Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor On-line, Valor Econômico e Bem Paraná: Navios de pequeno porte entram em cena para substituir grandes embarcações de contêineres
A falta de contêineres em todo o mundo tem feito com que os exportadores e importadores busquem diferentes soluções para embarque de produtos e eleva a demanda por alguns dos menores navios de transporte de commodities. Produtos como aço, alumínio e grãos, que normalmente seriam enviados em contêineres, são transportados em pequenos navios graneleiros. O navio Lady Lilly atracou ontem em Paranaguá para receber 4 mil toneladas de gergelim em sacas. A embarcação, que terá como destino a Guatemala, levará, ao todo, 20 mil toneladas da semente. É a primeira vez que o terminal registra um embarque da semente como carga geral. Íntegra para associados: Valor On-line, Valor Econômico e Bem Paraná.
Valor Econômico e Agência iNFRA: Governo realiza leilão de duas áreas portuárias no NE
O governo federal planeja licitar hoje dois terminais portuários na região Nordeste: um para movimentação de açúcar no porto de Maceió e o outro é do Terminal Salineiro de Areia Branca, no Rio Grande do Norte. O leilão será às 15h, na sede da B3, em São Paulo. O processo desse segundo ativo foi questionado pela Hidrovias do Brasil, mas o leilão está mantido. A Antaq vetou uma última tentativa dessa empresa de obter autorização para uma instalação de apoio para movimentação de cargas de sal na região salineira de Areia Branca. O MINFRA alegou que a instalação era incompatível com o interesse público por causa da concorrência com o Terminal Salineiro de Areia Branca. Íntegra para associados: Valor e Agência iNFRA.
Folha On-line, Boqnews, A Tribuna de Santos On-line e Santa Portal: Protesto de caminhoneiros reduz fluxo de cargas no porto de Santos
Segundo a SPA, 20% dos navios que estavam atracados ontem sofreram algum tipo de impacto, em função de atrasos ou porque os caminhões não chegaram aos terminais. Mas o acesso ao porto flui normalmente, sem registros de retenções ou concentrações de caminhões. Desde segunda-feira (1º), manifestantes estão reunidos em área próxima à entrada do porto, mas seguem proibidos judicialmente de bloquear as estradas. De acordo com um boletim da PRF divulgado pelo MINFRA, Santos é o único ponto de concentração de caminhoneiros no país. Ontem um efetivo de 200 policiais rodoviários foi enviado para a região a fim de garantir o retorno à normalidade. Íntegra para associados: Folha, Boqnews, A Tribuna e Santa Portal.
Imprensa regional:
Folha do Litoral: Portos do Paraná realiza 2ª audiência pública para apresentar o projeto Cais Leste (“Moegão”)
Os interessados em se manifestar na 2ª audiência realizada pela Portos do Paraná devem se inscrever ou enviar suas manifestações pelo “Whatsapp”, no número (41) 9 9124-0258 até 10h do dia 05 de novembro de 2021. O evento terá transmissão em: https://www.youtube.com/channel/UCoiMycUOx8v3knygPTCC74A/featured.
O Projeto Cais Leste, conhecido como Moegão, prevê a centralização da descarga ferroviária em uma moega exclusiva, com reestruturação rodoferroviária dos acessos dos Terminais da Região Leste do Porto de Paranaguá, otimizando a capacidade de recepção de cargas nos modais rodo e ferroviário. Íntegra para associados.
Diário do Litoral: Secretário Nacional de Portos trata da desestatização em visita à Prefeitura de Santos
Em reunião ontem com o prefeito Rogério Santos para tratar do processo de desestatização do Porto de Santos, o secretário Diogo Piloni apresentou a base do trabalho que está sendo desenvolvido e destacou que o pacote de concessão inclui o túnel que ligará Santos a Guarujá e também outras obras que melhorarão a qualidade de vida da população santista. Também participaram da reunião o diretor-presidente da SPA, Fernando Biral, o secretário municipal de Assuntos Portuários e Desenvolvimento da Região Central, Júlio Eduardo dos Santos, o presidente da ACS, Mauro Sammarco e o diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação da SPA, Bruno Stupello. Íntegra para associados.
Santa Portal: Desestatização do Porto de Santos deve ocorrer até o fim de 2022
Durante o III Congresso de Direito Marítimo e Portuário, que está sendo realizado pela ABDM, Unisanta e Sistema Santa Cecília de Comunicação, o secretário Diogo Piloni garantiu que a desestatização do Porto de Santos deve ser concluída até o fim de 2022 e a consulta pública será aberta até o fim de novembro. O painel debateu os desafios no processo de desestatização do Porto de Santos. Uma das preocupações do setor é a possibilidade de um conflito de interesses com o concessionário em relação a um abuso de poder econômico. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Porto de Santos abre temporada de cruzeiros com navio Preziosa nesta sexta-feira
Três mil turistas passarão hoje pelo Terminal de Passageiros do Concais para o primeiro embarque da temporada de cruzeiros do Porto de Santos. O MSC Preziosa tem capacidade para embarcar até 4,3 mil passageiros, mas receberá um número menor de turistas para garantir o distanciamento e reservar cabines que serão utilizadas em caso de contaminações por covid-19 a bordo. O terminal, que testou a estrutura e os protocolos de distanciamento contra a covid-19 nos últimos dias, receberá, ao todo, seis navios e um total de 237 mil passageiros até abril do ano que vem. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Guia Marítimo: Santos Brasil conquista novo serviço da CMA CGM
A Santos Brasil firmou acordo com a CMA CGM para a operação no Tecon Santos do novo serviço de cabotagem chamado de NEW NEXCO, operado pela Mercosul Line. Contará com dois porta-contêineres, o CMA CGM Aristote e o CMA CGM Fort St. Georges, com capacidade para 1.700 TEU e 2.200 TEU, respectivamente. As escalas serão inicialmente quinzenais e os navios farão a rota Santos, Salvador, Suape, Manaus, Suape e Santos. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos e A Tribuna de Santos On-line: SPA recebe prêmio internacional por atuação na pandemia da covid-19
A SPA recebeu da American Association of Port Authorities (AAPA) e da Secretariat of the Inter-American Committee on Ports (S/CIP/OEA), prêmio na categoria “COVID-19 Pandemic Response”, aberta a 35 nações do continente americano. Foi reconhecida por implementar protocolos de segurança internacionais e nacionais para o bem-estar de seus trabalhadores, procedimentos inovadores para evitar o contágio e mantendo suas operações competitivas. Íntegra para associados: Informativo dos Portos e A Tribuna.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021