Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

08/07/2021

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Folha On-line, Valor Econômico (editorial) e Portal Veja On-line: Governo licita nesta quinta concessão ‘transitória’ para rota da soja na Amazônia

Com expectativa de participação de empresas de menor porte, o governo licita hoje a concessão de mil km das rodovias BR-163 e BR-230, que ligam o Mato Grosso a portos no Pará. Prevê investimentos de R$ 1,87 bilhão, principalmente na construção de acostamentos e acessos a terminais graneleiros. O prazo de concessão é de apenas dez anos, já que a expectativa é que o fluxo de cargas caia com o início das operações da Ferrogrão. Diante da escassez de recursos públicos, é preciso atrair o capital privado. Mas isso exige contar com segurança jurídica, confiança na independência dos órgãos reguladores, marcos legais atualizados, mecanismos de financiamentos azeitados e ambiente político-institucional favorável. Íntegra para associados: Folha, Valor e Veja.

Valor Econômico: Senado aprova presidente do Cade e indicados ao TST, STM, agências reguladoras e embaixadas

O Senado aprovou ontem, com 48 votos favoráveis e um contrário, o nome de Flávia Morais Lopes Takafashi para a diretoria da Antaq. Alexandre Cordeiro Macedo também foi aprovado para o posto de presidente do Cade e Guilherme Theo da Rocha Sampaio para o cargo de diretor da ANTT. Íntegra para associados.

Folha e O Globo On-line: Por caminhoneiros, Bolsonaro diz pressionar Paulo Guedes por R$ 5 bilhões para obras de Tarcísio

“Eu estou em cima do Paulo Guedes para arranjar, a pedido do Tarcísio, por volta de R$ 5 bilhões, que é muito pouco perto do total do Orçamento, para a gente fazer a manutenção da malha federal pelo Brasil”, afirmou o presidente em entrevista à Rádio Guaíba (RS). “É menos peça de reposição, menos pneu estourado, mais agilidade no transporte da carga e todo mundo ganha com isso”. Íntegra para associados: Folha e O Globo.

Estadão On-line: Navio Ever Given deixa o Canal de Suez mais de três meses após encalhe

O porta-contêineres recebeu ontem permissão para sair do Great Bitter Lake, onde estava ancorado. A liberação veio após os proprietários e seguradoras chegarem a um acordo com a Autoridade do Canal de Suez, que tinha pedido, inicialmente, US$ 916 milhões para cobrir os custos, mas reduziu para US$ 550 milhões. A mídia egípcia informou que o pacote de compensação também incluiria um novo rebocador. Íntegra para associados.

Valor On-line (Associated Press): Incêndio em navio de carga causa explosão em Dubai

Um cargueiro ancorado no porto de Dubai pegou fogo na noite de ontem, causando uma explosão que abalou edifícios no centro comercial dos Emirados Árabes Unidos. Uma equipe de bombeiros estava trabalhando para extingui-lo. Nas mídias sociais choveram vídeos gravados de celulares que mostrando uma enorme bola de fogo iluminando a noite. Íntegra para associados.

Folha On-line e Valor On-line: Câmara aprova projeto que cria debênture de infraestrutura

O projeto de lei aprovado ontem muda o marco das debêntures incentivadas para dispor sobre a emissão de títulos de dívida por empresas que atuam no setor de infraestrutura. Os recursos captados por essas emissões serão destinados à implementação de projetos de investimento em infraestrutura ou de produção econômica intensiva em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Íntegra para associados: Folha e Valor.

Valor Econômico: Unctad vê Brasil mais dependente de commodities

Relatório da Unctad/ONU a ser divulgado em setembro atesta que o Brasil se tornou claramente mais dependente das exportações de commodities. As exportações desses produtos pelo país representavam 56,5% do total das exportações em 2008-2009. Dez anos depois, a fatia subiu para 66,6%. Em outro estudo da Unctad divulgado ontem o Brasil não aparece ainda com essa qualificação. A Argentina sim, com cerca de 70% da receita das exportações em commodities. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Imprensa News Sul: Movimentação de cargas alcança melhor 1º semestre dos últimos 10 anos no Porto de Imbituba

De janeiro a junho de 2021, o Porto de Imbituba registrou 2,9 milhões de toneladas movimentadas, um crescimento de 11,5% em relação ao mesmo período do ano passado. As importações lideraram, seguidas das exportações, do transporte de cabotagem (dentro do país) e do transbordo de mercadorias entre navios. Granéis minerais representaram 50% do total movimentado, com destaque para o coque e a hulha. Íntegra para associados.

A Gazeta On-line (ES): Governo dá autorização final e Imetame inicia obras de porto no ES

Em cerimônia ontem com o ministro Tarcísio de Freitas, foi assinado o aditivo do contrato que autoriza o TUP em Aracruz a movimentar diversos tipos de carga, ampliando o escopo de operações de modo a atender a diferentes tipos de carga, como contêineres, carga geral e grãos. Segundo a empresa, as obras devem durar três anos. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (p. b-6): Operadora inicia projeto de expansão

A Bandeirantes-Deicmar investiu mais de R$ 20 milhões em equipamentos. Segundo a empresa, a recuperação econômica iniciada no quarto trimestre do ano passado foi o maior incentivo para a ampliação de seu Clia no Porto de Santos. Além da renovação da frota de caminhões, adquiriu empilhadeiras de maior porte destinadas a uma operação mais ágil, segura, ambientalmente adequada e com maior autonomia. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: Dificuldades de integração e custos logísticos afetam competitividade, avaliam agentes

Durante o evento Sudeste Export ontem, foram discutidos os problemas de infraestrutura enfrentados pelas empresas que impactam diretamente a produtividade e os prazos de entrega. A superintendente de logística da Suzano, Patricia Lascosque, disse que para se tornar competitiva internacionalmente a empresa precisou investir em vários ativos logísticos e de navegação para escoar a produção. A maior parte das instalações da Suzano está distante dos portos do Sudeste. A empresa utiliza transporte terrestre para chegar ao Porto de Santos, com custos elevados. Íntegra para associados.

Portal Logística e Negócios: Docas do Rio destaca melhorias e oportunidades nos portos durante o fórum Sudeste Export

Como parte da programação do Fórum Sudeste Export 2021, realizado ontem e terça-feira, a diretoria da CDRJ recebeu autoridades e executivos em visita programada ao Porto do Rio de Janeiro. “Registramos redução de R$1,4 bilhão no passivo, integramos o faturamento dos quatro portos, que cresceu 48,5% no primeiro quadrimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, negociamos dívidas históricas e colocamos em prática um plano de redução de despesas que incluiu o Plano de Demissão Voluntária (PDV) e a contratação de uma consultoria tributária’, detalhou o presidente da companhia, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Antaq apresenta estudo sobre a regulação de taxas e sobretaxas do transporte marítimo

A agência realizou um webinário ontem com o tema “Experiência Internacional na Regulação de Taxas e Sobretaxas do Transporte Marítimo de Contêineres” para apresentar um comparativo dos  valores de THC dos terminais de contêineres no Brasil e no mundo, com a experiência internacional na regulação da sobrestadia. De acordo com o estudo, as normativas em vigor carecem de mecanismos que garantam a sua aplicação. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco