Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Money Times (Estadão Conteúdo): TCU deve retomar na quarta-feira análise sobre privatização do Porto de Santos
Amanhã o TCU poderá retomar o julgamento sobre o projeto de privatização do Porto de Santos, apesar de o ministro Márcio França já tê-lo descartado. Em dezembro do ano passado, três ministros da corte pediram vista e interromperam o julgamento e o ministro Bruno Dantas sugeriu que o governo Lula analisasse outras concessões de autoridades portuárias antes de avançar com o leilão em Santos. A pauta de amanhã prevê o retorno do assunto ao plenário. Íntegra para associados.
Estadão: Novo PAC: governo quer priorizar projetos ‘verdes’ e de saneamento
O governo deve dar destaque a projetos mais “verdes” na análise dos empreendimentos que vão compor o novo PAC, a ser lançado até abril. A lista tem 417 empreendimentos, dos quais 136 são obras em rodovias, como pavimentação e duplicação, embora o destaque seja a modais mais “verdes”, como o ferroviário e o hidroviário. Outra matéria do Estadão informa que a Casa Civil vai lançar um aplicativo para que estados e municípios enviem ao Executivo dados atuais de obras paradas. Um estudo da CNI aponta que o volume de investimentos privados em rodovias caiu de R$ 13,39 bilhões em 2014 para R$ 8,6 bilhões em 2020. Íntegra para associados: Estadão 1 e Estadão 2.
Valor On-line: Hidrovias do Brasil teve normalização de operações em fevereiro com recuperação de níveis dos rios
A Hidrovias do Brasil informou que os altos patamares de chuvas em fevereiro viabilizaram a normalidade de suas operações no Corredor Sul, no calado da região de Ladário (MT) e Assunção (Paraguai), permitindo a movimentação de minério de ferro sem restrições, o que deve ocorrer também em março. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (artigo do engenheiro civil e mestre em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia, Luis Claudio Santana Montenegro): Futuro dos portos: coragem disruptiva
As funções de Autoridade Portuária são públicas nos principais portos do mundo. Se queremos seguir esse padrão mundial, temos que ter a coragem de enfrentar e modificar drasticamente o atual modelo de arrendamento estabelecido como padrão para uso dos portos públicos, possibilitando a formalização de contratos mais dinâmicos, simplificados, flexíveis e associados a compromissos de investimento e resultados. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos – p. a-2 (artigo do engenheiro, pesquisador universitário e escritor, membro da Academia Santista de Letras, Adilson Luiz Gonçalves): A ligação seca e o déjà vu
A ligação seca entre as margens do Porto de Santos é um tema quase centenário. Mas hoje a região vive um momento único, em termos políticos, com Márcio França, Geraldo Alckmin e Aloizio Mercadante em postos-chave, no Governo Federal; e Tarcísio de Freitas no Governo do Estado. Apesar de diferenças político-partidárias, todos têm identificação com a região e com o tema. A ligação seca é estratégica não apenas para o Porto de Santos e para as cidades de Santos e Guarujá. Ela é importante para a economia e desenvolvimento do País. Íntegra para associados.
Portal da Cidade: Foz atinge o segundo maior movimento da história do Porto Seco
Em 2022 o valor da corrente de comércio desembaraçada no Porto Seco de Foz do Iguaçu foi de US$ 6,5 bilhões, sendo US$ 3,7 bilhões em exportações e US$ 2,8 bilhões em importações. Esses valores superam 2021 em 12,90%. O destaque foram as exportações para o Paraguai que somaram US$ 3,04 bilhões e 82,28% de todas as exportações que passaram pelo porto seco. Já a corrente de comércio com o Paraguai respondeu por 72,2% dos valores desembaraçados nesse local. Tais resultados fazem do Porto Seco de Foz do Iguaçu o maior da América Latina no quesito movimentação de cargas. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Informativo dos Portos: Antaq aprova rubrica para remunerar arrendamento no Porto de Santos
A Antaq aprovou a inclusão de modalidade tarifária que irá remunerar o projeto de arrendamento da área SSZ 33E destinada a movimentação e armazenagem de carga geral, conteinerizada ou de projeto no Porto de Santos. A aprovação possibilita que a autoridade portuária avance para as próximas etapas de contratação na modalidade de arrendamento simplificado. Íntegra para associados.
BE News (p. 4): Editais para obras da 1ª fase do Aeroporto de Guarujá saem em duas semanas
A Prefeitura de Guarujá anunciou que vai lançar em duas semanas os editais de licitação das obras da primeira fase do Aeroporto Civil Metropolitano, na Base Aérea em Vicente de Carvalho. A Infraero atualizou a planilha orçamentária das primeiras obras, estimadas em R$ 29,145 milhões. As obras da primeira fase serão divididas em três editais: o maior deles é para a adequação da pista, drenagem e área de taxiamento, avaliado em R$ 22,4 milhões. Um segundo prevê a implantação do terminal de passageiros provisório, calculado em R$ 3,5 milhões, e o terceiro é para o cercamento e sinalização da pista, avaliado em R$ 3,1 milhões. R$ 10 milhões virão do Ministério de Portos e Aeroportos, outros R$ 10 milhões de emenda da Bancada Paulista na Câmara Federal e R$ 5,2 milhões do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC). À Prefeitura de Guarujá caberá uma contrapartida de R$ 3,9 milhões. Íntegra para associados.
Tecnologística: Maersk lança rota direta entre norte da Europa e Rio Grande do Sul
A Maersk está oferecendo o novo serviço “Samba” Norte da Europa – Costa Leste da América do Sul, que deverá reduzir o tempo de trânsito entre esses pontos em até dez dias. O primeiro Samba com nova rotação será o Cap San Marco voyage 308S/313N, que entrará em operação neste mês. Íntegra para associados.
Intermodal Digital: Com recorde de público, Intermodal South America marca início do ano para o setor
A 27ª edição da Intermodal contou com 500 marcas expositoras de diversos países e mais de 40 mil visitantes que passaram pelo pavilhão de exposições do São Paulo Expo na semana passada. Painelistas de vários países apresentaram cases, estudos e soluções para a cadeia logística mundial. Temas como tecnologia, sustentabilidade, transição energética e infraestrutura compuseram a grade de palestras. Íntegra para associados.
Comex do Brasil (MDIC): Em busca de maior competitividade internacional, governo define nova estrutura e atribuições da Câmara de Comércio Exterior
O governo publicou no DOU de sexta-feira (3) um decreto que estabelece nova estrutura e atribuições à Camex, que passa à Presidência da República com o objetivo de formular e implementar políticas de financiamento e de garantia das exportações, visando governança adequada, sustentabilidade e competitividade dos financiamentos. Contará com as seguintes instâncias: Conselho Estratégico; Comitê-Executivo de Gestão; Conselho Consultivo do Setor Privado; Comitê de Financiamento e Garantia das Exportações; Comitê de Alterações Tarifárias; Comitê de Defesa Comercial e Interesse Público; Comitê Nacional de Facilitação de Comércio; Comitê Nacional de Investimentos; Ombudsman de Investimentos Diretos; e Ponto de Contato Nacional para a Implementação das Diretrizes para as Empresas Multinacionais da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Íntegra para associados.
BE News – p. 6 (Coluna Tecnologia & Inovação – Angelino Caputo, diretor-executivo da ABTRA e presidente do Conselho Brasil Tech Export): Port Community System: Estamos perdendo tempo!
O PCS é uma plataforma de troca automatizada e ágil de informações entre os diversos sistemas que o utilizam como recurso de integração. Numa comunidade portuária, cada empresa, entidade, órgão público ou prestador de serviços continuam com seus próprios sistemas e combinam, de forma voluntária, a troca das informações que precisam uns dos outros para agilizarem seus processos, aumentando a eficiência da comunidade como um todo. Por ser um ambiente coletivo e a princípio sem fins lucrativos, deve haver um modelo de governança para se definir o rateio dos custos, as regras de segurança das informações, os mecanismos de solução de conflitos etc. Já temos bons inícios de PCS no Brasil e podemos aproveitar a mudança na gestão das autoridades portuárias para colocarmos os PCS na pauta prioritária, sem deixar de convidar todas as entidades públicas e privadas a se envolverem nesse debate. Íntegra para associados.
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