Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
G1 e Correio Braziliense: Presidente do Senado quer votar na quinta (9) prorrogação da desoneração da folha de pagamentos
Após receber uma comitiva de empresários, o senador Rodrigo Pacheco anunciou que deverá levar à votação amanhã, no plenário do Senado, a proposta aprovada na Câmara no mês passado e que prorroga a desoneração da folha de pagamento. A desoneração permite que as empresas substituam a contribuição previdenciária de 20% sobre o salário dos empregados por uma alíquota de 1% a 4,5% sobre a receita bruta. Hoje, 17 setores podem aderir a esse modelo, entre eles: as indústrias têxtil, de calçados, proteína animal e de máquinas e equipamentos; a construção civil; comunicação; e transporte rodoviário. O governo federal resistiu à proposta inicial, que era estender a prorrogação da desoneração até 2026. Em acordo firmado entre o Executivo e parlamentares, ficou decidido que a extensão se daria até 2023. Íntegra para os associados: G1 e Correio Braziliense.
Valor Online : Novo recorde garantido para exportação de soja
Já foram até novembro, conforme a Anec
As exportações brasileiras de soja somaram, de janeiro a novembro, 84,2 milhões de toneladas, novo recorde anual, segundo a Anec. A melhor marca até agora era a de 2018 (83,3 milhões de toneladas). As vendas ganharam fôlego extra a partir de agosto – mês em que, tradicionalmente, o fluxo arrefece com a queda do volume disponível e a entrada da safra americana no mercado. Mas houve problemas logísticos nos Estados Unidos depois da passagem do furacão Ida, e o Brasil foi beneficiado. A Abiove estima que os embarques deverão alcançar 86 milhões de toneladas em 2021. Íntegra para os associados.
Correio Braziliense : Exportações da América Latina crescerão 25% em 2021, projeta Cepal
Relatório anual da Cepal projeta um aumento de 25% no valor das exportações regionais de bens – após cair 10% em 2020 -, impulsionado pela alta de 17% nos preços de exportação e uma expansão de 8% do volume exportado. Já o valor das importações de bens aumentaria 32%, com expansão de 20% em seu volume e de 12% nos preços. Para 2022, estima que os valores das exportações e importações regionais de bens crescerão 10% e 9%, respetivamente, no contexto de um menor crescimento da economia regional e mundial e de recuperação assimétrica e heterogênea, devido a fatores como novas variedades do coronavírus; pressões inflacionárias e dificuldade em manter os estímulos fiscais; tensões comerciais e riscos no setor imobiliário da China; interrupções nas cadeias de abastecimento e aumento dos fretes. Íntegra para os associados.
Isto É Online: Imposto aduaneiro sobre CO2 da UE: revolução verde ou protecionismo?
A União Europeia quer taxar as importações conforme as emissões de produção da mercadoria. O mecanismo de Ajuste de Fronteira de Carbono (CBAM, na sigla em inglês) é algo inédito mundialmente. Produtos importados de indústrias de emissão intensiva, como aço, cimento, alumínio, fertilizantes e energia, seriam afetados. Se uma empresa chinesa quiser vender aço na UE, tendo produzido mais emissões de CO2 do que a indústria de aço europeu, terá que pagar, na importação, o preço de CO2 por tonelada da UE. O mecanismo deve entrar em vigor a partir de 2026. Os países atingidos mais fortemente incluem Rússia, China, Turquia, Reino Unido, Ucrânia, Coreia do Sul e Índia, além das indústrias de aço e alumínio em Moçambique, Zâmbia, Serra Leoa e Gâmbia. Íntegra para os associados.
Imprensa regional:
A Gazeta ES: Venda da Codesa: empresas e Ministério Público questionam modelo de privatização
Para que o edital de desestatização da Codesa seja publicado e o leilão possa ocorrer até abril de 2022, é preciso a aprovação do TCU. A manifestação do MP é a última etapa antes de o processo ser levado a plenário, o que está previsto para acontecer hoje à tarde. Em seu parecer, o procurador Júlio Marcelo ressaltou que o governo federal não está adotando providências para corrigir o modelo australiano, que serviu de base para o processo da Codesa. ‘Talvez em função da evidente pressa dos agentes governamentais, cuja causa o MP de Contas desconhece, está sendo a de copiar algo que, notoriamente, apresenta sérias falhas na Austrália’. Caso o ministro Bruno Dantas acolha o parecer, o governo terá de realizar novas audiências públicas e entregar documentos que embasem suas decisões, alterando o cronograma da privatização. Íntegra para os associados.
G1 Santos e Região: Chuva causa queda de barreira e interdição na rodovia Anchieta em Cubatão, SP
Um deslizamento de terra ontem de manhã, devido às chuvas na rodovia Anchieta, na altura de Cubatão, na pista sentido São Paulo, causou o bloqueio do trecho para a limpeza da via. Equipes da Ecovias estão no local realizando os trabalhos, retirando a terra e vegetação que deslizou da encosta. Com o bloqueio, por volta de 12h30, a via registrava congestionamento entre os Kms 52 e 48. Íntegra para os associados.
Imprensa setorial:
Informativo dos Portos: Porto de Rio Grande embarca veículos com destino à Colômbia
Os navios Tomar e Glovis Sky carregaram 928 veículos no início deste mês com destino à Colômbia. Umas das frotas chegou a Rio Grande, no dia 1º, com 380 caminhonetes a bordo vindas da Argentina. Íntegra para os associados.
Agência Infra: Justiça garante à ANTT poder de rever tarifa ferroviária da Rumo nas malhas Norte e Sul
Decisão Tribunal Regional Federal da 4ª Região manteve a sentença de primeira instância que já tinha reconhecido o poder da ANTT para fazer as revisões que devem agora atingir as concessionárias Rumo Malha Norte e Rumo Malha Sul. Em nota, a Rumo informou que irá recorrer da decisão, que “fere a relação contratual, gerando um desequilíbrio econômico-financeiro nas concessões das Malhas Norte, Sul e Oeste”. Íntegra para os associados.
Portal da ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação): Antaq recebe prêmio por melhor gestão de custos entre agências
A ANTAQ recebeu o prêmio de melhor ‘Desempenho de Custos’ entre as agências reguladoras federais, segundo o Relatório Foco em Custos de 2020, da Secretaria do Tesouro Nacional. A premiação considera critérios de personalização, regularidade, dispersão e economicidade na gestão de recursos. Nesse último, a ANTAQ ganhou 2 mil pontos e, na pontuação geral, 6.929 pontos. O segundo lugar do ranking ficou com a ANS, com 6.457 pontos no total, e na terceira posição a Anvisa, com 6.351 pontos. Íntegra para os associados.
Portos e Navios: 4ª onda’ não assusta, mas acende alerta de transportadores de contêineres
Analistas consideram que informações sobre a Ômicron ainda são preliminares, o que exige acompanhamento constante das atualizações sobre eventuais restrições nos portos. A previsão é um aumento geral de 6% para 2022. Em que pese os ganhos recordes dos armadores durante todo o período, seus navios seguem aguardando nos portos congestionados, colocando os cronogramas de navegação em desordem e com acesso limitado aos seus próprios contêineres. Íntegra para os associados.
Portos e Navios China toma medidas para aliviar escassez de contêineres
A escassez de contêineres que recentemente afetou a China tem sido aliviada gradualmente mediante várias medidas tomadas por órgãos governamentais e empresas para aumentar a oferta e garantir o fluxo regular de mercadorias. A movimentação de carga nos portos da China totalizou 12,87 bilhões de toneladas nos primeiros 10 meses de 2021, um aumento anual de 7,8%. Durante o período, a movimentação de contêineres atingiu 235 milhões de TEU, expandindo 8,4% em relação ao ano anterior. Íntegra para os associados.
Guia Marítimo : Egito terá aduana digital
As aduanas do Egito vão processar documentos de cargas com destino ao país por plataforma blockchain da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. O processo aduaneiro digital promete oferecer às mercadorias importadas pelo Egito um sistema de rastreabilidade com padrão de segurança equivalente ao de criptomoedas. As aduanas egípcias vão fazer o despacho documental pelo módulo de blockchain Easy Trade, integrado à plataforma Ellos, da Câmara. O módulo já processa documentos de cargas brasileiras com destino à Jordânia. A plataforma tem papel importante para garantir a credibilidade das certificações halal e sanitária dentro do processo comercial do Brasil. Íntegra para os associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021