Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

08/11/2021

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor On-line: Fim dos problemas nas cadeias globais de abastecimento ainda está distante

Especialistas afirmam que a natureza interconectada das cadeias de abastecimento significa que não há uma solução rápida para a retomada do fluxo constante de mercadorias na economia mundial e executivos comentam que os resultados trimestrais mais recentes empurram a retomada para 2022 e até mesmo além. Problemas como congestionamentos em portos, dificuldade de se conseguir motoristas de caminhões, lentidão nas entregas dos fornecedores e aumento dos custos das matérias-primas e componentes como semicondutores estão afetando a economia como um todo. Íntegra para associados.

O Globo On-line: Governo reduz em 10% tarifas de importação até fim de 2022. Guedes diz que medida alivia inflação

O governo brasileiro decidiu reduzir em 10% as alíquotas de importação de 87% dos itens tributados com esse imposto. . O ministro Paulo Guedes alegou que a abertura do mercado para esses produtos é importante em um momento de pandemia e que o corte unilateral vai abrir caminho para um choque de oferta para moderar a inflação. As alíquotas serão reduzidas, temporariamente, em caráter excepcional, até 31/12/2022.  O impacto fiscal da redução é de R$ 3 bilhões. Íntegra para associados.

Valor On-line, G1 (AL) e Informativo dos Portos: Leilão de Portos: Empat e consórcio Intersal levam os terminais portuários em Maceió e no RN

A Empat levou o terminal de açúcar em Maceió com uma oferta de R$ 15 mil de outorga pelo ativo. A companhia, que reúne 15 usinas de açúcar em sua composição acionária, é a mesma que já cuida do terminal desde 1992. Ao todo, estão previstos investimentos de R$ 55,7 milhões, ao longo dos 25 anos de contrato. Já o consórcio Intersal, formado por Intermarítima e Salinor, foi o ganhador do Terminal Salineiro de Areia Branca, no Rio Grande do Norte, com lance de R$ 100 mil de outorga. A empresa também foi a única concorrente. O contrato, de 25 anos, prevê investimentos de R$ 165 milhões. A plataforma hoje é operada pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte e é responsável pelo escoamento do sal marinho no Estado, principal produtor do país. Íntegra para associados: Valor, G1 e Informativo dos Portos.

Imprensa regional:

G1 (PR): Cerca de 800 kg de cocaína são apreendidos em contêineres no Porto de Paranaguá

A droga, apreendida no sábado (6), tinha como destino os portos de Antuérpia e Algeciras, e seria enviada sem o conhecimento do exportador. Foi encontrada com a ajuda de cães farejadores em cargas de compensados de madeira. Neste ano, a RF realizou 22 apreensões de cocaína no Porto de Paranaguá, totalizando 4,3 toneladas. Íntegra para associados.

Santa Portal: Especialistas defendem que o OGMO é imprescindível na gestão da mão de obra avulsa

Durante o III Congresso de Direito Marítimo e Portuário, realizado na semana passada em Santos, especialistas do Ministério Público do Trabalho defenderam que o OGMO favorece a profissionalização do trabalhador portuário e igualdade de acesso. O presidente da FENOP, Sérgio Aquino, concorda de que a legislação é acertada. ‘Temos oposição a isso, respeitamos, mas contestamos. A decisão se aplica na questão da reconvenção no que diz respeito de embargos de ambas as partes, que devem se posicionar. As entidades e as federações estão ativas, temos diálogos maduros e precisamos ocupar o espaço para encontrar as soluções’. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos On-line: Em manifestação, estivadores do Porto de Santos pedem abertura de novas inscrições no Ogmo

Cerca de 50 novos matriculados da estiva do Porto de Santos, associados ao Sindestiva, se reuniram na sexta-feira (5) para reivindicar novas inscrições no Ogmo. A manifestação foi pacífica, do lado de fora do local onde acontecia o 3º Congresso de Direito Marítimo e Portuário, realizado pela ABDM, em Santos. Os estivadores pediam a abertura para novos cadastros no Ogmo e novos campos de trabalho nos armazéns 1 ao 40 do Porto de Santos. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Prazo de consulta pública para o arrendamento de terminal do Porto de Santos termina nesta terça

Termina amanhã o prazo de consulta pública Antaq para o arrendamento do terminal de fertilizantes STS5, em Outeirinhos, com dois terrenos distintos, um adjacente ao cais e outro na retroárea perfazendo o total de 87.981 m2. A retomada das operações com navios de cruzeiros voltou a chamar a atenção para um problema levantado pelo Concais, de que a implantação 3 causará impactos e poderá até inviabilizar atracações de transatlânticos no local. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Definição sobre fim da greve dos caminhoneiros em Santos fica para segunda-feira

Lideranças dos caminhoneiros autônomos e representantes das transportadoras deverão se reunir hoje, às 14h, na sede do Sintraport para discutir reajuste na tabela de fretes. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos On-line: Novas regras podem atrair investimentos para o Porto de Santos

A agilização de processos de renovação antecipada de contratos está na lista de pedidos do setor para que novos aportes sejam feitos em equipamentos e obras de expansão. Para o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, o órgão está empenhado em mudar procedimentos, mas algumas amarras da legislação geram um “efeito perverso” aos usuários. “Existe o problema de sobreposições (de órgãos) e deveria haver um pacto, uma ação coordenada com Executivo, Legislativo e Judiciário”. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: Alto custo com frete de contêineres alavanca uso de big bags

O agronegócio brasileiro está sofrendo com a alta nos preços dos fertilizantes, devido à redução da oferta de matéria-prima — insumos como cloreto de potássio, ureia e fosfato — importados de países como Rússia, Canadá e Marrocos. O Brasil, 4º maior consumidor de fertilizantes do mundo, depende do mercado externo para abastecimento. Os embarques de big bags em navios break bulk está possibilitando a redução de custos no transporte desses insumos, em razão da recente alta no preço de frete marítimo de contêineres. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Cruzeiros aquecem a economia carioca na temporada 2021/2022

A temporada de cruzeiros no Rio de Janeiro terá início no dia 4 de dezembro no Pier Mauá, com o navio “MSC Preziosa”, e termina em maio de 2022 com o “Navigator of the Seas”. Para a temporada 2021/2022 são esperados no Pier Mauá 25 navios, com aproximadamente 170 mil passageiros. Íntegra para associados.

Informativo dos portos: Canal de Suez bate recorde de carga mensal

A Autoridade do Canal de Suez anunciou que um volume recorde de carga passou pelo canal no mês de outubro, atingindo a marca histórica de 112,1 milhões de toneladas, alta de 11,4% ante outubro do ano passado. Suez recebeu 1.847 navios, alta de 14%. Receitas do mês passaram de US$ 490,2 milhões em 2020 para US$ 551,1 milhões em 2021. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco