Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

08/04/2025

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico: Fundos de Norte e Nordeste “driblam” regra fiscal e aceleram obras do PAC

O governo federal decidiu intensificar o uso dos fundos de desenvolvimento do Norte e do Nordeste para apoiar obras do PAC. Em março, um leilão de cotas do antigo Fundo de Investimentos do Nordeste (Finor), que está em processo de extinção, resultou em R$ 816 milhões que serão aportados na Ferrovia Transnordestina. Esse valor, no entanto, é insuficiente para construir os 1.200 km que faltam para chegar ao porto de Pecém. São necessários R$ 7,8 bilhões. Também em março, foi destravado o uso de R$ 21 bilhões do superávit financeiro do Fundo Social, no qual são depositados os recursos decorrentes da exploração de petróleo no pré-sal. Além disso, deve ser aprovado aporte de US$ 500 milhões do Banco do Brics para projetos de energias renováveis, logística e armazenagem, e estão sendo feitos acertos com o BID sobre uma agenda de hidrovias para a Amazônia. Íntegra para associados.

Folha: Caminhões movidos a gás natural começam a operar no porto de Santos

A Santos Brasil, que opera no Tecon Santos, investiu R$ 40 milhões na compra de 35 caminhões Scania movidos a gás natural. O veículo carrega oito cilindros de GNC e tem 78 toneladas de capacidade máxima de tração. De acordo com a Santos Brasil, essa opção reduz em cerca de 20% as emissões de CO2 quando comparado a um modelo equivalente movido a diesel. O abastecimento pode ser feito com gás de origem renovável, como o biometano. A iniciativa faz parte do plano de transição climática da empresa de reduzir em 70% as emissões diretas de gases de efeito estufa e em 30% as emissões indiretas até 2040. Outros 140 caminhões a diesel em operação deverão ser substituídos por opções menos poluentes. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Indústria brasileira sobe para 25ª em ranking global

O Brasil ficou na 25ª posição em ranking de desempenho da indústria de transformação em 2024, na comparação mundial, o melhor lugar pelo menos desde 2019. Antes disso, a melhor posição tinha sido em 2020 (43ª), ainda que em ano de queda generalizada do setor. Os dados são de um estudo do Iedi com base em informações da Unido/ONU. Eles mostram a desaceleração do ritmo da indústria brasileira no fim de 2024, o que não traz bons indícios para 2025. A projeção mediana do mercado é de alta de 1,6% da produção industrial em 2025. A desaceleração do fluxo de comércio e da economia mundial é o temor mais claro dessa insegurança. Os primeiros lugares na classificação de 2024 são de países com alta de dois dígitos de sua produção, como Macau (35,7%) e Taiwan (12,3%). Íntegra para associados.

Estadão: Recessão à vista? Entenda como o ‘tarifaço’ de Trump afeta o mundo e quais os efeitos para o Brasil

Na leitura dos analistas, o choque tarifário anunciado pelo presidente Donald Trump aumenta o risco de a economia norte-americana enfrentar uma recessão, afetando o desempenho econômico de todo o mundo. A guerra comercial detonada por Trump em seu primeiro mandato ajuda a dimensionar qual pode ser o tamanho do atual choque tarifário para a economia global e o Brasil. De 2018 a 2019, as tarifas impostas por Trump levaram o PIB global a desacelerar de 3,6% para 2,9% de 2018 para 2019, segundo a Tendências Consultoria. Isso tirou 0,2 ponto de porcentagem do PIB brasileiro. Se essa magnitude de redução do PIB se repetir agora, o crescimento econômico global deve cair dos 3,2% para algo próximo de 2,5%. Para a economia brasileira, por ora, estima-se um avanço do PIB próximo de 2% em 2025, porque a tarifas de Trump devem prejudicar mais a indústria, mas podem, eventualmente, beneficiar o agronegócio se o Brasil reforçar os seus laços com a China ou se aproximar de outros países. Íntegra para associados. 

O Globo (AFP): Panamá diz que empresa chinesa descumpriu contrato para operar portos no Canal

A subsidiária da Hutchison Holdings teria descumprido o contrato que lhe permite operar dois portos no Canal do Panamá, segundo uma auditoria divulgada ontem, após as ameaças do presidente Donald Trump sobre o controle da via. Entre outras irregularidades, o Panamá não recebeu da companhia US$ 1,2 bilhão por suas operações nos portos de Balboa e Cristóbal. Além disso, a empresa se beneficiou de “muitas isenções fiscais” e houve irregularidades em uma auditoria prévia para justificar a renovação do contrato. O anúncio foi feito horas antes da chegada ao Panamá do chefe do Pentágono, Pete Hegseth, em meio a acusações dos Estados Unidos de uma suposta interferência da China no Canal. Íntegra para associados.

Portal Exame (Agência O Globo): França apreende R$ 238 milhões em cocaína vinda do Brasil; 5 pessoas foram presas

Ao menos cinco pessoas foram presas na França após a apreensão no mar de 630 kg de cocaína originária do Brasil, anunciou ontem o Ministério Público de Rennes. Elas tinham sido transportadas em um navio cargueiro de bandeira liberiana desde o Porto de Paranaguá. A droga apreendida representa um valor de revenda de 37 milhões de euros. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (impresso, p. A-10), Diário do Litoral e Jornal da Orla (p. 9): Praia Grande planeja definir áreas para expansão do Porto de Santos

Em reunião com o presidente da APS, Anderson Pomini, o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, defendeu a entrada da cidade na Poligonal do Porto de Santos. “Temos ferrovia e o Porto de Santos passa muito perto, a menos de 500 metros de Praia Grande. Então, você pode expandir a atividade de retroporto”. Disse ainda que a medida poderá ampliar a atividade de carga transportada por hidrovia. Para Pomini, Praia Grande por ora não está nos planos da APS. “Pensando num futuro próximo, vemos a importância de conhecermos os projetos para que o Porto possa crescer utilizando o modal hidroviário, para que algumas retroáreas possam ser incluídas na Poligonal”. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos (impresso, p. A-10), Diário do Litoral e Jornal da Orla (p. 9).

G1 Santos: Guarujá cria comissão para monitorar obras do Túnel Santos-Guarujá

A Prefeitura de Guarujá vai contar com uma comissão para monitorar as obras do Túnel Santos–Guarujá. A comissão será coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário e está alinhada ao edital de concorrência internacional nº 01/2025, que trata da concessão patrocinada dos serviços de construção, operação e manutenção do sistema de interligação entre os dois municípios. O grupo será formado por representantes de sete secretarias municipais. Íntegra para associados.

Santa Portal: Exportadores de frutas espanhóis elogiam estrutura de terminal do Porto de Santos

Uma comissão de 15 dos maiores exportadores de frutas da região da Extremadura, na Espanha, visitou a Transbrasa para conhecer a estrutura e o padrão de logística e armazenagem de contêineres reefer no terminal da empresa no Porto de Santos. Eles também receberam explicações sobre os procedimentos alfandegários e de inspeção sanitária dos contêineres que chegam ao Brasil. O CEO Bayard Umbuzeiro Neto destacou a importância da chancela da Associação dos Fruticultores da Extremadura (Afruex) aos processos logísticos e de armazenagem oferecidos pela Transbrasa. Íntegra para associados.

A Gazeta (ES) e Guia Marítimo: Porto do ES terá um dos maiores terminais de contêineres da América Latina

O Porto Central firmou contrato para viabilizar um terminal de contêineres com capacidade para ser um dos maiores da América Latina. O projeto será desenvolvido a partir da assinatura de um Memorando de Entendimento com a Praxys, consultoria especializada em negócios e transações financeiras. Localizado em Presidente Kennedy, no litoral Sul do Espírito Santo, o terminal contará com profundidade de acesso de 18 metros na primeira fase e 20 metros na segunda fase. O início das operações está programado para dezembro de 2027 e a operação em 2030. Íntegra para associados: A Gazeta (ES) e Guia Marítimo.

A Notícia Digital e Portos e Navios: Do campo ao Itaqui, do Maranhão para o mundo: Porto do Itaqui celebra 10 anos de operação do Tegram com recordes históricos

O Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) chega a 10 anos de operação em 2025 com recordes impressionantes e impacto direto na logística agrícola do Brasil. Desde 2015, o terminal movimentou 84,3 milhões de toneladas de soja, milho e farelo de soja, ampliando significativamente a capacidade de escoamento da produção da região do Arco Norte. Fruto da parceria entre as empresas Viterra, TCN, ALZ e CLI, o Tegram transformou o Porto do Itaqui em um importante ponto de saída de grãos do país. A administração do terminal destacou que a estrutura do porto, com píeres profundos e planos de expansão, tem contribuído para o aumento da eficiência nas operações, enquanto a iniciativa privada avança com tecnologias e processos que fortalecem a dinâmica das operações portuárias e impulsionam um ambiente de negócios mais competitivo e integrado. Íntegra para associados: A Notícia Digital e Portos e Navios.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: APS publica edital para revisão ambiental de projeto viário na margem esquerda

A APS publicou ontem o edital da licitação para contratação de serviços especializados para revisão e complementação do Estudo Ambiental (EA) e do Plano Básico Ambiental (PBA) da segunda fase da Avenida Perimetral da Margem Esquerda do Porto de Santos. A medida busca ampliar a capacidade do sistema viário e melhorar a fluidez no tráfego de cargas no porto. A segunda fase da Perimetral inclui aproximadamente sete quilômetros de novas vias, dois quilômetros de viadutos e conexões com o futuro Túnel Santos-Guarujá e o novo aeroporto da cidade. Íntegra para associados.

Portal BE News: Novo terminal de GLP no Complexo do Pecém recebe sinal verde do Cade

A SG/Cade aprovou sem restrições a criação de uma joint venture entre a Ultragaz e a Supergasbras para construção, desenvolvimento e operação de um novo terminal portuário de movimentação e armazenagem de gás liquefeito de petróleo (GLP) no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. O projeto terá investimentos estimados em R$ 1,1 bilhão. O terminal terá capacidade para armazenar até 61.900 toneladas ou 123.800 m³ de GLP, e a conclusão das obras está prevista para 2028. Íntegra para associados.

Portal BE News: Renan Filho projeta 80% da malha federal em bom estado até dezembro

O ministro Renan Filhoanunciou a meta de elevar para 80% o percentual da malha rodoviária federal em boas condições até o fim de 2025. Atualmente, segundo o ministro, 75% da malha está em bom estado. Há dois anos, esse índice era de 52%. Entre as ações prioritárias para 2025 estão a conclusão de pontes, recuperação de trechos críticos, aplicação de asfalto em rodovias que estavam sem manutenção há anos, novas concessões rodoviárias à iniciativa privada e a construção de estradas. Íntegra para associados.

Jornal Portuário: Ministério de Portos e Aeroportos participa de encontro internacional sobre desenvolvimento sustentável

O MPor participou, na última semana, do 8º Fórum dos Países da América Latina e do Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável, promovido pela Cepal, em Santiago do Chile. O evento reuniu autoridades e lideranças regionais para discutir os avanços e desafios na implementação da Agenda 2030 da ONU. Entre os temas mais debatidos, o ODS 14 – que trata da conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos – teve papel de destaque, dada sua relação direta com a atuação do MPor. Íntegra para associados.

Agência Porto: Audiência pública sobre a concessão da Hidrovia do Rio Paraguai acontece nesta quinta-feira (10)

A segunda audiência pública para discutir a modelagem para a concessão da Hidrovia do Rio Paraguai acontecerá nesta quinta-feira (10), a partir das 9h, em Corumbá. A primeira audiência foi no dia 6 de fevereiro, na ANTAQ, em Brasília. A Hidrovia do Rio Paraguai compreende o trecho entre Corumbá (MS) e a Foz do Rio Apa, em Porto Murtinho (MS), e o leito do Canal do Tamengo, em Corumbá. A extensão total do projeto é de 600 km. A sessão será transmitida pelo canal da ANTAQ no Youtube. Íntegra para associados.

Logweb: Estudo inédito da Bain & Company revela que Brasil gasta mais de US$ 2 bilhões ao ano com ineficiências portuárias no transporte marítimo de carga

Um estudo da Bain & Company identificou que o Brasil gastou aproximadamente US$ 2,3 bilhões com custos de demurrage em 2024. No total, os bens movimentados nos portos brasileiros alcançaram 1,30 bilhão de toneladas em 2023 e 1,32 bilhão em 2024, com taxa de crescimento anual composto de mais 4% desde 2020. Com previsão de aumento de 8% na atividade portuária e variações nos preços das embarcações, a Bain & Company aponta que, apesar das recentes melhorias na infraestrutura e eficiência dos portos no Brasil, ainda assim se faz necessária uma gestão ativa de demurrage como elemento crítico das estratégias operacionais para assegurar melhores resultados. Íntegra para associados.

Modais em Foco e Portos e Navios: Tarifas dos EUA fazem cair demanda por transporte de contêineres

Imediatamente após o anúncio das “tarifas recíprocas” dos EUA, as companhias marítimas e despachantes de carga globais tiveram uma queda nos preços de suas ações: a Maersk caiu 10%, a Hapag-Lloyd 9%, a ZIM 16,4%, a Kuehne & Nagel 8,5% e a DSV 5,3%. O analista da indústria marítima Lars Jensen espera que o anúncio da semana passada tenha um impacto imediato: “A demanda provavelmente cairá temporariamente na próxima semana, à medida que os importadores avaliam a situação, especialmente para produtos de alguns dos países afetados pelas tarifas mais altas, como China, Vietnã, Tailândia, Taiwan, Indonésia, Camboja, Coreia do Sul e Índia.” A Drewry alerta que o alto e desigual nível tarifário deverá acarretar efeitos profundos no comércio internacional, forçando transportadores e empresas globais de contêineres a reavaliar mercados, cadeias de suprimentos, estratégias de sourcing e decisões logísticas. Íntegra para associados: Modais em Foco e Portos e Navios.

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