Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Correio Braziliense On-line (Agência Estado) e CNN Brasil: Bolsonaro amplia de 3 para 5 número de diretores da Antaq
Por meio de medida provisória publicada no DOU desta terça-feira (7), o presidente Bolsonaro determinou que a Antaq agora terá um diretor-geral e quatro diretores. Antes, a diretoria colegiada do órgão era formada por um diretor-geral e dois diretores. Para implementar a mudança, a MP transforma 70 funções gratificadas FG1, 80 FG2 e 47 FG3 em dois novos cargos comissionados de direção e de gerência executiva e em seis outros cargos de assessores para apoiar as duas novas diretorias. Íntegra para associados: Correio e CNN.
Valor On-line: Fiscais agropecuários farão greve de dois dias na semana que vem
Em assembleia do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, a categoria decidiu ontem (7/6) paralisar suas atividades na terça e na quarta-feira da semana que vem para protestar contra o projeto de lei 1.293/2021, que regulamenta a autofiscalização do setor produtivo. A greve de alerta deve afetar a liberação de cargas de origem animal e vegetal e as de insumos agrícolas e pecuários em portos e aeroportos brasileiros. Ela também comprometerá a fiscalização de abates em frigoríficos. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (p. a-8): Brasil terá painel inédito na TOC Europe
O encontro, que reúne milhares de profissionais para debates e seminários, acontecerá entre os dias 14 e 16 de junho em Roterdã, na Holanda. Serão mais de 60 países representados. O espaço exclusivo para participação dos brasileiros é uma iniciativa do Grupo Tribuna. O painel Brasil será realizado no dia 15, no complexo de eventos Roterdã Ahooy. O tema central será a privatização dos portos brasileiros, o desafio e as oportunidades. Participarão o CEO da BTP, Ricardo Arten, o diretor do Departamento de Gestão e Modernização Portuária da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Otto Burlier, e o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery. Íntegra para associados.
G1 Santos, A Tribuna de Santos e Santa Portal: Quatro pessoas são presas durante operação da PF contra o tráfico internacional de drogas no Porto de Santos, SP
A Polícia Federal prendeu quatro pessoas durante a ‘Operação Portão’, realizada na manhã desta terça-feira (7/6), em combate ao tráfico internacional de drogas no Porto de Santos. Os agentes também cumpriram mandados e busca e apreensão. A finalidade da operação foi aprofundar as investigações sobre a prática do crime de tráfico internacional de drogas no Porto. O crime que deu origem à investigação ocorreu através da contaminação de um contêiner que teria destino final a República Portuguesa com transbordo no Porto de Roterdã, na Holanda. Íntegra para associados: G1 Santos, A Tribuna e Santa Portal.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Navios podem esperar até 30 dias para desembarque de fertilizantes em Paranaguá
A guerra entre Rússia e Ucrânia desencadeou muita especulação e correria no agronegócio, relacionadas a um possível desabastecimento de fertilizantes para o mercado agrícola nacional. Em ritmo lento, as compras antecipadas chegaram em um volume acima do esperado, causando um entrave no principal portão de entrada desses produtos no país: o Porto de Paranaguá. Cerca 670 mil toneladas desses insumos agrícolas estavam à espera do desembarque, até segunda-feira (6). Estoques em armazéns privados estão no limite da capacidade, girando em aproximadamente 3,5 milhões de toneladas. Íntegra para associados.
Jornal Portuário: Prefeitura de Santos debate desestatização do porto com operadores e trabalhadores
Com o objetivo de defender a manutenção de um espaço para o funcionamento do cais público na Cidade e discutir os impactos da desestatização do Porto pretendida pelo Governo Federal, o prefeito Rogério Santos recebeu, no Paço Municipal, na tarde da última quinta-feira (2), os representantes das empresas operadoras e dos principais sindicatos de trabalhadores portuários. Durante o encontro foram discutidas estratégias para negociação com o Governo Federal, visando principalmente a manutenção dos empregos e de um espaço adequado para a viabilidade das empresas operadoras do cais público e dos trabalhadores avulsos que estariam em risco com o processo de desestatização. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022