Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Folha On-line: Chinesa investe R$ 2,84 bi e abre em março novo terminal em Santos
A Cofco iniciará no final deste mês a operação do maior terminal dentro do porto de Santos. Quando ele estiver concluído integralmente, deverá movimentar 14 milhões de toneladas anuais, sobretudo soja, milho e açúcar. Para 2025, deverá ficar em 8 milhões de toneladas, das quais, 5,5 milhões de soja e milho, 2,5 milhões de açúcar. Os investimentos diretos na construção somam R$ 1,64 bilhão, afora outro R$ 1,2 bilhão na compra de 979 vagões e 23 locomotivas. O empreendimento é parte do programa estratégico chinês proposto há três décadas e iniciado oficialmente em 2007 para inversões em agricultura pelo mundo, precursor da Iniciativa Cinturão. Será também o maior terminal de exportação da Cofco International, que atua em 36 países. Íntegra para associados.
Portal Exame: Vibra e Svitzer iniciam projeto piloto de biodiesel no setor marítimo brasileiro
Após mais de dois anos de estudos, a Vibra (distribuidora de combustível e plataforma multienergia do país) e a Svitzer (companhia mundial de serviços de rebocadores) começaram em fevereiro a operação do primeiro projeto piloto no Brasil que utiliza 20% de biodiesel para mover o transporte de rebocadores no Porto de Santos. Embora o uso de biocombustíveis no setor ainda esteja em fase inicial no Brasil, as companhias ressaltam que é um convite para que toda cadeia portuária se una aos esforços de descarbonização. Íntegra para associados.
Valor On-line: Investimento em infraestrutura ruma para melhor ano em uma década
Os investimentos em infraestrutura avançaram em 2024 e devem se manter aquecidos em 2025, na esteira das inversões já contratadas pelas licitações dos últimos anos e também pela manutenção da onda de leilões. Nos cálculos da consultoria Inter B, eles devem ter alcançado 1,87% do PIB no ano passado, maior patamar desde o 1,94% registrado em 2016. Já a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) estima que o investimento alcançou 2,22% do PIB no ano passado, ou R$ 259,3 bilhões. Se confirmado, será superior ao recorde recente alcançado em 2014, quando chegou a R$ 239,7 bilhões. Há inclusive alguma chance de que essa proporção cresça em 2025. A maioria dos analistas espera uma expansão do PIB em torno de 2% neste ano, fruto da quantidade elevada de leilões que ocorreram em vários setores. Como os contratos de concessão trazem um cronograma de obras obrigatório, as empresas precisam tirar os investimentos do papel, independentemente do cenário de juros ou de inflação de insumos dos anos seguintes. Já para novos leilões, a perspectiva é que os projetos se adaptem ao cenário macroeconômico, com atualização dos preços e possivelmente elevação das taxas internas de retorno dos contratos. Íntegra para associados.
O Globo, Estadão e Estadão On-line: Com tarifaço de Trump, Brasil pode ganhar com agro, calçados e roupas. Analistas explicam por quê
O governo brasileiro decidiu não responder à nova menção do presidente Donald Trump à cobrança de tarifas excessivas pelo Brasil e à ameaça de adoção de reciprocidade. O vice-presidente Geraldo Alckmin agendou um contato inicial com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick. Em discurso nesta semana no Congresso, Trump defendeu a política de tarifas e citou novamente o Brasil como um dos países que “cobram demais dos Estados Unidos”. Mas em meio ao tiroteio comercial entre EUA, Canadá, México e China, o Brasil pode sair ganhando nas exportações do agronegócio, como carnes, soja e algodão, ou de alguns produtos industriais, como calçados e têxteis. Por outro lado, efeitos colaterais de médio e longo prazos — mais inflação e menos crescimento na economia mundial ou a inundação de industrializados chineses no mercado brasileiro — poderão superar as oportunidades. Íntegra para associados: O Globo, Estadão e Estadão On-line.
Folha On-line (Financial Times) e CNN Brasil: Empresa de Hong Kong diz que venderá portos no Panamá para BlackRock
A CK Hutchison, com sede em Hong Kong, concordou em vender dois portos importantes no Canal do Panamá para um consórcio que inclui BlackRock, Global Infrastructure Partners e Terminal Investment Limited, após a pressão do presidente Donald Trump para conter a influência da China na região. O acordo de US$ 22,8 bilhões, anunciado na terça-feira (4), também inclui uma participação de 80% das subsidiárias portuárias da CK Hutchison, que operam 43 portos em 23 países. Os 20% restantes são detidos pela PSA, que pertence ao fundo soberano de Singapura. Controlada pelo homem mais rico de Hong Kong, Li Ka-shing, e sua família, a CK Hutchison possui um portfólio de portos, varejo, telecomunicações e outras infraestruturas. As operações portuárias representaram cerca de 9% da receita total da CK Hutchison de HK$ 461,6 bilhões em 2023. Íntegra para associados: Folha On-line (Financial Times) e CNN Brasil (Reuters).
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos e Agência Porto: Megaterminal com investimento bilionário no litoral de São Paulo tem audiência definida; saiba detalhes
A audiência pública virtual sobre o Tecon Santos 10, no Porto de Santos, está marcada para o dia 18 de março, às 14h30. A transmissão será pelo canal da Antaq no Youtube. Os interessados em se manifestar durante a audiência devem se inscrever por WhatsApp, em (61) 2029-6940, das 9 às 17 horas do dia 17 de março. A consulta pública está aberta e se estende até às 23h59 do dia 24 de março, exclusivamente por meio do formulário eletrônico disponível no site da Antaq. As minutas jurídicas e documentos técnicos também estão disponíveis na página da Agência. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos e Agência Porto.
A Tribuna de Santos: Santos terá reforço na segurança com uso de câmeras em tempo real; entenda
A APS ampliará o monitoramento por câmeras no Porto de Santos utilizando o sistema da Associação Gestora da Fips. Para isso, firmou, no mês passado, um acordo de cooperação com a cessionária válido por cinco anos. A APS informou ainda que a Guarda já possui convênios semelhantes com os terminais portuários e com outras instituições, como a Prefeitura, “formando uma ampla rede de monitoramento por câmeras em toda a área operacional”. A vigilância da Guarda é 24 horas por dia, sete dias por semana. O compartilhamento de imagens visa atender ao Plano de Segurança Pública do Porto de Santos e auxiliar no monitoramento do tráfego rodoviário, coibindo e prevenindo práticas criminosas. Íntegra para associados.
NSC Total: Porto de SC investe e acirra disputa pelo movimento de contêineres
O Tecom Imbituba, da Santos Brasil, fechou 2024 com crescimento de 75% frente a 2023, como resultado de maior atividade com inclusão de novas rotas de longo curso e início de ciclo de investimentos de R$ 75 milhões. O segmento de contêineres cresceu 6,6% em SC. Íntegra para associados.
NSC Total: Obra de R$ 324 milhões para portos de SC será lançada; iniciativa é duplamente inédita
O aval para o convênio da dragagem do canal externo da baía da Babitonga será assinado no próximo dia 21, em Itapoá. Na solenidade, também deverá lançado o edital para a contratação da obra, com valor estimado de R$ 324 milhões. A modelagem financeira, com o Porto Itapoá bancando as obras, em antecipação de tarifas portuárias, é inédita no País. Além disso, parte dos sedimentos da dragagem será usada na recomposição da faixa de areia em Itapoá. Será a primeira vez em que material retirado do mar em desassoreamento portuário será usado em alargamento de orla. Íntegra para associados.
Diário do Nordeste: Reino Unido quer firmar acordo entre Porto de Liverpool e Pecém
O Porto do Pecém poderá consolidar uma parceria com o Porto de Liverpool, dentro do projeto Twinning Ports. A parceria deve apoiar a infraestrutura necessária para projetos de energia eólica offshore, incluindo a montagem e instalação de turbinas eólicas que geram energia em alto-mar. A expectativa é que a cooperação entre os dois portos impulsione novos negócios e o desenvolvimento econômico na região. O Porto de Liverpool é um dos mais importantes terminais marítimos da Europa, desempenhando um papel estratégico na conexão comercial entre o Atlântico Norte e mercados globais. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Informativo dos Portos e Jornal da Orla (p. 9): Movimentação de contêineres no Porto de Santos atinge recorde para janeiro
A movimentação do Porto de Santos em janeiro de 2025 totalizou 11,6 milhões de toneladas, impulsionada pelos bons resultados no segmento de contêineres, que atingiu a marca histórica de 460,8 mil TEUs. De acordo com a APS, o volume representa um crescimento de 12,1% na comparação com o mesmo período de 2024, consolidando-se como o maior já registrado para o período. O volume total de cargas registrado no mês ficou abaixo da marca do mesmo período em janeiro de 2024, com redução de 2,5%. De acordo com a Autoridade Portuária, a queda está ligada ao recuo nos embarques de açúcar, que totalizaram 1,146 milhão de toneladas, uma retração de 45,3% em relação a janeiro de 2024. As exportações somaram 7,7 milhões de toneladas (-3,6%), enquanto as importações alcançaram 3,8 milhões de toneladas (-0,2%). Íntegra para associados: Informativo dos Portos e Jornal da Orla (p. 9).
Portos e Navios e A Tribuna de Santos (impresso, p. 12): Antaq realizará audiência pública em Corumbá para discutir concessão da Hidrovia do Rio Paraguai
A Antaq realizará, no dia 17 de abril, às 10 horas, uma audiência pública presencial em Corumbá para debater a concessão da Hidrovia do Rio Paraguai. Esta será a segunda audiência sobre o tema – a primeira ocorreu em 6 de fevereiro, em Brasília. O projeto abrange um trecho de 600 km, entre Corumbá e a Foz do Rio Apa, no município de Porto Murtinho (MS), além do Canal do Tamengo. Com a concessão, estão previstos investimentos em dragagem, derrocagem, balizamento e monitoramento hidrológico, além da implementação de sistemas modernos de gestão do tráfego. O investimento direto estimado nos primeiros cinco anos de concessão é de R$ 63,8 milhões. Íntegra para associados: Portos e Navios e A Tribuna de Santos (impresso, p. 12).
Agência Porto e A Tribuna de Santos (impresso, p. 10): Movimentação de contêineres cresce 6,6% nos portos de SC em 2024
Os portos de Santa Catarina movimentaram 2,56 milhões de TEUs em 2024, um incremento de 6,6% frente ao ano anterior. Os embarques foram responsáveis por 48,1% da movimentação de contêineres e os produtos desembarcados por 51,9%. A Portonave liderou a movimentação de contêineres no ano, com 1,208 milhão de TEUs, um recuo de 4,7% frente ao mesmo período de 2023. O terminal portuário de Navegantes está em obras, com um dos berços de atracação fechados para movimentação. As cargas de contêineres movimentadas pelo Porto Itapoá apresentaram aumento de 12,6% no período, alcançando 1,2 milhão de contêineres em 2024. O Porto de Imbituba apresentou um incremento de 70,4%, com movimentação de quase 50 mil TEUs, e encerrou o ano com 4 rotas marítimas. O Porto de Itajaí deu os primeiros passos para sua retomada, com a movimentação de 37,67 mil contêineres, contra apenas 334 em 2023. Íntegra para associados: Agência Porto e A Tribuna de Santos (impresso, p. 10).
BE News (p. 3): Natal: consultas para arrendamento do terminal seguem até abril
A Antaq segue até o dia 2 de abril com a consulta pública para o arrendamento do terminal NAT 01, no Porto de Natal. A área de 21,4 mil m2 será destinada a movimentação e armazenagem de granéis sólidos minerais. O contrato terá duração de 15 anos, podendo ser prorrogado, e inclui um investimento de R$ 29,23 milhões. A sessão pública virtual sobre a licitação ainda terá data definida. Íntegra para associados.
Agência Porto: Boletim de Logística: nova edição traz panorama sobre a navegação de cabotagem no Brasil
A nova edição do Boletim de Logística da Infra S.A., publicado pelo Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL), aponta que em 2024 a cabotagem representou 16,6% do total movimentado pelo setor aquaviário brasileiro, com 213,1 milhões de toneladas. O documento traz um panorama sobre como os programas do Governo Federal têm impulsionado o crescimento desse modo de transporte, tornando-o uma alternativa cada vez mais competitiva para diferentes tipos de carga. Íntegra para associados.
Portal BE News: Nova rota marítima reduz tempo de trânsito entre Santos e Ásia
A CMA CGM anunciou o lançamento do serviço SEAS 3, uma nova rota que conectará diretamente a Ásia à Costa Leste da América do Sul. O novo serviço entrará em operação no dia 8 de abril, com a partida do navio CMA CGM Nansha de Xangai, na China, e oferecerá uma conexão expressa com o Tecon da Santos Brasil, no Porto de Santos. A nova rota contará com escalas em portos estratégicos da Ásia, incluindo Xangai e Shekou, na China, Vung Tau, no Vietnã, e Singapura, reduzindo o tempo de trânsito e proporcionando maior previsibilidade para importadores e exportadores que utilizam o Porto de Santos como ponto central de suas operações. O SEAS 3 também reforçará o papel do porto como um hub regional por meio de uma rede confiável de alimentadores, garantindo conexões semanais para diversas regiões. Íntegra para associados.
DatamarNews: Conferência DataSmart Shipping: transforme sua carreira com as soluções tecnológicas que estão moldando o futuro do setor de navegação
Nos dias 25 e 26 de março a Datamar vai realizar o evento DataSmart Shipping “Aplicando Tecnologia para Extrair Valor”, no Hotel Blue Tree Premium Faria Lima, em São Paulo. O evento reunirá os maiores especialistas brasileiros em Inteligência Artificial, Machine Learning e ferramentas avançadas para mostrar como essas inovações podem ser aplicadas para extrair valor real de grandes volumes de dados. Programação e inscrições no site: https://datasmart.datamar.com.br/. Íntegra para associados.
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