Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor On-line: Guerra na Ucrânia já afeta comércio mundial, mostra levantamento
O Indicador de Comércio Internacional, do Instituto de Economia Mundial de Kiel, que monitora os movimentos de navios em 100 regiões marítimas e as chegadas e partidas de navios com cargas em 500 portos em todo o mundo, estima que, com o choque da guerra, o comércio internacional de mercadorias poderá sofrer uma nova queda. Incertezas, sanções e o aumento das inspeções para cumprir com as sanções já parecem ter impacto no comércio ao redor do mundo desde o fim de fevereiro, com impacto negativo para quase todas as economias. No próximo dia 21 a OMC vai discutir como os parceiros entre regiões e setores podem colaborar para tornar as cadeias de abastecimento mais sustentáveis. Íntegra para associados.
Folha: Governo quer cortar tributo de frete para reduzir custo de combustíveis e fertilizantes
O Ministério da Economia pretende estabelecer, por meio de um decreto, um corte linear de 33,9% na tributação do frete marítimo para reduzir os custos desses produtos desembarcados nos portos. Na navegação de longo curso internacional, a alíquota cairia de 25% para 16,5%; na de longo curso nacional, de 25% para 16,5%; na de cabotagem, de 10% para 6,6%. A iniciativa começou a ser estudada antes da guerra na Europa, em meio às discussões do projeto de lei da BR do Mar, mas está sendo acelerada por causa do conflito no Leste europeu e os efeitos sobre os preços no Brasil. A medida tem custo calculado em R$ 4 bilhões/ano e não há necessidade de compensação orçamentária porque a redução poderá ser usufruída por todos os setores. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Plano para adubos será lançado na sexta-feira
O governo federal vai lançar, na próxima sexta-feira, o Plano Nacional de Fertilizantes, que pretende reduzir a dependência da importação desses produtos nos próximos 30 anos. Prevê o uso da Embrapa e do conhecimento científico para economizar em até 10% o uso de adubos nas fazendas, além de ampliar a “diplomacia dos insumos”, com atenção às relações de compra desses itens em escala global e manutenção de “canais abertos e prósperos”. Íntegra para associados.
CNN Brasil: 87% dos comerciantes não participam de discussões sobre importação e exportação
“Estudo de Comércio e Gênero no Brasil”, divulgado ontem pelo Banco Mundial, sobre os desafios enfrentados por homens e mulheres que atuam no comércio exterior no país, aponta que 87% dos comerciantes e 70% dos despachantes aduaneiros confirmaram nunca terem sido consultados, ou serem pouco consultados, sobre mudanças nos processos relacionados ao setor, além da falta de clareza sobre as regras alfandegárias. Foram ouvidos 1.500 empresários do comércio exterior e 300 despachantes aduaneiros, no período entre abril e agosto de 2021. O estudo também fala da necessidade de implementação do AFC de modo a garantir maior facilidade no trânsito e na liberação de mercadorias em regiões de fronteira, reduzindo custos e estabelecendo procedimentos mais simplificados e transparentes. Íntegra para associados.
Estadão: Sem acesso a crédito público, 89% das empresas custeiam projetos de inovação, mostra pesquisa da CNI
Levantamento da CNI realizado com 196 empresas de vários setores entre outubro de 2021 e fevereiro deste ano mostra que apenas 10% delas informaram ter utilizado recursos públicos para desenvolver programas e projetos de inovação. Por outro lado, indica que aumentou de 68% para 73% a fatia de empresas que desenvolveram produtos ou processos inovadores em 2020 no comparativo com o ano anterior. Boa parte dos investimentos foi para a formação de mão de obra especializada, outro gargalo do País. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
G1 Santos e Diário do Litoral: Receita Federal localiza mais de 1 tonelada de cocaína no Porto de Santos, SP
Uma operação da RF ontem apreendeu 392 kg de cocaína oculta em 76 toneladas de levedura que teriam como destino o Porto de Antuérpia. Outros 612 kg da droga estavam escondidos em sacas de açúcar que seriam envidas ao Porto de Abdijã, na Costa do Marfim, com transbordo em Tenerife, nas Ilhas Canárias. A seleção das cargas foi feita durante as atividades de Gestão de Riscos, com análise das operações de exportação e utilização de imagens de escâneres. Durante a inspeção, foram utilizados cães de faro da Alfândega de Santos. Em 2022, foram interceptadas mais de 2 toneladas de cocaína durante os trabalhos das equipes da Alfândega no Porto de Santos. Íntegra para associados: G1 e Diário do Litoral.
Santa Portal, A Tribuna de Santos (p. A-8) e G1 Santos: Pesquisa mostra aumento de cerca de 65% de mulheres trabalhando no Porto de Santos
Um levantamento do Centro de Inteligência de Mercado da Strong Business School aponta que a presença da mulher no Porto de Santos aumentou 65% na última década. Tomou como base dados de 2020 da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, sobre o perfil do trabalhador formal. A quantidade de homens trabalhando no Porto de Santos subiu de 4.930 para 7.021, uma alta de 42,21%. O número de mulheres subiu de 764 para 1.260, alta de 64,92%. Íntegra para associados: Santa Portal, A Tribuna de Santos e G1 Santos.
A Tribuna de Santos (p. A-7): Embarque a granel de café é retomado
Após mais de 30 anos, o Porto de Santos voltou a realizar embarques de café a granel, em razão da queda na oferta de contêineres para as exportações do produto. Desde novembro do ano passado, foram registrados cinco embarques de café em break bulk. A commodity é colocada em big bags de uma tonelada nos porões dos navios, com maiores custos aos exportadores, devido ao transbordo e manuseio dos bags em diversos pontos até a colocação no navio. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portal BE News: Setúbal quer melhorar acessos e promover cultura de sustentabilidade
A direção e a comunidade portuária de Setúbal, na área metropolitana de Lisboa, receberam ontem a comitiva de agentes públicos e privados que integram a missão internacional promovida pelo Fórum Brasil Export a Portugal. O intercâmbio entre os profissionais das duas nações incluiu apresentações sobre as principais características do porto local, troca de informações sobre os desafios futuros e visita técnica aos terminais roll-on-roll-off e multiuso. Hoje, a delegação está visitando o Porto de Lisboa. A programação será encerrada no dia 10, após encontro com o ministro português das Infraestruturas. Íntegra para associados.
Portos e Navios e Portal BE News: Mulheres ocupam 38% dos cargos de liderança no Brasil, revela pesquisa da Grant Thornton
A pesquisa Women in Business da Grant Thornton realizada com 10 mil empresas de diversos setores em 29 países de todos os continentes mostra que, após o salto de 5% em conquista de cargos no alto escalão em 2021, as mulheres perderam 1% dos postos executivos nas empresas brasileiras de médio porte, caindo para 38% em 2022. No Brasil, 35% dos postos de CEO são ocupados por mulheres, 1 p.p. abaixo do ano passado, mas 11 p.p. acima da média global de 24%. Outra pesquisa, da Abol, mostra que as contratações de mulheres no setor portuário cresceram 72,2% nos últimos cinco anos. Entre as contratadas, 76,5% em cargos administrativos e 23,5% operacionais. Íntegra para associados: Portos e Navios e Portal BE News.
Agência iNFRA: Governo marca mais leilões para últimos dias do ministro Tarcísio na pasta de Infraestrutura
Os leilões dos terminais STS11, em Santos, e SUA07, em Suape, aprovados pela ANTAQ na sexta-feira (4), deverão ocorrer em 30 de março, na B3, em São Paulo. O prazo para que os interessados avaliem o edital e apresentem suas propostas será de menos de 25 dias, visto que as propostas têm que ser entregues antes do dia do leilão. Também no dia 30 de março acontecerá o leilão de desestatização da Codesa. Vários projetos do MINFRA estão sendo acelerados para que que possam ser anunciados ou tenham alguma etapa terminada ainda na gestão de Tarcísio de Freitas, que aliás vinha ignorando a chamada ‘regra dos 100 dias’ entre o lançamento do edital e o leilão de concessão de ativos. Mas não há registro recente de um período tão curto entre essas etapas. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022