Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão: Recuo de commodities deve frear PIB em 2023
O choque de alta nas cotações de commodities nos últimos meses, com a guerra na Ucrânia encontrando um cenário já pressionado por efeitos prolongados da crise causada pela covid-19, deve servir de impulso para o crescimento econômico do Brasil neste ano, por causa das exportações e seus efeitos financeiros, mas o vento poderá mudar em 2023, primeiro ano do próximo governo. Diversos economistas consideram em seus cenários de médio prazo uma perda de fôlego no próximo ano. Íntegra para associados.
CNN Brasil: Leilão dos aeroportos do Rio deve ficar para 2024, indica Anac
A informação foi obtida pela CNN, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), junto à Anac. Apesar da resposta do órgão, o MInfra segue afirmando que os aeroportos Santos Dumont e Tom Jobim, conhecido como Galeão, devem ser leiloados no último trimestre de 2023. De acordo com a Anac, o Galeão ainda “encontra-se em processo de qualificação para fins de relicitação”. Somente após o fim da análise, caso o projeto seja aprovado, o terminal estará em condições de entrar no último passo, a relicitação. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos: Porto de Santos deve receber antena 5G no segundo semestre
A previsão é de que a apresentação do projeto-piloto para implantação de 5G seja feita em um evento de tecnologia promovido pela SPA. A iniciativa faz parte de um pacote de inovação tecnológica que a SPA está fomentando para o complexo portuário, com vistas a avançar para o modelo de Porto 4.0. O objetivo é colocar, no médio prazo, o Porto de Santos e a Baixada Santista no patamar de regiões que são referência no mundo em matéria de inovação e novas tecnologias. Íntegra para associados.
Santa Portal: Relação entre transporte e sustentabilidade é discutida no Seminário Brasil-França nesta semana
O Seminário Brasil-França – O Transporte de Carga em 2050 – Descarbonização e Veículos Autônomos discutirá as principais tendências e desafios do transporte e mobilidade, bem como a ligação entre a capital e o Porto de Santos, nesta segunda (9) e terça-feira (10), no auditório da Unisanta, em Santos. Íntegra para associados.
AEN: Embarques pelo Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá crescem 7,4% no quadrimestre
O volume de granéis sólidos embarcado pelo Porto de Paranaguá foi 7,4% maior no primeiro quadrimestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2021. Em 2022, de janeiro a abril, 5.975.114 toneladas de soja, farelo, trigo e milho saíram pelo complexo. Nos mesmos meses do ano passado, foram 5.561.822 toneladas. Em percentual, o maior aumento ocorreu nos embarques de milho, com alta de 35%. Em volume, pesaram os embarques de farelo de soja com avanço de 20,4% ante 2021. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Parecer da SEAE recomenda ajustes de natureza concorrencial no edital do STS-10
A Secretaria de Advocacia da Concorrência e Competitividade (SEAE) do Ministério da Economia recomendou que as regras do edital do leilão de arrendamento da área STS-10 observem as normas, práticas e jurisprudência do Cade na análise de atos de concentração do setor portuário para avaliação concorrencial após a assinatura de contrato do arrendamento, destinado à movimentação e à armazenagem de contêineres no Porto de Santos. Um parecer da secretaria, com base na documentação disponibilizada em consulta pública, encontrou na modelagem de licitação aspectos de natureza concorrencial a serem ajustados e necessidade de adequação normativa quanto à onerosidade regulatória. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos (artigo do presidente da ABTRA, Bayard Umbuzeiro Filho) e Boqnews: STS-10: por que a pressa na licitação?
O Porto de Santos somou 38,7 milhões de toneladas movimentadas no primeiro trimestre, alta de 9,6% na comparação com os três primeiros meses de 2021. Destaque para a soja, para o fertilizante. Mas e a comemoração sobre a movimentação de contêineres? A demanda não estava bombando muito mais do que prevista no PDZ? Um dos argumentos para acelerar a licitação do STS-10 não era que essa curva estaria acelerando além do previsto? Só que os dados reais, publicados pela SPA, apontam 1,16 milhão de TEU movimentados, queda de 3,4% em relação ao primeiro trimestre de 2021. Será que foi por causa da guerra na Ucrânia, do lockdown na China, da falta de contêineres no mundo, do aumento abusivo nos valores dos fretes marítimos? O fato é que o número veio baixo. Se for nesse ritmo, fecharemos o ano com 4,64 milhões de TEU, contra 4,8 milhões de TEU em 2021. Se chegar a empatar com 2021 vai ser bom. Nós, empresários retroportuários, torcemos por isso, já que o fluxo de contêineres no porto é o que garante o sucesso da nossa atividade. E para que o ambiente concorrencial seja preservado, permitindo a existência das empresas independentes. Íntegra para associados: Informativo dos Portos e Boqnews.
Agência Porto e BE News (p. 3): ANTAQ aprova documentação para licitação de área no Porto de Paranaguá (PR)
A ANTAQ aprovou a documentação da Portos do Paraná para a licitação de área destinada à movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais, denominada PAR14, com investimentos previstos na ordem de R$ 50 milhões, no Complexo de Paranaguá. A Agência também aprovou o EVTEA e a documentação para a realização pela Portos do Paraná de consulta pública referente à área destinada à movimentação e à armazenagem de granéis sólidos vegetais, denominada PAR15, com R$ 606 milhões de investimentos previstos. Íntegra para associados: Agência Porto e BE News.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022