Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão, Folha, O Globo e Valor Econômico: Anac aprova edital para leilão da 7ª rodada de aeroportos
Após o aval do TCU, a Anac aprovou ontem (6), o edital e o projeto do leilão da 7ª rodada de aeroportos, que irá transferir para a iniciativa privada os 15 aeroportos, localizados nas regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste do país, entre eles o de Congonhas. O leilão será dividido em três blocos, com previsão de atrair R$ 7,2 bilhões em investimentos nos 30 anos de concessão. O certame foi agendado para ocorrer na B3, em São Paulo, no dia 18 de agosto. Juntos, os aeroportos respondem por 16% do mercado doméstico e devem atrair para o leilão as principais concessionárias já em atuação no país e estrangeiras. Íntegra para associados: Estadão, Folha, O Globo e Valor.
Valor Econômico: Aval da OCDE passa por desmate e confiança nas instituições do país
A OCDE avaliará as práticas e políticas do Brasil em temas que vão de confiança nas instituições a desmatamento, nas negociações a partir de agora para a entrada do País na organização. O Valor apurou que o “roadmap”, ou itinerário com os termos, condições e processo de acessão do País, já recebeu o sinal verde do conselho de representantes da OCDE, e agora será aprovado formalmente pelos ministros dos 38 países-membros na próxima quinta-feira em Paris. A estrutura do “roadmap” é idêntica para os cinco candidatos a sócios – a lista, além do Brasil, inclui Peru, Bulgária, Croácia e Romênia. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (p. a-8): Risco de leilão ficar para 2023 acende sinal amarelo
Após o secretário da SNPTA, Mário Povia, declarar no final de semana que o Governo Federal trabalha “no limite” para desestatizar o Porto de Santos até dezembro, a luz amarela está acessa no setor. Tudo porque ele não descartou a possibilidade de o leilão da SPA ocorrer em 2023, quando o Governo Federal poderá estar sob nova gestão, caso o presidente Jair Bolsonaro não se reeleja, o que, para especialistas no assunto, pode aumentar a insegurança jurídica para possíveis investidores. Os deputados federais na região acompanham o assunto. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos – p. a-8 (artigo do consultor, engenheiro e economista, Frederico Bussinger): Verticalização em portos: cartas na mesa; e agora?
O que era uma hipótese no último artigo, agora, ficou ainda mais claro: a verticalização entrou de vez na pauta portuária. E, de quebra, vem possibilitando matarmos saudade do velho e bom debate, hoje meio em desuso. Além de artigos que se multiplicam na imprensa, com visões distintas, o TCU promoveu, em 26 de maio, um debate público que abrange o tema. Não está nas atribuições cogitadas, há 132 anos, pelo então ministro da Fazenda, Ruy Barbosa, nem no Artigo 89 da 1ª Constituição Republicana, de 1891. Mas, no vácuo deixado pelos poderes executivos, a iniciativa que acabou sendo vista como algo natural, até saudada. “Se não tem tu, vai tu mesmo”, como dito popularmente. Palmas para o TCU! Íntegra para associados.
NSC Total: Após um mês, ciclone em SC ainda causa prejuízo milionário a portos
Mudanças determinadas pela Marinha do Brasil têm feito os navios a operarem com menos carga nos portos de Itajaí e Navegantes. O motivo é a redução de profundidade no canal de acesso e nas áreas de manobras, apontada como consequência tardia das chuvas do início de maio. Os novos parâmetros significam uma redução de mais de 500 contêineres por navio, o provoca um grande impacto na cadeia de comércio exterior em Santa Catarina e um prejuízo que pode chegar a milhões de reais na movimentação de cargas. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Metodologia para identificar abusividade em cobranças de SSE passará por nova consulta
A diretoria colegiada da Antaq aprovou, em sua última reunião ordinária, a realização de audiência e consulta públicas para aprimoramento da proposta de instrução normativa que trata do desenvolvimento da metodologia para identificação de abusividade na cobrança do serviço de segregação e entrega de contêineres (SSE). O texto tem como objetivo avaliar casos de denúncias levadas à autarquia, bem como consultas de órgãos de controle e apresentação de novas tabelas de preços. Íntegra para associados.
Portal BE News: Think Tank: o futuro dos portos, do transporte e da logística em debate
De que forma as loghtechs podem contribuir para a implementação da multimodalidade no transporte de cargas? A busca da eficiência, a oferta diversificada de modal e o baixo custo por meio de inovação tecnológica dessas empresas é um dos assuntos do Think Tank Brasil Export, que será realizado hoje e amanhã, no Cubo Itaú, em São Paulo, aberto apenas a patrocinadores e convidados. Promovido pelo Brasil Export, o evento vai analisar avanços tecnológicos, parcerias internacionais, os desafios do ESG e estratégias de inclusão. A programação será transmitida ao vivo pelo Portal BE News (www.portalbenews.com.br). Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022