Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão, O Globo e Santa Portal: Governo anuncia leilões de 16 terminais portuários neste ano, com investimento de R$ 8 bi
Segundo o ministro Silvio Costa Filho, ontem, durante o Open Ports & Waterways Brasil 2024 (OPW), na B3, em São Paulo, o governo vai conceder à iniciativa privada 35 projetos no segmento de portos, que totalizam investimentos de R$ 14,5 bilhões entre 2024 e 2026. O valor não contempla as outorgas. Estão previstos projetos de armazenamento de cargas sólidas e líquidas, canais, entre outros projetos. A concessão de um porto, o de Paranaguá, no Paraná, deve acontecer em 2025. Em 2024 a previsão é leiloar 16 áreas portuárias, com valor total de R$ 8 bilhões em investimentos. A lista de arrendamentos e concessões para este ano inclui o terminal de minerais do Porto de Itaguaí e um terminal de grãos no Porto de Paranaguá. O ministro também prometeu para daqui a 15 dias apresentar um planejamento estratégico para o Porto de Santos. Íntegra para associados: Estadão, O Globo e Santa Portal.
Portal Veja (Blog Radar): Setor de infraestrutura terminou 2023 em alta, aponta CNI
Levantamento da CNI mostra que 12 dos 14 indicadores de infraestrutura do país registraram alta no acumulado de 2023 em relação ao ano anterior. O maior aumento foi no transporte aéreo de passageiros, que teve elevação de 15,3% na comparação com 2022. Na sequência, aparecem o tráfego de veículos leves em rodovias (9,3%), o transporte marítimo de cargas para o exterior (8,3%) e o transporte ferroviário de minério de ferro (6,5%). Íntegra para associados.
Portal Veja (Blog Radar): Premiê espanhol participa de evento com ministros de Lula em SP
Hoje, em São Paulo, o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, se reúne com os ministros Silvio Costa Filho, Juscelino Filho e Renan Filho e empresários para discutir o PAC e o “Brasil Nova Indústria”. O assunto já foi tema da conversa de Sánchez com Lula nesta semana. Íntegra para associados.
Portal Exame: Navio com o tamanho de 3 campos de futebol dá start na nova fase do Porto Sudeste, no Rio
O navio “Cape Apollo”, da classe Wozmax, atracou no Porto Sudeste na Baía de Sepetiba, no Rio de Janeiro. A chegada do navio – de 327 metros de comprimento por 52 metros de largura – carregado com 225 mil toneladas de minério de ferro inaugura uma nova fase do porto, que teve o calado ampliado de 17,8 metros para 18,3 metros. Íntegra para associados.
Estadão On-line, Correio Braziliense On-line e Valor On-line: Balança comercial brasileira tem saldo recorde de US$ 12 bi no 1º bimestre; alta é de 146%
O saldo da balança comercial no primeiro bimestre de 2024 bateu recorde para o período na série histórica, com US$ 11,9 bilhões de superávit, ante US$ 4,9 bilhões no primeiro bimestre de 2023, avanço de 145,9%. Em relação ao valor de exportações em janeiro e fevereiro, o dado também foi o melhor da série histórica para o período, com US$ 50,5 bilhões vendidos. O recorde ainda apareceu no número isolado para meses de fevereiro, tanto na exportação, que somou US$ 23,5 bilhões, quanto no saldo, que fechou em US$ 5,4 bilhões, um crescimento de 111,8% na comparação com o mesmo mês em 2023. Íntegra para associados: Estadão On-line, Correio Braziliense On-line e Valor On-line.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (impresso, p. A-7): VTMIS e antidrone nos planos do Porto
O presidente da APS, Anderson Pomini, disse que a contratação do VTMIS e de um sistema antidrone para apoiar o combate ao tráfico de drogas está entre as prioridades na área de tecnologia para o Porto de Santos. Ele participou ontem de um painel sobre inovação no setor portuário, na 28ª edição da Intermodal, em São Paulo. Afirmou que serão destinados R$ 130 milhões para o VTMIS e que a meta é publicar os editais de contratação a partir de 2025. Íntegra para associados.
Diário do Litoral: APS estuda monitorar as águas de lastro de navios no Porto de Santos
A APS estuda realizar um chamamento público para credenciar empresas que façam, por meio de inteligência artificial, o monitoramento da troca da água de lastro pelos navios e permita o acompanhamento mais rigoroso, também pela Marinha e Anvisa. Recentemente, biólogos da USP, em monitoramento de manguezais no estuário de Santos, identificaram uma espécie arbórea nativa do Sudeste Asiático que seria nociva ao ecossistema nativo regional. A hipótese mais provável é ter acontecido por meio da água de lastro utilizada pelos navios para estabilização. Íntegra para associados.
Jornal do Comércio (RS): Portos RS lança aviso público para construir novo píer de granéis líquidos
A Portos RS iniciou um EVTEA para a construção de um novo píer de graneis líquidos no Porto do Rio Grande. O lançamento foi feito na 28ª intermodal. O desenvolvimento do EVTEA ficará a cargo da EC projetos, sob supervisão da Gerência Planejamento e Desenvolvimento da empresa pública. Os estudos devem ser concluídos em 90 dias. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
BE News (p. 4): Antaq planeja leiloar três hidrovias no próximo ano
No Open Ports & Waterways, ontem em São Paulo, o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, detalhou o cronograma de ao menos três das cinco hidrovias que serão leiloadas nos próximos anos. Três delas – Rio Madeira, Paraguai e a Hidrovia Sul – estão com certames previstos para o primeiro e segundo semestres de 2025. A hidrovia do Rio Madeira deverá ter o seu edital de concessão e consequente leilão ainda no primeiro semestre do próximo ano. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Armazenagem de grãos e acessos aos modais permanecem os principais gargalos no transporte
Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado em janeiro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a safra brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas em 2024 deve somar 306,5 milhões de toneladas, queda de 2,8% em relação a 2023, com 8,9 milhões de tonelada a menos. Isso porque em 2023 houve recorde de 315,4 milhões de toneladas, o que faz com que a base de comparação seja alta. Também houve recorde de produção da soja (152,0 milhões de toneladas) e do milho (131,1 milhões de toneladas). Em 2024, é estimado recorde apenas para a soja, que deve somar 154,5 milhões de toneladas, aumento de 1,7% em comparação à quantidade produzida em 2023, devendo representar quase metade do total de cereais, leguminosas e oleaginosas produzidos no Brasil. Íntegra para associados.
Portos e Navios: DP World conta com 30 mulheres em cargos de liderança
Na véspera do Dia Internacional d Mulher, a DP World destaca ser o único terminal do Porto de Santos a contar com uma operadora de portêiner e uma operadora de costado. A empresa tem dez anos no Brasil, período em que aumentou em 200% o número de mulheres no terminal. Conta com 297 mulheres no quadro de funcionários, presentes nas áreas administrativas e nas operações. Do total de mulheres, 41% desempenham funções operacionais, tradicionalmente ocupadas majoritariamente por homens, e mais de 30 mulheres que ocupam cargos de liderança, um salto de 30% em cinco anos. São supervisoras, coordenadoras, gerentes e uma diretora. Somente no ano passado, 77 mulheres foram contratadas e 25 foram promovidas. Íntegra para associados.
Agência Porto: Porto de São Sebastião realiza operação inédita de exportação de açúcar a granel
Pela primeira vez o porto de São Sebastião participou do processo de exportação do açúcar VHP (açúcar bruto, a granel), um dos alimentos com maior presença nas indústrias alimentícias. O primeiro embarque coube ao navio “Aurélia”, que atracou no fim de janeiro para ser abastecido de mais de 22 mil toneladas do produto. Da data em diante, as movimentações tornaram-se frequentes, com quase uma dezena de outras embarcações aportando no terminal. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Manifesto pela inovação no setor marítimo e portuário é lançado para superar “gargalos logísticos e regulatórios” no Brasil
Hidrovias do Brasil, Porto do Açu e Wilson Sons lançaram o “Manifesto pela Inovação no Setor Marítimo e Portuário”, que identifica quatro grandes desafios, a partir de consultas feitas aos stakeholders do setor marítimo, portuário e hidroviário brasileiro. São eles: desarticulação entre organizações envolvidas em projetos inovadores; pouco incentivo à tomada de risco inteligente; falta de planejamento de longo prazo; pouco incentivo à inovação nos processos de contratação. O manifesto também apresenta propostas de solução, dentre elas, realizar diagnóstico sobre a inovação no setor, com métricas bem definidas; premiar os maiores avanços em inovação; e criar grupo de trabalho para construção de políticas de longo prazo voltadas à modernização dos portos. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2024