Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão On-line e Correio Braziliense: Operação padrão da Receita atrasa liberação de combustível importado
Milhares de litros de combustíveis estão se acumulando nos tanques dos terminais do Porto de Santos, por causa da operação padrão dos auditores da Receita Federal. Com o atraso da operação, os custos de importação vão subir e a conta pode chegar ao consumidor final, além de provocar desabastecimento de combustíveis em janeiro, segundo a Abicom. As liberações das cargas importadas, que normalmente são processadas em um ou dois dias, já estão demorando mais de dez dias. A liberação do trigo vindo da Argentina também sofreu atrasos no Porto de Santos. O Sindifisco marcou para hoje uma reunião com os auditores de Santos para discutir formas de tornar a mobilização ainda mais rigorosa. Ontem, a operação dos auditores da Receita afetou ainda a circulação de caminhões, provocando uma fila de mais de 800 deles na região Norte do País. Eles pressionam o governo a regulamentar o pagamento de um bônus de eficiência à categoria. Íntegra para associados: Estadão e Correio.
Valor Econômico: Commodities já dominam exportações até em SP
Em todas as regiões do país, produtos do agronegócio ou da indústria extrativista terminaram o ano dominando a pauta de vendas ao exterior. A soja foi campeã de embarques em dez Estados, petróleo bruto ou derivados estão na liderança em mais três deles e o minério de ferro é a principal mercadoria exportada em outros três. Segundo a Secex, a fatia da indústria de transformação nas exportações brasileiras encolheu de 63% em 2010 para 51,3% em 2021. Até por São Paulo, o açúcar e o petróleo bruto foram os dois bens mais vendidos ao exterior. Íntegra para associados.
Folha On-line (Vaivém das Commodities): Agronegócio perde participação nas exportações em 2021
O montante financeiro acumulado nos últimos dez anos com exportações do setor fica próximo de US$ 1 trilhão. É a terceira vez que as receitas com as exportações superam US$ 100 bilhões por ano. Como comparação, as exportações gerais do país somaram US$ 280,4 bilhões no ano passado. Apesar da aceleração das exportações do setor, a soja, que havia assumido a liderança da balança comercial em 2014, perdeu o posto para minérios no ano passado. Em 2021, as exportações do complexo soja somaram US$ 48,5 bilhões, um pouco abaixo dos US$ 48,7 bilhões dos minérios. Íntegra para associados.
O Globo On-line: Com suspensão de cruzeiros, Píer Mauá estima que vai deixar de receber 25 mil turistas até o dia 21
Em nota divulgada ontem, o Píer Mauá estima que de hoje até o próximo dia 21, devido à suspensão das operações nos portos do Brasil, aproximadamente 25 mil turistas vão deixar de desembarcar no Rio. A interrupção provocou no Píer Mauá mudança de planos para quatro embarcações que aportariam e sairiam para novo roteiro até a data. Com essa paralisação, estima-se a perda de injeção de US$ 7,5 milhões na economia carioca. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
G1 Santos e A Tribuna de Santos (p. a-8): Cerca de 95% dos auditores fiscais da chefia da Alfândega de Santos entregam cargos, diz Sindifisco
Dos 22 cargos de chefia em Santos, 20 foram entregues (12 na semana passada e oito nesta semana). Entre eles, estão o delegado da Alfândega, Richard Fernando Amoedo Neubath, e o delegado adjunto, Reinaldo Augusto Angelini. Segundo o Sindifisco Santos, a entrega dos cargos foi motivada pela falta de resposta do governo às reivindicações da categoria. Em nota, a SPA informou que o Porto de Santos opera dentro da normalidade em seus acessos públicos. Íntegra para associados: G1 e Tribuna.
G1 Santos e A Tribuna de Santos: MSC Seaside é reclassificado para o nível 4 do cenário epidemiológico e ficará em quarentena no Porto de Santos
Segundo a Anvisa, o MSC Seaside foi reclassificado para o nível 4 do cenário epidemiológico e terá que cumprir quarentena no Porto de Santos. Foram registrados 118 casos (31 passageiros e 87 tripulantes) de Covid-19 a bordo. Ontem, 2 mil passageiros desembarcam do navio no Terminal do Concais. É o último navio a desembarcar passageiros no porto após a suspensão da temporada. Íntegra para associados: G1 e Tribuna.
Agência Estadual de Notícias (PR): Porto de Paranaguá prepara corredor Leste para demanda de exportação
O Corredor de Exportação Leste do Porto de Paranaguá passa por ajustes e melhorias na estrutura e no sistema operacional para atender a demanda de escoamento de soja, que deve se intensificar a partir de março. Está investindo R$ 15 milhões em manutenção elétrica, de automação e mecânica em todas as seis linhas, shiploaders e subestações, além dos serviços nas moegas, tombadores e silos públicos. Íntegra para associados.
Imprensa segmentada:
Portos e Navios: Codesa movimenta 8,2 milhões de toneladas em 2021
Em 2021 o Porto de Vitória somou 8,223 milhões de toneladas movimentadas contra 6,945 milhões de toneladas em 2020. Três fatores explicam a marca alcançada: entrada em operação do berço 207 no final de 2020, em Capuaba; otimização da operação que permitiu o crescimento da produtividade; e aumento dos negócios realizados no porto, como novos arrendamentos e incremento significativo de algumas cargas movimentadas. Íntegra para associados.
Editorial do Portogente: Candidatos ao governo dos Estados debatem seus portos
A pujança do Estado de São Paulo reflete a força do Porto de Santos, cujo desenvolvimento inspira o projeto do Portogente a balizar o debate com os candidatos nas eleições de 2022 aos governos dos estados portuários. O planejamento dos estados portuários implica complexas logísticas internacionais abrindo caminhos para o progresso. Não por acaso, discutir esse panorama com referencialidade no Santos2050 mostra que o programa do MINFRA, para o Porto de Santos, não fomenta o desenvolvimento regional. Íntegra para associados.
Portos e Navios: MSC ultrapassa Maersk como maior armador do mundo
Dados publicados na quarta-feira mostram que a MSC subiu ao topo, após décadas de supremacia da companhia dinamarquesa. A frota da MSC conta agora com a capacidade de transporte de quase dois mil TEU a mais que a concorrente. Já a Maersk anunciou em dezembro o trimestre mais lucrativo. Os lucros acumulados em nove anos somam mais de US$ 16 bilhões. Íntegra para associados.
Comex do Brasil: Porto de Shanghai mantém liderança mundial em movimentação de contêineres: 32,3 milhões de TEUs no comércio exterior
No ano passado, o porto de Shanghai movimentou 32 milhões de TEU no comércio exterior e 6,3 milhões de TEU no comércio interno. A movimentação de contêineres de trânsito internacional ultrapassou 6 milhões de TEU, aumento de 13,4% ante o ano anterior. Terminais automáticos e caminhões pesados inteligentes assumem um papel importante no crescimento da movimentação de cargas em meio à pandemia. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022