Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Agência Senado: Senado deve votar na próxima terça MPs dos Ex-Territórios e da Antaq
A MP 1.120/2022, que amplia para cinco os cargos da diretoria colegiada na Antaq deverá ser votada no plenário do Senado na terça-feira (11). A medida também cria seis novos cargos de assessor. Foi aprovada na quarta-feira (5) pela Câmara dos Deputados. Com o novo organograma, a Antaq passa a ter um diretor-geral e quatro diretores, o mesmo número de outras agências reguladoras. Íntegra para os associados.
Portal Veja (blog Radar): BNDES supera marca de R$ 250 bilhões em leilões desde 2019
O BNDES superou a marca de 250 bilhões de reais em investimentos e outorgas por meio de privatizações, leilões e parcerias gestados pela Fábrica de Projetos do banco em três anos. O diretor de Privatizações e Concessões do banco, Fábio Abrahão, anunciou a meta atingida três meses antes do prazo. Íntegra para os associados.
Estadão On-line e Correio Braziliense On-line: Brasil entrega memorando inicial para pleitear adesão à OCDE
O memorando, enviado no final de setembro, contém 1.110 páginas sobre o alinhamento dos padrões brasileiros à OCDE e é uma das várias etapas previstas para que o Brasil seja incluído na organização. O ministro Paulo Guedes disse estar otimista com o processo e acreditar que a entidade, que reúne 38 países, entre os mais ricos do mundo, vai concluir que o trabalho desenvolvido no Brasil de aproximação dos padrões internacionais “está consistente”. De acordo com o ministro, o Brasil está nesse processo bem à frente dos demais candidatos. Também tentam uma vaga o Peru, a Argentina, a Croácia, a Romênia e a Bulgária. Íntegra para os associados: Estadão On-line e Correio Braziliense On-line
Valor On-line: Comércio global ficou estagnado em setembro, diz Instituto Kiel
Segundo o Instituto Kiel, o comércio global permaneceu inalterado entre agosto e setembro, com a queda nas exportações da Alemanha e da União Europeia e o declínio de 4,4% nas importações dos EUA sendo compensados por um aumento das importações da China e das exportações da Rússia. O enfraquecimento na demanda internacional se reflete ainda na queda das taxas de frete para remessas de mercadorias da China para a América do Norte e Europa. Em alguns casos, os valores das tarifas quase retornaram aos níveis pré-pandemia. Íntegra para os associados.
Folha On-line (Vaivém das Commodities): Brasil terá uma safra cheia em 2023, mas com muitos desafios
Segundo a Conab, a produção nacional de grãos poderá atingir 312 milhões de toneladas no próximo ano. Se confirmada, será 15% superior à anterior (41,5 milhões de toneladas a mais). Será uma safra recorde, mas com muitos desafios. Inflação e juros elevados podem trazer retração no mercado internacional. Uma demanda menor na Europa ou na China deve afetar os preços. Íntegra para os associados.
Imprensa regional:
ES Hoje: Porto de Vitória ganha selo internacional de segurança
A Codesa recebeu da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos) a certificação internacional de segurança com o selo ISPS Code, conforme publicado no DOU no início de setembro. O selo vale por cinco anos. A Conportos homologou o Estudo de Avaliação de Riscos (EAR) e o Plano de Segurança Portuária (PSP) do Porto de Vitória, anteriormente aprovado no âmbito da Comissão Estatual, e emitiu a declaração de cumprimento de todos os requisitos. O registro também foi feito junto à IMO.
O porto também contou recentemente com a liberação de novos calados operacionais de até 12,5 metros em seis berços nas margens de Vila Velha e Vitória. Íntegra para os associados.
G1 Santos, Santa Portal e A Tribuna de Santos: Polícia Federal, Receita e Ibama fazem operação conjunta contra o tráfico internacional de drogas no Porto de Santos, SP;
Operação conjunta da PF, RFB e Ibama para combater o tráfico internacional de drogas e a poluição no mar apreendeu neste ano 15 toneladas de cocaína no Porto de Santos. O Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM/PF) e o Comando de Aviação Operacional (CAOP/PF) começaram o patrulhamento na terça-feira (4). As ações seguem até hoje. Um helicóptero e embarcações foram utilizadas em busca de flagrantes. Nos últimos dois dias, duas grandes apreensões de cocaína foram realizadas (549 kg escondidos em uma carga de resina que seria destinada ao Porto de Algeciras e 683 kg localizadas em uma carga de tripas de bovinos com destino ao Porto de Le Havre). Além disso, quatro navios que aguardam atracação no Porto de Santos são suspeitos de cometerem irregularidades ambientais e estão sendo monitorados pelo Ibama. Íntegra para os associados: G1 Santos, Santa Portal e A Tribuna de Santos
Imprensa setorial:
BE News (p. 4): Ministro afirma que haverá tempo hábil para concessão do Porto de Santos
O ministro Marcelo Sampaio afirmou que, segundo o ministro Bruno Dantas, o TCU tem dado toda a prioridade ao processo de privatização do porto de Santos e confirmou que haverá tempo hábil para a concessão até o final deste ano. Sampaio disse que também terá um encontro com o relator dos dois processos que tratam dos Portos de São Sebastião e Itajaí, ministro Walton Alencar, para tentar acelerar a aprovação dentro do tribunal. Íntegra para os associados.
BE News (p. 6): Operações de contêineres cheios crescem 3% em Itajaí e Navegantes
A movimentação de contêineres cheios nos complexos portuários de Itajaí e Navegantes aumentou 3% em agosto, em comparação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 1.470.384 toneladas. As operações totais de contêineres atingiram 1.589.556 toneladas no mês passado e a movimentação anual somou 11.457.703 toneladas. O segmento de cargas conteinerizadas nos recintos da APMT e cais público somou 36.283 TEU, com 378.395 toneladas, alcançando 245.281 TEU no ano, com 2.939.275 toneladas. A Portonave registrou movimentação de 80.830 TEU e 1.132.786 toneladas em agosto. Íntegra para os associados.
Portos e Navios: Brasil gasta mais com importações, apesar da queda de volume dos produtos
O Brasil gastou mais de U$ 117 bilhões com importações no primeiro semestre de 2022, 28,71% a mais que em igual período do ano passado. Pagou mais caro pelos produtos comprados lá fora, uma vez que houve uma queda de 6,69% no volume importado, como reflexo de alta nos preços no comércio exterior. Segundo o “Relatório da importação brasileira do 1º semestre de 2022”, da Logcomex, nesse período o Brasil reduziu a compra de insumos estrangeiros, mas pagou 33% a mais por eles. Dois fatores – frete e câmbio – impactaram a inflação do Brasil. Para o segundo semestre, a tendência é de continuidade de baixa no valor do frete. Há empresas fechando por volta de US$ 4,5 mil o frete de um contêiner da China para o Brasil, o que deve reduzir bastante os custos de importação. Íntegra para os associados.
Portos e Mercados: Porto Ponta do Félix realiza primeira reexportação de fertilizantes
O Porto Ponta do Félix realizou, na semana de 22 de setembro, a primeira reexportação de fertilizantes: 17 mil toneladas, com destino aos Estados Unidos. A carga, que estava armazenada desde o dia 23 de julho, veio do Egito. Devido ao grande volume importado para garantir a safra e em razão da queda nos preços dos fertilizantes nas últimas semanas, a reexportação foi uma estratégia do setor. O porto conta com um entreposto aduaneiro, possibilitando a suspensão do pagamento de tributos, sob controle fiscal. Íntegra para os associados.
Guia Marítimo: Asia Shipping aumenta movimentação de cargas fracionadas nos armazéns da Bandeirantes Deicmar
A Asia Shipping movimentou no primeiro semestre deste ano 6,5 mil toneladas no transporte Less Container Load (LCL) nos armazéns da Bandeirantes Deicmar. “Atendemos a Asia Shipping nos principais serviços portuários na modalidade LCL e FCL, onde conseguimos customizar alguns deles, tanto em separação de cargas, quanto paletização e distribuição, principalmente”, declarou o diretor Comercial e de Transportes da Bandeirantes Deicmar, Marcel Vilchez. Os principais setores que utilizam esses serviços da Asia Shipping são calçados, equipamentos automotivos e maquinários. Íntegra para os associados.
Portos e Navios e BE News (p. 8): Codeba publica chamamento público para exploração de pátio de triagem na região do Porto de Salvador
A Codeba publicou na quarta-feira (5) a abertura de um edital para interessados na implantação e exploração de um pátio de triagem e estacionamento para caminhões destinados ou provenientes dos portos de Salvador, Aratu/Candeias e Ilhéus. O documento está disponível em www.codeba.gov.br. O prazo para recebimento da manifestação de interesse será de 30 dias corridos, contados da publicação do chamamento no DOU. Íntegra para os associados: Portos e Navios e BE News (p. 8)
Agência Porto: 41º Enaex discute crescimento econômico a partir do comércio exterior
O 41º Encontro Nacional de Comércio Exterior, a ser realizado pela AEB nos dias 17 e 18 de novembro, será palco para discussões sobre o tema Comércio exterior: base para a retomada econômica. O presidente do NDB (banco dos Brics), Marcos Prado Troyjo; o embaixador Rubens Barbosa; Tatiana Prazeres, diretora do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Fiesp e ex-secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; o presidente da ApexBrasil, Augusto Souto Pestana, e o gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, César Rissete, estão confirmados entre os palestrantes. O evento será gratuito e em formato 100% digital. Inscrições já podem ser feitas em: https://www.enaex.com.br/. Íntegra para os associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022