Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Folha On-line: Governo quer leiloar R$ 106,42 bi em concessões de transportes em 2025
O governo federal pretende realizar pelo menos 87 concessões no setor de infraestrutura de transportes ao longo de 2025, projetos que somam R$ 106,42 bilhões em investimentos. A maior parte desses recursos está concentrada nas repactuações de contratos antigos, acordos que estão sendo renegociados entre as empresas e o governo. O setor rodoviário deve ser, novamente, aquele que concentrará a maior parte dos recursos. No MPor, a meta é fazer 21 concessões de terminais portuários neste ano, com previsão de R$ 8,54 bilhões de investimentos. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Após enchentes, Rio Grande do Sul lança nova concessão rodoviária
O governo do Rio Grande do Sul deverá lançar nesta semana a consulta pública da concessão do Bloco 2 de rodovias do Estado, que inclui trechos fortemente afetados pelas enchentes do ano passado. O projeto, que prevê R$ 6,7 bilhões de investimentos, teve de passar por reformulações após o desastre climático. O lote inclui 415 km de estradas, de Erechim até Venâncio Aires. O Estado vai aportar R$ 1,3 bilhão no projeto. Os recursos virão do Fundo do Plano Rio Grande, criado para a reconstrução do Estado após o desastre climático. Íntegra para associados.
Folha: Operadores se livram de 120 degraus e controlam guindastes de forma remota no porto de Santos
Os 120 degraus estão escorregadios por causa da chuva fina, e a neblina não faz com que uma subida de 30 metros até uma cabine apertada, encardida e solitária seja uma grande ideia. “Em dias assim você vê como a mudança foi boa.” Durante 16 anos, Érica Pereira Matias, 40, fez esse percurso escada acima quase todos os dias, para turnos de seis horas. Isso está no passado. Da mesma forma que ela foi a primeira mulher de sua turma a operar um RTG, foi também a pioneira a controlar um dos oito ARTGs comprados pela Santos Brasil, empresa dona de terminal do porto de Santos em que trabalha. Trata-se basicamente do mesmo guindaste, mas com operação remota. Tudo é feito de uma sala de controle no solo. Érica é a única mulher entre os 12 funcionários que foram treinados a operar a máquina a distância, em terra firme. Eles e ela vão agora replicar o que aprenderam e ensinar mais 40 funcionários. Íntegra para associados.
CNN Brasil (Estadão Conteúdo): Nova greve em portos nos EUA pode afetar indústrias e comércio de grãos
Analistas alertam que uma possível retomada da greve pelos trabalhadores da International Longshoremen’s Association (ILA) em portos nos Estados Unidos, a partir de 15 de janeiro, pode ter um impacto maior nas indústrias norte-americanas, incluindo os grãos. Em outubro, uma greve de 3 dias – após impasses sobre a extensão dos contratos – paralisou portos da Costa Leste e da Costa do Golfo, incluindo o Porto de Nova York e Nova Jersey e o Porto de Savannah, na Geórgia. A primeira greve afetou apenas os embarques de contêineres – nos EUA grande parte dos grãos é transportada a granel. Mas, se a possível nova greve durar mais de alguns dias, os atrasos também podem afetar o comércio de grãos, destacaram analistas. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos: Santos vai receber quase 200 mil cruzeiristas em janeiro
Mais de 185,9 mil passageiros devem passar pelo Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini, no Porto de Santos, este mês. Oito navios farão 28 escalas, em uma maratona iniciada quinta-feira e que irá até dia 31. No dia 26, quando a cidade de Santos celebrará 479 anos de fundação, haverá três transatlânticos. No total, são esperados cinco navios de linhas regulares em janeiro, sendo três da MSC Cruzeiros e dois da Costa Cruzeiros. Já os transatlânticos em trânsito são o MS Seven Seas Splendor e o MS Seven Seas Mariner, ambos da Regent Seven Sea Cruises, e o MS Marina, da Oceania Cruises. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Cadeia logística garante escoamento de celulose aos portos
É em um armazém que se destaca pela limpeza impecável, uma regra para manter os fardos de celulose brancos e sem contaminação, que atua uma das poucas mulheres operadoras de empilhadeira do País. Luci Dalva Ferreira de Souza, de 36 anos, trabalha na Eldorado Brasil, em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. “Eu era do setor administrativo, mas sempre gostei de operação, de estar no pátio, perto das máquinas. Meu foco sempre foi aqui, até que mudei de função”, conta Luci Dalva. As placas de 81 centímetros de comprimento por 66,8 centímetros de largura e 2 milímetros de espessura ficam dispostas em pacotes de 250 quilos. A Eldorado movimenta, em média, 5,4 mil toneladas de celulose por dia, o equivalente a 150 caminhões. A carga é retirada da fábrica e enviada principalmente para o Porto de Santos, com uma pequena parte destinada a outros terminais e ao mercado nacional. Íntegra para associados.
Movimento Econômico: Porto de Cabedelo fecha 2024 com recorde e consolidado em rota global
O Porto de Cabedelo encerra 2024 com um novo recorde de movimentação de carga, ao mesmo tempo em que consolida sua posição em rota marítima global. O atracadouro movimentou aproximadamente 1,5 milhão de toneladas em 2024. Entre os principais produtos transportados estão o coque de petróleo, trigo, malte, açúcar, gasolina, diesel e álcool. Os melhores meses de movimento nas docas paraibanas em 2024 foram janeiro e dezembro, com cerca de 157 mil toneladas movimentadas cada. Íntegra para associados.
O Município Joinville: Começa a derrocagem de pedra submersa no Porto de São Francisco do Sul
Os trabalhos para a retirada de uma grande rocha no Porto de São Francisco do Sul começaram na semana da virada do ano. O afloramento rochoso com volume de 370 m³, equivalente ao tamanho de cinco contêineres, está próximo a um dos berços de atracação de navios no porto. Foi feito um investimento de R$ 12 milhões, com a contratação da empresa Náutica Marinha Serviços. A pedra se encontra a 10,5 metros de profundidade, entre os berços 101 e 102. Com a remoção, busca-se alcançar a profundidade de 14 metros nesse local, já que atualmente, as embarcações têm que fazer uma manobra extra no momento da atracação, o que aumenta os custos. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: América Latina aumenta em 22,4% capacidade de transporte marítimo de contêineres em um ano
A capacidade empregada nas rotas oceânicas desde e para a América Latina, incluindo os serviços intrarregionais, aumentou em 853.000 TEUs. O número representa um aumento de 22,4% em um ano, segundo a Alphaliner. 16,9% da capacidade adicional foi adicionada à frota conteineira nos últimos dois meses, informa a consultoria. Os serviços de e para a região representam 15% da capacidade da frota ativa global desse tipo de navio. No mundo, a frota de navios porta-contêineres aumentou 10,6% durante os últimos dois meses ainda segundo a Alphaliner, com cerca de 3 MTEUs de capacidade acrescentada. Íntegra para associados.
Agência Porto: Retrospectiva 2024: Porto de Imbituba bate recorde operacional e investe em obras de infraestrutura
A SCPAR, administradora do Complexo Portuário de Imbituba, em sua trajetória de resultados significativos, concluiu 2024 com números a serem celebrados. Em relação ao mesmo período de 2023 houve um crescimento de 11,6% na movimentação de cargas, somando mais de 7,8 milhões de toneladas e recorde histórico de produtividade para o acumulado do ano. Dentre toda movimentação de cargas do Complexo Portuário de Imbituba, os maiores volumes operados no acumulado de 2024 foram de coque de petróleo, contêineres, sal, açúcar (granel), farelos de soja e de milho. Íntegra para associados.
Portal BE News e A Tribuna de Santos On-line: Federalização de Itajaí vai garantir ampliação, diz ministro
O ministro Silvio Costa Filho considerou que o retorno da gestão do Porto de Itajaí à União vai garantir à ampliação das atividades no complexo, o que deve elevar a economia do estado e a melhoria da logística local. O Porto voltou a ser administrado pelo Governo Federal no último dia 30, após um processo de transição de duas semanas. A partir de agora, o complexo será conduzido pela APS, subordinada ao Ministério. “Com a APS, vamos avançar no fortalecimento de Itajaí, para que o porto possa voltar a operar o que se viu em um passado recente, quando alcançou a segunda posição em movimentação de contêineres”, acrescentou o ministro. Íntegra para associados: Portal BE News e A Tribuna de Santos On-line.
Guia Marítimo: Governo do Estado assina ordem de serviço para dragagem do canal interno do Porto de Suape
O Governo de Pernambuco assinou a ordem de serviço para o início do serviço de dragagem do canal interno do Porto de Suape. Trata-se de uma das mais importantes obras de infraestrutura do atracadouro pernambucano. A intervenção tem custo de R$ 199,7 milhões, sendo R$ 100 milhões do MPor, por meio do PAC3, e R$ 99,7 milhões de recursos próprios do estado. A autorização para mobilização das dragas ocorreu sexta-feira (27). Íntegra para associados.
Portal BE News: “Crescendo na média, a casa das 190 milhões de toneladas será alcançada”
No período de janeiro a novembro de 2024, o Porto de Santos movimentou mais de 167 milhões de toneladas, consolidando sua posição como o maior complexo portuário do Brasil. Essa marca histórica reforça a relevância estratégica do porto no escoamento de cargas do país. Conforme previsão do diretor-presidente da APS, Anderson Pomini, o volume total deverá ultrapassar 180 milhões de toneladas até o fechamento do ano, estabelecendo um novo recorde. Em entrevista exclusiva ao BE News, Pomini compartilhou projeções otimistas para este ano, quando o Porto de Santos poderá alcançar a movimentação de 190 milhões de toneladas, impulsionado por obras estratégicas e arrendamentos fundamentais. Entre as prioridades para 2025, estão o início do aprofundamento do canal de navegação, avanços na ampliação da poligonal portuária e o leilão do STS 10, considerado um marco na história dos investimentos privados no setor portuário brasileiro. Íntegra para associados.
Agência Porto: Com investimentos de R$ 6 bi, projeto do Túnel de Santos é enviado para análise do Tribunal de Contas da União
O ministro Silvio Costa Filho encaminhou o projeto do Túnel de Santos para o TCU, para análise daquela corte. De acordo com o estudo, serão investidos mais de R$ 6 bilhões no empreendimento, sendo 50% do Governo Federal e 50% do governo do Estado de São Paulo, e deve beneficiar mais de 2 milhões de pessoas. Esse é o projeto de maior porte dentro da carteira do Novo PAC e a previsão do governo é de que tenha início ainda em 2025. Íntegra para associados.
Portos e Navios e Agência Porto: Segunda pesquisa sobre equidade de gênero no setor aquaviário está aberto
A ANTAQ disponibilizou para os regulados o questionário da 2ª Pesquisa sobre Equidade de Gênero no Setor Aquaviário. O prazo para contribuições se estende até o dia 31 de janeiro de 2025. A pesquisa, elaborada em conjunto com a Wista Brazil, foi aperfeiçoada em relação à primeira edição. O levantamento é feito de dois em dois anos. As atualizações abrangem mais informações sobre os conceitos utilizados, separação entre cargos operacionais e administrativos, além de perguntas específicas para o tipo de empresa respondente. Íntegra para associados: Portos e Navios e Agência Porto.
Agência Porto: ANTAQ aprova proposta de Manual de Mediação e Arbitragem Regulatória
A ANTAQ aprovou proposta de Manual de Mediação e Arbitragem Regulatória (disponível neste link). O documento vai promover mais celeridade e segurança jurídica nos processos de resolução de conflitos no âmbito da Agência. O material aborda de forma específica procedimentos destinados a lidar com lacunas normativas identificadas nos processos de resolução de conflitos. Íntegra para associados.
Portal BE News: Série de leilões rodoviários de 2025 tem início nesta terça-feira
O Governo Federal deve realizar cerca de 15 leilões de concessões rodoviárias em 2025, de acordo com o anúncio feito pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, no último certame do setor ocorrido em dezembro. Na ocasião, foi leiloada a concessão do Lote 6 de rodovias do Paraná. Na agenda do Executivo já constam dois projetos. O primeiro é a ponte que liga São Borja, no Rio Grande do Sul, a Santo Tomé, na Argentina, e seu Centro Unificado de Fronteira (CUF). O leilão está marcado para esta terça-feira, dia 7, prevendo aportes da ordem de US$ 99 milhões (aproximadamente R$ 500 milhões), sendo o valor mínimo estipulado em US$ 40,8 milhões (cerca de R$ 205 milhões). A duração do contrato será de 25 anos. Íntegra para associados.
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