Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Folha: Governo Lula já calcula que Ferrogrão não deve sair neste mandato
O MT estima fazer o leilão da Ferrogrão até o fim de 2026, mas diz que o projeto não depende apenas da pasta. Já a secretaria do PPI, ligada à Casa Civil, acredita que a licitação deve ficar para o próximo governo. O secretário especial do PPI, Marcus Cavalcanti, afirma que a Ferrogrão é um projeto de longo prazo e grandes investimentos, e que o governo também trabalha em outras concessões ferroviárias, como a Fico e a Fiol. A Ferrogrão é um dos projetos que integram o Plano Nacional de Ferrovias do governo federal, voltado para a concessão de 4.700 km de estradas de ferro, com empreendimentos que cortam as regiões Sudeste, Norte e Nordeste. A previsão é que esses projetos atraiam investimentos na ordem de R$ 100 bilhões. A Ferrogrão é o projeto que tem enfrentado maior dificuldade de licenciamento ambiental, por avançar em território amazônico. Íntegra para associados.
Estadão On-line (Coluna do Broadcast): Porto do Açu terá planta de combustível verde com investimento de R$ 1 bi
O Porto do Açu trabalha para ser um dos pioneiros na produção de combustível sustentável de aviação (SAF) no Brasil. A Prumo se uniu a um investidor estrangeiro de peso do setor de renováveis em um projeto que demandará cerca de R$ 1 bilhão em investimentos, com início da operação previsto entre 2028 e 2029, incluindo iniciativas ligadas à energia de baixo carbono. O plano é produzir de 40 mil a 50 mil toneladas de SAF por ano para atender a demanda externa, principalmente europeia. O empreendimento tem 90 quilômetros quadrados, dos quais 44 km² estão disponíveis para instalação de outras empresas. A localização facilita o envio ao mercado externo, com menor custo logístico. Íntegra para associados.
Globo Rural: Guerra comercial pode aumentar demanda por produtos do Brasil, mas logística é entrave, diz Anec
A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) avalia que as taxas para a importação de produtos americanos anunciadas pela China podem aumentar a demanda pelos produtos brasileiros, mas o país pode não usufruir totalmente dessa oportunidade de mercado, já que a logística interna ainda é um fator limitante no escoamento da produção. Em resposta às taxas de 20% para produtos chineses anunciadas por Donald Trump, o país asiático impôs tarifas de 15% sobre milho, trigo, frango e algodão, além de 10% sobre soja, sorgo, carne bovina e carne suína dos EUA. As medidas devem entrar em vigor a partir de 10 de março. Íntegra para associados.
Correio Braziliense e Folha: EUA aceitam manter negociação com Brasil sobre imposição de taxas de importação
O vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, conversou por videoconferência com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, e o representante comercial Jamieson Greer. O tema principal do encontro desta quinta-feira (6/3) foi o comércio bilateral e as políticas tarifárias conduzidas pelo presidente Donald Trump. Alckmin disse que a conversa foi positiva e destacou que acredita que será possível chegar a um bom entendimento a respeito da política tarifária e outras questões que envolvam a política comercial entre os dois países. De acordo com nota da assessoria do vice-presidente, além de destacar que o comércio bilateral tem favorecido os americanos, Alckmin disse que as tarifas efetivamente recolhidas pelo Brasil são menores do que os índices nominais. Destacou ainda que em oito dos dez produtos que o Brasil mais exporta para os Estados Unidos, a tarifa total é zero. Em 13 de fevereiro, Trump assinou uma ordem de implementação de tarifas recíprocas, mirando países que, segundo o governo americano, taxam excessivamente sobre produtos dos EUA. O etanol brasileiro esteve no topo da lista de exemplos elencados pelo governo americano em um documento que resumiu as medidas. Íntegra para associados: Correio Braziliense e Folha.
Imprensa regional:
Jornal da Orla (p. 10): Audiência sobre pátios e condomínios logísticos será realizada no próximo dia 14
A APS e a Frente Parlamentar Mista dos Portos Nacionais realizarão, no próximo dia 14, audiência pública para debater a ampliação das áreas destinadas a pátios reguladores de caminhões e os futuros condomínios logísticos do Porto de Santos. O evento será às 17 horas, no auditório da APS. Em Guarujá, a APS identificou uma área de 186 mil m2 no bairro Conceiçãozinha que fica dentro da Poligonal e prevê até 600 vagas. Em Santos, um dos locais é na Ponta da Praia e o outro na Alemoa, ambos dentro da Poligonal. A área total é de 233 mil m2 e a capacidade estimada é de 600 vagas. O terceiro espaço, na Área Continental de São Vicente, conta com 180 mil m2 e foi proposto pela APS ao MPor para inclusão na Poligonal. No início de fevereiro, o diretor-presidente da APS, Anderson Pomini, se reuniu com vereadores de Cubatão para discutir o pátio regulador. Explicou que não se trata de um projeto isolado para concentrar caminhões em Cubatão, “tanto que estamos propondo quatro condomínios retroportuários em quatro cidades”. Íntegra para associados.
Tribuna do Norte, A Tribuna de Santos e Agência Porto: Leilão para arrendamento do Porto de Natal deve sair ainda em 2025
Em fase de consulta pública, o leilão de arrendamento do terminal NAT01 do Porto de Natal deve acontecer no último trimestre de 2025, segundo a Codern. As contribuições devem ser enviadas até 2 de abril, com a audiência pública marcada para 25 do mesmo mês. A área é destinada à movimentação e à armazenagem de granéis sólidos minerais. O prazo do arrendamento é de 15 anos com possibilidade de prorrogação e o investimento estimado é de R$ 29,23 milhões. Íntegra para associados: Tribuna do Norte, A Tribuna de Santos e Agência Porto.
A Tribuna de Santos (impresso, p. 11): Programa prevê diminuição de poluentes no transporte rodoviário
A ANTT, em parceria com a Infra S.A., vai revisar as normas que incentivem a redução contínua das emissões atmosféricas, em linha com o programa MelhorAR, lançado na semana passada pelo MT. O MelhorAR é uma iniciativa voltada para a redução das emissões de gases poluentes provenientes do transporte rodoviário de cargas e passageiros. Estabelece diretrizes claras para o desenvolvimento e implementação de medidas que visam compatibilizar a mobilidade e o meio ambiente. Os dados do programa serão integrados ao Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC), proporcionando transparência e controle sobre a frota circulante no país. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Modais em Foco e A Tribuna de Santos: Dragagem em Itajaí já alcança aumento da profundidade do Porto
Segundo a APS, o serviço de dragagem no Porto de Itajaí realizado desde o início de ano ampliou a capacidade operacional do complexo portuário. Na sexta-feira (28/02), a Marinha homologou as profundidades alcançadas pela iniciativa, que possibilitaram o restabelecimento dos calados operacionais. A dragagem de manutenção foi possível após o reconhecimento do cenário feito pela equipe de engenharia da APS. As operações foram realizadas pela draga Utrecht, com aproximadamente 18 mil m³ de capacidade. No canal interno, a menor profundidade observada passou de 13,2m para 13,6m; no canal externo, de 13,9m para 14m; e, na Bacia de Evolução nº1, de 12,9m para 13,6m. Com isso, foram alcançadas as profundidades mínimas almejadas de 13,5m no canal interno e 14m no canal externo. Íntegra para associados: Modais em Foco e A Tribuna de Santos.
Transporte Moderno: Cabotagem cresce no Terminal de Paranaguá e impulsiona negócios na região
A navegação por cabotagem voltou a ganhar força no Terminal de Contêineres de Paranaguá no início de 2024. Em janeiro daquele ano, as operações de cabotagem no TCP registraram um volume inicial de 367 TEUs. Em maio de 2024 atingiu o pico de 2.547 TEUs e, ao longo do ano passado, o TCP movimentou um total de 16.426 TEUs em operações de cabotagem. O fluxo de embarques para outros estados superou em mais de duas vezes os desembarques, com destaque para os segmentos de papel e celulose e carnes congeladas. No segmento de importação, os bens de consumo lideraram. Íntegra para associados.
BE News (p. 4): Em missão internacional, Porto do Itaqui busca soluções para descarbonização
Gestores do Porto do Itaqui participaram, entre os dias 17 e 27 de fevereiro, de uma série de encontros internacionais sobre descarbonização e inovação, na Bélgica, Holanda e Espanha. No Porto de Antuérpia, acompanharam debates sobre combustíveis multifuncionais, tecnologias para redução de emissões e projetos de transição climática. No Porto de Roterdã participaram do Programa Internacional em Transição Energética e, em Valência e Puertollano, integraram o evento “Certificado Internacional em Transição Energética e Descarbonização de Portos”. O diretor de Planejamento, Bruno Mota, destacou que a apresentação do plano de descarbonização do Porto de Itaqui ampliou as possibilidades de cooperação com entidades europeias. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: Sem acordo, projeto de comissão que muda Lei de Portos é protocolado na véspera do Carnaval
O PL 733/2025, que propõe alterações na legislação portuária, foi protocolado pelo deputado federal Leur Lomanto Júnior na sexta-feira (28), mas não ganhou força dentro do fórum criado pelo MPor para analisar a medida. O MPor ainda não se manifestou sobre a protocolização da matéria. O PL é a versão final do texto concluído pela Ceportos em novembro e que teve apoio do setor privado, mas recebeu fortes críticas de trabalhadores e outros setores ligados aos usuários dos portos. O ministro Silvio Costa Filho criticou a proposta ter sido feita sem diálogo com o governo e criou uma comissão para discutir o tema. O colegiado reúne representantes dos trabalhadores, do setor patronal e do governo federal, em reuniões ontem, hoje , no Rio de Janeiro, e no próximo dia 13, em Brasília. O encerramento dos trabalhos devem resultar em uma nova proposta para a modernização da legislação. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Módulo APP será reformulado e obrigatoriedade de cadastro será iniciada após mudanças
Nos próximos meses a Antaq vai aperfeiçoar o layout do módulo de Acompanhamento de Preços Portuários (Módulo APP) e melhorar a navegabilidade do sistema. Após essas mudanças, o envio dos dados das receitas ao Módulo APP, como determina a Resolução 118/2024, será obrigatório. A agência fará publicação com indicação do período do início da vigência da obrigatoriedade, sendo aplicável apenas aos terminais de contêineres nessa fase inicial. Os cadastros dos usuários máster, realizados no final de 2024, continuarão válidos. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2025