Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

07/07/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico: Terminais portuários ampliam disputa contra Maersk e MSC

A disputa entre operadores portuários brasileiros e as gigantes globais de navegação Maersk e MSC deverá escalar nas próximas semanas. Empresas portuários brasileiras preparam uma ação que questiona a operação dos armadores Maersk e MSC em terminais. Alegam práticas abusivas das companhias de navegação podem levar a um domínio do mercado de contêineres no país. O conflito veio à tona nos últimos meses, com o Edital do leilão do STS 10. As companhias do setor querem impedir a participação da Maersk e da MSC na licitação. Íntegra para associados.

Estadão On-line: Projeto da Ferrogrão deve ser engavetado de novo, com piora do cenário econômico

Diante do aumento galopante dos custos de insumos, inflação e taxa de juros em alta e um possível cenário iminente de recessão global, a chance de começar a tirar a ferrovia do papel, ao menos este ano, é cada vez mais remota. O projeto está parado no STF desde março do ano passado, quando foi concedida uma liminar por conta de questionamentos sobre a alteração dos limites da Floresta Nacional do Jamanxim, no Pará, para a construção da ferrovia. Sua liberação seria analisada pelo plenário do TCU no último dia 15, quando foi retirada de pauta. Íntegra para associados.

Valor On-line: Porto de Paranaguá prevê aumento dos embarques do agro no terceiro trimestre

O porto de Paranaguá prevê embarques de 7,233 milhões de toneladas de grãos e farelo de soja, milho e açúcar a granel no terceiro trimestre deste ano. O volume é 24% superior ao que o terminal registrou no mesmo período do ano passado. O maior crescimento será nas exportações de milho. No intervalo entre julho e setembro, os embarques do cereal deverão alcançar 2,071 milhões de toneladas, um volume 3.256% maior que as 61,7 mil toneladas do terceiro trimestre do ano passado. Íntegra para associados.

O Globo: Vibra questiona edital de concessão de aeroportos que inclui Congonhas

A distribuidora de combustíveis Vibra (ex-BR Distribuidora) questiona a legalidade do edital da 7ª rodada de concessão de aeroportos, cujo leilão está marcado para 18 de agosto. Quer suprimir cláusulas do edital que submetem os contratos que envolvam construção ou operação de dutos em aeroportos ao aval da Anac. No governo federal, as ações da Vibra são vistas como uma tentativa de manter posição dominante no mercado oligopolizado de distribuição de QAV. Íntegra para associados. 

Folha On-line (Vaivém das Commodities): País fecha semestre com recorde na balança agrícola, mas importação cresce mais do que exportação

As exportações do agronegócio no primeiro semestre atingiram US$ 79 bilhões, 30% a mais do que em igual período anterior, devido ao aumento dos preços das commodities agrícolas. Essa alta, no entanto, foi repassada também para os insumos, elevando os gastos com importações para patamares recordes. Os gastos com as compras de alimentos, adubos, agroquímicos e máquinas destinadas ao setor somaram US$ 22 bilhões, 66% a mais que no período de janeiro a junho de 2021. Em 12 meses, as importações atingiram US$ 49 bilhões, 60% a mais. As importações de adubos subiram 17% no período, mas os gastos tiveram aceleração de 178%. As compras de agroquímicos subiram 38%, mas os gastos tiveram elevação de 48%. Íntegra para associados.

Valor Econômico, A Tribuna de Santos (p. a-8) e Portal BE News: TCU dá aval a Ferrovias Internas do Porto de Santos

O TCU aprovou ontem o novo modelo de concessão das Ferrovias Internas do Porto de Santos (FIPS), que prevê R$ 891 milhões de investimentos nos próximos cinco anos. Segundo Bruno Stupello, diretor de Desenvolvimento de Negócios da SPA, a empresa deve lançar o chamamento público em um ou dois meses, com o objetivo de assinar o contrato ainda em 2022. O plano da SPA é dobrar a capacidade das linhas internas, de 50 milhões de toneladas por ano. Segundo a companhia, a estrutura está próxima de seu limite. Em 2021 a movimentação chegou a 47,3 milhões de toneladas. Espera-se que, até 2040, 40% do que é movimentado no Porto de Santos passe pelas ferrovias; em 2020, esse índice foi de 33%. Íntegra para associados: Valor, A Tribuna e BE News.

Imprensa regional:

G1 Santos: Temporada de cruzeiros 2023 será a maior dos últimos 10 anos, diz CLIA

A Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (CLIA Brasil) garante que a temporada de cruzeiros 2022/2023 promete ser a maior dos últimos 10 anos. 35 navios farão as viagens entre 29 de outubro a 20 de abril e ao menos 16 deles passarão pelo Porto de Santos, que poderá receber mais de 492 mil cruzeiristas. Íntegra para associados.

Tribuna do Norte: Movimentação de cargas no Porto de Natal cresce 9,19% no primeiro semestre

O Porto de Natal movimentou 277.910 toneladas no primeiro semestre de 2022, crescimento de 9,19% em comparação com o mesmo período do ano passado. O destaque foi o aumento nas frutas exportadas para a Europa: 6,05% a mais, somando 95.527 toneladas. Íntegra para associados.

Bem Paraná: Prorrogado o prazo para consulta pública de dois arrendamentos no Porto de Paranaguá

O prazo de consulta pública para o processo de licitação das áreas PAR14 e PAR15 no Porto de Paranaguá foi ampliado para o dia 28 de setembro. As audiências públicas serão nos dias 14 (PAR15) e 21 (PAR14) de setembro. Os lotes são destinados à movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

BE News (p. 8): Empresário pede mais informações sobre desestatização de Santos

O empresário Bayard Umbuzeiro Neto, vice-presidente Transbrasa e conselheiro do Santos Export, avalia que as regras que envolvem a privatização do Porto de Santos não estão suficientemente claras para o setor, sobretudo as que envolvem os investimentos necessários para a melhoria da infraestrutura e dos acessos ao porto. “Com o crescimento das operações portuárias previsto para os próximos anos, só as rodovias não serão suficientes para dar conta do escoamento de cargas. Precisamos, pelo menos, esclarecer e endereçar essas questões antes de desestatizar o Porto”. O tema fará parte da programação do Santos Export, agendado para ocorrer na cidade entre os dias 3 e 4 de agosto. Íntegra para associados.

BE News (p. 6): Aos 9 anos, DP World Santos planeja expansão e diversificação de cargas

O diretor-presidente da DP World Santos, Fabio Siccherino, falou sobre os planos de expansão do terminal, com destaque às operações de carga conteinerizada, atingindo a capacidade operacional de 1,6 milhão de TEU em uma primeira etapa e a implantação de um terminal de grãos e fertilizantes. Em 2020 o terminal também implantou a operação de celulose em parceria com a Suzano. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos e BE News (p. 7): Porto Hack Santos: falta menos de 1 mês para a maratona tecnológica que vai agitar a Baixada Santista

Marcada para os dias 30 e 31 de julho, no terminal Concais, a 2ª edição do Porto Hack Santos vai propor soluções para melhorar os processos logísticos e de comércio exterior no porto e aproximar a comunidade local do maior complexo portuário do Brasil. Em paralelo à competição, a jornada promovida pela ABTRA vai envolver toda uma programação dentro do projeto ‘Um porto para o futuro’, com base nos conceitos ‘inovação’, ‘inclusão sociodigital’ e ‘equidade de gênero’. Detalhes e inscrições (até o dia 10/julho) para o hackathon estão disponíveis no site: https://www.portohacksantos.com.br/. A agenda completa do projeto “Um porto para o futuro” e as inscrições para participar das atividades estão em: https://www.umportoparaofuturo.org.br/. Dez times de cinco competidores selecionados vão encarar dois desafios: desenvolver soluções integrando os atores envolvidos no processo de entrada e saída de navios para otimizar a performance de seus serviços ao comércio exterior, a partir do projeto de port community system; e prospectar novos modelos de negócio para melhorar a jornada do cliente até o porto de Santos. O Porto Hack Santos conta com os apoios da SPA, do Minfra/SNPTA, da ANTAQ, ABEPH, hub Mulheres no Comex, MCIO Brasil, Fórum Brasil Export, além dos reforços locais de todas as empresas associadas da ABTRA. Íntegra para associados: Informativo dos Portos e BE News.

Portos e Navios: ABTRA vê ganhos para discussão concorrencial após parecer do Cade sobre STS-10

O diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, disse que o Cade confirmou os riscos apontados em estudos técnicos contratados pela associação sobre a conduta anticoncorrencial de self-preferencing e os acordos VSAs e SCAs praticados pelos grupos Maersk e MSC em favor do terminal BTP, no Porto de Santos. “O Cade confirmou problemas concorrenciais que podem acontecer se o edital permanecer como está agora. Pode causar um problema grave a ponto de eles [vencedores] dominarem 90% das cargas conteinerizadas do porto durante muito tempo”. “Não estamos defendendo o monopólio de nenhum grupo, nem para deixar nossos associados sozinhos no pregão. Queremos um ambiente concorrencial saudável. Estamos satisfeitos com o andamento das discussões e que argumentos técnicos têm prevalecido”. Angelino disse que confia na análise técnica que será feita pela Antaq e pela SNPTA acerca das contribuições feitas na consulta pública acerca do edital para licitação da área do STS-10 no Porto de Santos. Íntegra para associados.

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