Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

07/10/2021

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão On-line: Marco das ferrovias pode levar a crescimento acumulado do PIB de 0,52% até 2026, calcula CLP

Segundo o Centro de Liderança Pública (CLP), o marco legal das Ferrovias, aprovado na terça-feira (5) no Senado, pode levar a um crescimento acumulado do PIB de 0,52% até 2026, considerando a alta de investimentos e a maior eficiência no escoamento da produção. O principal avanço do texto é liberar o novo regime ferroviário de autorização, onde novos traçados são construídos exclusivamente pelo interesse da iniciativa privada, sem licitação. Íntegra para associados.

Estadão On-line – Coluna do Fausto Macedo: PGR relata ‘vantagem indevida’ para Renan em MP dos Portos

A subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo afirmou ao STF que o “arcabouço probatório” reunido em uma investigação decorrente da Operação Postalis indica que o senador Renan Calheiros “recebeu vantagem indevida” para beneficiar empresários na tramitação da MP dos Portos. Lindôra pretende colher os depoimentos do senador, do contador Milton Lyra, apontado como operador do MDB, e de outros empresários e operadores investigados. A PGR também deve fazer uma devassa nas contas das empresas usadas pelo contador para suposta lavagem de dinheiro de propinas. Íntegra para associados.

Folha On-line: Crise leva avião a transportar toneladas de café de Guarulhos a Londres

A falta de capacidade no transporte marítimo, como reflexo do caos logístico gerado pela pandemia tem levado empresas no Brasil a recorrer à aviação para suprir sua demanda diante dos estoques se esgotando. O custo para enviar café pela via marítima, no cenário atual, sem urgência, tem sido em torno de US$ 2 mil por remessa. Em condições normais, antes da Covid, o valor seria menor. Já o embarque por avião custou US$ 11 mil, quase 500% a mais. Íntegra para associados.

Valor On-line e Agência iNFRA: Rumo estima investimento de R$ 9 mi a R$ 11 mi para projeto ferroviário no Mato Grosso

A Rumo informou à CVM as projeções para 2022 a 2030 do projeto de construção, operação, exploração e conservação, por meio de autorização, sob o regime de direito privado, por sua conta e risco, de ferrovia entre Rondonópolis, Cuiabá e Lucas do Rio Verde, objeto do Contrato de Adesão celebrado no último 20 de setembro. A empresa também poderá pedir autorização para construir um trecho da Fico no Mato Grosso. Íntegra para associados: Valor e Agência iNFRA.

O Globo e Valor Econômico: Banco Mundial eleva projeção do PIB do Brasil em 2021, mas reduz para 2022

Os novos números do relatório trimestral do Banco Mundial, divulgado ontem, estimam para este ano crescimento de 5,3%. No relatório anterior, de junho, o cálculo era uma alta de 4,5%. Para o próximo ano, o crescimento passa a 1,7%, contra 2,5% no documento anterior. Os números estão acima das projeções de mercado e abaixo da média para a América Latina e Caribe. A região deve crescer 6,3% em 2021 e 2,8% em 2022. Íntegra para associados: O Globo e Valor.

Valor On-line: Brasil avalia proposta da UE para certificação de commodities importadas pelo bloco

O governo brasileiro ainda avalia o teor da proposta da União Europeia (UE) para a certificação das commodities importadas pelo bloco e monitora os possíveis impactos das restrições sugeridas por lá para as exportações do agronegócio nacional. Contrário à imposição de barreiras comerciais como justificativa para a busca por sustentabilidade ambiental, o governo quer saber qual será o efeito prático da proposta europeia antes de adotar qualquer posição. O Brasil acompanhou de perto a formulação da proposta que deverá ser apresentada em novembro. O MAPA enviou comentários à consulta pública. Os adidos agrícolas na Europa seguem municiando a pasta sobre os desdobramentos do tema. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

O Estado (CE): Pecém movimenta 2,1 milhões de toneladas

O Porto do Pecém alcançou a movimentação de 2.190.896 t em setembro, 77,3% a mais que no mesmo mês do ano passado. No acumulado de janeiro a setembro, já movimentou 16.012.138 t, um avanço de 38% na comparação com o mesmo período de 2020. O resultado consolida a expectativa de retomada do crescimento nas movimentações portuárias do terminal cearense neste ano. Na comparação com o mesmo período de 2020, os desembarques cresceram 40% entre janeiro e setembro deste ano, enquanto os embarques avançaram 36%. Íntegra para associados.

NSC Total: Senado vai discutir leilão do Porto de Itajaí e fim da autoridade municipal

A Comissão de Infraestrutura do Senado, presidida pelo senador catarinense Dário Berger, marcou para o dia 26 de outubro uma audiência pública para discutir o processo de desestatização do Porto de Itajaí. Dário acatou o requerimento do senador Esperidião Amin para que o debate sobre o tema seja ampliado na Comissão. Devem participar da audiência representantes do governo federal, das prefeituras de Itajaí e Navegantes, além de especialistas do setor. O Fórum Parlamentar Catarinense abraçou a causa defendida pela prefeitura de Itajaí e tem mantido diálogo com autoridades do MINFRA em busca da renovação da delegação do porto ao município, que vence em 1º de janeiro de 2023. O porto integra o plano de desestatização do governo federal, com leilão previsto para o ano que vem. Íntegra para associados.

Santa Portal: Porto de Santos estabelece diretrizes de parcerias para inovações tecnológicas

Publicada pela SPA em 15/09, a nova norma estabelece as diretrizes de parcerias com os terminais portuários, instituições científicas e tecnológicas, institutos de pesquisa e startups, em busca de soluções compartilhadas para o desenvolvimento de inovações tecnológicas no Porto de Santos. Um Comitê de Inovação, criado recentemente pela companhia, concentrará as iniciativas nessa área. Íntegra para associados.

Santa Portal e Informativo dos Portos: Antaq prorroga consulta pública para arrendamento da área STS 53

A Antaq prorrogou até 16/11 o prazo para consulta pública referente à realização do leilão para arrendamento da área STS 53, no Porto de Santos, destinada a movimentação e armazenagem de granéis sólidos minerais (fertilizantes) e sulfatos. As minutas e os documentos técnicos estão disponíveis em: https://www.gov.br/antaq/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/participacao-social/. O formulário para participação no processo está em https://www.gov.br/antaq/pt-br. Íntegra para associados: Santa Portal e Informativo.

A Tribuna de Santos (p. a-8) e Guia Marítimo: Investidores interessados no Porto

Desde segunda-feira passada, o ministro Tarcísio de Freitas está em Nova York se reunindo com instituições do mercado global de investimentos para apresentar o modelo de concessões e os ativos que serão licitados até o final de 2022. O objetivo é obter R$ 260 bilhões com essas concessões. Segundo o MINFRA, no primeiro dia do roadshow de Tarcísio, os representantes do Macquarie manifestaram interesse na desestatização do Porto de Santos. As reuniões da delegação brasileira seguem até amanhã. Íntegra para associados: A Tribuna e Guia Marítimo.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: Malha ferroviária do Porto de Santos receberá investimento de R$ 1,8 bilhão em obras de expansão

As melhorias previstas na expansão da FIPS no Porto de Santos incluem novos na margem direita, um novo retropátio ferroviário para a margem esquerda, além da eliminação dos cruzamentos em nível e construção de passarelas de pedestres. Um consórcio formado pelas empresas Rumo, MRS e VLI será responsável por administrar a ferrovia. Segundo o diretor de Novas Outorgas da SNPTA, Fábio Lavor, o governo tem atuado para atrair uma série de parceiros privados para as concessões ferroviárias. O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery Machado Filho, no entanto, mostra-se preocupado com a chamada ferradura ferroviária da MRS. “De nada valerão estes investimentos se não houver plena integração com o sistema operacional da ferradura ferroviária”. Íntegra para associados.

Guia Marítimo: Santos Brasil define metas de redução de impactos ambientais para 2024

A Santos Brasil definiu a redução de 50% na geração de resíduos/TEU, 30% no consumo de água per capta e 15% em toneladas de emissões de CO2/TEU até 2024. Em 2020, a companhia registrou redução de 12% na emissão de CO2, 8,6% no consumo de água e 19% na geração de resíduos em relação a 2019. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Sudene planeja porto seco para conectar a Transnordestina ao Porto de Pecém

A Sudene estuda a construção de um porto seco na região centro-sul do Ceará para conectar o Porto do Pecém ao começo da Transnordestina, no território cearense. O projeto está em fase de estudos técnicos, mas a ideia é viabilizar a construção até a inauguração do trecho cearense da ferrovia. A administração do Porto disse que não tem conhecimento dos planos da Sudene e, por isso, não quis se pronunciar. Íntegra para associados.

Portos e Navios: BR do Mar: Abac e Logística Brasil alertam Pacheco sobre riscos de regime de urgência

A Abac e a Logística Brasil encaminharam, na terça-feira (5), um ofício ao presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco, solicitando o indeferimento do requerimento de urgência para que o PL 4.199/2020, da BR do Mar, seja enviado para votação em plenário, sem passar pelas três comissões temáticas previstas. Alegam que o projeto tramitou na Câmara em regime de urgência constitucional, suprimindo o debate, o trabalho e as ações das comissões. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco