Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

06/03/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

CNN Brasil e A Tribuna de Santos: Túnel Santos-Guarujá: ministro anuncia consulta pública a partir da próxima semana

O ministro Silvio Costa Filho anunciou ontem que a primeira audiência pública do túnel Santos-Guarujá deve acontecer no dia 13/03. A notícia foi dada durante o evento Intermodal South América 2024, em São Paulo. O governador Tarcísio de Freitas disse que a população poderá saber os detalhes do projeto e participar com sugestões. A consulta pública deve estar disponível primeiramente nos sites da Artesp e da Antaq, mas estão previstas audiências públicas presenciais para discutir o projeto. O túnel está avaliado em R$ 6 bilhões e será feito em parceria entre os governos do Estado e Federal. Íntegra para associados: CNN Brasil e A Tribuna de Santos.

Estadão On-line: Petrobras questiona na Justiça leilão de terminal no Porto de Santos

A Petrobras entrou com uma ação na Justiça contra o leilão do Terminal STS 08 do Porto de Santos, que estava previsto para ontem. Pela ação, de 1º/03, a Autoridade Portuária tem até 11/03 para se manifestar. O terminal STS 08 é uma área de 152,3 mil m² destinada à armazenagem e distribuição de granéis líquidos, especialmente combustíveis. O local já tinha ido a leilão em novembro de 2021, mas não houve interessados. A Petrobras alega que as regras atuais do edital são incompatíveis com as da estatal, que opera atualmente um terminal vizinho, o STS 08 A, arrendado no leilão de 2021. Íntegra para associados.

Portal Metrópoles: Abin recua no Porto de Santos após missão mapear facções criminosas

A Abin recuou do plano de ter atuação mais presente no Porto de Santos, após uma missão feita no local para mapear as ações de facções criminosas. O órgão decidiu manter seus agentes fora de operações no complexo portuário, considerado o principal escoadouro do tráfico internacional de drogas liderado pelo PCC, apesar da relevância do porto para a soberania do país. A Abin é um órgão vinculado ao Ministério da Casa Civil que tem como função subsidiar o presidente da República e seus ministros com informações e análises estratégicas relativas aos interesses e à segurança do Estado e da sociedade. Nesse aspecto, o Porto de Santos tem ganhado cada vez mais importância diante do aumento de casos envolvendo apreensões de drogas e armas. Íntegra para associados.

Portal Exame: Renan Filho: Nova política de renovação antecipada de concessões será publicada em breve

O ministro Renan Filho afirmou ontem que um novo modelo das renovações antecipadas de concessões deve ser lançado nos próximos dias. Disse ainda que as regras observam as decisões recentes do TCU. A mudança de regra sobre as renovações antecipadas foi debatida por um grupo de trabalho instituído ainda em abril do ano passado. O objetivo foi “aprimorar as premissas, parâmetros e metodologia do modelo econômico-financeiro afeto às prorrogações antecipadas” de concessões de infraestrutura realizadas no âmbito da pasta – ferrovias e rodovias. A expectativa é de que as novas regras consigam afastar as imprecisões dos valores de outorgas, além de definir parâmetros mais claros para a tomada de decisão sobre a renovação antecipada de ativos. Íntegra para associados. 

O Globo: TCU arquiva investigações sobre crédito do BNDES em governos petistas para obras no exterior, como o Porto de Mariel, em Cuba

O TCU decidiu pelo arquivamento de três processos que analisaram as condutas de empregados do BNDES nas operações de financiamento de serviços de engenharia de empreiteiras brasileiras em obras em outros países. Contudo, a Corte recomendou a instituição a não repetir falhas nessa modalidade de crédito à exportação. A análise envolveu, no total, mais de 60 operações de crédito de exportação de serviços do BNDES realizadas entre 2005 e 2014, nos mandatos de Lula e Dilma Rousseff. Íntegra para associados.

Valor On-line: Santos Brasil movimenta 106 mil contêineres em fevereiro, alta anual de 39,5%

A Santos Brasil movimentou 106 mil contêineres em fevereiro, alta de 39,5% na comparação com o mesmo período de 2023. Do volume total, 82 mil contêineres estavam cheios e 24 mil vazios. Outros 11,3 mil contêineres ficaram armazenados nos terminais portuários. Em fevereiro, carga geral movimentada foi de 957 mil toneladas, uma queda expressiva de 71,2%. O terminal Tecon Santos foi responsável pela movimentação de 94,5 mil contêineres, enquanto Tecon Imbituba e Tecon Vila do Conde tiveram a passagem de 4,2 mil e 7,3 mil contêineres, respectivamente. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos, Portos e Navios e Diário do Litoral: Plano Estratégico do Porto de Santos deve ser lançado até o dia 30

O ministro Silvio Costa Filho disse que o Plano Estratégico do Porto de Santos deverá ser anunciado até o dia 30/03 e que, nos próximos anos, “serão feitos investimentos de R$ 6 bilhões na dragagem, no Aeroporto de Guarujá, na melhoria da governança e investimentos em operações através do VTMIS”. O ministro afirmou também que a estratégia de aumentar cada vez mais a competitividade do porto envolve a ampliação das atuais áreas da BTP e do Ecoporto. “Paralelamente, estamos trabalhando para poder estudar a Ilha de Bagres. Nossa ideia é levar a antiga proposta do STS-10 para a Ilha de Bagres. Vai fazer parte do plano estratégico”, contou. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos, Portos e Navios e Diário do Litoral.

A Tribuna de Santos: Secretaria Nacional de Hidrovias será lançada dia 25, diz ministro de Portos e Aeroportos

A Secretaria Nacional de Hidrovias do MPor será lançada no dia 25/03, segundo o ministro Silvio Costa Filho. “Nós estamos desenhando ao lado da Antaq cinco grandes leilões, de cinco hidrovias, que vão atender uma extensão de cerca de 15 mil quilômetros. O Brasil tem grande potencial nessa área hidroviária. Hoje nós temos 18 mil quilômetros podendo chegar a 42 mil, isso vai ajudar no escoamento da produção e na redução de custos, com um olhar para a mobilidade da região”, declarou. Íntegra para associados.

Radar Metropolitano e Folha PE: Suape contrata Infra S.A. para desenvolver estudos para a expansão do porto

Autoridade Portuária de Suape contratou a Infra S.A. para desenvolver os diagnósticos e relatórios necessários ao arrendamento de terminais localizados no atracadouro. A empresa anunciou a disponibilização de três lotes destinados à construção de novos berços e instalação de terminais de granéis líquidos. Grupos empresariais interessados nos terrenos disponíveis para arrendamento têm até o dia 30/4 para encaminhar à estatal portuária manifestação de interesse com a finalidade de subsidiar estudo de pré-viabilidade dos empreendimentos. Íntegra para associados: Radar Metropolitano e Folha PE.

G1 Paraná: Obra para alargar canal de acesso ao porto de Paranaguá é suspensa após morte de mergulhador durante detonação de rochas

As obras de alargamento de um canal de acesso ao porto de Paranaguá, onde morreu um mergulhador, ficarão paralisadas até o fim da investigação sobre o caso. A informação é da DTA Engenharia, responsável pelas obras. O trabalhador morreu no domingo (3), durante uma detonação de rochas na baía de Paranaguá. O caso está sendo apurado pelas polícias Civil e Federal. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portos e Navios e BE News (p. 5): Melhor visão para o país é Santos exportar valor agregado, diz Renan Filho

O ministro Renan Filho disse ontem que o melhor para o Brasil é que, cada vez mais, o Porto de Santos exporte valor agregado e reduza as exportações de commodity, ampliando as movimentações desse tipo de carga em portos de outras regiões que tenham capacidade ociosa. Durante a Intermodal, o ministro defendeu a necessidade de diversificar os locais onde podem ser exportadas as produções agrícolas e de outros setores da economia. Lembrou que os portos do Arco Norte já exportaram mais grãos do que o Porto de Santos. Afirmou ainda que, apesar da decisão do STF contra a medida provisória que permitia a passagem da Ferrogrão ligando Sinop a Miritituba por uma área de reserva ambiental, o governo trabalha na atualização dos estudos de viabilidade técnica para escoamento do agro para a região. Íntegra para associados: Portos e Navios e BE News.

Tecnologística: Intermodal: Missão dos Países Baixos e Brasil assinam acordo de cooperação em desenvolvimento sustentável de portos e energias

Durante a 28ª edição da Intermodal, uma missão dos Países Baixos visitou o evento com o objetivo de oficializar um acordo de cooperação entre os países, além de promover um simpósio e realizar rodadas de reuniões com autoridades portuárias e empresas locais. O acordo firmado na Intermodal está vinculado ao programa GPD (Green Ports Partnership), estabelecido em maio de 2023 para fomentar a cooperação entre entidades brasileiras e neerlandesas, públicas e privadas, visando construir parcerias e gerar oportunidades de negócios no mercado marítimo. Íntegra para associados.

Agência iNFRA: Portos terão metas específicas para descarbonização, diz secretária do ministério

Os portos brasileiros deverão ganhar metas específicas para a descarbonização, a partir de uma política própria do governo que deverá contar com linhas próprias para financiar a transição. A informação foi dada pela secretária-executiva do MPor, Mariana Pescatori, durante evento no último dia 28, na ANAC, para tratar da implementação de práticas ESG no setor público.  De acordo com Mariana, a ANTAQ está capitaneando o processo de elaboração do que está sendo chamado de “inventário de carbono do setor portuário”, um mapeamento de todas as emissões realizadas pelos terminais. Segundo ela, a partir desse inventário será possível entender a realidade e definir metas de descarbonização. Íntegra para associados.

Agência Porto: Em 22 anos de história, ANTAQ acumula 148 arrendamentos de terminais portuários em atividade

Desde sua criação, a ANTAQ já acumula 148 arrendamentos de terminais portuários em atividade. Essas licitações promovem, há mais de duas décadas, sólidos investimentos para o setor portuário brasileiro. De todas as licitações feitas até o ano passado, 43 contratos já foram assinados após a vigência da Lei 12.815. Antes da vigência do normativo, ainda há outros 105 contratos em atividade. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Governo Federal apresenta cartela de investimentos dos portos e hidrovias para os próximos três anos

O Open Ports e Waterways (OPW Brasil 2024), hoje na Arena B3, em São Paulo, com a presença do ministro Silvio Costa Filho e do diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, detalhará aos investidores de todo o mundo a carteira de projetos para desenvolvimento da infraestrutura logística brasileira. Serão apresentados os novos arrendamentos e concessões previstos para os próximos três anos. Íntegra para associados.

Agência Porto: Para atrair investidores estrangeiros, Ministério dos Transportes levará portfólio de concessões brasileiro à Espanha

A potencialidade do mercado brasileiro e a carteira de projetos de rodovias e ferrovias do Governo Federal serão apresentadas a investidores estrangeiros em Madri, na Espanha. De 11 a 15 de março, o grupo liderado pelo ministro Renan Filho participa de uma série de encontros com empresas privadas, fundos de investimento e operadores de infraestrutura. A equipe brasileira também terá a oportunidade de conhecer a operacionalização de tecnologias usadas por concessionárias europeias em visitas técnicas durante a missão. Íntegra para associados.

BE News (p. 7): HUB Brasil Export, ABTRA e ABTP vão trabalhar para conectar empresas a soluções tecnológicas

A ABTRA, o HUB Brasil Export e a ABTP e assinaram um termo de compromisso para conectar empresas a soluções tecnológicas. Vão fazer um levantamento de soluções e combiná-las às empresas que necessitam de softwares. Segundo o diretor-executivo da ABTRA e presidente do Conselho Brasil Tech Export, Angelino Caputo, será mais uma importante ferramenta para alavancar a adoção de inovação e novas tecnologias nos terminais portuários e retroportuários, que constituem o universo dos associados. “Nossa associação já é reconhecida por fomentar a inovação aberta no setor e, agora, com a parceria do HUB Brasil Export, teremos uma oportunidade ainda maior de nos aproximar de startups e participar do programa de mentorias, contribuindo para a competitividade do setor”, declarou. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco