Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Portal Veja On-line: Privatização do Porto de Santos vira primeiro embate entre Lula e Tarcísio
Tarcísio se movimenta para defender a privatização do Porto de Santos diretamente com Lula e Márcio França. Contará com a ajuda do advogado Vicente Santini (ligado a Bolsonaro), que vai atuar no escritório de Representação do Estado de São Paulo em Brasília, e espera que França, um político com perfil conciliador, consiga fazer uma boa mediação do caso. França tem ordens para brecar a privatização de Santos, mas vem rascunhando uma espécie de solução intermediária, mantendo a autoridade portuária sob as rédeas do estado e privatizando a administração do local. Para Angelino Caputo, da ABTRA, entidade que representa 45 terminais do porto, ‘No mundo todo o que vemos é o governo sendo dono da terra e arrendando os serviços e as áreas para o privado’. ‘É bom que a autoridade seja neutra, caso contrário, pode haver conflito de interesse’. Embora o porto venha batendo recordes de movimentações de cargas nos últimos anos, os custos altos de operação e os percalços logísticos, como vias vicinais esburacadas, dificultam demais o dia a dia das empresas. Íntegra para associados.
Valor On-line: Márcio França aborda plano para 100 dias na primeira reunião de ministros com Lula
Na sexta-feira (6), o ministro Márcio França disse iria apresentar as ações programadas para os primeiros 100 dias à frente da pasta na primeira reunião dos ministros com o presidente Lula. Não especificou nenhuma medida; disse apenas que “a prioridade é fazer o Brasil voltar a crescer”. A abertura da reunião ministerial foi feita com discurso de Lula, seguida de breve fala do vice Geraldo Alckmin. O objetivo do encontro foi alinhar diretrizes e sinalizar aos ministros que propostas só podem ser anunciadas com aval de Lula. Íntegra para associados.
Valor On-line: Autorização para terminais portuários privados sobe mais de 1000% em 2022
Em 2022, o governo federal autorizou a construção de 11 novos TUPs, com previsão de R$ 22,6 bilhões de investimentos. Em 2021 os contratos de adesão para 17 terminais totalizaram obras estimadas em R$ 1,9 bilhão. No entanto, nem todos os projetos liberados pelo governo se concretizam. A ATP calcula que desde 2013, quando os TUPs foram liberados no país, pouco mais da metade dos projetos avaliados em R$ 68 bilhões efetivamente saiu do papel, mas em relação aos aprovados no ano passado, muitos têm forte potencial de serem realmente construídos, dentre eles, o Terminal Portuário de Macaé (Tepor), no Rio de Janeiro, e o Terminal Santorini, no Porto de Santos. Íntegra para associados.
Valor On-line (Dow Jones): Transporte marítimo se mostra vacilante em transição para a energia verde
Os armadores estão divididos sobre qual combustível deve ser o novo padrão do setor e a rapidez com que eles conseguirão recuperar os investimentos para atender as metas ambientais estabelecidas por governos e órgãos reguladores. Os investimentos necessários em novos navios, produção de combustíveis alternativos e outras infraestruturas é estimado em US$ 3 trilhões nas próximas décadas. O metanol é um dos primeiros candidatos a suplantar o bunker, que move em torno de 60 mil navios comerciais oceânicos. Como a vida útil média dos navios é de 25 anos e a construção deles pode custar centenas de milhões de dólares, os armadores se preocupam em não fazer a aposta errada. O transporte marítimo responde por 3% das emissões anuais de gases do efeito estufa e a Organização Marítima Internacional (OMI) estabeleceu que as emissões de carbono no setor deverão ser cortadas pela metade até 2050, em relação aos níveis de 2008. Íntegra para associados.
Estadão On-line (Coluna da repórter especial de economia, Adriana Fernandes): Renan Filho precisa da chave do cofre do governo, que está com Fernando Haddad
Um levantamento do TCU aponta que o Brasil tem 8,6 mil obras paralisadas com recursos da União. Nos últimos dois anos o percentual subiu de 29% para 38,5%. Boa parte dessas obras está licitada e contratada; só precisa de dinheiro para terminar. Já o ministro Renan Calheiros começa no cargo com R$ 20 bilhões para gastar em obras. É muito dinheiro, dada a escassez de recursos públicos para investimentos nos últimos anos com as restrições do teto de gastos. No campo das PPPs e concessões, vai precisar construir uma modelagem atrativa para os investidores e viável para os consumidores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. No sul e Sudeste é bem mais fácil fechar essa conta. Renan é um dos poucos ministros já com um plano de ação para os primeiros 100 dias de governo: revitalização da malha rodoviária, preparação para o escoamento da safra, retomada das obras paradas, preparação para o período de chuva e fortalecimento da pronta resposta para emergências. Para conseguir realizar e gastar o que tem à disposição, precisará ter ajuda do ministro Fernando Haddad, que prevê uma diminuição de despesas em R$ 40 bilhões. Íntegra para associados.
O Globo On-line (Bloomberg): Em relatório, Banco Mundial alerta para risco de recessão global neste ano
Um relatório do Banco Mundial, com lançamento previsto para amanhã, alerta que o crescimento global neste ano “deve desacelerar acentuadamente, refletindo simultaneamente o aperto da política destinada a conter uma inflação muito alta, a piora das condições financeiras e a guerra na Ucrânia”. Diz que um terço da economia global estará em recessão porque os EUA, a UE e a China estão desacelerando simultaneamente, e propõe “esforços globais e nacionais urgentes” para mitigar o risco dessa desaceleração, bem como de sobre-endividamento em mercados emergentes e economias em desenvolvimento, onde o crescimento do investimento deve permanecer abaixo da média das últimas duas décadas. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos On-line: Estado quer convencer Governo Federal a desestatizar gestão do Porto de Santos
O secretário-chefe da Casa Civil do Governo de São Paulo, Arthur Lima, se reuniu na última quarta-feira (4) com o vice-presidente Geraldo Alckmin, em Brasília, com o objetivo de convencer o Governo Federal a desestatizar o Porto de Santos. Em nota, a Casa Civil paulista destacou que “O futuro do Porto de Santos é uma das pautas prioritárias do Estado. Sua desestatização pode atrair R$ 20 bilhões de investimento, possibilitando não só revitalizar toda a área histórica de Santos, como tirar do papel a travessia seca Santos-Guarujá”. O ministro Márcio França cogita conceder o canal de navegação à iniciativa privada, mas é taxativo quanto a manter a administração do complexo portuário santista estatal. Íntegra para associados.
JB Litoral: Com 58 milhões de toneladas movimentadas, portos públicos do Paraná alcançam novo recorde
A movimentação portuária no estado do Paraná em 2022 atingiu 58.399.285 toneladas de cargas, alta de 1,53% ante o ano anterior. Para o presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, comparada à movimentação de 2019, quando foi iniciado o trabalho de sua gestão, o salto é de 9,6%. O maior volume maior está nos produtos exportados pelos portos de Paranaguá e Antonina em 2022: 35.535.711 toneladas, 9,31% a mais que em 2021. Os produtos mais exportados foram soja, farelo de soja, açúcar, milho, frango, óleos vegetais, madeira, celulose, combustíveis, papel e carne bovina. Íntegra para associados.
Portos RS: Mais de 20 mil unidades de cargas rodantes foram movimentadas no Porto do Rio Grande em 2022
Nos últimos 12 meses, desembarcaram no Porto do Rio Grande 5.760 veículos rodantes (automóveis, tratores, colheitadeiras, ceifeiras e reboques) e foram embarcados outros 16.009, um crescimento de 119% ante 2021. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (artigo do presidente da ABTP, Jesualdo Silva): Desenvolvimento do setor portuário
Os pilares da atuação estatal no segmento devem contemplar: segurança jurídica e simplificação regulatória; governança colaborativa e a participação ativa do setor empresarial portuário, envolvendo a retomada dos poderes deliberativos dos CAPs; proteção da livre concorrência por preços entre terminais; melhoria dos acessos portuários e da multimodalidade. Clama-se pela continuidade de investimentos a partir de um marco jurídico seguro e apto a promover o interesse nacional, como também a simplificação de mecanismos para atração dos investimentos. Contratos com boa performance devem ter garantida a vigência pelo prazo de 70 anos previsto no Decreto 8.033/2013. O binômio segurança/simplificação deve ser a matriz para conferir a dinamicidade necessária para competirmos na cadeia global de comércio. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos – p. a-2 (artigo dos jornalistas e sócios da Data Center Brasil, Rodolfo Amaral e Verônica Mendrona): Portos, gestão com pés no chão
O ministro Márcio França anunciou a intenção de tornar o Porto de Santos o 10º colocado no ranking mundial em movimentação de contêineres. Para alcançar tal objetivo, o Porto de Santos precisará triplicar a sua movimentação de 5 milhões de TEU e torcer para que o 10º colocado não apresente evolução alguma nas próximas décadas. O PDZ prevê um crescimento da capacidade de movimentação de contêineres para 8,7 milhões de TEU em 2040. O ministro dará uma grande contribuição para a comunidade portuária se conseguir cumprir à risca o Programa de Dispêndios Globais (PDG) das companhias docas federais para 2023. Já que o atual governo optou por manter as companhias docas federais sob tutela da União, é indispensável que as empresas disponham de dirigentes técnicos qualificados e que apresentem resultados efetivos. As companhias docas não foram constituídas para exibir lucros, mas sim para tornar seus resultados positivos em investimentos e executar seus PDGs dentro do que foi estipulado para cada exercício fiscal. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Agência iNFRA: Governo prevê nomeação da equipe em quatro etapas
Um documento do gabinete de transição informa aos ministros o cronograma das quatro etapas de nomeações. Na primeira fase, de 2 a 6 de janeiro, “iniciam-se as nomeações para os cargos do gabinete do ministro, e do secretário-executivo, incluindo assessores, chefes de gabinete e apoio”. A segunda etapa, prevista para durar de 9 a 13 de janeiro, deverá concentrar as publicações no Diário Oficial dos demais secretários nacionais e dos cargos remanescentes da primeira fase. Na terceira semana, de 16 a 20 de janeiro, iniciam-se as nomeações dos diretores e, por fim, no 4° e último estágio, a partir do dia 24, serão feitas as designações para os demais cargos, de perfil técnico. Íntegra para associados.
Agência Porto: Porto de Cabedelo encerra 2022 com 1.199.397 toneladas movimentadas
A Companhia Docas da Paraíba informou que o Porto de Cabedelo movimentou 1.199.397 toneladas em 2022, entre granéis sólidos e líquidos. Um dos destaques foi a movimentação de 208.840 mil toneladas de trigo, 6% superior ao registrado no ano anterior. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Volume de cargas movimentadas no Super Terminais aumenta 72% em 2022
O Super Terminais movimentou 741.469,80 toneladas até o final de novembro, volume 72% superior a 2021. A maior parte da carga movimentada nos mais de 122 mil contêineres foi de produtos eletrônicos usados para abastecer a Zona Franca de Manaus. No primeiro semestre de 2023 três novos guindastes elétricos adquiridos pelo TUP passarão a operar, ampliando em 25% a produtividade atual. A grande maioria dos navios que passam pelo Super Terminais faz transbordo no Panamá. As cargas são transferidas a outros navios que as movimentam, principalmente, para a Ásia, Europa e América. Íntegra para associados.
Agência Porto: Maior e mais completo evento das Américas de transporte de cargas, logística, intralogística e comércio exterior chega à 27ª edição
A 27ª edição da Intermodal South America, de 28 de fevereiro a 2 de março de 2023, no São Paulo Expo, ganha destaque pela variedade de soluções para a gestão logística e transporte de cargas. Contará com a presença de 500 marcas expositoras de todos os modais de transporte, além dos segmentos de tecnologia e soluções para o setor portuário e intralogística. Contará ainda com a XXVI Conferência Nacional de Logística (CNL), a primeira edição do Congresso Intermodal South America e o TI Innovations. Íntegra para associados.
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