Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico e BE News (p.3): Reforma ministerial de Lula: Veja quem deve entrar e quem deve sair do governo
O presidente Lula adiou mais uma vez o anúncio da reforma ministerial. Ontem, em sua live, ele deu pistas de estar na eminência de determinar a troca no comando do MPOR. “É sempre muito difícil você chamar alguém para dizer que vai precisar de um ministério porque fiz acordo com partido político”, disse. “Mas essa é a política”. De seu lado, o ministro Márcio França disse, em conversa a portas fechadas, que preferia deixar o governo a assumir o novo ministério da Pequena e Média Empresa, que ao que tudo indica, não sairá do papel. França quer disputar o governo de São Paulo em 2026 e o Republicanos é o partido do governador Tarcísio de Freitas, seu adversário político na região. A interlocutores, Alckmin disse que pode deixar a cadeira do MDIC para França. Íntegra para associados; Valor Econômico e BE News (p.3)
Terra: Contrabandistas usam mais de 50 portos clandestinos para trazer soja argentina ao RS pelo Rio Uruguai
Todos os dias, nas margens do Rio Uruguai, na Argentina, centenas de trabalhadores se reúnem junto a caminhões para descarregar grãos em barcaças e introduzir clandestinamente a soja no estado do Rio Grande do Sul. Com isso, os produtores argentinos deixam de pagar impostos de exportação em seu país e vendem a soja por um preço duas a três vezes maior no Brasil. Essa prática representa uma ameaça à safra brasileira, pois envolve sonegação de impostos e riscos sanitários. Eles ganham entre R$ 30 e R$ 43 para descarregar uma carreta de 42 toneladas de soja, enquanto os receptadores brasileiros vendem o produto contrabandeado a um preço menor do que o praticado no Brasil. A RFB já apreendeu 444 toneladas de soja e milho contrabandeadas no primeiro semestre de 2023, ao longo de 82 quilômetros de fronteira no noroeste do Rio Grande do Sul. Íntegra para associados
Estadão (Coluna Marcio Salmi): A importância da integração multimodal para a economia
A integração de modais é ao mesmo tempo causa e efeito do avanço tecnológico, das novas técnicas de gestão, da velocidade das transações comerciais, da migração dos estoques para silos e centros de distribuição, da expansão dos portos para a retroárea e do alfandegamento fora da área primária. Eles devem ser considerados no PNL, incluindo-se nesse plano também o Novo Marco Ferroviário, a BR do Mar, as novas concessões de aeroportos e rodovias e a adoção de investimentos cruzados em editais de concessões públicas. A infraestrutura requer planos duradouros, que não sejam apenas de ocasião. O PNL exibe uma infinidade de projetos e obras de infraestrutura em andamento. O momento atual soa favorável e é preciso legitimidade e credibilidade para planos e comprometimento. Íntegra para associados
Valor Econômico: Wilson Sons movimenta 103,6 mil contêineres em agosto, alta anual de 32,8%
A Wilson Sons movimentou 103,6 mil TEU em agosto de 2023, alta de 32,8% em relação ao mesmo período de 2022. Do total, 72,7 mil foram de contêineres cheios, volume 30,9% maior ante o mesmo período em 2022, enquanto os contêineres vazios somaram 30,9 mil TEU, um avanço de 37,4% na mesma base de comparação. No Terminal Rio Grande foram movimentados 66,2 mil TEU, alta de 32,1% em comparação anual. Já no Terminal Salvador, o volume chegou a 37,4 mil TEU, avanço de 34% na mesma base comparativa. No acumulado dos oito primeiros meses do ano, o volume movimentado foi de 677,4 mil TEU (474,1 mil unidades cheias e 203,3 mil vazias), um avanço de 12,1% ante o mesmo período do ano anterior. Íntegra para associados
Imprensa Regional:
A Tribuna de Santos: Após entrega de primeiro trecho de obra na Alemoa, Autoridade Portuária de Santos suspende serviço
A APS concluiu ontem o primeiro trecho (de 220 metros) do Retão da Alemoa. A fase concluída engloba a pavimentação e o alargamento da avenida, na pista sentido Via Anchieta, com três faixas, e a recuperação da pista sentido Valongo, também com três faixas, que permanece com paralelepípedos. Mas os outros 280 metros que necessitam de intervenção no local não terão solução rápida, pois o contrato para a sua realização foi suspenso até janeiro por falta de dotação orçamentária. Íntegra para associados
Imprensa Setorial:
Portos e Navios: TCP alcança a marca de 16 milhões de contêineres movimentados
Na última semana de agosto, o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) movimentou 16 milhões de TEU. Um dos maiores investimentos recentes do terminal está na área reefer, dedicada ao armazenamento de contêineres com controle de temperatura, com a ampliação do número de tomadas de 3.572 para 5.126. Nos sete primeiros meses de 2023, o destaque da exportação foi o setor de carnes e congelados (140.508 TEU), seguido por madeira, papel, celulose e outros produtos do agronegócio (81.391 TEU). Na importação, o primeiro lugar ficou com os bens de consumo e eletrônicos, com 46.274 TEU, seguido do setor automotivo com 44.759 TEU. Íntegra para associados
BE News (p.3, Coluna HUB): Rodovia
O ministro Renan Filho assina hoje a ordem de serviço para a recuperação da BR-158/GO, no trecho que passa no perímetro urbano da cidade de Jataí. As obras vão ocorrer do Km 153,9 ao 276,9. A previsão de investimentos é de R$ 48,7 milhões. Os trabalhos têm como objetivo desviar o alto fluxo de veículos de carga do perímetro urbano da cidade. Íntegra para associados
Monitor Mercantil: Transporte marítimo é responsável por cerca de 80% do comércio mundial
A OMC estima que o transporte marítimo seja responsável por 80 a 90% do volume do comércio mundial. Por ano, são 50 mil navios mercantes de mais de 150 países no transporte de 11 bilhões de toneladas de material. No Brasil, o setor movimentou 1,209 bilhão de toneladas em 2022, como revela o Anuário Estatístico Portuário da Antaq. De acordo com uma análise conduzida pela Prosegur Research, centro de Insight&Trends do Grupo Prosegur, sobre cenários e desafios do setor portuário na América Latina, o Brasil é um dos países com maior número de ciberataques, roubos de carga, corrupção e manifestações sociais. O relatório ainda aponta as principais tendências tecnológicas do setor, com foco na otimização de processos, no aumento da eficiência geral da infraestrutura, e segurança também na esfera digital, já que a automatização permite a redução de custos e impacto ambiental. Íntegra para associados
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2023