Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Folha On-line (Financial Times): Encomenda recorde de navios acende alerta para excesso de oferta no transporte marítimo
Empresas de transporte marítimo encomendaram um número recorde de navios porta-contêineres impulsionadas por lucros crescentes, gerando alertas sobre gastos excessivos por parte do pequeno grupo de grandes armadores que domina o setor. A capacidade total de navios porta-contêineres encomendados atingiu 8,4 milhões de contêineres de 20 pés (6 metros) em novembro, de acordo com a Braemar, alcançando o nível mais alto desde que a corretora de navios começou a coletar dados em 2000. Íntegra para associados.
Folha: Túnel subaquático promete solução à crise de mobilidade no litoral de SC
Uma obra inédita no Brasil surge como promessa para solucionar debaixo d’água os problemas de mobilidade entre Itajaí e Navegantes. Está previsto para 2026 o início da construção de um túnel subaquático de aproximadamente 580 metros de extensão e seis pistas para veículos, localizado entre 23 e 29 metros abaixo do leito do rio Itajaí-Açu. A região abriga o segundo maior complexo portuário do Brasil em movimentação de contêineres, está bem posicionada às margens da BR-101 e próxima aos principais polos econômicos do Sul e Sudeste. No entanto, enfrenta desafios de transporte que estrangulam seu potencial de crescimento. Íntegra para associados.
Estadão On-line, O Globo On-line e Folha (Painel S.A): TCU suspende leilão de concessão de ponte entre Brasil e Argentina
O TCU decidiu suspender o leilão de concessão da ponte internacional São Borja – Santo Tomé, que liga Brasil e Argentina, marcado para ontem. A decisão, assinada pelo ministro Walton Alencar Ribeiro, considera que houve falhas no rito do edital, na análise de tráfego e, possivelmente, nos requisitos de qualificação técnica. Como o projeto é binacional, as condições do edital foram estabelecidas a partir de acordos entre os dois países. A expectativa do governo agora é esclarecer as dúvidas do TCU e remarcar o certame dentro de um mês. Íntegra para associados: Estadão On-line, O Globo On-line e Folha (Painel S.A).
CNN Brasil: Brasil deixa de receber US$ 469 mi com atraso na exportação de café até novembro, diz Cecafé
Os atrasos no embarque de produtos para exportações levaram o país a travar 1,615 milhão de sacas de café em seus portos, segundo levantamento do Cecafé. Ao deixar de realizar os envios, o Brasil deixou de receber US$ 469,53 milhões como receita cambial até novembro. Só naquele mês, por conta dos atrasos, o país registrou um “prejuízo portuário” de R$ 11,93 milhões em novembro. O valor apurado pelo Cecafé engloba gastos com armazenagens adicionais, detentions, pré-stacking e antecipação de gates. Dentre os imbróglios que levaram aos atrasos, a entidade destaca alterações de escala de navios para exportação e rolagens de cargas. Íntegra para associados.
Globo Rural: Exportação de carne bovina bate novo recorde em 2024
As exportações de carne bovina do Brasil alcançaram 2,89 milhões de toneladas em 2024, incremento de 26,2% no comparativo anual e um novo recorde, conforme dados do governo federal compilados ontem pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec). Com os embarques, o país faturou US$ 12,8 bilhões, avanço de 21,3% em relação ao total obtido em 2023. A China manteve sua posição como principal destino da carne bovina brasileira, com 1,33 milhão de toneladas exportadas. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Energia e infraestrutura sustentam aquisições em 2024
Os setores de energia e infraestrutura foram os grandes responsáveis pelo crescimento nas fusões e aquisições em 2024, marcando um período ativo após um ano de volatilidade que desacelerou os negócios. De acordo com dados da consultoria Dealogic, até o fim de novembro, o total de transações alcançou R$ 225,7 bilhões (US$ 37 bilhões), um aumento de 34,4% ante o observado em todo o ano de 2023. O total, contudo, ainda é distante do visto em 2022, que fechou com transações que somaram cerca de US$ 47 bilhões. Entre as principais operações do ano passado, destacam-se a compra da AES Brasil pela Auren, a da Wilson Sons pela MSC e a da Santos Brasil pelo grupo francês CMA CGM. De acordo com a Dealogic, das dez maiores transações realizadas, sete envolvem os setores de energia ou infraestrutura. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
ND Mais, Santa Portal, A Tribuna de Santos (impresso, p. 12), Portos e Navios e Portal BE News: Autoridade de Santos anuncia novo superintendente para o Porto de Itajaí
Na manhã de ontem, a APS, empresa responsável pela infraestrutura pública dos Portos de Santos e Itajaí, anunciou a indicação do advogado André Leme da Silva Fleury Bonini para superintendente interino do porto catarinense. O novo superintendente do Porto de Itajaí está na empresa há pouco menos de um ano e, desde a decisão sobre a federalização do Porto de Itajaí, foi designado pelo presidente da APS, Anderson Pomini, para atuar na transição da administração. Quem nomeou Bonini foi o prefeito de Itajaí, Robison Coelho. A nomeação pelo Município se deve ao Convênio Operacional firmado entre a Superintendência Portuária de Itajaí e APS. Íntegra para associados: ND Mais, Santa Portal, A Tribuna de Santos (impresso, p. 12), Portos e Navios e Portal BE News.
A Tribuna de Santos (impresso, p. 11): Beneficiários do Portus acionam justiça para garantir pagamentos
Beneficiários do Portus – Instituto de Seguridade Social na Baixada Santista acionaram a Justiça para garantir os pagamentos acordados em 2020. Eles temem a prescrição do acordo em março e acionaram a 3ª Vara Federal de Santos no último dia 27. Além do Portus, AGU e APS são citadas. A medida ocorre porque o acordo aprovado em 2024 ainda não foi formalizado. Assinam a petição a Associação dos Participantes do Portus (APPortus) e três sindicatos de trabalhadores do Porto de Santos: Sindaport, Sindogeesp e Sintraport. Íntegra para associados.
ES Hoje: Vitória fora da rota de navios de cruzeiro na temporada 2025/2026
A programação prevista para colocar novamente o Espírito Santo na rota dos cruzeiros sofreu alteração. Por falta de licenças da Superintendência de Patrimônio da União (SPU) e da Antaq a parada-teste prevista inicialmente para acontecer após o Carnaval, provavelmente no final de março, terá de ficar para depois. Com isso, o Espírito Santo poderá ficar de fora da temporada 2025/2026 (novembro a março) e só começar a receber navios na temporada 2026/2027. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (impresso, p. 13) e BE News (p. 8): Trump não descarta ação militar no Canal do Panamá
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a falar, ontem, sobre a possibilidade de retomar o controle do Canal do Panamá, que permite aos navios atravessarem entre os oceanos Pacífico e Atlântico e hoje é utilizado para transporte de 5% do comércio marítimo global. Em coletiva de imprensa na Flórida, Trump foi questionado por um jornalista se ele descartaria o uso de “coerção militar ou econômica” para retomar o Canal do Panamá, construído pelos EUA no início do século 20, ele disse que não e também falou da Groenlândia. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos (impresso, p. 13) e BE News (p. 8).
Imprensa setorial:
Portos e Navios e Portal BE News: Governo Federal investe em portos para ampliar comércio exterior
A política portuária do Governo Federal, que prevê 37 novos arrendamentos e a concessão de canais em cinco grandes portos brasileiros até 2026, busca garantir capacidade para o aumento do comércio exterior, impulsionado pelo acordo Mercosul-União Europeia. O ministro Silvio Costa Filho destacou que 95% do comércio internacional brasileiro depende dos portos, e a movimentação portuária cresceu 34% na última década, sendo 39% em portos públicos. As iniciativas, segundo o ministro, posicionam o país para ampliar sua competitividade global, conforme mostram os dados recentes da balança comercial brasileira divulgados pela Secex/MDIC. Íntegra para associados: Portos e Navios e Portal BE News.
Portal BE News: Audiência pública discute impacto de futuro TUP em Paranaguá
Representantes do projeto Porto Guará, em parceria com a Prefeitura de Paranaguá, realizaram uma audiência pública no mês de dezembro para apresentar o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) e o Relatório de Impacto de Vizinhança (RIV) referente ao novo empreendimento portuário projeto para a região. Com investimentos previstos de R$ 5,6 bilhões, o Porto Guará será implantado na região de Embocuí, última área disponível para um TUP no município. Terá capacidade para movimentar 31,5 milhões de toneladas por ano e gerar até 6.400 empregos diretos e indiretos na fase operacional. Íntegra para associados.
Agência Porto: Companhia Docas do Ceará anuncia Norma de Utilização de Equipamentos e Veículos
A Companhia Docas do Ceará estabeleceu norma para utilização de equipamentos e veículos nas áreas do Porto de Fortaleza, com o objetivo de garantir segurança e otimizar o uso dos espaços. “Como o espaço do Porto de Fortaleza é limitado, a norma foi criada para otimizar as áreas exploráveis, atendendo a pauta da Operação Porto Limpo. Para isso, a CDC, através da Coordenadoria de Gestão Portuária (CODGEP), que é vinculada à Diretoria de Infraestrutura e Gestão Portuária (DIEGEP), adotará medidas necessárias para promover o melhor armazenamento de cargas nessas áreas e, assim, atrair a iniciativa privada, através de novos contratos de arrendamento”, disse o Diretor de Infraestrutura e Gestão Portuária da CDC, Urbano Filho. Íntegra para associados.
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