Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

09/02/2023

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Online: Porto de Santos encerra 2022 com caixa de R$ 1,2 bi

A SPA começou 2023 com caixa líquido de R$ 1,2 bilhão, após 2022 de forte crescimento. No ano passado, a receita operacional da companhia teve alta anual de 24%, chegando a R$ 1,38 bilhão, e o lucro líquido avançou 66,3%, para R$ 547 milhões. A movimentação de cargas em 2022 chegou a 162 milhões de toneladas, incremento de 10,5% puxado pela alta da operação de soja e celulose, e também porque 2021 foi marcado pela quebra da safra de milho. “O porto passou a ser superavitário, capaz de bancar seus investimentos sem necessidade de aportes do governo”, afirmou seu presidente, Fernando Biral. Íntegra para os associados.

CNN Brasil e A Tribuna de Santos: ‘Há uma intenção de cooperar’, diz Tarcísio à CNN sobre privatização do Porto de Santos

O ministro Márcio França e o governador Tarcísio de Freitas se reuniram pela primeira vez ontem, no gabinete ministerial, em Brasília. O ministro reiterou a postura do governo federal contrária à privatização da Autoridade Portuária de Santos. O governador considerou positiva a conversa. O encontro teve duração de duas horas e foi classificado por participantes como uma primeira discussão amigável sobre o tema. O governo de São Paulo tem argumentado que a privatização do Porto de Santos pode beneficiar a Baixada Santista e gerar recursos para a construção do túnel Guarujá-Santos. Eles também conversaram sobre experiências internacionais de modernização portuária, por exemplo em Xangai e Singapura, que poderiam ser aproveitadas no Brasil. Íntegra para os associados: CNN Brasil e A Tribuna de Santos

Valor Online: Malha Paulista ‘inaugura’ mediação de litígio no TCU

O setor ferroviário inaugurou a nova secretaria do TCU destinada à mediação de litígios entre o setor privado e a administração pública. Seus primeiros processos tratam de divergências entre a Rumo Logística e a ANTT sobre supostos atrasos nos investimentos da Malha Paulista, que teve a concessão prorrogada antecipadamente em 2020. O acordo prevê R$ 6 bilhões em investimentos que estariam parcialmente atrasados. A concessionária também teria solicitado ajustes em obras previstas no contrato. A expectativa é que uma solução para esses entraves seja alcançada com a mediação do TCU. Íntegra para os associados.

Valor Online: Sigma Lithium vai embarcar primeira carga para a China

A primeira carga de concentrado de lítio brasileiro – 15 mil toneladas extraída em áreas minerais de Araçuaí e Itinga, na região do Vale do rio Jequitinhonha – será despachada do Porto de Ilhéus em abril, com destino à China, para abastecer refinarias chinesas fornecedoras das fabricantes de baterias de carros elétricos. O preço da tonelada de carbonato de lítio no mercado internacional em 2022 superou a marca de US$ 84 mil. Íntegra para os associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos, Informativo dos Portos e Portos e Navios: Portos movimentam 1,2 bilhão de toneladas de carga em 2022

Dados do Anuário Estatístico Portuário da Antaq, divulgado ontem, mostram que entre janeiro e dezembro de 2022 o setor portuário brasileiro movimentou 1,209 bilhão de toneladas, 0,40% a menos do que em 2021. Os portos organizados registraram uma movimentação de 422,2 milhões de toneladas, alta de 3,12% na mesma comparação anual. O diretor-geral Eduardo Nery destacou que os números são positivos, considerando os impactos da ofensiva russa sobre a Ucrânia e a queda das importações pela China em meio ao avanço do contágio pela covid-19. O grande destaque positivo dos portos públicos foi o Porto de Santos, que registrou 126,2 milhões de toneladas, aumento de 11,42% comparado com 2021. Os portos de Suape, Itaqui e Paranaguá completam o pódio com movimentações de 24,7 milhões de toneladas (+12%), 33,6 milhões de toneladas (+8,2%) e 52 milhões de toneladas (+0,8%), respectivamente. Para os TUPs, o destaque positivo foi o Tebar/SP (58,9 milhões de toneladas, aumento de 8,1% em comparação a 2021). Íntegra para os associados: A Tribuna de Santos, Informativo dos Portos e Portos e Navios

Folha de Pernambuco: Porto de Suape foi o que mais cresceu em movimentações no Brasil

O Porto de Suape movimentou 24,7 milhões de toneladas em 2022, crescimento de 12% em comparação com 2021. Em termos quantitativos foi o segundo melhor desempenho do Nordeste e o quarto melhor do Brasil. Em termos percentuais, no entanto, Suape foi o porto que mais cresceu em termos de movimentações no País. Em outubro do ano passado, o Governo de Pernambuco anunciou a retomada da autonomia do Porto, facilitando a competitividade. A unidade portuária pernambucana teve como principal mercadoria movimentada o petróleo bruto (9,5 milhões de toneladas), crescimento de 41% na comparação com o ano anterior. O porto movimentou 84,6 milhões de toneladas em 2022, um número que representa um crescimento de 4,71% em comparação ao ano anterior. Íntegra para os associados.

Imprensa setorial:

Portal Fator Brasil: PortosRio atinge 61,5 milhões/t na movimentação de cargas em 2022

Os portos do Rio de Janeiro, Niterói, Itaguaí e Angra dos Reis movimentaram 61,5 milhões de toneladas em 2022. Segundo a PortosRio, o desempenho no ano foi 0,9% inferior ao volume movimentado no mesmo período de 2021, impactado pela queda na movimentação de minério de ferro no primeiro quadrimestre, mas com recuperação de 4,7% a partir do segundo quadrimestre de 2022. O resultado do Porto do Rio de Janeiro em 2022 superou em 7,7% o volume movimentado em 2021, influenciado pela alta na movimentação de carga conteinerizada (549.553 TEU, 15,4% na comparação de 2022 x 2021). A movimentação no Porto de Itaguaí caiu 2,5%, em função da estabilidade na movimentação de minério de ferro e do recuo na movimentação de carga conteinerizada. Íntegra para os associados.

Agência Infra: Armadores pedem que ANTAQ não mude regra para sobre-estadia de contêiner e usuários protestam

A Audiência Pública 10/2022, da Antaq, trata de novas normas para regular a sobre-estadia de contêineres nos terminais portuários com o objetivo de criar um formato para que eles possam apurar as responsabilidades e executar a cobrança, o que a agência reconheceu que as normas em vigor não permitem. O resultado, segundo os superintendentes da agência que propuseram a mudança da norma, é o aumento do número de casos e dos valores a cobrar, cada vez mais altos. Mas o Centronave alega que os números de infrações sobre os quais a agência se baseou para apresentar a mudança são ínfimos, se comparados ao de atracações de contêineres movimentados no país. O superintendente de Regulação, Bruno Pinheiro, alertou que, mesmo que sejam poucos casos, os valores alcançam a casa dos milhões. As contribuições por escrito na Audiência Pública 10/2022 podem ser feitas até 10 de fevereiro. Íntegra para os associados.

Portos e Navios: Porto do Açu quadruplica capacidade de armazenagem coberta do terminal multicargas e dobra área alfandegada

Ontem o Porto do Açu inaugurou um armazém, com área de 6.800m², no Terminal Multicargas. Com capacidade estática de 45.000 toneladas, ele vai atender as operações de exportação de cobre de Goiás. Ainda no primeiro semestre de 2023, será inaugurado o segundo novo armazém, com área de 7.600m² e capacidade estática de 40.000 toneladas, para a movimentação de granéis minerais e agrícolas, fertilizantes e produtos siderúrgicos. Íntegra para os associados.

Portos e Navios: Longo curso e cabotagem registram queda em 2022, segundo Antaq

O Anuário Estatístico 2022 da Antaq aponta também que a navegação doméstica transportou 283,3 milhões de toneladas, baixa de 1,8% em relação a 2021. A navegação de longo curso movimentou 849,6 milhões de toneladas em 2022, queda de 0,75% na mesma comparação. A importação de longo curso recuou 12%, sendo o carvão mineral o produto mais atingido (-27%). Já na exportação, o aumento foi de 2%, com destaque para o milho, que cresceu 111% — ao todo, foram 60,9 milhões de toneladas movimentadas. Os produtos industriais movimentados somaram 47,6 milhões de toneladas, alta de 0,9%. Para 2023, a Antaq projeta 1,240 bilhão de toneladas movimentadas, crescimento de 2,5% em comparação a 2022. Íntegra para os associados.

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