Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

09/08/2021

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão On-line: Antes de ser privatizado, Porto de Santos quer ser ‘verde’ para atender ESG

No embalo da inclusão da SPA na Rede Brasil do Pacto Global, criado pela ONU, e com a previsão de privatização do Porto de Santos para 2022, os projetos incluídos na revisão do planejamento estratégico 2021-2025 deverão ser aprovados até o fim de agosto pelo Consad. Um deles prevê a redução da tarifa de utilização da infraestrutura portuária para navios “verdes”. Íntegra para associados.

Valor On-line e Informativo dos Portos: Por falta de contêiner, empresa embarca madeira em porão de navio

Para driblar a falta de contêineres no mundo, a TCP no Porto de Paranaguá voltou a embarcar madeira no porão do navio, na antiga modalidade chamada de break bulk. Enviou 1,38 mil toneladas do produto para os Estados Unidos no fim de julho. A operação envolveu mais de 50 colaboradores e foi realizada em 20 horas. Íntegra para associados: Valor e Informativo.

Folha (p. a15): Estiagem no rio Paraguai ameaça projeto do porto de Cáceres

A baixa histórica no nível das águas do rio Paraguai pode comprometer um investimento de R$ 6 milhões na reestruturação do Porto Fluvial de Cáceres, na fronteira do Mato Grosso com a Bolívia. A estrutura foi reformada por meio de um termo de cooperação entre a Companhia Mato-Grossense de Mineração (Metamat) e a Associação Pró-Hidrovia do Rio Paraguai (APH), formada por produtores para escoar boa parte da safra de grãos das regiões Oeste e Sudoeste do estado. Íntegra para associados.

Portal Uol: PF apreende no Rio 400 kg de cocaína em navio que iria para Europa

A droga apreendida no Porto de Itaguaí na quinta-feira (5) foi localizada por mergulhadores do Núcleo de Polícia Marítima da PF em vistoria do casco de um navio com destino a Portugal. Íntegra para associados.

Valor Econômico e Correio Braziliense (editorial): Projeto estadual de ferrovia avança, mas gera dúvidas

O movimento de vários estados para viabilizar novas ferrovias locais tem gerado dúvidas sobre a segurança jurídica, conflitos com a União e a viabilidade econômica. A discussão ganhou destaque nas últimas semanas, com o chamamento público para construir a extensão da Malha Norte, da Rumo, até Cuiabá e Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. Minas Gerais mapeou 40 possíveis trechos ferroviários e o governo do Paraná aprovou recentemente lei que permitirá a construção de ramais privados no estado, com objetivo de aumentar a capilaridade da Nova Ferroeste. O Pará também planeja criar uma ferrovia estadual entre Bom Jesus do Tocantins e Barcarena. Segundo o Centro de Estudos em Transportes, Logística e Mobilidade Urbana da FGV, a densidade da malha ferroviária brasileira é de apenas de 3,61km a cada mil km² do país. Íntegra para associados: Valor e Correio.

Valor Econômico: ‘Indústria competitiva’ do país encolheu em 5 anos

Um estudo do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG aponta que o Brasil perdeu competitividade e diversificação no mercado internacional nos últimos cinco anos e está caminhando na contramão do mundo, com políticas direcionadas ao setor primário, em vez de estimular mudanças produtivas e tecnológicas associadas a políticas de mitigação da mudança climática, vistas internacionalmente como um novo motor de crescimento e desenvolvimento. Entre 2016 e 2020, o total de indústrias “competitivas” (que exportam mais que a média mundial) caiu de 196 para 167. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (p. a-10): Obra na Ilha Barnabé atrasa e prejudica movimentação

O cronograma de reforma do cais da Ilha Barnabé, na Margem Esquerda do Porto de Santos previsto para conclusão no primeiro semestre de 2022 não será cumprido. Segundo a SPA, a Ster Engenharia, responsável pelo serviço, não está cumprindo as obrigações contratuais de forma adequada. A Ilha Barnabé responde pela movimentação de granéis líquidos do Porto e concentra 35% das operações dessa carga. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (p. a-10): Juiz ordena admissão de avulsos em terminal

O juiz substituto da 2ª Vara do Trabalho em Santos, Ricardo Tsuioshi Fukuda Sanchez, ordenou na quarta-feira (4) que a ADM do Brasil contrate empregados exclusivamente entre trabalhadores avulsos registrados no Ogmo. É a segunda sentença sobre o assunto, mas com teor divergente da autorização anterior dada pelo TRT-2. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portos e Navios e Agência iNFRA: Antaq fará reuniões com setor sobre simplificação de normas da navegação interior

A Antaq pretende se reunir com as principais representantes do setor de navegação interior que apresentaram contribuições no processo de audiência pública que prevê a simplificação regulatória sobre esse modal. Durante a audiência pública, o superintendente de regulação da Antaq, Bruno Pinheiro, disse que, apesar do prazo curto, serão agendadas reuniões com agentes e entidades setoriais, como a Fenavega, a fim de entender melhor as demandas do setor e detalhar as mudanças dos impactados, a fim de aperfeiçoar o processo. O diretor Adalberto Tokarski defendeu que a agência amplie as discussões, especialmente quanto à prestação de serviços de transporte de passageiros. Íntegra para associados: Portos e Navios e Agência iNFRA.

Portos e Navios: Antaq realizará em 13 de agosto quatro leilões portuários

As sessões públicas na B3 acontecerão a partir das 15h. Serão leiloadas uma área no Porto de Santana (AP), para movimentação de granéis sólidos vegetais, especialmente farelo de soja; outra no Porto de Maceió (AL), para carga geral, especialmente cavaco de madeira; mais uma no Porto de Fortaleza (CE), para movimentação de granéis sólidos vegetais, especialmente trigo em grãos; e outra área no Porto de Salvador (BA), para movimentação de carga geral, de projeto ou conteinerizada. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco