Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão e Valor Econômico: Protesto de servidores retém navios de trigo em Santos e carretas no Norte
Os reflexos negativos da mobilização dos auditores fiscais agropecuários na produção, exportação e importação de produtos e insumos do agronegócio já começam a ser sentidos nos portos. Há filas de caminhões nos entrepostos de fronteira em Foz do Iguaçu (PR) e Dionísio Cerqueira (SC). No Porto de Santos, há atraso na liberação de trigo vindo da Argentina. Procurada, a SPA afirmou que Santos opera dentro da normalidade em seus acessos públicos. O protesto envolve também os quadros da Receita Federal e se estende ao Banco Central e ao Trabalho, que afirmam que vão entregar cargos de confiança. Uma paralisação está marcada para o dia 18 deste mês e indicativo de greve geral para fevereiro. Íntegra para associados: Estadão e Valor.
Portal Veja (Blog Radar): Tarcísio de Freitas gastou 99,9% do orçamento de Infraestrutura em 2021
No ano passado, a dotação final usada pelo Ministério da Infraestrutura para investimentos e custeio ficou em 8 bilhões de reais. A pasta entregou 98 empreendimentos nas cinco regiões do país. Íntegra para associados.
Folha On-line (Painel S.A), Estadão On-line e O Globo On-line: Empresas de cruzeiros defendem aumentar testes de Covid em navios
O ministro Gilson Machado defendeu o afrouxamento das regras de controle da Covid-19 nos navios de cruzeiros para permitir a retomada das viagens, suspensas devido aos novos casos registrados a bordo. Já as companhias operadoras não encaram a sugestão como solução para o problema. Para a Clia, o que se pretende é expandir a aplicação dos testes para identificar o maior número possível de pessoas eventualmente contaminadas e retirá-las do convívio com os outros hóspedes. Quatro dias após zarpar do porto do Rio, o MSC Preziosa retornou para o desembarque de passageiros, trazendo a bordo 81 casos de Covid-19. O transatlântico passaria sete noites no Nordeste. Íntegra para associados: Folha, Estadão e O Globo.
Valor On-line: Exportações de soja bateram recorde em 2021
Segundo a Anec, as exportações brasileiras de soja em 2021 alcançaram o recorde 86,6 milhões de toneladas, superando em 5,3% os embarques feitos em 2020. Já as exportações de milho recuaram 38,5% de 2020 para 2021, passando para 20,5 milhões de toneladas. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
O Paraná: Portos do Paraná avança em cooperação internacional voltada à transformação digital
O Port Colaborative Decision Making (PortCDM), implantado nos portos do Paraná em parceria com a Fundación Valenciaport, teve sua primeira fase concluída, com a definição do modelo do primeiro Port Community System (PCS) do Brasil. O PortCDM é uma proposta de gerenciamento das operações marítimas em tempo real, com o objetivo de otimizar o fluxo das operações e a troca de informação entre os atores envolvidos no processo de entrada e saída de navios nos portos do Paraná. Íntegra para associados.
Itajaí Naval: Portos de Imbituba e São Francisco do Sul divulgam balanço 2021
Com mais de 6,5 milhões de toneladas operadas de janeiro até a primeira quinzena de dezembro de 2021, o porto de Imbituba bateu novo recorde anual e crescimento de 11% em relação ao ano anterior. As principais cargas movimentadas foram granel sólido mineral (destaque para coque de petróleo), que representa 28% do volume total, cabotagem de contêineres, sal, a hulha betuminosa e minério de ferro. No Porto de São Francisco do Sul os embarques somaram 13,6 milhões de toneladas, aumento de 14% em relação a 2020. A soma da exportação e importação de produtos atingiu 11,9 milhões de toneladas, confirmando o porto como o sétimo maior em movimentação de cargas entre os 34 portos públicos do Brasil. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos On-line e Santa Portal: Mais um navio com casos de covid19 atraca no Porto de Santos
O MSC Seaside atracou hoje de manhã e deve desembarcar passageiros e seguir para a área de fundeio, onde ficará até o fim da suspensão da temporada de cruzeiros. De acordo com a Anvisa, o navio tem 65 casos confirmados de covid-19 entre os tripulantes e 25 entre os passageiros, classificado como nível 3 no cenário epidemiológico – o nível 4 é quando mais de 90% das acomodações de isolamento estão ocupadas. Íntegra para associados: A Tribuna e Santa Portal.
Imprensa segmentada:
Portos e Navios: Porto do Pecém fecha 2021 com mais de 22 milhões de toneladas movimentadas
Ao todo, passaram no ano passado pelo Porto de Pecém 22.417.077 toneladas, crescimento de 40,7% ante 2020. Os desembarques cresceram 43%, atingindo a marca de 15.157.188 toneladas. Os embarques registraram aumento de 36%, alcançando 7.259.889 toneladas. 811 embarcações atracaram em 2021, contra 648 em 2020. Íntegra para associados.
Fórum Brasil Export: Complexo de Suape fomenta reflorestamento, uso de energias renováveis e capacitação de jovens em ações ligadas aos conceitos do ESG
O Complexo Industrial Portuário de Suape está adotando práticas sustentáveis da plataforma ESG, com o propósito de garantir a sua longevidade e entregar políticas ambientais e sociais que impactem positivamente na vida das pessoas e no meio ambiente. O Brasil Export também fomenta essas boas práticas, tendo instituído no final de 2021 o Conselho ESG do Fórum, que troca informações com profissionais que atuam em Suape. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Porto do Golfo de Beibu, da China, movimenta mais de 6 milhões de TEUs
O volume de carga movimentado em 2021 pelo porto localizado na região de Guangxi Zhuang, no sul da China, aumentou 18,8% ante o ano anterior. É a primeira vez que o porto atinge tal escala de movimentação após cinco anos consecutivos de crescimento de dois dígitos. A principal fonte e destino de mercadorias do porto são os membros da Regional Comprehensive Economic Partnership (RCEP), o maior acordo de livre comércio do mundo, em vigor desde 1º de janeiro. Mais de 90% do comércio de mercadorias entre os membros que o aprovaram está sujeito a tarifas zero. Íntegra para associados.
Portos e Navios: China constrói o maior navio ro-ro do mundo
A China iniciou, em Yangzhou, província de Jiangsu, a construção do maior e mais avançado navio green ro-ro do mundo. O navio foi projetado em conjunto pelo Estaleiro Jinling e pelo Instituto de Tecnologia e Equipamentos Marinhos da Universidade de Ciência e Tecnologia de Jiangsu. Tem 238 metros de comprimento e 34 metros de largura, com um calado de projeto de 7,2 metros, velocidade de 20,8 nós e um peso morto de 17 mil toneladas. Está equipado com um convés de veículos de sete níveis com comprimento de faixa de 7,8 mil metros (1,1 mil metros mais longo do que a maior faixa de navio ro-ro do mundo) e pode transportar 535 reboques pesados e todos tipos de caminhões e micro-ônibus, com tonelagem máxima de carga de 90 toneladas por veículo. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022