Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Países ampliam restrições a exportações brasileiras
As exportações brasileiras entraram mais na mira de medidas de defesa comercial nos países de destino. Das 87 medidas em vigor, 58 foram aplicadas de 2020 até o último dia 30. O volume é pouco mais que o dobro das 27 medidas em vigor de 2017 a 2019. O número inclui casos de revisão e prorrogação e alcança direitos antidumping, salvaguardas e compensações por subsídios. Os dados sinalizam uso global mais intenso e diversificado de mecanismos de defesa comercial. Ao todo 22 países ou blocos mantêm medida em vigor para os embarques brasileiros. Os EUA lideram a lista, com 17 em vigor, seguidos por Argentina, com 12 medidas, e Indonésia, com 11 casos. Ferro, ferro fundido e aço e obras desses materiais somam 34 medidas em vigor. Ao todo são 33 grandes setores afetados. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Anac alerta governo eleito sobre relicitação de aeroportos
Os dirigentes da Anac pediram ao GT de infraestrutura de transição de governo que, ao analisar os projetos da atual gestão, não interrompa o trâmite do aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN). A relicitação do terminal de passageiros de Natal é considerada o processo-chave que abrirá caminho para a devolução de mais dois aeroportos: Viracopos (SP) e Galeão (RJ). Íntegra para associados.
Folha On-line: Tarcísio confirma viés privatizador na escolha de secretários e auxiliares na transição
Os nomes anunciados por Tarcísio de Freitas para seu secretariado e sua equipe de transição indicam que ele terá foco em privatizações em São Paulo. O futuro governador também afirmou que irá criar uma secretaria específica para cuidar de parcerias com a iniciativa privada. Logo de início, Tarcísio herdará 16 projetos de concessão ou de PPPs em andamento, incluindo o Rodoanel Norte, o trem intercidades, o complexo esportivo do Ibirapuera e o parque Petar, além de concessões de rodovias e de linhas da CPTM. Na equipe de transição, Rafael Benini, ex-diretor da EPL e cotado para assumir a pasta de PPPs, é o responsável por dialogar com o governo sobre as futuras concessões. Íntegra para associados.
Valor On-line: Multilog faz mais uma aquisição e antecipa marca do bilhão
A Multilog acaba de fechar a aquisição de unidades da Apoio Logística, em São Paulo e Santa Catarina, que pode adicionar mais 15% ao seu faturamento no ano que vem. A empresa tem conseguido manter a expansão orgânica e o alinhamento das duas estratégias, antecipando em três anos a meta de receita de R$ 1 bilhão. Com a incorporação das duas aquisições neste ano, a receita deve saltar a R$ 1,4 bilhão em 2023. “Há 10 anos, a Multilog era 100% dependente de recintos alfandegados e estamos buscando com aquisições um complemento de serviços, como é o caso da Apoio”, explica Djalma Vilela, CEO da Multilog. Íntegra para associados.
Valor On-line: Volumes da Santos Brasil caem 3% em novembro, com fraqueza em Tecon Santos
A Santos Brasil movimentou 81 mil contêineres em novembro, queda de 3% em base anual, refletindo uma fraqueza acima do sugerido pela sazonalidade do mês no tecon e provavelmente em todo o Porto de Santos, com atrasos em serviços vindos da Ásia e menor cabotagem. O TEV da SB teve 26 mil unidades movimentadas, alta de 77% em base anual, suportando um alto nível de utilização da capacidade de 98% nos últimos 12 meses. Segundo analistas, a utilização da capacidade do Porto de Santos permanece em níveis elevados nos 12 meses até outubro de 82%. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Editorial da Tribuna de Santos (p. a-2): Portos sustentáveis
O tema sustentabilidade tem sido pauta cada vez mais frequente de eventos locais e nacionais, como o Congresso AAPA Latino, na semana passada, em Santos. Ao mesmo tempo em que se comemora a chegada ao Porto de Santos de navios maiores e mais robustos, também se manifestam as preocupações com os aspectos de eficiência energética, uso de fontes renováveis e, mais do que isso, formas e métricas para avaliar a performance das empresas no uso de energias limpas, reúso e monitoramento da qualidade da água, abastecimento e emissão de gases de efeito estufa (GEE). O tamanho do desafio é proporcional ao total de investimentos necessários para ajustar as estruturas a esse conjunto de diretrizes – positivas e bem-vindas – por sustentabilidade. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (p. a-3): Estado planeja retomada de ferrovias
A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou o PL 148/22, que prevê a retomada do modal ferroviário para transporte de cargas e pessoas. A exploração das ferrovias se dará de três formas: por autorização especial, concessão ou parcerias público-privadas (PPPs). Uma possibilidade é a reativação da ferrovia Santos-Jundiaí, que segundo o governo estadual, se complementaria à Ferrovia Interna do Porto de Santos. Íntegra para associados.
Diário do Litoral: Wilson Sons, Hidrovias do Brasil e Santos Brasil realizam evento inédito
Wilson Sons (PORT3), Hidrovias do Brasil (HBSA3) e Santos Brasil (STBP3), companhias listadas no segmento do Novo Mercado da B3, se reuniram para apresentar aos analistas do mercado de capitais suas estratégias e perspectivas sobre os setores de portos, navegação e logística. A iniciativa inédita, batizada de “Port & Maritime Equities Day Brazil 2022”, contou com a presença de investidores nacionais e internacionais, profissionais de bancos de investimento brasileiros e estrangeiros, além de analistas independentes de equity research. Voltado para a comunidade financeira, o evento foi realizado presencialmente no dia 30 de novembro, no Cubo Itaú, em São Paulo, e transmitido ao vivo para um público online. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos On-line: Após receber navios de 347 metros, Santos se consolida como rota de cargueiros ‘gigantes’
Além dos grandes navios com quase 350 metros de comprimento que atracaram no cais santista nas últimas semanas, embarcações com grande capacidade de transporte têm tido o complexo marítimo como rota. Mas a Praticagem de São Paulo e a USP comprovaram a viabilidade de operação de navios de até 366 metros no cais santista, sendo necessária uma alteração no calado operacional. Segundo a SPA, hoje o limite de calado que as embarcações devem ter para trafegar no Porto de Santos é de 13,5 metros ou 14,5 metros em períodos de alta da maré. Da Alemoa ao final do Porto, de 12,7 metros e 13,7 metros, respectivamente. Com a vinda cada vez mais frequente de navios de grande porte, fica ainda mais evidente a necessidade de obras de infraestrutura no canal de navegação. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos On-line: De olho no futuro, terminal de passageiros do Porto de Santos celebra 24 anos
O Terminal do Concais chegou aos 24 anos de operação somando embarques e desembarques de quase 12 milhões de turistas. Para 2023 estima a transferência da instalação para os armazéns do Valongo e a extensão do cais para navios de cruzeiro. A diretora Sueli Martinez destaca que o Concais é o maior terminal de passageiros da América Latina, com 41,9 mil m2. O arrendamento, renovado em 2018, vence apenas em 2038. Com renovação do contrato, o terminal teria de investir R$ 350 milhões na operação de cruzeiros, mas planeja aumentar o montante para R$ 500 milhões, caso seja aprovada a mudança de local, avaliada em R$ 1,7 bilhão. A diferença deverá sair dos cofres do governo federal. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
BE News (p. 19): Transformação digital no Porto de Santos gera milhões em economia nos últimos quatro anos
A utilização de novos sistemas tecnológicos no Porto de Santos pela SPA gerou uma economia de milhões de reais nos últimos quatro anos. O presidente Fernando Biral destacou que com a concretização do protocolo digital a SPA deixou de receber 27 mil documentos impressos por ano. Também falou da criação de um centro de inovação que fomenta parcerias com startups e tem como objetivo testar e aplicar novas soluções, que contemplam a otimização do processo de programação e gestão dos berços de atracação e melhorias no processo de compartilhamento de carga. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Desestatização de Santos gera incertezas para 2023
Fontes próximas ao Partido dos Trabalhadores (PT) afirmam que a preferência da legenda é pela abertura de capital da SPA, mantendo o controle estatal, e a concessão específica dos serviços de dragagem dos canais. O consultor Frederico Bussinger acredita que, para a administração portuária, o processo poderá ser revisto e redirecionado, mas no caso de licitações para novos arrendamentos o impacto pode ser mínimo. Advogados especialistas defendem que a desestatização pode garantir um ganho de eficiência intraporto e interporto, através da expertise do setor privado, redução de custos portuários e expansão da infraestrutura existente na área portuária de Santos. Mesmo que o processo de desestatização não ocorra como previsto, há outras formas do complexo obter capital privado para os seus projetos de expansão e melhorias, por exemplo, aproveitando a parceria público privada. Íntegra para associados.
Editorial do Portogente: Porto de Santos com força política no Congresso
Na próxima semana será anunciado o ministro da gestão Lula responsável pelo setor portuário. O governo que vai tomar posse é uma composição política que favorece a negociação. Os três deputados federais eleitos da região do Porto de Santos, Alberto Mourão (MDB), Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e Rosana do Valle (PL) têm compromisso com a política portuária regional. O crescimento político da região, na esfera federal, precisa ser sincronizado com a comunidade portuária. Por se tratar de uma frente de forças políticas, na qual a região do porto fica mais fortalecida em sua representação parlamentar, isso favorece a aprovação de projetos fundamentais. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Porto do Itaqui supera movimentação anual de 2021
Na quinta-feira (1°), com a desatracação do navio “Ji Xian Feng” do berço 100, carregado com 67 mil toneladas de milho, Itaqui superou o volume movimentado em todo o ano de 2021. De janeiro até o primeiro dia de dezembro, movimentou 31,1 milhões de toneladas de cargas, com destaque às 19 milhões de toneladas de soja, milho e farelo, o que corresponde a um aumento de 30% em relação ao mesmo período do ano passado. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: MoveInfra: Evento presencial em Brasília debate futuro do setor de infraestrutura
Na próxima quinta-feira (8), em Brasília, a MoveInfra, iniciativa que reúne as empresas CCR, EcoRodovias, Rumo, Santos Brasil e Ultracargo, fará seu lançamento oficial para discutir temas sobre o futuro da infraestrutura no país. A CEO do MoveInfra, Natália Marcassa, iniciará com uma apresentação sobre os objetivos do movimento, seguida de um painel master com representantes de governos e órgãos de controle para tratar dos próximos passos no setor. Íntegra para associados.
Comex do Brasil: Hiper congestionamento dos portos brasileiros: Fato ou Fake?
Existem muitas variáveis que podem afetar a cadeia logística das operações no comércio exterior, porém, é válido apontar que o conteúdo disseminado nas redes sociais sobre o suposto hiper congestionamento dos portos brasileiros é fake. Na verdade, o que está ocorrendo é que os navios possuem uma programação para embarque e desembarque da mercadoria e, às vezes, acabam chegando antes do tempo estabelecido para a sua ‘janela de atracação’. Nessa situação, a embarcação ficará no aguardo da sua vez e isso pode demorar algumas horas ou dias. Íntegra para associados.
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