Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial
Valor Econômico e Globo Rural: Porto de Santos tem atrasos e causa prejuízos
A demora na emissão de certificados fitossanitários para o embarque de grãos e o atraso no envio de cargas de açúcar, em razão das chuvas, estão provocando filas no porto de Santos. Há mais de cem embarcações à espera de liberação. Segundo cálculo da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais do Brasil, em dez dias de atrasos os exportadores de grãos já deixaram de embolsar US$ 1,2 bilhão. Segundo a entidade, os documentos, que eram emitidos em 48 horas, agora demoram dez dias pela falta de fiscais responsáveis pela liberação dos certificados. Íntegra para associados; Valor Econômico e Globo Rural.
O Globo: Proposta das empresas aéreas para reduzir preço das passagens inclui ‘cota’ para compras com antecedência
Pressionadas pelo governo, as companhias aéreas estão preparando, separadamente, uma proposta para reduzir o preço das passagens. A proposta passa, por exemplo, em reservar uma oferta de números, uma espécie de cota, de assentos que poderão ser comprados com preços mais em conta, desde que seja com uma determinada antecedência da viagem. Bilhetes comprados em cima da hora ou ainda nessa alta temporada não deverão ter redução de preço. Azul, Gol, Latam e Voe Pass participam das discussões. Íntegra para associados.
Folha de São Paulo: MPF diz que Paper não pode assumir controle da Eldorado
A novela sobre a disputa pelo controle da Eldorado Celulose ganhou uma nova temporada. A empresa é alvo de uma briga entre os dois sócios: os irmãos Batista e Jackson Wijaya, dono da Paper Excellence. Na terça (5), o MPF no Rio Grande do Sul se manifestou contra um recurso da Paper, que tenta derrubar uma liminar do TRF da 4ª Região favorável a uma ação popular pedindo a anulação da compra da Eldorado pelo grupo de Wijaya. Íntegra para associados.
O Globo: Brasil exige visto para tripulantes e empresas aéreas estrangeiras temem caos na alta temporada
Um decreto do Ministério das Relações Exteriores determinando a reciprocidade nos vistos para americanos, canadenses e australianos pode provocar o caos nos aeroportos a partir de 10 janeiro. Tripulantes em serviço desses e outros países estavam isentos de visto desde um decreto de 1995, alinhado com as convenções internacionais de facilitação do transporte aéreo.
A exigência para os tripulantes em serviço dos EUA, Canadá e Austrália vem com a revogação, em março, de um decreto de 2019 do ex-presidente Jair Bolsonaro, liberando a entrada sem vistos para turistas destes e de mais alguns outros países. O novo decreto assinado em setembro estabelece uma reciprocidade mais rigorosa, afetando não apenas turistas, mas também tripulantes e outras categorias. Íntegra para associados.
Imprensa Regional:
Santaportal: APS faz campanha de diagnóstico populacional de pombos domésticos
A APS contratou a Raiz Ambiental para realizar o diagnóstico populacional de pombos domésticos no Porto de Santos. As campanhas de medição serão realizadas a cada seis meses durante os 5 anos de vigência do contrato, totalizando 10 medições ao longo desse período. A primeira foi iniciada na terça-feira (5) e se prolongará por aproximadamente duas semanas. O objetivo é identificar as principais áreas utilizadas pelas aves para pouso, nidificação e alimentação, bem como os principais focos atrativos dos pombos. Íntegra para associados.
Meio Norte e Agência Porto: Inauguração da primeira etapa do porto de Luís Correia será na próxima quarta (13)
O Piauí entra em contagem regressiva para a inauguração do Complexo Porto Piauí, em Luís Correia. Na próxima quarta-feira (13), quando é comemorado o Dia do Marinheiro, o governador Rafael Fonteles entrega a primeira etapa da obra incluindo o canal de acesso; a retroárea, que consiste na área imediatamente após o cais; a urbanização da via; o ambiente de acesso (portal), onde será construído o centro administrativo do porto. Essa etapa também contempla o pátio de contêiner e o pátio de mercadorias em geral, que estão com obras avançadas para a inauguração no dia 13. Íntegra para associados; Meio Norte e Agência Porto.
Imprensa Setorial:
BE News (p.5) e Informativo dos Portos: Porto Hack Santos 2023 acontece no próximo final de semana
No próximo final de semana, dias 9 e 10 de dezembro, acontece a 3ª edição da maratona tecnológica Porto Hack Santos 2023, realizada pela ABTRA, com apoio de suas empresas filiadas e do CAMPS Santos. A jornada contará com 50 jovens de comunidades carentes e alunos do CAMPS Santos. “Esses jovens em situação de vulnerabilidade terão a chance de se inserir no mercado de trabalho portuário, enquanto as nossas associadas terão, por sua vez, a oportunidade de absorver esses trabalhadores iniciantes com encargos inferiores aos do mercado tradicional”, comentou Angelino Caputo, diretor-executivo da ABTRA. A abertura da maratona terá início às 9h do sábado. A cerimônia de premiação ocorrerá a partir das 17h30 no domingo (10). Detalhes da programação podem ser encontrados no site do evento: portohacksantos.com.br. Íntegra para associados; BE News e Informativo dos Portos.
Portos e Navios e Agência Porto: Antaq realiza audiência pública para tratar de sobre-estadia de contêineres
A Antaq realizará, na próxima segunda-feira (11), às 15h, a audiência pública 06/2023, referente à proposta de Avaliação do Resultado Regulatório (ARR) da Resolução-Antaq 62/2021.A sessão virtual será transmitida via streaming no canal da Antaq no Youtube. A regulação, dentre outras atribuições, tem como objetivo reduzir a assimetria de informação no tocante à sobre-estadia de contêineres. Íntegra para associados; Portos e Navios e Agência Porto.
Agência Infra: Ministério dos Transportes se organiza para levar regulamentações de ferrovias a consulta pública
O Ministério dos Transportes está trabalhando para finalizar a minuta de três regulamentações ferroviárias que farão parte do Plano Nacional de Ferrovias. O objetivo é que esses normativos sejam submetidos à consulta pública em breve. Nesse momento, a pasta abriu diálogo com o setor privado e após essas sugestões, a proposta vai voltar a ser discutida no âmbito do ministério para então ir à consulta pública formalmente. Uma dessas regulamentações tem como objetivo classificar ferrovias estruturantes e short lines, outra trata da indenização por devolução de trechos e a terceira busca incentivar o transporte ferroviário de passageiros. Íntegra para associados
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2023