Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
O Globo e Estadão: Balança comercial tem superávit de US$ 9 bilhões em abril
Apesar da queda de preços da soja, do ferro e do petróleo, o superávit da balança comercial em abril foi de US$ 9,041 bilhões, segundo o MDIC. O resultado representa alta de 13,7% em relação ao mesmo mês do ano passado e é o segundo melhor para meses de abril, só perdendo para o recorde de abril de 2021, de US$ 9,963 bilhões. Do lado das exportações, a alta no volume de petróleo, de açúcar e de combustíveis ajudou a compensar a queda na exportação de soja, cuja safra terminou, e de veículos automotores, afetados pela crise na Argentina. Do lado das importações, o recuo nas aquisições de fertilizantes e derivados e de compostos químicos foi o principal responsável por conter a alta nas compras externas. Íntegra para associados: O Globo e Estadão.
Valor Econômico: Balança comercial com Argentina vira sinal e tem déficit no acumulado do ano
Depois de um superávit de apenas US$ 75,5 milhões de janeiro a março, a balança comercial do Brasil com a Argentina virou o sinal no acumulado do ano até abril, com déficit de US$ 40,3 milhões. O saldo negativo foi resultado de US$ 3,91 bilhões em exportações e US$ 3,95 bilhões em importações. Os argentinos reduziram as importações em busca de melhor saldo comercial não somente pela falta de divisas mas também para mostrar alguma medida que possa melhorar as condições do setor externo. Isso afeta as exportações brasileiras. Íntegra para associados.
Valor On-line e Editorial do Estadão: Múcio prorroga efeitos da portaria sobre uso das Forças Armadas para GLO em alguns portos do país
O ministro da Defesa, José Múcio, prorrogou até 4 de junho de 2024 os efeitos de portaria que estabeleceu a diretriz ministerial para orientar o emprego das Forças Armadas para a GLO nos portos do Rio de Janeiro, Itaguaí e Santos e nos aeroportos do Galeão e de Guarulhos. Segundo portaria publicada ontem no DOU, ficam mantidas as diretrizes ministeriais e as instruções para o Emprego das Forças Armadas oriundas das Diretrizes Ministeriais. Íntegra para associados: Valor On-line e Editorial do Estadão.
Valor On-line: Lucro da Santos Brasil cresce mais de três vezes no 1º trimestre
A Santos Brasil reportou um lucro líquido de R$ 147,8 milhões no primeiro trimestre, número mais de três vezes superior ao lucro de R$ 45,8 milhões reportado um ano antes. Na mesma base de comparação, a receita líquida avançou 51,1%, para R$ 645,2 milhões, com destaque para o aumento anual de 69,8% na receita líquida dos terminais de contêiner e carga geral. No primeiro trimestre, os terminais de contêiner da Santos Brasil movimentaram 333,4 mil unidades, alta anual de 27,3%. Íntegra para associados.
Estadão On-line: China anuncia ter lançado o maior navio porta-contêineres elétrico do mundo
A Cosco Shipping lançou o porta-contêineres Cosco Shipping Greenwater 01, que tem 119,8 metros de comprimento e 23,6 metros de largura, equivalente ao tamanho de 10 quadras de futebol. A embarcação é movida por 24 caixas de baterias, o que lhe confere, segundo a empresa, o título de maior porta-contêineres movido a energia elétrica do planeta. O navio concluiu a sua viagem inaugural na segunda-feira (6) e atracou no porto de Yangshan, em Xangai, no leste da China. Ele poderá acomodar baterias reserva em contêineres que podem ser embarcados junto às demais cargas, o que pode ser a solução para longas permanências e demoras em operações de carga ou descarga. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (impresso, p. A-3): Cabotagem pode crescer com modais integrados
O 1º Encontro Porto & Mar 2024, promovido pelo Grupo Tribuna, ontem, no auditório da Receita Federal, em Santos, concluiu que o avanço da cabotagem no País passa pela integração de modais, principalmente o rodoviário no segmento de contêineres, a regulamentação da BR do Mar. O CEO da Norcoast, Gustavo Paschoa, destacou que o grande competidor da cabotagem é o caminhão. “Temos que migrar um contêiner a cada cinco que estão rodando na costa brasileira para a cabotagem. Cabe a nós, operadores, ter espaço nos navios para colocar os contêineres, planejar e educar o embarcador para que opte pela cabotagem”. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (impresso, p. A-4): Falta de marítimos atrapalha o setor
O 1º Encontro Porto & Mar 2024 também discutiu a falta de mão de obra e a capacitação dos marítimos. O diretor-executivo da Abac, Luís Resano, revelou que um estudo encomendado à Fundação Vanzolini mostrou que a falta de mão de obra de marítimos até 2030 pode variar de 4 mil a 10 mil. Também comentou que a indústria naval brasileira é inexistente para atender à cabotagem. O secretário Dino Batista chamou a atenção para a certificação exigida pela Marinha, que precisaria ser revista. Íntegra para associados.
Notisul: Programa ambiental do Complexo Portuário de São Francisco é destaque nacional
Quatro terminais portuários de São Francisco do Sul estão adotando o Programa de Monitoramento Ambiental Integrado (PMAI), destacando-se como referência em cuidados ambientais na Baía da Babitonga, em Santa Catarina. O programa foi o foco principal do 1º Encontro de Gestores Ambientais dos Portos Brasileiros, realizado esta semana em São Francisco do Sul, onde foi reconhecido como modelo para todo o país. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Agência Porto: Movimentação portuária no primeiro trimestre de 2024 atinge 302,9 milhões de toneladas
Nos três primeiros meses de 2024, setor portuário movimentou 302,9 milhões de toneladas de cargas, crescimento de 5,2% em relação ao mesmo período de 2023, segundo a Antaq. Esse aumento foi puxado principalmente por cargas conteinerizadas e granéis sólidos. Em relação às cargas conteinerizadas, a movimentação do trimestre atingiu 34,1 milhões de toneladas, um aumento de 20,3% em comparação com o mesmo período do ano passado, representando 3,1 milhões TEU. Desse total, 23,2 milhões de toneladas foram movimentadas em longo curso e 10,5 milhões por cabotagem. Os granéis sólidos apresentaram crescimento de 6,43% frente aos primeiros três meses de 2023. Foram 174,6 milhões de toneladas registradas entre janeiro e março deste ano. Granéis líquidos e cargas gerais movimentaram 79,9 milhões de toneladas (- 0,46%) e 14,3 milhões de toneladas (- 6,4%), respectivamente. Íntegra para associados.
BE News (p. 7): Gustavo Serrão é anunciado novo diretor-presidente da VPorts
A VPorts informou ontem que Gustavo Serrão vai assumir a posição de diretor-presidente da Autoridade Portuária que administra os portos de Vitória, Vila Velha e Barra do Riacho. Ele substitui Ilson Hulle, que deixou a presidência da Autoridade Portuária no mês de março. Serrão é um executivo sênior que acumula mais de 25 anos de experiência em funções de liderança dentro dos setores de infraestrutura e logística. Em nota, a VPorts reafirmou o compromisso com a continuidade dos projetos da concessão e a consolidação da companhia como um modelo de negócio referência no país. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Frota de contêineres atinge capacidade recorde
A frota global de navios porta-contêineres atinge crescimento recorde na capacidade em TEU adicionados em 2023 – e novamente neste ano. Embora os executivos da indústria continuem a expressar preocupação com o excesso de capacidade a médio prazo, o grande número ajudou a compensar o impacto dos desvios do Mar Vermelho e o menor número de trânsitos diários do Canal no Panamá como consequência de seca. O grupo BIMCO calcula que navios capacitados a transportar um total de 2,3 milhões de TEU foram entregues em 2023, batendo um recorde anterior em 37%. A Alphaliner calcula a frota global de porta-contêineres em pouco mais de 6.900 navios, com uma capacidade total superior a 29,6 milhões de TEU. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Câmara convoca audiência para debater a atividade portuária em Itajaí
A Comissão de Juristas para a Revisão Legal da Exploração de Portos e Instalações Portuárias (Ceportos), da Câmara dos Deputados, convoca a opinião pública setorial para debater a atividade portuária nacional. Em edital de convocação, publicado em 9 de abril, o comitê define para o próximo dia 10 de maio, a data da audiência pública. Com a sessão marcada para as 14h30, na Câmara de Vereadores de Itajaí, o presidente da Ceportos, Ministro Douglas Alencar Rodrigues, pretende receber contribuições de representantes da comunidade portuária, do meio jurídico e acadêmico. Os temas a serem debatidos vão desde desburocratização e simplificação dos procedimentos até gestão descentralizada (com autonomia administrativa e financeira), competência dos Conselhos de Autoridade Portuária até inovação, transição energética, integração de sistemas e relação Porto/Cidade. Os interessados em participar e ter direito à fala devem formalizar o pedido até o dia 8 de maio, via cj.portos@camara.leg.br. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2024