Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico e Agência iNFRA: Mês das ‘superconcessões’ deve atrair R$ 23 bi
A intenção do ministro Tarcísio é organizar quatro certames seguidos, entre 29 de outubro e 25 de novembro. Para viabilizar esse calendário, pretende revisar uma resolução do PPI criada no governo Temer que previa intervalo mínimo de 100 dias entre o lançamento do edital e a realização efetiva do certame. Agora, o intervalo deverá cair para 70 a 90 dias. No setor portuário, no dia 19 haverá o leilão das áreas STS 08 e STS 08A, destinadas à movimentação de combustíveis em Santos. A previsão de investimentos é de R$ 950 milhões. Antes disso, no dia 12 de novembro, um único leilão reunirá sete terminais portuários – em Areia Branca (RN), Maceió (AL), Mucuripe (CE), Itaguaí (RJ), Imbituba (SC), Cabedelo (PB) e Porto Alegre (RS) – destinados a movimentação de minério, vegetais, líquidos, carga geral e sal. Os investimentos atingem R$ 500 milhões. O cardápio inclui ainda a relicitação da Presidente Dutra (Rio-São Paulo) e a duplicação da BR-381, em MG, conhecida como “rodovia da morte”. Íntegra para associados: Valor e Agência iNFRA.
O Globo On-line e Folha On-line: Câmara aprova projeto que facilita abertura de empresas e altera regras para comércio exterior
A Câmara dos Deputados aprovou ontem a MP do ambiente de negócios, que havia sido aprovada na Câmara no fim de junho e que busca diminuir a burocracia para as empresas e incentivar a abertura comercial do país. O texto teve apoio de praticamente todos os partidos e traz a criação do balcão único, que deve facilitar o cadastro do CNPJ e a inscrição no fisco estadual e municipal. A expectativa do governo é que o tempo médio para abertura de empresas caia de dez para três dias. Íntegra para associados: Globo e Folha.
Folha (Vaivém das Commodities): Investimento chinês no agronegócio brasileiro é pequeno
Estudo do CEBC (Conselho Empresarial Brasil-China) aponta que, até 2011, os chineses davam prioridade às commodities brasileiras, que ficavam com 83% dos investimentos nos setores de agropecuária, minério de ferro e petróleo. A partir de 2012, porém, buscaram outras opções de negócios, investindo mais em energia, em serviços e na indústria de manufatura. Já a participação do agronegócio nas exportações para a China saltou de 35%, em 2010, para 50%, em 2020, e trouxe investimentos de empresas como Cofco, Tide Group e LongPing High-Tech, tanto nas áreas de comercialização e fornecimento de produtos agrícolas como na fabricação de químicos para a agroindústria. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Pandemia agrava queda de investimento externo na América Latina
O relatório “Investimento Estrangeiro Direito na América Latina e no Caribe 2021”, divulgado ontem pela Cepal, aponta que o fluxo de investimento estrangeiro direto (IED) na América Latina despencou 34,7% em 2020. A queda indica que a pandemia acentuou um processo de desalavancagem que vinha ocorrendo na região, decorrente do fim do superciclo das commodities, do baixo crescimento e das incertezas políticas. Chegou a US$ 105,4 bilhões na no ano passado, ante US$ 161,4 bilhões em 2019. É o menor patamar desde 2010. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Tribuna da Bahia (p. 6): CBPM cobra respostas da ANTT sobre investimentos em ferrovias
Evento organizado pelo Crea-BA nessa semana, com a participação de especialistas e representantes do setor produtivo e de logística, discutiu a importância da Ferrovia Centro Atlântica FCA/VLI na facilitação do escoamento da produção do estado. A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) ressaltou que acionou a ANTT pedindo informações sobre os investimentos realizados pela VLI nos trechos baianos da FCA mas nunca teve resposta. A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) participou do evento. Íntegra para associados.
Folha do Litoral News: PF apreende 278 quilos de cocaína no Terminal de Contêineres do Porto de Paranaguá
A droga apreendida na madrugada de ontem ocorreu durante fiscalização nas cabines de caminhões que adentram ao TCP. O motorista, ao perceber a abordagem, tentou fugir do local trafegando em marcha ré. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (p. a-8): Entrada ilegal de produtos é alvo de ação da Receita
Até o momento na Operação Outlet, que objetiva coibir a entrada de produtos originais de forma ilegal no Brasil através dos portos, foram conferidos 32 dos 41 contêineres desembarcados no País como bagagem desacompanhada (com os bens de brasileiros que estão fora há mais de um ano). Em 24, os destinatários das encomendas não foram identificados e não têm relação com o viajante declarado no documento de importação. Conforme a Alfândega da RF do Porto de Santos, 80% do material entra por esse porto. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Informativo dos Portos: Antaq divulga boletim informativo aquaviário do 1º trimestre de 2021
Dados da movimentação portuária do 1º trimestre mostram que os portos públicos e privados movimentaram 280 milhões de toneladas, avanço de 11,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Portos públicos apresentaram crescimento de 9,71% e os portos privados 11,75%. Outro destaque foi o avanço de 12,4% na movimentação de cargas provenientes ou destinadas à de cabotagem, sendo que a movimentação de contêineres nesse modo de transporte cresceu 11,3% em TEU, com relação ao primeiro trimestre de 2020. Já o transporte de cargas entre instalações portuárias na cabotagem cresceu 12,6% na mesma base de comparação, tendo sido transportadas 52,1 milhões de toneladas. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Porto de Vitória bate recorde de movimentação mensal
O Porto de Vitória em julho somou a operação de 830.209 toneladas de cargas, superior em 23,7% ao mesmo período do ano passado. De janeiro a julho o porto apresentou aumento de quase 30%, na comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado não era registrado desde 1965, que teve média mensal de movimentação de 833 mil t. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Proposta em consulta sugere reduzir de 11 para 3 normas da navegação interior
O relatório da análise de impacto regulatório sobre o tema está em consulta pública até as 23h59 de amanhã (7/08). A proposta é transformar 11 normas atuais em três grandes normas. Uma regendo o transporte público no transporte interior, abrangendo direitos e deveres dos usuários e transportadores; outra para o transporte privado, incluindo transportadoras de carga e serviços de passageiro sem característica de serviço público (não regular); e a terceira para reunir procedimentos de outorga e de afretamento para todos esses serviços. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Documento eletrônico vai auxiliar e facilitar a fiscalização dos serviços de transporte de cargas
Segundo o secretário-executivo do MINFRA, Marcelo Sampaio, o Documento Eletrônico de Transporte (DT-e) criado pela MP 1051/2021 vai simplificar, reduzir a burocracia e digitalizar a emissão de documentos obrigatórios. Garantiu que o DT-e vai substituir 90 documentos e integrá-los ao serviço digital de maneira fracionada, com a inclusão inicial de comprovantes relacionados ao transporte. A diretora de programa da Secretaria-Executiva Mariana Pescatori destacou que a ferramenta “vai trazer dignidade ao caminhoneiro”. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Xeneta: fretes continuam a aumentar a níveis sem paralelo
Levantamento da plataforma de benchmarking e inteligência de mercado Xeneta indica que em julho a indústria de transporte marítimo de contêineres viu as taxas de longo prazo subindo ao maior nível mensal em todos os tempos, quase 33%. A revisão dos dados de fretes dos principais embarcadores mostra um aumento de mais de 25% nos Índices Públicos XSI da Xeneta, mais do que o dobro dos aumentos mensais anteriores de pouco mais de 11%, em maio de 2019. O valor de referência aumentou quase 75% desde julho de 2020. O benchmark de importação atingiu um pico massivo de 49%, levando os preços a maior alta de todos os tempos. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Governo discute reforma de processos de importação e exportação com setor privado
Em reunião virtual do Subcomitê de Cooperação do CONFAC no último dia 29 de julho, o colegiado integrante da Camex/ME relatou aos representantes do setor privado os avanços na implementação das ações para o biênio 2021-2022, com destaque ao Plano de Ação junto aos Órgãos Anuentes do Comércio Exterior, conduzido no âmbito da implementação do Novo Processo de Importação (NPI) do Portal Único, de modo a aumentar a eficiência e reduzir a burocracia para o operador privado. Tratou, também, do Primeiro Relatório de Revisão do AFC/OMC, que mostra o andamento da implementação do acordo pelos membros da OMC. [A ABTRA e várias de suas associadas participaram da reunião]. Íntegra para associados.
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