Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

08/02/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Online: Corte em tarifas de importação seria positivo, diz Ipea

Uma nota técnica do Ipea, que avalia diferentes possibilidades de redução tarifária no âmbito do Mercosul, aponta que um corte de 50% das tarifas de importação no Brasil – unilateral ou acompanhado pelos demais sócios do Mercosul – faria o país perder quase US$ 11 bilhões em saldo comercial acumulado até 2025, mas elevaria exportações e importações, afetando positivamente o PIB e ajudando a segurar os índices de inflação. Entre os setores pesquisados, os que teriam mais aumento da produção industrial: equipamentos de transporte e cadeias ligadas a commodities (carnes, sementes oleaginosas, produtos de madeira, petróleo e gás). Já setores da indústria de transformação como têxteis e vestuário, equipamentos elétricos, produtos químicos, eletrônicos, máquinas, veículos e peças teriam queda da produção. Íntegra para os associados.

Agência Estado e Monitor Mercantil Online: Balança comercial tem superávit na 1ª semana de fevereiro de US$ 754,5 milhões

Dados da Secex divulgados ontem apontam que as exportações registraram aumento de 30,3% na média diária de fevereiro ante o mesmo período do ano passado, com crescimento de 13,9% na Agropecuária. Já a média diária de importações aumentou 23,4% no período, com queda de 41,2% na Agropecuária, alta de 151,2% na Indústria Extrativa e avanço de 21,4% na Indústria de Transformação. Íntegra para os associados: Agência Estado e Monitor Mercantil Online.

Money Times: Exportação de soja do Brasil inicia fevereiro em queda ante 2021

A média diária de exportações de soja do Brasil alcançou 92,7 mil toneladas na primeira semana de fevereiro – queda ante as 147 mil toneladas movimentadas no mesmo mês de 2021. Segundo a Secex, o país também registrou uma média diária menor nas exportações de milho, com 23,6 mil toneladas, versus 43,15 mil toneladas embarcadas ao dia em fevereiro do ano passado. Íntegra para os associados.

G1: Exportações brasileiras de frango crescem 19,7% em janeiro

As exportações de carne de frango somaram 349,1 mil toneladas em janeiro. Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o mercado internacional de produtos avícolas tem enfrentado a forte pressão da alta dos custos dos insumos, o que é refletido nos preços mais elevados. A China, maior importadora da carne de frango do Brasil, incrementou suas compras em 4,6%, com 48,3 mil toneladas em janeiro. Os Emirados Árabes Unidos importaram 42,8 mil toneladas, 96,6% a mais que o registrado no primeiro mês do ano passado. Íntegra para os associados.

Estadão Online:  Brasil e EUA colocam em vigor acordo comercial e de transparência entre os dois países

O documento moderniza o Acordo de Cooperação Econômica e Comercial (Atec) de 2011 para facilitar o comércio e a administração aduaneira entre os países, além de estabelecer boas práticas regulatórias e anticorrupção. Os anexos foram aprovados pelos deputados e senadores. O comércio entre os dois países atingiu US$ 70,5 bilhões em 2021, com as exportações domésticas somando US$ 31,1 bilhões – um crescimento de 45% em relação a 2020. Íntegra para os associados.

Imprensa regional:

Valor Online e Santa Portal (Santos): Disputa no Porto de Santos afeta dragagem

O Porto de Santos vive uma disputa em torno de seu contrato de dragagem, envolvendo a DTA Engenharia, responsável pelo serviço desde janeiro de 2020, e a Autoridade Portuária, e já compromete a profundidade de alguns terminais e coloca em risco a operação do cais santista. A SPA emitiu um comunicado a respeito da perda do calado em um dos berços de atracação, justificando o fato com a falta de cumprimento de ordens de serviço por parte da DTA Engenharia. Afirma também que a empresa não teria cumprido as 21 ordens de serviços emitidas em julho de 2021 para serem cumpridas no último trimestre do ano. A DTA garante que vem cumprindo suas obrigações, que os problemas não são de sua responsabilidade e que tem R$ 50 milhões a receber do porto, por pleitos de reequilíbrio contratual. Íntegra para os associados: Valor Online e Santa Portal (Santos).

G1 Santa Catarina: Mais de 200 quilos de cocaína são apreendidos dentro de contêiner em porto de SC

A apreensão de 250,5 quilos de cocaína foi feita ontem no Porto de Itapoá. Segundo a Receita Federal, a droga estava oculta em um contêiner, sem o conhecimento do exportado, e tinha como destino a Itália. Íntegra para os associados.

Imprensa setorial:

Portos e Navios e Poder 360: Governo sinaliza apoio à derrubada de veto ao Reporto no Congresso

Executivos de entidades representantes dos setores portuário e ferroviário saíram otimistas da audiência realizada ontem com o presidente Bolsonaro e membros do governo que tratou da possibilidade de derrubada do veto ao Reporto no Congresso. O presidente sinalizou que o governo dará apoio à causa e disse que o veto ao regime na lei 14.301/2022 se deu por uma questão técnica e legal apresentada pelo ME para evitar o descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, já que o Reporto não estava previsto na proposta orçamentária. A expectativa é que o veto seja votado pelo Congresso no próximo dia 8 de março. Íntegra para os associados: Portos e Navios e Poder 360.

Portos e Navios: Recursos estão de acordo com prioridades para setor aquaviário, diz Minfra

O ministério afirmou que orçamento para 2022 está assegurado e que garantirá cronograma de projetos. Prevê R$ 724 milhões para melhorias em portos públicos e R$ 3,88 milhões para o Fundo da Marinha Mercante. Segue investindo na parceria com a iniciativa privada, com um modelo de concessão que garante maciços investimentos em infraestrutura de transportes. Projeta mais de 20 terminais para irem a leilão em 2022, incluindo o início das desestatizações e concessões de portos, a partir da Codesa e na sequência do Porto de Santos, Porto de São Sebastião e Porto de Itajaí, além do Canal do Porto de Paranaguá (PR). O pacote pode ultrapassar R$ 30 bilhões em investimentos para o setor. Íntegra para os associados.

Agência Sputnik Brasil: Portos abertos: quais são os prós e contras da desestatização portuária no Brasil?

A necessidade de mudanças no sistema portuário brasileiro é iminente. Em um ranking com 144 países feito pelo Fórum Econômico Mundial, o Brasil ocupa a 135ª posição no item qualidade dos portos. Nossos portos são mais caros e mais ineficientes do que os de países desenvolvidos e emergentes. O economista Eduardo Amazonas e o presidente da Federação Nacional dos Estivadores, José Adilson, entrevistados pela coluna, concordam que são necessárias reformas modernizantes nos portos brasileiros, mas divergem quando o assunto é soberania nacional e a relevância portuária para o setor de exportações. Amazonas entende que o ponto positivo das privatizações dos portos são os investimentos que o país receberá e a certeza de que o país será realocado nos trilhos do crescimento econômico. José Adilson alerta que é inviável definir uma política portuária quando o ente que controla os portos é privado e não possui uma concepção pública. Segundo ele, a privatização afetaria para sempre a definição da política portuária regional, além de aumentar as tarifas portuárias e por em risco os postos de trabalho portuário. Íntegra para os associados.

Informativo dos Portos e Portos e Navios: Antaq é favorável à contratação de empresas para gerirem ferrovia no Porto de Santos

Na quinta-feira (3), em reunião de diretoria, a agência definiu os documentos técnicos e jurídicos relativos à proposta para a gestão, operação, manutenção e expansão da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips). A SPA já realizou o chamamento público, que teve como objeto identificar operadoras ferroviárias interessadas em ingressar no capital social de Sociedade de Propósito Específico (SPE) como usuárias acionistas e celebrarem contrato de 35 anos. O processo se encontra no TCU. Os investimentos iniciais serão de R$ 992 milhões e deverão ser contínuos ao longo da vigência contratual, a fim de manter a adequada prestação do serviço. As duas agências reguladoras, em parceria, acompanharão como será a gestão da Fips. Antaq e ANTT acompanharão os desdobramentos da nova gestão. Íntegra para os associados: Informativo dos Portos e Portos e Navios.

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