Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

09/02/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Online (coluna do jornalista Daniel Rittner): Prioridades legislativas do ano na infraestrutura

Um grupo de dez associações empresariais, lideradas pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), pretende levar nos próximos dias aos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), um apelo para que sete projetos de lei sejam colocados para votação no Congresso, dentre eles, a criação das debêntures de infraestrutura, a simplificação do licenciamento ambiental, as regras para substituição dos diretores de órgãos reguladores e o marco das PPPs e concessões. Na segunda-feira (7), o presidente Bolsonaro recebeu a Coalizão Empresarial Portuária, empenhada na retomada do Reporto. Ele criticou a área econômica e garantiu que trabalhará pela derrubada do veto ao regime. Íntegra para os associados.

Valor Online: Santos Dumont pode ficar com governo estadual

Os técnicos do governo federal que acompanham as discussões sobre a privatização do Aeroporto Santos Dumont consideram a possibilidade de transferir o aeroporto para o governo estadual, para que ele faça a modelagem da concessão, caso o grupo de trabalho que estuda o caso (com representantes da Anac, Ministério da Infraestrutura, Prefeitura do Rio, governo do Estado, Firjan, Fecomércio-RJ e Associação Comercial do Rio de Janeiro) não entregue um parecer conclusivo até 18 de fevereiro. Íntegra para os associados.

Valor Online: Brasil tem valor recorde de fusões e aquisições em 2021

As fusões e aquisições no Brasil movimentaram US$ 66 bilhões em 2021, o maior valor em mais de dez anos, segundo a Bain & Company. O fenômeno foi global e atingiu a maior cifra da história: US$ 5,9 trilhões. No Brasil, o resultado foi impulsionado pelo recorde de ofertas públicas iniciais de ações (IPOs) e pelo contexto macroeconômico favorável, com taxas de juros baixas e um câmbio desvalorizado em relação ao dólar. As transações acima de R$ 10 bilhões representaram metade do valor total das movimentações de M&A no País. Íntegra para os associados.

Imprensa regional:

A Tribuna (impresso, p. A8) e Informativo dos Portos: Bolsonaro dá apoio ao Reporto e defende derrubada de veto

Bolsonaro se comprometeu a orientar líderes de governo a derrubarem o veto à retomada do Reporto no Congresso, segundo representantes dos setores portuário e ferroviário privados, que estiveram em audiência com o presidente na segunda (7), em Brasília. O presidente alegou que veto à prorrogação do regime se deu por imposição legal, com a legação de uma possível infração da Lei de Responsabilidade Fiscal. Destacou que o Reporto é importante para os investimentos, os empregos e os contratos já firmados nos setores envolvidos, e também para toda a indústria nacional que produz equipamentos destinados a logística e infraestrutura. A articulação com os parlamentares, iniciada desde a publicação do veto presidencial, prossegue até meados de março, data prevista para a votação no Congresso. Íntegra para os associados: A Tribuna (impresso, p. A8) e Informativo dos Portos.

A Tribuna (impresso): Antaq aprova modelo de gestão de ferrovias do Porto de Santos

A diretoria da Antaq aprovou a contratação de empresas para a gestão da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips), após análise da proposta da SPA de gestão, operação, manutenção e expansão das linhas férreas do porto. O processo se encontra agora em análise no TCU. No ano passado, a SPA realizou um chamamento público, que teve como objeto identificar operadoras ferroviárias interessadas em ingressar no capital social de Sociedade de Propósito Específico (SPE) como usuárias acionistas e celebrarem contrato de 35 anos. Os investimentos iniciais serão de R$ 992 milhões. A movimentação de cargas pelo modal ferroviário no Porto de Santos cresceu de cinco milhões de toneladas, em 2000, para 48,2 milhões de toneladas, em 2020, e deve chegar a 50 milhões de toneladas entre 2030 e 2040. Íntegra para os associados.

Correio do Estado MS: Murtinho terá novos portos com investimentos de R$ 400 milhões

Porto Murtinho será a entrada da Rota Bioceânica. O projeto mais adiantado é o da Docas Fluvial de Murtinho, que já está autorizado na Antaq e terá aporte acima de R$ 100 milhões na construção de um terminal de granel sólido (para produtos agrícolas, fertilizantes e insumos) com capacidade de movimentar mais de 2,2 milhões de toneladas no ano. Íntegra para os associados.

Portal Lado B (AM):  Praticagem e Marinha assinam protocolo para implantar calado dinâmico

A Cooperativa de Apoio e Logística aos Práticos da Zona de Praticagem 1 (Unipilot) e o Comando do 4º Distrito Naval assinaram ontem um protocolo visando à implantação de um sistema de calado dinâmico na barra norte do Rio Amazonas. O sistema integrado de coleta e processamento de dados calcula o quanto um navio pode aumentar o seu volume submerso, sem risco de encalhe, considerando informações como os intervalos de maré, entre outras. O objetivo é ampliar o carregamento das embarcações, já que a barra norte é um trecho raso e lamoso de 24 milhas na foz do Rio Amazonas, que delimita o calado de todos os navios na Bacia Amazônica. O projeto favorece as exportações do agronegócio pelo chamado Arco Norte. Íntegra para os associados.

Imprensa setorial:

Portos e Navios:   São Sebastião terá caixa positivo após 1º ano de concessão, projeta BNDES

A concessão do Porto de São Sebastião, de acordo com a política pública do governo federal, prevê ganhos de produtividade quanto à gestão, à eficiência e à celeridade nas compras e contratações necessárias às operações. O governo trabalha com previsão de que o acórdão junto ao TCU saia em junho, com leilão em setembro de 2022. Os estudos da desestatização do porto indicam a manutenção das cargas atuais, sem prejuízo do concessionário, que deverá identificar e propor oportunidades de crescimento e ampliação de investimentos. Apontam crescimento anual de 0,7% na movimentação de cargas e crescimento real anual de 0,5% na receita ao longo dos 25 anos de concessão. Segundo o BNDES, há previsão de geração de caixa operacional positiva após o primeiro ano, pois o primeiro exercício deve ter fluxo de caixa negativo em razão do pagamento de outorga. Áreas eventualmente arrendadas não estão consideradas nessa projeção. E diferentemente do proposto à Codesa e das primeiras consultas para o processo de desestatização em Santos, será permitida em São Sebastião a exploração direta e indireta. Íntegra para os associados.

 Logística Portuária: O toque de caixa da Desestatização do Porto de São Sebastião (SP)

A Justiça Federal atendeu, no dia 4 de fevereiro, ação movida pelos trabalhadores do Porto de São Sebastião contra a privatização da unidade. Com uma canetada se deu a queda da liminar que suspenderia a consulta pública virtual organizada pela Antaq e pelo Governo Federal, que acabou ocorrendo na segunda-feira (7/02). O governo do estado de São Paulo virou as costas para essa demanda de seu próprio território. Agora fica a dúvida se é positivo para o porto de São Sebastião ser posto à venda pelo governo federal, a toque de caixa. Íntegra para os associados.

 Portos e Navios: Portonave comemora 10 milhões de TEUs movimentados

A conquista foi registrada ontem, com o navio “Teno”, da Hapag-Lloyd, do serviço WMED/MSE, que opera na rota do Mar Mediterrâneo. Com isso, o Porto de Navegantes se torna o único de Santa Catarina a atingir a marca de 10 milhões de TEU movimentados. Passaram pelo mais de 7,8 mil escalas de navios de todas as regiões do mundo. Os números incluem exportação de madeira, proteína animal, móveis e produtos cerâmicos, entre outros, e bebidas, plásticos, produtos químicos, borrachas e seus derivados na importação. Entre 2020 e 2021, o crescimento foi de 29% e a participação do segmento de importação foi ascendente e expressiva, com 38,6%, e na exportação de contêineres refrigerados, com 18,8%. Íntegra para os associados.

 

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