Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Portal Exame, Estadão On-line, Valor On-line e InfoMoney: SP: Tarcísio anuncia Rafael Benini para secretaria de projetos de investimentos
O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou nesta quarta-feira que irá criar uma secretaria dedicada a projetos de investimento. O diretor da Empresa de Planejamento e Logística, Rafael Benini, comandará a pasta. O nomeado é considerado um nome de sua confiança de Tarcísio e sem relação com partidos. De acordo com o governador eleito, a secretaria terá foco em estruturar projetos de parceria. O anúncio ocorreu hoje, em painel do III Fórum sobre Infraestrutura, com a presença dos governadores reeleitos do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), e do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). Tarcísio também afirmou que espera “sensibilidade” do governo federal para avançar no projeto de privatização do Porto de Santos. Disse que “não tem por que adiar processo que está tão adiantado e vai ser transformado”, ao defender que a proposta é um “ganha ganha” tanto para o governo federal quanto estadual. Íntegra para associados: Portal Exame, Estadão, Valor e InfoMoney.
Estadão On-line: BNDES e Apex serão integrados a novo Ministério de Indústria e Comércio Exterior
O coordenador da transição de governo, Aloizio Mercadante, confirmou que o BNDES e a ApexBrasil terão suas estruturas subordinadas ao novo Mdic, que será recriado. Hoje, a estrutura do BNDES está debaixo do Ministério da Economia e a Apex Brasil está vinculada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE). Mercadante disse ainda que os financiamentos do BNDES deverão ser reorientados, porque hoje estão muito concentrados na agricultura. Paralelamente, o governo eleito também vai recriar as estruturas dos ministérios da Fazenda e do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), reorganizando essas áreas hoje aglutinadas no ME. Íntegra para associados.
O Globo, Folha On-line, Valor On-line e CNN Brasil: Especialistas veem risco fiscal em ‘penduricalhos’ na ‘PEC da Transição’
Hoje o plenário do Senado aprovou a PEC da Transição. Em mais um teste para o governo eleito, manteve o texto da Comissão de Constituição e Justiça, em meio à pressão da oposição para reduzir o impacto e o prazo de duração. Alguns dos novos “penduricalhos” incluídos na nova versão parecem abrir espaço para ampliar investimentos no setor de infraestrutura. Especialistas no setor, porém, avaliam que isso não se justifica e que a proposta deveria estar focada em viabilizar a complementação do novo Bolsa Família, sob risco de acabar se tornando uma versão do atual orçamento secreto. O texto segue agora para a Câmara dos Deputados, que já discute reduzir seu impacto financeiro. A expectativa é de que a proposta seja discutida na semana que vem. Íntegra para associados: O Globo, Folha, Valor e CNN Brasil.
O Globo On-line: PIB do agronegócio atinge queda de 4,1% em 2022, aponta CNA
Dados da CNA divulgados ontem mostram que o PIB do agronegócio deve fechar o ano de 2022 com uma queda de 4,11%. A subida de preços de fertilizantes e agrotóxicos, os impactos gerados pela Guerra na Ucrânia e o clima desfavorável à produção neste ano aumentaram o custo da produção, que justifica os resultados previstos para o biênio. Outro fator para pressionar o PIB foi uma menor produção em atividades importantes, como soja e cana-de-açúcar. Para o ano que vem a estimativa é de que o setor registre crescimento de até 2,5%. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
AEN: Com 54 milhões de toneladas movimentadas, portos do Paraná registram alta de 2% no ano
Com alta em todos os segmentos de carga, os portos do Paraná fecharam novembro com uma movimentação acumulada de 54.014.368 toneladas em 2022. O volume é 2% maior que o registrado nos 11 meses do ano passado, com 53.028.869 toneladas. O número, alcançado mesmo com as chuvas frequentes do último mês, anima o setor. A expectativa é superar o recorde do ano passado, que foi de 57,5 milhões de toneladas. Os granéis sólidos correspondem a mais da metade da movimentação (61,6%). Íntegra para associados.
Diário do Nordeste: Com nova operação, Porto do Pecém enviará carga inédita com alto valor agregado
O Porto do Pecém está ampliando o portfólio de cargas, com o envio inédito de 700 toneladas de barrilha. A carga será enviada em big bags para a Paraíba. O transporte da nova carga evidencia o crescimento e a diversidade de produtos que passam pelo terminal portuário. A Tecer opera a movimentação de cargas, como peças de pneus, granéis de exportação e importação, peças para a produção de energia eólica, como pás, torres, geradores e outros componentes; fertilizantes em big bags, bobinas de aço, carretas especiais, etc. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Porto de Navegantes alcança 11 milhões de TEUs movimentados
O número será alcançado na operação do navio MSC Barcelona, de bandeira libanesa, na madrugada desta quinta-feira (8). Ao todo, foram 1,2 mil contêineres, entre exportação e importação. A Portonave afirma que se tornará o único porto de Santa Catarina a alcançar essa marca. Para atingir tais resultados, o terminal recebeu mais de 8,8 mil escalas de navios. Os números incluem diversas cargas, como madeiras, carnes congeladas, maquinários, cerâmicas, alimentos, plásticos, materiais têxteis, entre outras. Além de investir em tecnologia e promover iniciativas sustentáveis. Íntegra para associados.
BE News (p. 4): Antaq reforça necessidade de aumento de servidores ao GT de Infraestrutura
O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, durante reunião com o GT de Infraestrutura, da equipe de transição do Governo Federal, expôs o quadro de servidores que atualmente trabalham no órgão e explicou que a quantidade de técnicos não é compatível com a atual demanda. Das 485 vagas disponíveis no órgão, somente 370 estão ocupadas. A reivindicação de aumento de quadro de servidores não é nova. Desde que assumiu a diretoria-geral, Nery vem buscando convencer os órgãos públicos de que a agência precisa de novos servidores para atender a demanda, que anualmente aumenta dentro da agência. Íntegra para associados.
Guia Marítimo: Iniciativa de 18 empresas permitirá a importação de 1 milhão de toneladas de hidrogênio via porto de Roterdã
Uma iniciativa de 18 empresas, liderada pela Autoridade do Porto de Roterdã, deu início a um estudo para a possível implantação de um cracker de amônia em grande escala, que permitirá a importação de 1 milhão de toneladas de hidrogênio por ano para a descarbonização da indústria e da mobilidade. O estudo de pré-viabilidade examinará os requisitos técnicos, econômicos, ambientais e de segurança de uma grande instalação de craqueamento. Os primeiros resultados do estudo são esperados no início de 2023. O hidrogênio poderá ser usado no porto ou transportado por dutos para facilitar a descarbonização de outros clusters industriais no noroeste da Europa. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022