Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

06/06/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão: Novo secretário diz que privatização do Porto de Santos está no ‘prazo limite’

O secretário Mário Povia reconhece que a SNPTA trabalha com um prazo apertado para privatizar o Porto de Santos ainda neste ano e que, para mitigar quaisquer intercorrências que possam atrasar o processo, deverá encaminhar ao TCU até o final do mês um projeto “estado da arte”. O TCU precisará dar aval à operação em três meses para o edital ser publicado em outubro e o leilão ocorrer até 14 de dezembro. Povia também não descarta um “plano B”, em que o edital seria publicado neste ano e o leilão adiado para 2023. Para o secretário, a privatização do Porto de Santos passa ao largo da ideologia, é um projeto de Estado e uma necessidade do País, diante das restrições fiscais e do esgotamento da possibilidade de investimentos públicos. Íntegra para associados.

CNN Brasil: Concessão de aeroportos no segundo semestre deve gerar mais de R$ 7 bilhões

O TCU aprovou o leilão da concessão de 15 aeroportos. O Ministério da Infraestrutura prevê que o edital seja publicado já em junho e o leilão aconteça entre a primeira e a segunda semana de agosto. O leilão funcionará em três blocos. O primeiro integrará mais ativos, incluindo Congonhas e outros 10 aeroportos (Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul, Santarém, Marabá, Carajás e Altamira, no Pará, e Uberlândia, Uberaba e Montes Claros, em Minas Gerais). O segundo bloco inclui terminais destinados a aviões de pequenos portes, como o Campo de Marte, em São Paulo, e Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. No terceiro bloco serão ofertados dois aeroportos em capitais da região Norte do país, em Belém (PA) e Macapá (AP). Íntegra para associados.

O Globo On-line: Energia do futuro: saiba quem investe em plantas de hidrogênio ‘verde’ no Brasil

O Porto do Açu vai ganhar uma usina de geração de hidrogênio verde, em projeto em parceria com a Shell Brasil. O empreendimento conta com unidades geradoras de energia solar e eólica offshore. Não gera emissões de carbono para a produção e deverá começar a operar em 2025. Servirá como um laboratório de pesquisa, com capacidade inicial de 10 MW e potencial de expansão para até 100 MW. Parte do gás produzido será enviado a potenciais consumidores e o restante será usado em uma fábrica de amônia verde, usada como fertilizante. O governo do Ceará também assinou memorando com 17 empresas interessadas em integrar o Hub de Hidrogênio Verde o Porto de Pecém. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Liberação de cargas no Porto de Santos chega a 35 dias de atraso com operação padrão

A operação-padrão dos auditores fiscais da RFB que vem sendo realizada há mais de cinco meses afeta cada vez mais a liberação de mercadorias no Porto de Santos. Segundo o Sindifisco de Santos, as cargas de exportação, cujo despacho levava dois dias, hoje são liberadas em 35 dias. O processo de importação, que ocorria em três dias, está levando 22 dias. Na sexta-feira (3), os líderes da operação-padrão se reuniram em Foz do Iguaçu, onde o presidente Bolsonaro e o secretário da Receita, Julio Cesar Vieira Gomes, cumpriam agenda. Houve tentativa de encontro, sem sucesso. A categoria diz que não há expectativa de a operação terminar. Pelo contrário, ela deve aumentar. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Essencial na movimentação de cargas do Porto, transporte rodoviário sofre com aumentos

De 2020 para cá, os valores dos caminhões e implementos (reboques, carrocerias e baús, entre outros) dispararam, impactando a cadeia logística e onerando a movimentação de cargas. Levantamento do Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista (Sindisan) aponta que o preço de um novo veículo teve alta de 92% em dois anos e o diesel subiu 64%, seguidos de pneus (56%) e implementos rodoviários (45%). Íntegra para associados.

Editorial da revista especial da Tribuna de Santos: Times of change

[Tradução] Há muito tempo o cais santista caminha rumo ao futuro e está pronto para uma nova fase marcada por desafios e mudanças. Vivemos a preparação para um complexo processo de transformação que culminará em um grande objetivo: a desestatização do maior porto da América Latina. Perseguimos os caminhos da desburocratização, redução de custos, realização de grandes obras esperadas há décadas, enfim, a abertura do Porto para uma nova era de modernização e grande investimento. Um conjunto de medidas que levarão o cais santista a um novo patamar de negócios e capacidade estabelecida. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: Percentual de CT-e na cabotagem reflete oferta de logística integrada, aponta estudo

O estudo “Obstáculos Regulatórios ao Transporte Multimodal”, da Antaq, aponta que 90% dos conhecimentos de transporte eletrônicos (CT-e) de contêineres emitidos no Brasil na cabotagem são multimodais. Isso reflete a necessidade de as empresas brasileiras de navegação oferecerem o serviço porta-a-porta, por meio de um único contrato, para atrair mais usuários. De acordo com o estudo, todas as grandes empresas de navegação no Brasil são habilitadas como OTM (operador de transporte multimodal) e emitem o CT-e Multimodal. Na navegação de cabotagem especializada no transporte de contêineres, o percentual do ‘CT-e Multimodal’ chega a atingir 90% de todos os documentos de transporte emitidos. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Movimentação de cargas do Porto do Rio de Janeiro cresce 15,1% no 1° quadrimestre

Dados da CRJ mostram que, no primeiro quadrimestre de 2022, o Porto do Rio de Janeiro apresentou movimentação de 3,327 milhões de toneladas, superando em 15,1% os números do mesmo período do ano passado. Os 172.228 TEU movimentados representaram um acréscimo de 27,7%. Íntegra para associados.

BE News (p. 6): Crescem as ocorrências com cargas perigosas em SP

Levantamento da Associação Brasileira de Transporte e Logística (ABTLP) aponta que o transporte de produtos perigosos no estado de São Paulo registrou 1.095 acidentes e incidentes em 2021, uma média de 91,25 por mês. O número aumentou em comparação ao ano anterior, que apresentou um total de 939 ocorrências (média de 78,25 por mês). Segundo o levantamento, os líquidos inflamáveis, com postos por produtos perigosos da Classe de Risco 3, são os que mais tiveram algum tipo de ocorrência, sendo 640 casos. De todos os eventos, 40% foram causados por avaria mecânica e 488 casos não causaram nenhum tipo de contaminação ao meio ambiente. Íntegra para associados. 

Editorial do Portogente: Debate do programa de descarbonização dos portos

Na última sexta-feira (3/6), em Valência, Espanha, o estudo conjunto das Organização e Federação de Portos Marítimos e Interiores da Europa (ESPO-EFIP), sobre as implicações da mudança do cenário energético nos portos da Europa, foi apresentado e divulgado nessa Conferência Anual da ESPO. O objetivo é traçar uma imagem abrangente do impacto da transição energética nos portos europeus, considerando o ordenamento do território e necessidade de infraestrutura. Uma ampla transição está em curso no contexto institucional dos setores portuário e financeiro. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco