Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

08/08/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

CNN Brasil (Estadão Conteúdo): BNDES marca audiência pública virtual sobre privatização do Porto de Santos

A audiência pública marcada pelo BNDES para discutir a desestatização do Porto de Santos será no dia 22 de agosto, às 9h30, em formato virtual. Íntegra para associados.

CNN Brasil e Santa Portal: Anvisa impede navio de atracar em Santos por suspeita de varíola dos macacos na tripulação

A Anvisa impediu que o navio MV Captain John P atracasse no Porto de Santos por suspeita de casos de varíola dos macacos entre os tripulantes. Afirmou que o navio registrou três casos suspeitos da doença entre os 22 tripulantes, e as pessoas com sintomas receberam autorização para desembarcar, sendo encaminhados a um hospital particular. A proibição foi repassada a SPA na quinta-feira (4). A SPA acrescentou que seguirá as orientações da autoridade sanitária em relação à prevenção do contágio. Íntegra para associados: CNN e Santa Portal.

Folha On-line: Justiça nega pedido de vizinhos e mantém leilão do aeroporto de Congonhas

O juiz substituto Caio José Bovino Greggio, da 12ª Vara Cível Federal de São Paulo, negou, na sexta-feira (5), o pedido para a retirada de Congonhas do leilão de concessão de 15 aeroportos, previsto para o próximo dia 18. Os vizinhos do aeroporto, que entraram com a ação, pediam que fosse incluído no contrato que a futura concessionária tivesse responsabilidades por impactos ambientais e de trânsito provocados pelo aumento na movimentação de pousos e decolagens em Congonhas. A Anac por sua vez sustentou a lisura do edital e afirmou que eventual incremento nas atividades do aeroporto dependerá do cumprimento das normas de segurança e ambientais. Íntegra para associados.

Estadão On-line: Brasil negocia primeiro embarque de milho para a China

Fontes do governo afirmam que a China poderá concordar com a antecipação dos embarques da safra de milho ainda neste ano, abrindo mão do monitoramento de eventuais pragas que possam ter acometido as lavouras do cereal, em virtude da sua necessidade de suprimento. Para tanto, o Brasil precisa atender os requisitos de ordem técnica, que estão sendo analisados pela Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA. As empresas brasileiras têm até o dia 19 para manifestar interesse em exportar o cereal para a China junto ao ministério, que fará a avaliação das unidades e então concederá a habilitação. Íntegra para associados.

CNN Brasil e Estadão On-line: Mais quatro navios de grãos deixam portos da Ucrânia neste domingo (7)

Quatro navios transportando mais de 160.000 toneladas de milho e outros alimentos partiram de portos da Ucrânia pelo corredor do Mar Negro no domingo (7), como parte do acordo para desbloquear as exportações marítimas do país. A retomada das exportações de grãos está sendo supervisionada por um Centro de Coordenação Conjunta (JCC) em Istambul, onde trabalham funcionários russos, ucranianos, turcos e da ONU. Quatro outros navios já tinham partiram na semana passada com 80.000 toneladas de produtos para serem entregues ao Reino Unido, Irlanda, Turquia e Líbano. Íntegra para associados: CNN e Estadão.

Imprensa regional:

G1 (Pará): Porto de Belém realiza o primeiro embarque do Brasil de toras de madeira certificadas em navio ‘break bulk’

No dia 9 de julho, o navio break bulk M/V Liberator deixou o Porto de Belém com o primeiro embarque de 15.200 toneladas de toras de teca certificadas em navio desse tipo no Brasil. O navio deverá descarregar 40 mil toras, que encheriam 580 contêineres, amanhã no porto de Kandla. O modelo de carga fracionada foi a alternativa encontrada pelo porto paraense para superar a limitação de calado e a entrada dos grandes navios cargueiros, como também a crise dos contêineres acentuada pela pandemia. Com o primeiro embarque “break bulk” de madeira teca, o porto teve aumento de 34,5% de toneladas de madeiras certificadas exportadas. Íntegra para associados.

NSC Total (Coluna da especialista em economia, Estela Benetti): Impasse no Porto de Itajaí gera insegurança até para importação da BMW

Operadores de comércio exterior foram surpreendidos com a decisão da prefeitura de Itajaí, por meio da Superintendência do Porto de Itajaí, de lançar edital para buscar novos operadores temporários para a área arrendada pela APM Terminals e para a área pública. Alegam que a medida colocará em risco a movimentação do porto, afetando contêineres e carga geral, incluindo a importação de automóveis da BMW. O problema começou porque a prefeitura e a APM Terminals ainda não chegaram a um acordo sobre a prorrogação do contrato de concessão do tecon, que termina em dezembro. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Presidente da MRS destaca investimentos nos acessos ferroviários da Baixada Santista

Como contrapartida à renovação antecipada da concessão da malha ferroviária operada pela MRS, que agora vai até 2056, o plano de investimentos da empresa prevê um desembolso de R$ 11 bilhões em obras e aquisição de ativos. O presidente da MRS, Guilherme Segalla de Mello, explica que o Plano de Investimentos foi construído em conjunto com o Minfra e a ANTT e é baseado em três pilares: expansão de capacidade e atendimento aos parâmetros de desempenho, investimentos estruturantes de interesse público e obras para minimizar os conflitos urbanos. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Informativo dos Portos: Porto de Imbituba amplia portfólio de cargas e passa a operar ferro-gusa

O Porto de Imbituba recebeu na semana passada o seu primeiro embarque de ferro-gusa. Foram exportadas 57 mil toneladas com destino ao Porto de Nova Orleans. A matéria-prima ficou armazenada no Terminal de Granéis Minerais, arrendado pelo Consórcio Sul Minas. A operação ficou a cargo da operadora portuária Granéis Imbituba e o navio Centurion foi agenciado pela Orion. Já estão previstas mais quatro exportações da carga a partir de Imbituba. Íntegra para associados.

Agência Porto: ANTAQ prorroga entrada em vigor de três resoluções sobre navegação interior

A ANTAQ prorrogou a entrada em vigor das Resoluções nºs 80, 81 e 82/2022 para 1º de novembro, com efeitos retroativos a partir de 1º de agosto. Os atos normativos estão relacionados a outorgas, direitos e deveres dos passageiros, além de determinações acerca do transporte privado. Íntegra para associados.

BE News (p. 5): Plano de desestatização do Porto de Santos será enviado ao TCU neste mês

Segundo o ministro Marcelo Sampaio, o processo de desestatização do Porto de Santos será encaminhado ao TCU até o dia 30 de agosto e o leilão está previsto para dezembro deste ano. O ministro marcou presença no encerramento do Santos Export, na quinta-feira (4), no Sofitel Guarujá Jequimar. O secretário Mario Povia explicou que alguns ajustes no modelo de privatização do controle acionário da SPA ainda estão sendo analisados, como a expansão do prazo de concessão, inicialmente estipulado em 35 anos, e a definição do limite de participação de operadores e terminais arrendatários em consórcio para concorrer à licitação. Em relação ao túnel imerso Santos-Guarujá e à Usina Hidrelétrica de Itatinga, Povia afirmou que os ajustes já foram concluídos. Na sexta-feira (5), ainda em visita ao Porto de Santos, o ministro Marcelo Sampaio se reuniu com equipes da Antaq, EPL, SNPTA, Cade e TCU para discutir sobre os trâmites da desestatização e também a licitação do terminal STS 10. Íntegra para associados: BE News 1 e BE News 2.

Portos e Navios e BE News (p. 6): Operadores esperam revisão do limite de participação em leilão desestatização

Também durante o Santos Export, na quinta-feira (4), o diretor-presidente da DP World Santos, Fabio Siccherino, disse que a atual configuração com 60% de participação no consórcio na mão de investidores financeiros representa um risco ‘brutal’ para o processo. Defende que a liderança deve ser de quem administra as operações, sabe das reais necessidades do dia a dia e pensa o porto no longo prazo. “Quem garante que esse fundo terá esse pensamento de longo prazo e não tomará decisão exclusivamente financeira para antecipar retorno sobre capital investido?” O diretor-presidente da Santos Brasil, Antonio Carlos Sepúlveda, também considera importante para os operadores poderem participar do bloco de controle, ao contrário do edital publicado. “Seria muito ruim esses terminais serem excluídos desse certame pelo pecado de movimentar 4%-5% do Porto de Santos. Esse grupo de empresas que está aqui tem mais a dar do que um grupo estrangeiro. O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, disse que as análises sobre a restrição à participação de operadores na concessão no leilão também estão nos ajustes finais. O secretário Mário Povia disse que a participação de operadores na futura concessionária é uma discussão positiva. “Não vejo grandes problemas com relação a isso, mas contamos com expertise do BNDES, que trabalha nisto”. Íntegra para associados: Portos e Navios e BE News.

Portos e Navios: Santos Brasil sugere alguma instância de decisão para CAPs

O diretor-presidente da Santos Brasil, Antonio Carlos Sepúlveda, sugeriu ainda a inclusão de instrumentos na modelagem de desestatização para que os CAPs tenham alguma instância de decisão, permitindo uma interação equilibrada nas discussões envolvendo os principais atores do porto organizado. Lembrou que, antes da Lei 12.815, o PDZ, por exemplo, precisava ser aprovado no CAP e, nos últimos 10 anos, passou a ser aprovado pelo poder concedente, a quilômetros de distância dos problemas da carga e dos operadores. Sugeriu que o CAP tenha poder de veto, de indicação ou de questionamento. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco