Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: No Porto de Santos, disputa por terminal é alvo de crítica
A APS abriu, no dia 26 de dezembro de 2023, um chamamento público – processo simplificado de seleção – para identificar interessados no terminal de combustíveis STS 08, que tem sido alvo de disputa e questionamentos no setor. De um lado, a Petrobras critica o processo, pois tenta negociar a incorporação da área sem necessidade de concorrência. De outro, empresas e analistas questionam a opção da APS pelo chamamento, e não uma licitação regular. Trata-se de um contrato de 25 anos, com possibilidade de prorrogação de até 70 anos, e receitas estimadas de R$ 2,8 bilhões. Íntegra para associados.
Portal Veja On-line: BNDES aprova R$ 495 milhões para obra no Porto de Paranaguá
Orçada em 647 milhões de reais, a modernização do Porto de Paranaguá vai receber financiamento de 495 milhões de reais do BNDES, como parte da estratégia do banco de investimento na economia marítima. O projeto objetiva melhor integração dos modais ferroviário, rodoviário e marítimo, impulsionando a eficiência do transporte de grãos e reduzindo a fila de caminhões. Também pela ferrovia, a capacidade de recepção de grãos pode ser mais do que três vezes maior, reduzindo a dependência de caminhões, responsáveis por 80% do transporte de cargas. Íntegra para associados.
Correio Braziliense On-line, Portal Exame (Estadão Conteúdo) e A Tribuna de Santos (impresso, p. A-7): Governo prevê investimento de R$ 4,7 bi nos ‘corredores do agro’ em 2024
Para facilitar o escoamento de grãos no país, os ministros Silvio Costa Filho, Renan Filho e Carlos Fávaro, em entrevista conjunta ontem, anunciaram que o governo federal vai ampliar em 30% os recursos para a infraestrutura das rodovias e hidrovias nacionais utilizadas para a exportação de produtos brasileiros. A expectativa é que sejam repassados R$ 4,7 bilhões em 2024 – R$ 2,66 bilhões para o Arco Norte e R$ 2,05 bilhões para o Arco Sul/Sudeste, com a estimativa de 60 novas obras. De acordo com o Ministério dos Portos e Aeroportos, o volume escoado de soja e milho no ano passado pelos complexos portuários do Brasil cresceu 29,4% ante 2022, para 157 8 milhões de toneladas movimentadas. Neste ano serão aplicados R$ 639,426 milhões em portos e hidrovias para escoamento da safra brasileira de grãos. Íntegra para associados: Correio, Exame e A Tribuna de Santos.
CNN Brasil: Plano do governo para terminais portuários mira facilitar envio de fertilizantes a regiões do agro
O ministro Silvio Costa Filho disse que o plano para expansão da infraestrutura portuária pretende melhorar o transporte de fertilizantes para regiões do agronegócio. A infraestrutura portuária voltada à importação de fertilizantes no Brasil é concentrada no Sul e Sudeste do país. Cerca de 77,4% de toda a importação está distribuída entre poucos portos da região, o que dificulta a logística de levar os insumos a regiões agrícolas no Centro-Oeste e Norte do país. O Brasil tem hoje o 4º maior mercado de fertilizantes do mundo, que consome 45 milhões de toneladas por ano, das quais 37 milhões de toneladas são importadas. Íntegra para associados.
Valor On-line: Santos Brasil movimenta 112 mil contêineres em janeiro, alta de 21,5%
A Santos Brasil movimentou 112,1 mil contêineres em janeiro, alta de 21,5% na comparação com o mesmo período de 2023. O Tecon Santos respondeu pela movimentação de 99,8 mil contêineres, enquanto Tecon Imbituba e Tecon Vila do Conde operaram 3,9 mil e 8,3 mil contêineres, respectivamente. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Governo exclui Porto de São Sebastião do Programa de Parcerias de Investimentos
O governo excluiu o Porto de São Sebastião e do PPI, conforme decreto presidencial publicado hoje no DOU. Prevê, no entanto, a qualificação do Terminal SSB01, localizado nesse porto, para fins de movimentação de carga geral. O decreto permite também a concessão parcial de serviços da Codeba, dos Portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus, e da Autoridade Portuária de Santos e dos serviços públicos portuários a ela relacionados, já qualificados no PPI e incluídos no PND. No caso do Porto de Santos, a qualificação poderá incluir a concessão parcial de acessos do porto, inclusive do túnel Santos-Guarujá, mantendo-se uma autoridade portuária pública. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (impresso, p. A-8), Santa Portal e BE News (p. 4): Auditores suspendem serviços no Porto
Os auditores fiscais suspendem novamente, de hoje até sábado, o desembaraço de cargas e o atendimento ao público na Alfândega do Porto de Santos, enquanto analisa a nova proposta do Ministério Fazenda. O presidente da Delegacia Sindical de Santos do Sindifisco Nacional, Elias Carneiro, disse que a proposta do ministério será deliberada em assembleia nacional, que começou ontem e termina amanhã. O ministro Silvio Costa Filho afirmou que os efeitos da greve ainda são limitados e espera chegar a um denominador comum entre as partes. Por outro lado, há relatos do setor produtivo sobre o aumento dos prazos para liberação de cargas de trigo importado e para exportação de café solúvel, principalmente no Porto de Santos. O Sindifisco estima um atraso no desembaraço de 40% das cargas nas duas primeiras semanas de paralisação. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos, Santa Portal e BE News.
Folha PE: Movimentação de contêineres em Suape teve alta de 6,5% em 2023
O Porto de Suape lidera o transporte de carga conteinerizada no Nordeste e aparece como o sexto maior porto público do Brasil. Segundo o Anuário da Antaq de 2023, movimentou 523.956 TEU, marcando um crescimento de 6,5% em comparação ao ano anterior. Com a chegada de um novo tecon, que será instalado ao lado do Estaleiro Atlântico Sul em uma área de 50 hectares pela APM Terminals, o porto deverá praticamente dobrar sua movimentação de carga conteinerizada a partir do segundo semestre de 2026. As obras para este terminal estão programadas para começar nas próximas semanas. Íntegra para associados.
Jornal Folha Litoral: Portonave recebe o primeiro navio porta-contêineres bicombustível com rota no Brasil
A Portonave recebeu pela primeira vez, na segunda-feira (5), o porta-contêineres CMA CGM Bahia que tem como fonte principal o Gás Natural Liquefeito (GNL). O navio realiza o serviço SEAS 1, que liga a Ásia com a Costa da América do Sul, passando nos portos Xangai, Hong Kong, Singapura, Rio de Janeiro, Santos, Navegantes e Montevidéu, entre outros. Íntegra para associados.
Portal Jornal do Norte: Portocel teve desempenho histórico em 2023
O Portocel registrou em 2023 um incremento de carga de 6% em relação ao ano anterior, com 6,65 milhões de toneladas movimentadas, a maior marca da sua história. Além disso, em dezembro passado, bateu um novo recorde de movimentação mensal de celulose, ao embarcar 642,8 mil toneladas, quase 33% acima do total registrado em dezembro de 2022. A celulose foi destaque em 2023, com um total de 6,24 milhões de toneladas. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
BE News (p. 8) e Portos e Navios: Ministro promete pelo menos cinco PPPs de hidrovias nos próximos três anos
Durante o evento de apresentação do calendário 2024 do Grupo Brasil Export, o ministro Silvio Costa Filho reiterou a promessa do governo de criar uma secretaria nacional de hidrovias para fomentar os 19 mil km de vias navegáveis com um potencial estimado acima de 40 mil km e o lançamento do ‘BR dos Rios’ em 2024. A previsão é que o programa de estímulo à navegação interior seja divulgado em novembro. Outro destaque são os estudos para PPPs das hidrovias dos rios Madeira, Paraguai, Lagoa Mirim e Tocantins, além da Barra Norte do Rio Amazonas. A pasta estima que estes cinco projetos somem mais de R$ 4 bilhões em investimentos. Íntegra para associados: BE News e Portos e Navios.
BE News (p. 6): Calendário 2024 do Brasil Export tem missão internacional a bordo de navio
O calendário de eventos do Grupo Brasil Export para 2024, apresentado ontem, em evento em Brasília, prevê uma missão internacional a bordo de uma viagem de cruzeiro com destino às cidades de Gênova e Nápoles, na Itália, Barcelona, na Espanha, e Marselha, na França. O CEO do Grupo e presidente da Rede BE News, Fabrício Julião, afirmou que a missão comemora os 150 anos da imigração italiana para o Brasil. Já os fóruns do Brasil Export continuarão acontecendo em todas as regiões do Brasil. O primeiro é o Brasil Tech 2024, que acontece pela segunda vez e será realizado no dia 4 de março, em São Paulo. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Presidente do Porto de Santos aborda a inovação nos portos brasileiros na Intermodal 2024
Uma das palestras do 2º Interlog Summit, que será realizado durante a 28ª edição da Intermodal, entre os dias 5 a 7 de março de 2024, no São Paulo Expo, terá como tema “Inovação nos portos brasileiros: como endereçar o déficit tecnológico dos portos nacionais?”. Os palestrantes Anderson Pomini, presidente do Porto de Santos, e Eduardo Valença, diretor de Transformação Digital da Wilson Sons, vão abordar formas de superar os desafios para implementar medidas que visem a modernização e aprimoramento dos portos, no dia 6 de março, às 15h, no São Paulo Expo. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Receita do Canal de Suez cai pela metade em janeiro em meio a ataques Houthi
As receitas do Canal de Suez caíram quase para a metade em janeiro, para US$ 428 milhões, à medida que os ataques dos houthis a navios comerciais forçaram as principais companhias de navegação a buscarem rota alternativa. O número total de navios que passaram pelo Canal de Suez no mês passado caiu para 1.362, uma queda de 36% em relação a janeiro de 2023. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2024