Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

08/02/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor On-line: Ministro aposta em investimentos de R$ 78,5 bilhões para setor portuário até 2026

O ministro Silvio Costa Filho disse que o governo aposta numa carteira de investimentos de R$ 78,5 bilhões para incrementar, até 2026, o setor aquaviário e portuário do país. O montante envolve novos arrendamentos, renovações de concessões e investimentos nos TUPs. Segundo dados do Desempenho Aquaviário 2023, da Antaq, de janeiro a dezembro de 2023, o setor movimentou 1,303 bilhão de toneladas. É a maior movimentação registrada na série histórica e representa crescimento de 6,9% em relação a 2022. A navegação interior apresentou crescimento expressivo de 10,5%, seguida pela de longo curso, com aumento de +8,3% e, por fim, pela cabotagem, com incremento de 1,6%. Íntegra para associados. 

Folha e A Tribuna de Santos (impresso, p. A-8): Tarcísio tenta atrair investidor europeu com ‘maior mercado de economia verde do Brasil’

O governador Tarcísio de Freitas afirmou que investidores europeus estão “tranquilos” e veem “estabilidade e segurança jurídica” no Brasil, o que favorece potenciais negócios sustentáveis na área de mobilidade. Ele viaja pela Europa em busca de parcerias privadas para projetos de concessões e privatizações. No portfólio de seus projetos, a questão ambiental aparece como prioridade. O Estado é apresentado como impulsionador do “maior e mais diversificado” mercado de economia verde do país, e o conceito ESG, como parte da agenda de desenvolvimento para o crescimento sustentável. A comitiva também se reuniu com representantes da joint-venture holandesa Tec Tunnel, especializada no mercado internacional de túneis e líder no nicho de estruturas imersas. Íntegra para associados: Folha e A Tribuna de Santos.

O Globo: Governo espera investimentos de R$ 100 bilhões com contratos de concessão, diz Renan Filho

O ministro Renan Filho disse que o governo espera investimentos superiores a R$ 100 bilhões no curto prazo com a otimização de contratos de concessão. Entre os 14 contratos reformulados, estariam acordos envolvendo as rodovias Régis Bittencourt, Transbrasiliana e Fernão Dias. Os investimentos previstos, conta o ministro, seriam imediatos, uma vantagem em relação às concessões realizadas por meio de leilões, quando os investimentos acontecem de forma mais espaçada. O ministro também anunciou 35 novos leilões para os próximos anos. Íntegra para associados.

Correio Braziliense On-line: Rui Costa quer atrair novos players no PAC: “Investimento com equilíbrio fiscal”

O ministro Rui Costa garantiu que o governo fará os investimentos do Novo PAC, mas que isso não significa que o governo vai descuidar das contas públicas e da responsabilidade fiscal. Para o ministro, é prioridade fazer “um debate de forma transparente sobre a qualidade do gasto público”. Ele ainda apontou que é necessário ao governo medir a eficácia na aplicação dos recursos, sendo nas “obras do PAC ou de emendas parlamentares”, em recado ao presidente da Câmara, Arthur Lira, que reclama do veto do presidente Lula, na LOA, de R$ 5,6 bilhões destinados para emendas do Parlamento. Íntegra para associados.

Estadão e Valor On-line: Balança comercial brasileira tem superávit recorde para janeiro de US$ 6,5 bilhões

De acordo com dados da SECEX/MDIC divulgados ontem, o superávit de janeiro foi alcançado com exportações de US$ 27,016 bilhões (alta de 18,5%) e importações de US$ 20,49 bilhões (queda de 0,1%). Foi recorde para o mês na série histórica, iniciada em 1989, em saldo, exportação e corrente de comércio. Comparando-se este período com o de janeiro/2023, houve crescimento de 9,7% na corrente de comércio. Íntegra para associados: Estadão e Valor On-line.

Estadão On-line (The New York Times): Como os ataques no Mar Vermelho estão afetando as empresas em todo o mundo

Os preços do frete marítimo dispararam desde meados de dezembro, mais do que triplicando na rota Ásia-Europa e mais do que dobrando entre a Ásia e a Costa Leste dos Estados Unidos. Os analistas da Goldman Sachs avaliam que o impacto sobre os consumidores permaneça por enquanto limitado, porque o frete representa uma pequena parte do custo total de um produto. Eles estimam que as interrupções acrescentarão apenas um décimo de um ponto porcentual à taxa de inflação global este ano. Ainda assim, as mercadorias agora demoram mais para chegar e também podem afetar a produção na região. As empresas europeias serão as primeiras a sentir os impactos. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (impresso, p. A-8): Portos movimentaram 1,3 bi de toneladas em 2023, um recorde

De acordo com o “Desempenho Aquaviário 2023”, da Antaq, divulgado ontem, os portos brasileiros movimentaram 6,9% a mais de cargas na comparação com o ano anterior. As principais mercadorias movimentadas foram soja (+29%), milho (+18%), óleo bruto de petróleo (+9,4%), minério de ferro (+7,6%) e fertilizantes (+6,9%). Contêineres (-0,5%) e carga geral (-2,9%) apresentaram queda. Santos liderou o desempenho ao movimentar 9,7 milhões de toneladas a mais em relação a 2022, o que corresponde a uma alta de 7,7%, totalizando as 173,3 milhões de toneladas. Destaque também para Paranaguá, com aumento de 6,3 milhões de toneladas (+12,1%) e Itaguaí (RJ), com crescimento de 5,2 milhões/t (+10,2%). Íntegra para associados.

G1 Santos: Auditores fiscais suspendem o atendimento ao público e parte da liberação de cargas no Porto de Santos, SP

Os auditores-fiscais prosseguem com a paralisação no atendimento ao público e a restrição de liberação de cargas na Alfândega de Santos. Segundo a categoria, o governo federal segue descumprindo a regulamentação da Lei 13464/17, que prevê um acordo salarial com os profissionais. A medida gera consequências para a operação portuária da cidade, que pode ficar com até 50% das cargas acumuladas. Em nota, o Sopesp informou que, de acordo com as informações obtidas de alguns associados, não houve registros de operações que se desviassem do padrão esperado. Íntegra para associados.

Santa Portal: Tabletes de cocaína são apreendidos pela PF dentro de navio atracado no Porto de Santos

Ontem a Polícia Federal apreendeu 31 kg de cocaína oculta no interior de um navio que estava atracado no Porto de Santos e carregado com açúcar. A ação contou com o apoio da Guarda Portuária e de militares da Marinha do Brasil. O navio tinha como destino a Nigéria. Íntegra para associados.

NSC Total: Antaq confirma crescimento acima da média nacional nos portos de SC

Os dados divulgados ontem pela Antaq confirmaram o desempenho acima da média nacional dos portos de Santos Catarina. Eles registraram crescimento de movimentação de 11,4% em 2023, contra 6,86% de incremento no resultado do país, apesar de o Porto de Itajaí passar todo o 2023 sem receber contêineres e movimentando apenas carga-geral. O Porto de São Francisco do Sul teve o melhor desempenho no Estado, com 16,8 milhões de toneladas – o que coloca o terminal entre os 7 maiores do Brasil, subindo duas posições em relação a 2022. A Portonave, em Navegantes, e o Porto Itapoá também figuram em segundo e quarto lugar entre os maiores do país. Os dois portos privados movimentaram respetivamente, 1,3 milhões de TEU e 1,1 milhão de TEU. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Agência Porto: Porto de Paranaguá recebe novo meganavio de 366 metros, que tem escala única no Paraná

O Porto de Paranaguá recebeu ontem o meganavio MSC Elisa XIII, que fez uma escala única no Terminal de Contêineres. O navio vem dos Estados Unidos, faz atracação no Porto de Paranaguá, e segue para Singapura. Outro navio de mesmo porte já havia atracado cinco dias antes. Em 29 de janeiro foi a vez do MSC Natasha XIII. Íntegra para associados.

Guia Marítimo e A Tribuna de Santos (impresso, p. A-8): Norcoast inicia transporte de cargas pela costa brasileira

A Norcoast, joint venture fundada pela Hapag-Lloyd e Norsul para atuar no setor de navegação costeira no Brasil, iniciou ontem a sua operação de transporte de contêineres, tendo a Santos Brasil como parceira no Porto de Santos. O grupo aposta em um serviço de porta-a-porta, além de rotação semanal, navegando para Paranaguá, Suape, Pecém e Manaus. Íntegra para associados: Guia Marítimo e A Tribuna de Santos.

BE News (p. 5): APS anuncia diretor de Operações interino

O diretor de Infraestrutura da APS, Orlando de Almeida Razões Junior, assumiu interinamente a Diretoria de Operações da companhia, acumulando as duas diretorias até a indicação do novo nome pelo Mpor. Ele é funcionário de carreira da APS, atuante na empresa há 12 anos. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Agronegócio verifica alta de 153% no frete marítimo em 1 ano

Segundo o boletim da CNA, o frete marítimo cresceu 153% entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024. Em dezembro de 2023, o preço médio do frete de um contêiner de 40 pés fechou em US$ 1.346,20. Já em janeiro de 2024, o valor está em US$ 3.411. Os conflitos no Oriente Médio foram o principal catalisador dessa alta. O cenário causa a restrição na oferta de navios graneleiros, pois as rotas mais longas devem demandar esses navios por mais tempo. Além do desaquecimento nas compras internacionais de produtos cárneos e frutas, por exemplo, que demandam contêineres refrigerados, que já tendem a ter seus custos mais elevados. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco