o aporte público aos investimentos privados, já previstos em contratos, chegaremos a R$ 21 bilhões nos próximos cinco anos. Isso significa 170 vezes mais do que foi investido nos últimos cinco anos no Porto de Santos. Íntegra para associados.
O Imparcial e Portal BE News: Porto do Itaqui registra maior movimentação mensal de cargas de todos os tempos
O Porto do Itaqui alcançou, em julho, o maior volume mensal de movimentação de cargas de sua história, totalizando 3,7 milhões de toneladas. Apesar da intensidade das chuvas no 1º semestre de 2024, que chegou a ser 10% maior que a registrada no ano anterior, a produtividade de granéis sólidos foi superior à de 2023, no mesmo período, com incremento de 9% na produtividade mecanizada e 6% na produtividade dos demais granéis. O mês foi realmente especial para os granéis sólidos, movimentando 2.931.296 toneladas, superando as 2.831.941 toneladas de outubro de 2023. Em relação aos fertilizantes, chegou-se a 478.228 toneladas, superando as 454.910 toneladas de dezembro de 2021, quando havia sido registrado a maior movimentação desse item até então. Íntegra para associados: O Imparcial e Portal BE News.
Imprensa setorial:
Agência iNFRA: Obra de aprofundamento de 16 metros do canal de acesso do porto de Santos fica para 2025, diz APS
A APS anunciou na quinta-feira (1º) que o aprofundamento para 16 metros do canal aquaviário do porto será iniciado no próximo semestre, por meio de um processo de derrocagem de rochas seguido por dragagem. A conclusão do processo está prevista para 2025. Segundo o presidente da empresa, Anderson Pomini, trata-se da obra mais importante do porto juntamente com o Túnel Santos-Guarujá. Oficialmente, a profundidade do canal pode chegar a 15 metros, o que permitiria calados de até 14,5 metros para os navios. No entanto, isso só pode ser alcançado em condições altamente favoráveis, o que reduz em muito a possibilidade dos navios operarem nessa capacidade. Outra obra mais avançada, com previsão de conclusão neste mês, dependendo somente de uma batimetria, é a dragagem de aprofundamento dos berços entre os armazéns 12A e 20/21. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Codeba investe mais de R$ 10 milhões na modernização e segurança dos sistemas de acesso dos portos
A Codeba está implantando soluções tecnológicas nos sistemas de acesso que vão aumentar a eficiência do registro de dados nos portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus. Os três portos movimentam mais de 12 milhões de toneladas de carga anualmente. As intervenções foram iniciadas no fim de 2023 e estão em fase de teste. O investimento da autoridade portuária é de mais de R$ 10 milhões. Entre as tecnologias adotadas estão as câmeras com tecnologia OCR, sistemas de iluminação avançados e sensores que garantem maior segurança e precisão na movimentação de cargas e pessoas aos terminais. Íntegra para associados.
Portos e Navios: CooperaPortos deste ano vai abordar boas práticas socioambientais no setor portuário
A Antaq e a Portos do Paraná vão realizar o XXXI CooperaPortos, nos dias 21 e 23 de agosto, em Paranaguá. Entre os assuntos que vão ser debatidos estão sustentabilidade aquaviária e o avanço do Índice de Desempenho Ambiental (IDA). O CooperaPortos é uma iniciativa da agência e objetiva promover o diálogo entre os diversos atores da gestão portuária, possibilitando o debate e a busca de soluções para a atuação dos portos frente aos desafios de sua operação, bem como a troca de experiência e de difusão de boas práticas, além do diálogo interinstitucional. Íntegra para associados.
Portal BE News: Rumo e DP World apresentam projeto de novo terminal à APS
Na sexta-feira (2) a DP World e a Rumo Logística apresentaram à APS o projeto de um TUP para movimentação anual de até 12,5 milhões de grãos e fertilizantes que será construído em parceria entre as empresas na margem esquerda do Porto de Santos. O empreendimento terá o investimento de R$ 3 bilhões, deverá gerar 2.500 empregos diretos e, com o início das operações, outros 600 postos de trabalho. A conclusão está prevista para 2027. A DP World ficará encarregada das operações e dos serviços portuários, cedendo parte de sua área autorizada para o novo empreendimento. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Estudo aponta que fretes marítimos continuarão em ascensão
Nos últimos meses, o mercado de fretes marítimos tem enfrentado uma série de desafios que causaram um aumento nas tarifas de transporte. Fatores geopolíticos, climáticos e logísticos estão moldando um cenário de instabilidade e incerteza. O frete médio mundial de contêineres oscilou drasticamente entre janeiro de 2023 e maio de 2024, atingindo US$ 4.200 por contêiner de 40 pés em maio de 2024, após uma baixa de US$ 1.342 em outubro de 2023. Para o próximo trimestre, durante o peak season, devido à formação de estoques para as festas de final de ano, os fretes médios globais devem continuar elevados. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2024