Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
O Globo: Um terço das concessões deve ficar na gaveta
O Ministério da Infraestrutura e as administrações estaduais correm contra o relógio para oferecer 63 projetos à iniciativa privada em leilões este ano, mas a expectativa é que um terço delas não saia do papel em 2022. Ao menos 23 são inviáveis ou apresentam dificuldades para terem contrato assinado em 2022, sem contar o caso da desestatização do Porto de Santos, cuja licitação é bem provável que não saia neste ano. A secretária Natália Marcassa admite que o cronograma de desestatização do Porto de Santos é ‘apertado’, mas diz que ainda há tempo para fazer este ano. Íntegra para os associados.
Folha: Bolsonaro mira eleição com 200 diretrizes na reta final de mandato
Às vésperas do calendário eleitoral, o governo prepara o lançamento de uma agenda com mais de 200 diretrizes para políticas públicas de longo prazo no sentido de se buscar uma reforma tributária, reduzir o tamanho do Estado, alinhamento às regras da OCDE e valorizar o papel da família no desenvolvimento da sociedade. De acordo com auxiliares do presidente, a ideia inicial era concluí-la no ano passado, mas admitem que ela deve contribuir para um eventual plano de governo. Ela está sendo elaborada pela SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos), sob o comando do almirante Flávio Rocha. Na área de infraestrutura, orienta estimular a implementação de fontes renováveis e sustentáveis e modernizar logística, ampliar a integração da Amazônia Legal ao restante do Brasil e incentivar a descarbonização progressiva dos transportes. Íntegra para os associados.
Correio Braziliense e Valor: Investimento da indústria em pesquisa e desenvolvimento cresceu 33,4% desde 2016
A CNI lança hoje o Perfil Setorial da Indústria, que apresenta evolução de 33 setores sobre inovação, mercado de trabalho, tributação e outros indicadores. Aponta que de cada R$ 100 investidos pelas empresas brasileiras em P&D, R$ 69 vêm da indústria. Entre 2016 e 2019, o aporte em inovação de processos e produtos cresceu 33,4%, para R$ 16,9 bilhões. Revela ainda que o setor de alimentos é o que mais emprega: mais de 1,6 milhão de trabalhadores, ou 16,9% do total da força de trabalho da indústria brasileira, e tem a maior participação no PIB industrial (8,25% do total). Já o setor de extração de minerais metálicos ocupa o posto de maior exportador da indústria, com US$ 48,6 bilhões embarcados em 2021, seguido do de alimentos, que exportou US$ 45,4 bilhões em 2021. Mas na comparação das exportações em com o que produz, o setor que mais destina vendas ao exterior é o de equipamentos de transporte: 73,4% dos bens produzidos por essas indústrias foram para o exterior. Íntegra para os associados: Correio Braziliense e Valor.
UOL: Argentina se junta às Novas Rotas da seda da China
Os chefes de Estado da China e Argentina, Xi Jinping e Alberto Fernández, assinaram ontem um protocolo de acordo para entrada do país sul-americano nas Novas Rotas da Seda, que visa melhorar as relações comerciais entre Ásia e os demais continentes através da construção de portos, ferrovias, aeroportos ou parques industriais. A China assinou acordos relacionados a essa iniciativa com cerca de 150 países. Íntegra para os associados.
Valor: China usa a covid-19 para erguer a ‘Grande Muralha do Sul’ e apertar o controle nas fronteiras
A China está erguendo barreiras ao longo dos 4.800 km de sua fronteira ao sul supostamente para combater a proliferação de covid-19 por meio da limitação do ingresso de comerciantes, trabalhadores e contrabandistas. Trata-se de uma cerca equipada com arame farpado, câmeras de vigilância e sensores, que leva a concluir que tais mudanças se manterão bem além da pandemia, com mais controle sobre os movimentos das pessoas e dificuldades ao comércio exterior. Íntegra para os associados.
Imprensa regional:
G1 RN: Porto de Natal registra aumento de 150% na movimentação
A movimentação de cargas no Porto de Natal atingiu 105.206 toneladas. O aumento de contêineres embarcados e o embarque de açúcar foram determinantes para o resultado. No mesmo período de 2021, a quantidade movimentada foi 42.066 toneladas. A movimentação de contêineres teve um aumento de 61,89%. Foram 2.430 contêineres movimentados em janeiro de 2022. O Terminal Salineiro de Areia Branca também teve um aumento de 34,35% na movimentação, com 221.374 toneladas de sal embarcadas em janeiro. Íntegra para os associados.
A Tribuna de Santos: Movimento sindical atrasa liberação de cargas no Porto
A operação padrão de auditores fiscais da Receita Federal no Porto de Santos está afetando principalmente os desembarques de granéis líquidos combustíveis e de produtos importados pelo setor automotivo. Entidades que representam importadoras de combustíveis alertam que a mobilização já atrasa em mais de 10 dias os desembarques de produtos. As empresas avaliam que isso pode levar a dificuldades na manutenção das linhas de produção, ao aumento dos preços e ao risco de desabastecimentos pontuais. Íntegra para os associados.
Imprensa setorial:
Informativo dos Portos: Suape encerra 2021 na liderança nacional na movimentação de granéis líquidos e na navegação por cabotagem
O porto pernambucano registrou um total de 14,9 milhões de toneladas movimentadas em 2021. Os granéis líquidos representam 67,8% de toda a carga movimentada. Também se fortaleceu como maior hub de contêineres do Norte e Nordeste do país, segundo os dados divulgados pela Antaq na semana passada. Em 2021, foram 518.581 TEU. O acréscimo no volume em relação a 2020 foi de 7,1%. Outro destaque foi a navegação por cabotagem. Das 22 milhões de toneladas movimentadas no ano passado, 13,9 milhões tiveram como origem ou destino outros portos do Brasil. Íntegra para os associados.
Portogente: É bom esclarecer a dragagem do Porto de Santos
Cabe à SNPTA esclarecer o conflito judicializado entre a SPA e a empresa de dragagem DTA Engenharia. Além da falta de observância constitucional da economicidade, pela autoridade portuária, por não ter sido negociada a prorrogação prevista do contrato da DTA pelo mesmo valor, esta empresa declara como de má fé a alegação da SPA de ter emitido ordens de serviço não atendidas, para dragar os trechos que tiveram suas profundidades reduzidas. Tudo isso ocorre com o pleno conhecimento do Conselho de Administração da SPA e da SNPTA. Portanto, na alçada do Minfra. Também é necessário apurar com rigor a declaração do diretor da DTA, de que as áreas que tiveram as suas profundidades rebaixadas foram reservadas para a Van Oord, o que se constituiria uma reserva de produtividade no faturamento, uma vez que a dragagem é medida e paga por volume do material retirado. Íntegra para os associados.
Brasil Agro (reproduz notícia da Secex): Disparam exportações de carne bovina para EUA, Egito e Rússia em janeiro
As exportações totais de carne bovina do Brasil atingiram 159.997 toneladas em janeiro, alta de 25,85% no comparativo anual, com uma disparada nas vendas para Estados Unidos, Egito e Rússia. Já o volume adquirido pela China, maior comprador da proteína do Brasil, alcançou 66.101 toneladas em janeiro, queda de 14,5% no ano a ano, mas boa recuperação quando comparada ao montante de 22.242 toneladas importado em dezembro. Íntegra para os associados.
Agência Infra: Custo de insumos em edital das rodovias do Centro-Oeste e Norte é preocupação de empresas
As apreensões das concessionárias de rodovias sobre os valores dos insumos de construção previstos para o edital de concessão da BR-070/174/364/MT e da BR-174/364/RO, nas regiões Centro-Oeste e Norte do país, foram apresentadas em audiência públicas realizada pela ANTT na última quinta-feira (3). Alegam que os preços dos insumos asfálticos no país decolaram ao longo dos anos, chegando a uma variação de 70% em relação à 2020 e que a ANTT precisa revisá-los para que haja interessados no leilão. Íntegra para os associados.
Portos e Navios: Canal de Suez registra recorde em janeiro com 1.774 navios e 106,1 milhões de toneladas
Comunicado divulgado pela autoridade do Canal de Suez informa que 1.774 navios trafegaram nas duas direções em janeiro, com 106,1 milhões de toneladas transportadas. Em janeiro de 2021, trafegaram pelo canal 1.594 navios. A hidrovia alcançou também a maior tonelagem líquida anual de 1,27 bilhão de toneladas em 2021 e respondeu por 15,7% do comércio global de grãos por via marítima. A autoridade está considerando ainda conceder reduções nas taxas de trânsito que variam de 10% a 20% para navios que cumprem os padrões ambientais. Íntegra para os associados.
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