Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

07/12/2021

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Portal do Ministério da Infraestrutura: Brasil terá crescimento sustentável do investimento em infraestrutura de transportes, diz Tarcísio

Durante evento com investidores, gestores de fundos e consultores, ontem em São Paulo, o ministro Tarcísio de Freitas destacou que evolução em governança, método e estruturação de projetos tornaram projetos mais seguros e resultarão em um crescimento sustentável do investimento em infraestrutura de transportes no Brasil. Para 2022, projeta o leilão de mais de 21 mil quilômetros de rodovias federais; desestatização da Codesa e do Porto de Itajaí; 16 terminais aéreos, incluindo Congonhas e Santos Dumont, além das novas licitações dos aeroportos de Viracopos e de Natal. Íntegra para os associados.

 Estadão Online e Valor Online: Leilões devem injetar R$ 160 bilhões em transporte e saneamento até 2026

Levantamento da Abdib aponta que os números não são suficientes para suprir o déficit no setor, mas a participação da iniciativa privada tem se tornado cada vez mais relevante. A melhora das perspectivas vai ao encontro do crescimento de projetos de concessões e PPPs gestadas pelo poder público. Preocupa a queda do investimento público, no menor nível do século, principalmente no que se refere ao Dnit. A Abdib lista projetos importantes para melhorar o ambiente de negócios e potencializar investimentos, com destaque à Lei Geral das Concessões, ao PL da BR do Mar e ao marco legal das Ferrovias. Íntegra para os associados: Estadão Online e Valor Online.

 Valor Online: Importadores temem por aumento de imposto em híbridos e elétricos

O governo deverá elevar o Imposto de Importação de modelos híbridos e elétricos. Nos bastidores, os importadores já ouviram integrantes da equipe econômica defenderem a elevação das alíquotas para 2% a 7%. Hoje, esse imposto vai de 0% a 4%, dependendo do nível de emissões e de economia de combustível. As alíquotas vigentes expiram no dia 31. Importadores sofrem também com a escassez mundial de componentes, os elevados preços do frete e a alta do dólar. “Eu costumava pagar US$ 1,8 mil por um contêiner que traz peças para montar 5,5 caminhões. No último paguei US$ 3,8 mil e o melhor orçamento que encontrei para 2022 foi US$ 14 mil”, destaca um empresário. Íntegra para os associados.

 Época Negócios: Balança comercial tem superávit de US$ 1,075 bi na 1ª semana de dezembro

Na primeira semana de dezembro (dias 1º a 5), de acordo com dados da Secex, as exportações alcançaram US$ 4,036 bilhões e as importações US$ 2,961 bilhões. No acumulado do ano, o superávit da balança comercial é US$ 58,135 bilhões; as exportações registraram alta de 35,1% na média diária entre janeiro e a primeira semana de dezembro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, somando US$ 260,065 bilhões; já as importações cresceram 38,2% e totalizaram US$ 201,930 bilhões. Íntegra para os associados.

Imprensa regional:

 Folha Vitória e Vitória News (reproduzem matéria do Estadão Conteúdo de ontem): Procurador do MP pede mais audiências para venda da Codesa

O procurador Júlio Marcelo, do Ministério Público junto ao TCU, apontou inconsistências no processo de privatização da Codesa. Em parecer encaminhado ao ministro Bruno Dantas, alega falta de transparência e pede novas audiências públicas. Segundo ele, a situação se agrava na medida em que a concessão servirá de base para ‘as desestatizações de portos de maior relevo, estratégicos para o País, tais como os portos de Itajaí, São Sebastião e Santos’. Ele diverge da auditoria do TCU, que havia apenas feito recomendações, mas autorizava a publicação do edital. Para Marcelo, há duas irregularidades que, se não forem sanadas, tornam ‘inadmissível’ o andamento da concessão. Uma delas está relacionada à falta de transparência e de audiências públicas. Outra seria a suposta falta de fundamentação para o modelo adotado nas privatizações dos portos. Íntegra para os associados: Folha Vitória e Vitória News (reproduzem matéria do Estadão Conteúdo de ontem)

 A Tribuna: Operação fiscaliza remoção de resíduos em navios no Porto

A segunda edição da Operação Taifa, coordenada pela SPA e com a participação do Ibama, Anvisa, Vigiagro, Antaq e CPSP, para verificar a remoção de resíduos de embarcações atracadas no Porto de Santos, flagrou em quatro cargueiros fiscalizados alguns pontos que vão exigir melhor análise de documentos nos próximos dias. Já com relação a outros três cruzeiros fiscalizados, constataram regularidade no gerenciamento de seus resíduos. Íntegra para os associados.

Imprensa setorial:

Informativo dos Portos : Porto do Pecém confirma tendência de crescimento e atinge pela primeira vez marca de 20 milhões de toneladas movimentadas

Em novembro, os desembarques pelo Porto de Pecém somaram 1.556.667 toneladas e os embarques finalizaram com 740.729 toneladas. O resultado representa um crescimento de 10% em relação a outubro. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a alta é de 56%. Na movimentação acumulada de 2021, os embarques somaram 6.583.475 toneladas – crescimento de 37% em relação ao mesmo período de 2020. Já os desembarques totalizaram 13.821.908 toneladas, aumento de 43% na comparação com os onze primeiros meses do ano passado. Íntegra para os associados.

 Portos e Navios:  Firjan destaca efeitos da Covid-19 nas operações internacionais

O Diagnóstico do Comércio Exterior do Estado Rio, elaborado pela Firjan, aponta o desordenamento das cadeias globais de valor e o aumento das restrições ao comércio internacional como impactos diretos nos custos e na disponibilidade de fretes internacionais. O custo do frete internacional 500% mais caro e a burocracia tributária foram os principais entraves apontados pelas 300 empresas consultadas. A abertura de novos mercados é desejo de 35% delas. Íntegra para os associados.

 Informativo dos Portos : Com plano nacional, Governo Federal mostra futuro da infraestrutura de transportes no país

Lançado na sexta-feira (3), o PNL 2035 aponta o investimento na intermodalidade como caminho para transformar a matriz de transportes. A infraestrutura e os serviços de transporte devem acompanhar a demanda para 2035: crescimento da malha ferroviária acima de 61% em extensão, capacidade das rodovias acima de 93% com as melhorias programadas, aumento de 53% no número de aeroportos operando voos regulares, e portos processando de 42% a 104% mais cargas (e com um crescimento dos portos do Arco Norte de 73% a 125%). Íntegra para os associados.

 Comex do Brasil:  Secretário defende maior participação do Brasil nos fluxos de comércio e investimentos internacionais

O secretário especial adjunto de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do ME, João Luís Rossi, apontou quatro frentes fundamentais da atuação da Secretaria: a desburocratização e a facilitação de comércio; a modernização do Mercosul; a reforma do sistema de financiamento ao comércio exterior; e as negociações de acordos de comércio e investimentos. Destacou que quase toda a exportação brasileira já é realizada via Portal Único, o que reduziu os prazos das operações de 13 para 5 dias e gerou economia de R$ 100 bilhões por ano. No caso das importações, já são 30% via Portal Único, implicando até agora em uma redução de 17 para 9 dias no despacho aduaneiro, com economia de R$ 60 bilhões anuais. Íntegra para os associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco