Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor On-line (Bloomberg): Gargalos logísticos globais colocam em risco entregas de Natal
Os gargalos que bloqueiam as cadeias de suprimentos globais colocam em risco a temporada de fim de ano. Na Europa, varejistas como a rede de roupas H&M não conseguem atender à demanda por causa de atrasos nas entregas. Nos Estados Unidos, a Nike cortou a previsão de vendas depois que a covid-19 fechou fábricas no Vietnã, eliminando meses de produção. Surtos de covid fecharam terminais portuários e ainda não há contêineres de carga suficientes. Com isso, os preços multiplicaram por 10 em relação ao ano anterior. Íntegra para associados.
Valor Econômico e Estadão On-line: Transporte de carga aérea bate recorde
O volume de carga transportada, do exterior para o mercado brasileiro e do país para fora, chegou a 625,7 mil toneladas neste ano, até agosto – recorde da série histórica da Anac, iniciada em 2000. Em relação a 2019, o montante representa alta de 13,5%, resultante da falta de contêineres no transporte marítimo e da retomada dos negócios, passado o período mais delicado da pandemia. Além de aviões cargueiros, as companhias usam as barrigas dos aviões que transportam passageiros. Mas mesmo com a volta parcial das atividades, o prejuízo líquido das companhias aéreas deve atingir US$ 51,8 bilhões em 2021, segundo a Iata. Ao fim de três anos no vermelho por causa da pandemia, o a perda global deverá atingir US$ 200 bilhões. Íntegra para associados: Valor e Estadão.
Folha On-line: Atraso de caminhões em áreas de fronteira ameaça preços de alimentos no Brasil
Com as novas regras de inspeção de alimentos importados de origem animal, em vigor desde 18/08, equipes da Vigiagro/MAPA passaram a fazer a fiscalização documental e a reinspeção das cargas nas áreas de fronteira. Antes os procedimentos de reinspeção eram feitos pelo SIF (Serviço de Inspeção Federal) já nas fábricas. Empresários alegam que a medida deve atrasar o abastecimento de mercadorias no Brasil e pressionar os preços. A importação de produtos mais perecíveis, como pescados congelado, é a principal preocupação. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Conselheiros do Cade questionam sessão adiada
Os conselheiros Lenisa Rodrigues Prado, Paula Farani e Sérgio Costa Ravagnani enviaram ofício ao presidente do Cade, Alexandre Cordeiro, questionando o cancelamento da sessão de julgamento que ocorreria em 14/09. Alegam que mesmo sem estar na pauta da sessão cancelada, era esperado que os conselheiros discutissem o memorando firmado com a Antaq sobre procedimentos de análise da cobrança do SSE/THC e apontam que a medida precisaria ter sido convalidada pelos conselheiros O ofício também pede que reuniões futuras não sejam canceladas sem a consulta do plenário e pode gerar discussão na sessão marcada para amanhã. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Nova lei de ferrovias gera impasse e será definida voto a voto
O governo e o setor privado avaliam que o texto mais recente do novo marco legal das ferrovias, cuja votação está marcada para hoje no plenário do Senado, impõe dificuldades aos investidores e coloca em risco boa parte dos 14 projetos de estradas de ferro apresentados ao MINFRA nas últimas semanas. Apesar de destravar investimentos, a iniciativa do governo teve forte repercussão negativa no Senado, que vinha discutindo uma proposta com a mesma finalidade desde 2018. As últimas semanas foram dedicadas a uma tentativa de convergência entre o PLS 261, relatado pelo senador Jean Paul Prates, e a MP 1.065, mas não deu certo. Íntegra para associados.
Estadão On-line: Menos de 2% dos recursos arrecadados em concessões de transportes voltam para o setor
Estudo realizado pela CNT, que avalia as arrecadações das últimas duas décadas no setor e verifica onde os recursos foram empregados, a partir de dados oficiais colhidos no sistema Siga Brasil e de bases de dados internacionais do Banco Mundial, aponta que, entre janeiro de 2001 e junho de 2021, considerado o valor total de contas pagas pelo governo com recursos obtidos com concessões e permissões, chega-se a um desembolso total de R$ 233,57 bilhões, mas desse total apenas 1,8% (R$ 4,10 bilhões) foram destinados para o setor. O levantamento revela que a maior parte (69,5%, o equivalente a mais de R$ 162 bilhões) foi sacada para pagar dívidas públicas do governo federal e demais encargos, como indenizações e restituições, e 12,7% (R$ 29,6 bilhões) para quitar contas de aposentadorias. Íntegra para associados.
Valor On-line: Exportações brasileiras crescem abaixo da média global em volume, diz OMC
Dados da OMC mostram que as exportações brasileiras em volume aumentaram 16% no segundo trimestre deste ano comparado ao mesmo período do ano passado, ao passo que a alta global foi de 23%. Os embarques dos EUA cresceram 29% no período; da União Europeia, 28%; da China, 21%; e do Japão, 32%. Já as importações brasileiras aumentaram 26%, mais que a média mundial de 22% e também dos EUA e UE, alta de 24%, e da China com 15%. Íntegra para associados.
Valor On-line: Banco Mundial lança plataforma que reúne informações sobre sua atuação no Brasil
O Banco Mundial lançou ontem a plataforma Brasil Aberto, com informações sobre todos os projetos, relatórios e iniciativas da instituição no país. O portfólio do grupo totaliza financiamentos no valor de US$ 9 bilhões no país, sendo US$ 5,6 bilhões do banco e outros US$ 3,3 bilhões da International Finance Corp. É possível pesquisar os projetos que recebem financiamento do banco e monitorar os resultados em: https://brasilaberto.worldbank.org/pt/. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Diário do Rio: Docas do Rio atinge lucro de 179,1 milhões no primeiro semestre
A CDRJ encerrou o primeiro semestre com um lucro líquido de R$ 179,1 milhões. A receita somou R$ 514,6 milhões em junho, 63% maior que o mesmo período de 2020, em virtude do aumento na movimentação nos portos Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis, sobretudo de minério de ferro. Íntegra para associados.
Portal Engeplus: Formada comissão para análise sobre desestatização dos portos de Imbituba e São Francisco do Sul
Uma comissão mista da Assembleia Legislativa de SC foi instalada ontem com o objetivo de analisar a desestatização dos portos de Imbituba e São Francisco do Sul. O colegiado terá 60 dias para concluir os trabalhos, prorrogáveis por mais 60 dias. Hoje, o presidente da comissão, deputado Volnei Weber se reunirá em Brasília com o secretário Diogo Piloni para tratar do tema. Íntegra para associados.
G1 Santos e A Tribuna de Santos (p. a-8): Temporada de cruzeiros deve trazer impacto de R$ 2,5 bi na economia nacional e 35 mil empregos
A temporada nacional de cruzeiros 2021/2022, aprovada pelos Ministérios da Saúde, Justiça, Infraestrutura, Turismo, Casa Civil e a Embratur, deve gerar R$ 2,5 bilhões para a economia nacional, R$ 330 milhões em impostos e 35 mil empregos diretos e indiretos, segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, braço nacional da Cruise Lines Internacional Association. Íntegra para associados: G1 e Tribuna.
A Tribuna de Santos (p. a-8): Relíqua faz inspeção em terminais
As equipes de vários órgãos federais lideradas pelo Ibama fizeram ontem uma inspeção em oito terminais do Porto de Santos, sendo que dois deles movimentam amônia e nitrato de amônio. A operação foi iniciada em 27/09 e vai até a próxima sexta-feira (8), com o objetivo de verificar as condições de armazenamento, manuseio e transporte de produtos perigosos na região e em outros portos do país. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Comex do Brasil: Comércio exterior sofrerá com alta do frete e falta de contêiner até o 2º semestre de 2022, projeta especialista
A crise do comércio internacional, gerada pela falta de contêineres em portos de todo o mundo e que provocou altas astronômicas nos preços dos fretes, somente deverá ser atenuada no segundo semestre de 2022. Profissionais do setor dizem que a crise tem duas origens principais: a inação dos governos e as ações em série de um seleto grupo de armadores que controlam o transporte internacional de produtos. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Porto de Salvador conta com nova solução para exportação de cargas: o REDEX
O Centro Logístico da Wilson Sons em Salvador, responsável pela armazenagem das cargas de exportação atendidas pelo Tecon, foi homologado pela Receita Federal para operar como Redex. Distante apenas 15km do Tecon Salvador, a carga sairá do Centro Logístico desembaraçada, rumo ao embarque no porto. O recinto especial confere ainda outras vantagens como: otimização de notas fiscais para estufagens e da logística de expedição, com maior prazo para coordenação prévia da abertura do gate no porto; segurança na antecipação de recepção e do despacho aduaneiro; e redução de riscos e custos de armazenagem na zona primária. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Canal de Suez bate novo recorde em volume de tráfego
Segundo a autoridade do Canal de Suez, na quarta-feira (29/09) 87 embarcações passaram pelo canal, superando com folga o recorde anterior de 75 unidades, estabelecido em 6/02/2019. Os navios, com tonelagem de 4,8 milhões de dwt, atravessaram a hidrovia em ambas as direções, entre eles, 18 porta-contêineres, 26 graneleiros, 18 grandes petroleiros, 10 gasoleiros e 15 navios de outros tipos. Um projeto de expansão orçado em US$ 10 bilhões, envolvendo o alargamento e aprofundamento da parte sul do canal, deverá aumentar a capacidade para 97 navios por dia e mais do que o dobro de sua receita anual para US$ 13 bilhões. Íntegra para associados.
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