Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

08/11/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão On-line: Fórum Econômico Mundial prepara estudo inédito sobre financiamento à transição verde no Brasil

O Brasil é o segundo país escolhido por Davos para uma análise mais detalhada sobre os desafios de financiamento da descarbonização. Deverá ser um “caso de estudo” sobre a agenda de transição em mercados emergentes e os ajustes para adaptar à realidade local os acordos globais. Os achados iniciais do trabalho serão apresentados em Davos, em janeiro, onde pode acontecer o primeiro contato do presidente eleito Lula com as principais lideranças do mercado financeiro internacional. O relatório final ainda não tem data para a publicação. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Bens ambientais do Brasil vão ganhar com abertura, diz OMC

Em relatório anual, apresentado ontem (7) na COP27, no Egito, a OMC calcula que uma liberalização global para bens e serviços ambientais aumentaria em 5% as exportações de bens ambientais até 2030, com todas as regiões ganhando. Um exemplo de como os 164 membros da OMC poderiam ajudar a impulsionar esse comércio é com a redução de tarifas e outras barreiras para produtos de baixo carbono. As importações aumentariam e os custos diminuiriam. No caso do Brasil, políticas comerciais para acelerar a transição para uma economia verde e estimular a inovação em tecnologias de baixo carbono resultariam num aumento de 11% nas exportações brasileiras de bens ambientais ligados a energia. O ganho seria de 17% nas exportações de produtos preferenciais ambientalmente. Íntegra para associados.

Estadão On-line: Tarcísio promete ‘blindar’ infraestrutura em SP e desalojar grupo de Milton Leite

Antes mesmo de iniciar o processo de transição, o governador eleito Tarcísio de Freitas avisou que pretende indicar para comandar a secretaria um engenheiro de sua confiança e sem relação com partidos: Rafael Benini, diretor da EPL. Outro nome que terá influência no setor será Arthur Lima, diretor-presidente da estatal. Se essas escolhas se confirmarem, o governador eleito “desalojará” o grupo de Milton Leite. No governo paulista, a pasta dos transportes responde pelos maiores contratos do governo em obras como o Rodoanel, duplicação da Tamoios e recuperação de vicinais, além dos acordos assinados com as concessionárias de pedágio. Íntegra para associados.

Valor Econômico (Dow Jones): Exportação da China cai pela primeira vez desde 2020

As exportações da China para todo o mundo diminuíram inesperadamente em outubro, em um sinal de que o comércio global está em forte retração à medida que consumidores e empresas reduzem os gastos em resposta às medidas agressivas dos bancos centrais para conter a inflação. As exportações chinesas em dólares caíram 0,3% ao ano em outubro, bem abaixo da previsão dos economistas de alta de 4,5% e do ganho de 5,7% em setembro. Foi a primeira queda nas exportações desde maio de 2020. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Santa Portal e Portos e Navios: Operação Reliqua fiscaliza armazenamento de produtos perigosos no Porto de Santos

A Operação Reliqua acontece pela terceira vez nos 42 terminais do porto organizado de Santos. As vistorias irão acontecer até o dia 16 de novembro e envolverão diversos órgãos estatais. O objetivo é a fiscalização das operações e armazenamento de produtos perigosos e cargas abandonadas no Porto. A ação irá vistoriar dez empresas fora da área de jurisdição da SPA e em instituições do Polo Industrial de Cubatão. Nesta edição, representantes do Ibama de outros portos brasileiros participarão das atividades, a fim de multiplicarem essa experiência nos portos onde atuam. Íntegra para associados: Santa Portal e Portos e Navios.

G1 Santos e Santa Portal: Receita Federal apreende 85 kg de cocaína em estrutura de contêiner refrigerado em navio no Porto de Santos

Em uma ação conjunta, a Receita e Polícia Federal apreenderam ontem 85 kg de cocaína no Porto de Santos. A droga, escondida na estrutura de um contêiner refrigerado carregado com suco de limão congelado, tinha como destino a Grécia, mas a embarcação faria uma parada no Marrocos. O navio também transportava açúcar, café e embalagens diversas. Íntegra para associados: G1 Santos e Santa Portal.

Santa Portal e A Tribuna de Santos (p. a-4): Travessia de balsas terá atividade interrompida para a passagem de navio gigante

A travessia de balsas entre Santos e Guarujá será interrompida das 13h30 às 15h de hoje para a passagem do navio Mercante APL Yangshan, com 347,09 metros de comprimento e 45,2 metros de largura. Ele atracará no Tecon da Santos Brasil. Será a segunda maior embarcação a atracar no complexo santista. A primeira foi o CMA CGM Vela, com 347,4, que chegou em 24 de outubro. Íntegra para associados: Santa Portal e A Tribuna de Santos.

Agora RN: Terminal Salineiro quer dobrar capacidade cinco anos após arrendamento

A Codern entregou o Terminal Salineiro de Areia Branca, que agora passa a se chamar Terminal Salineiro Intersal (TSI), ao Consórcio Arrendatário Intersal, formado pelas empresas Intermarítima e Salinor. O terminal é responsável por escoar 95% de todo sal marinho no Brasil. A operação vai acontecer pelos próximos 25 anos e, nesse período, serão investidos R$ 164 milhões para aumentar a capacidade de armazenamento de 90 mil para 150 mil toneladas. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: Temas para transição serão discutidos sem prejuízo à pasta, diz Minfra

Ontem o MInfra manifestou que todos os temas necessários para a transição de governo serão discutidos da forma ‘mais tranquila possível e sem qualquer prejuízo ao trabalho técnico da pasta’. Pelo lado do governo Bolsonaro, a transição será coordenada por Leandro Miranda, atual chefe de gabinete do ministro Marcelo Sampaio. No momento, os projetos em andamento seguem seus trâmites normais, sejam de estruturação, de análise pelo TCU ou de lançamento de editais até definição pela equipe de transição do governo eleito. Há grande expectativa do setor em relação aos processos de desestatização do Porto de Santos, bem como à modelagem dos leilões dos arrendamentos STS-10 e STS-53. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Quase 50% das cargas na cabotagem são transportadas via mercado feeder

Um estudo da Antaq concluiu que as cargas feeder variaram entre 38% e 44% das cargas transportadas na cabotagem entre 2017 e 2021. O complexo portuário de Santos, compreendendo os terminais do porto organizado e o TUP da DP World Santos, é o maior ou o único hub port brasileiro, concentrando 65,83% de toda a carga feeder, como origem ou destino nacional. O levantamento identificou a prevalência da Hamburg Sud com 31% do mercado, seguida pela MSC (28%) e Aliança (14%) — Maersk e CMA CGM aprecem com 7% de participação cada. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos e AEN: Após três anos, Porto de Paranaguá volta a receber navio com turistas

Ontem o Porto de Paranaguá recebeu o primeiro navio de turismo desde a pandemia. Com 205 metros de comprimento, o Viking Octantis transportou 292 turistas e 258 tripulantes, que saíram de Nova York e chegaram ao Brasil pelo Rio de Janeiro. Do Paraná seguem para Ushuaia, na Argentina. Íntegra para associados: Informativo dos Portos e AEN.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco