Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Portal Veja On-line: Antaq vê indícios de ilegalidade e suspende cobrança no Porto de Santos
A Antaq decidiu suspender cobrança de serviços efetuada pela BTP no Porto de Santos. Em medida cautelar definida na sexta-feira, 2, a agência analisou as denúncias apresentadas pela Bandeirantes Deicmar e pela Multilog sobre possíveis práticas anticoncorrenciais e exigências de pagamentos ilegais na movimentação e armazenagem de contêineres. De acordo com a denúncia, a BTP teria alterado sua tabela de preços, visando mascarar cobranças suspensas pelo TCU e pela Antaq relacionadas ao THC2. Na decisão da Agência, foi destacada a importância de verificar se a cobrança denominada pela empresa como ‘guarda provisória’ apresentaria características similares às que levaram o TCU a suspender a cobrança do THC2. A taxa também foi considerada ilegal e abusiva pelo Cade por doze vezes nos últimos 20 anos. Íntegra para associados.
Uol e A Tribuna de Santos (Estadão Conteúdo – impresso – p. A-8): Entidades cobram fim de greve de auditores
A greve dos auditores fiscais começa a gerar reflexos negativos para o fluxo do comércio exterior brasileiro, conforme ofício enviado ao ministro Fernando Haddad pelo presidente do Instituto Brasileiro de Comércio Internacional e Investimentos (IBCI), Welber Barral. Segundo o documento, subscrito por outras três associações privadas – Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (Abipla), das Empresas de software (Abes) e da Indústria de Café Solúvel (Abics) –, as cargas estão levando quatro vezes o tempo normal para o desembaraço nas áreas aduaneiras. O ofício diz ainda que não tem sido observada “preocupação” do governo federal com uma solução rápida para o fim do movimento grevista, o que gera risco de desabastecimento de insumos estratégicos para a indústria e o agronegócio e resultaria em “prejuízo expressivo para a economia”. Íntegra para associados: Portal Uol e A Tribuna de Santos.
CNN Brasil (Reuters): Governo deve apresentar até fim do mês proposta de reestruturação para setor aéreo, diz Haddad
O ministro Fernando Haddad afirmou que o governo vai elaborar até este mês uma proposta de reestruturação do setor de companhias aéreas que não envolva despesas primárias. Ele disse que o preço de querosene não pode ser justificativa para o aumento dos custos das passagens. Os comentários de Haddad vieram depois que uma reunião do governo com a Petrobras e companhias aéreas sobre eventuais mudanças nas condições do querosene de aviação foi cancelada na quinta-feira (1º) passada. No mesmo dia, a estatal anunciou uma redução de 0,4% do preço médio da venda do querosene de aviação, o quarto corte mensal consecutivo. Íntegra para associados.
O Globo On-line: Guarulhos tem o pior desempenho em ranking de aeroportos concedidos, diz Anac
De acordo com a Anac, o aeroporto internacional de Guarulhos fechou 2023 com a pior avaliação de qualidade dos serviços em uma lista de 12 aeroportos concedidos à iniciativa privada. A avaliação inclui as condições para os passageiros e usuários do transporte aéreo segundo os indicadores: tempo em fila de inspeção, limpeza, restituição de bagagem, custo-benefício dos restaurantes, acesso à informação, acesso aos terminais, entre outros pontos. Em 2023, todos ficaram com “sinal positivo”. O melhor resultado foi alcançado pelo Aeroporto de Confins (MG). Íntegra para associados.
Valor Econômico: Volume compensa queda de preço na exportação brasileira
Em meio à queda de preços, o aumento da quantidade exportada propiciou elevação da receita de exportação brasileira em 2023 e contribuiu para o superávit comercial histórico. O volume de embarques bateu recorde no ano passado e deve seguir em alta, mas em ritmo menor. O aumento de quantidade exportada no ano passado foi puxado pela China, com alta de 30% em relação a 2022. No ano passado destacou-se também o aumento de volume embarcado para o México, de 25,9%, o que contribuiu para o país subir da oitava para a quinta posição no ranking dos principais destinos brasileiros. Em variações bem menores a alta de volume aconteceu nos embarques a parceiros importantes, como Estados Unidos e Argentina, com altas respectivas de 5,8% e 7,9%. Nas vendas para a União Europeia, porém, o volume caiu 2,1%. Íntegra para associados.
Estadão: OCDE mantém previsão de crescimento de 1,8% do Brasil em 2024 e vê PIB dos EUA acima do esperado
A OCDE publicou as projeções atualizadas sobre o crescimento para os países do G20. Para o PIB do Brasil a expectativa continua de 1,8% em 2024 e 2,0% em 2025. Segundo a análise, os efeitos da política monetária mais restritiva nas maiores economias do mundo devem reduzir o crescimento do PIB global para 2,9% em 2024 e em 3,0% em 2025, porém, a melhora das condições financeiras recentemente fizeram a organização aumentar sua projeção para este ano em 0,20 ponto porcentual. Também a expectativa de crescimento do PIB dos EUA aumentou em 0,60 ponto porcentual neste ano. Já a economia da zona do euro foi puxada para baixo, conduzida principalmente por uma queda na economia alemã, devendo crescer 0,6% neste ano, ante 0,9% previsto anteriormente. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos e Portos e Navios: Ministro quer atrair investidores para o setor portuário
Ontem o ministro Silvio Costa Filho e o presidente da APS, Anderson Pomini, se reuniram com o presidente da Fiesp, Josué Gomes, em São Paulo, para apresentar o plano de investimentos do governo federal, de R$ 78,5 bilhões até 2026. Segundo o ministro, levar o PAC Portos até a sede da federação foi uma forma de dialogar com o setor produtivo nacional e internacional. Entre os projetos discutidos estão programas de arrendamentos e concessões. Para 2024, a pasta prevê realizar 16 leilões de arrendamentos, que somam R$ 7,9 bilhões em novos investimentos nos portos públicos brasileiros. O primeiro leilão está previsto para ser lançado em março, com quatro terminais portuários em Recife de granel sólido e carga geral. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos e Portos e Navios.
A Tribuna de Santos: Cai quarto diretor da Autoridade Portuária de Santos em menos de um ano
Ontem, o Consad do Porto de Santos anunciou a destituição de Antônio de Pádua Deus de Andrade do cargo de diretor de Operações da Autoridade Portuária de Santos (APS). Provisoriamente, o diretor de Infraestrutura, Orlando Razões, deverá acumular a diretoria até que o Mpor indique um novo nome para o cargo. Da primeira formação da diretoria-executiva do Porto de Santos anunciada em abril do ano passado, apenas o presidente Anderson Pomini permanece no cargo. No dia 23 de janeiro, o ex-funcionário de carreira do Banco do Brasil, Júlio Cezar Alves de Oliveira, indicado pelo governo federal, assumiu a Diretoria de Administração e Finanças. Em dezembro, o advogado Gustavo Salvador Pereira assumiu o cargo de diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação e a Diretoria de Infraestrutura já havia trocado o titular em setembro, com a entrada do engenheiro Orlando Razões. Íntegra para associados.
Correio 24 horas (artigo do economista da Fieb – Federação das Indústrias do Estado da Bahia, Carlos Danilo Peres Almeida): Porto de Salvador: o imperativo do hub port
A influência do Porto de Salvador alcança estados do Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, por onde são escoados produtos químicos, frutas, plásticos, pneus, equipamentos fotovoltaicos etc. É a principal ligação do Nordeste com mercados internacionais (especialmente EUA e Europa) e é o maior porto da região em navegação de longo curso. Caso as obras de dragagem não sejam realizadas a tempo, parte das cargas hoje movimentada deverá sair por outros portos, colocando em risco a competitividade da região, além de ser um fator inibidor para atração de novos investimentos. Por outro lado, superada essa ameaça, Salvador reúne todas as condições para ser um hub port. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios e BE News (p. 6): Antaq planeja abrir consulta do EVTEA da Barra Norte ainda em 2024
O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, disse que a intenção da agência é realizar, ainda este ano, a audiência pública sobre a concessão do canal de navegação da Barra Norte do Rio Amazonas à iniciativa privada. Destacou que essa é uma das seis prioridades do plano geral de outorgas (PGO) hidroviário, lançado no ano passado. Um estudo, concluído em 2023, visa a concessão da região para otimizar a infraestrutura de acesso hidroviário e permitir navegação mais segura e eficiente. Ontem o ministro Silvio Costa Filho recebeu o estudo de viabilidade Técnica, Econômico-Financeira e Ambiental (EVTEA) para o projeto de concessão do canal elaborado pela ATP. O presidente da ATP, Murillo Barbosa, ressaltou a importância do investimento na região para alavancar a infraestrutura de acesso hidroviário e promover uma navegação mais segura e eficiente. Íntegra para associados: Portos e Navios e BE News.
Agência Porto: Porto de São Francisco adere ao Pacto Global da ONU
O Porto de São Francisco do Sul se tornou signatário do Pacto Global da ONU sobre práticas que promovam o crescimento sustentável e a cidadania. Com isso, São Francisco passa a integrar uma lista de 60 portos no mundo que adotaram o mecanismo de incentivo às práticas de sustentabilidade e cidadania, além de fazer parte de um seleto grupo de portos brasileiros que aderiram ao Pacto. Íntegra para associados.
BE News (p. 5): Grupo Brasil Export lança seu calendário de eventos para 2024
O Brasil Export lança hoje, em Brasília (DF), o seu Calendário 2024. Esta é a quinta temporada completa de fóruns regionais e nacional, dando sequência ao Santos Export, criado há 20 anos. O evento terá transmissão ao vivo pela TV BE News(www.youtube.com/@tv_benews), logo após a exibição do telejornal BE News 19 horas. Primeiro evento do calendário, no dia 4 de março acontece o Brasil Tech Export, em São Paulo. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Marinha não espera impactos bruscos das adequações da janela única
A Janela Única Marítima (Maritime Single Window — MSW) passou a ser de uso obrigatório desde 1º de janeiro de 2024. O Brasil se enquadra entre os Estados-membros que já reportaram a implementação da janela única, na forma do programa Porto sem Papel, no módulo dedicado a esse tema no Global Integrated Shipping Information System (GISIS), através do qual, juntamente com os reportes e debates que ocorrem durante as sessões do seu Comitê de Facilitação, a IMO monitora o avanço da janela única. A Marinha considera que não são esperados impactos significativos para o Brasil, uma vez que o conceito de MSW já é adotado desde 2011, por meio do PSP, coordenado pelo MPor. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2024