Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão Online, Estadão, Valor Econômico e BE News (p. 3): Governo lança PAC na sexta com uma obra em cada Estado; veja o que já se sabe sobre o programa
O presidente Lula deverá apresentar o novo PAC na sexta-feira, 11, com a promessa de executar pelo menos uma obra em cada Estado. O lançamento na sexta está mantido “com ou sem” o arcabouço fiscal aprovado, cujo prazo para a votação é até o fim do mês. A Casa Civil estima que o programa será lançado com um horizonte de R$ 240 bilhões em investimentos públicos federais até 2026, sem contar os recursos que serão aportados por estatais. Diferentemente dos PACs 1 e 2, o atual não deverá trazer placares de execução, considerados pela atual administração uma antipropaganda do programa. O governo planeja engrossar a lista de obras a serem empacotadas também com concessões e PPPs, como no caso da Fiol. Ontem em discussão com líderes parlamentares a ideia é incluir no programa, no ano que vem, obras que serão executadas com emendas propostas por eles. Senadores alinhados ao governo, como os dos Estados de Alagoas e Bahia, já combinaram de negociar emendas de bancada, que são coletivas e divididas por Estados, para serem incluídas no plano. A expectativa é que R$ 35 bilhões em emendas em 2024 possam ser incluídas no programa. Íntegra para associados: Estadão Online, Estadão, Valor Econômico e BE News.
O Globo e Estadão: Novo PAC: Brasil precisa mais que dobrar investimento para modernizar infraestrutura
Para este ano, a projeção de investimentos no setor equivale a 1,94% do PIB, mas seria preciso investir 4,2% do PIB, todos os anos, por duas décadas, para modernizar a infraestrutura do país. Para chegar ao ideal de 4,2%, a fatia pública precisaria aumentar, com maior segurança jurídica, previsibilidade regulatória e estruturas contemporâneas de financiamento, além da melhoria da governança dos investimentos públicos, com melhor planejamento e priorização. Especialistas dizem que o que o setor privado pode fazer é limitado; quem tem que capitanear os investimentos é o setor público. Íntegra para associados: O Globo e Estadão.
Valor Econômico: Solução para Galeão deve ficar para depois, diz Castro
O governador Cláudio Castro afirmou que “dificilmente” sairá na próxima sexta-feira, no âmbito do novo PAC, o anúncio sobre a solução para o impasse no aeroporto do Galeão, mas defendeu que a palavra final é a do presidente Lula. O prefeito Eduardo Paes esperava que Lula assinasse agora uma portaria transferindo voos do Santos Dumont para o Galeão, mas o ministro Márcio França defende que a questão merece um projeto de lei. Íntegra para associados.
Folha de São Paulo (Coluna Vaivém das Commodities): Volume de grãos exportado no ano supera em 20% o de 2022
Segundo a Anex, o Brasil deverá terminar agosto com 124 milhões de toneladas de grãos exportadas no ano, considerando-se os volumes de soja, milho, farelo de soja e trigo. Com produção recorde de 157 milhões de toneladas, a saída de soja neste mês deverá somar 7,9 milhões de toneladas, o que elevaria o total do ano para 82 milhões, 22% a mais do que em 2022. A produção nacional de milho, que surpreende nessa reta final de safra e poderá atingir até 139 milhões de toneladas, deve encerrar agosto com a saída de 25 milhões de toneladas pelos portos do país. O volume superaria em 28% o de igual período de 2022. Farelo de soja e trigo se mantêm nos patamares do ano passado, atingindo 15 milhões e 2,4 milhões de toneladas no período. A China continua a principal compradora de soja (71% do produto brasileiro exportado), seguida da Espanha (4%). Íntegra para associados.
Valor Econômico: Com retração de comércio, lucro da Santos Brasil cai 3%
A Santos Brasil teve queda anual de 3,3% em seu lucro líquido no segundo trimestre deste ano, que ficou em R$ 94,4 milhões; reflexo da retração de 11,8% na movimentação de seus terminais no segundo trimestre, em relação ao mesmo período de 2022, somando 299 mil contêineres. No terminal de Santos, o recuo foi de 13,3%, para 260 mil contêineres. A avaliação da empresa é que a queda ocorreu porque a base de comparação de 2022 é forte: algumas indústrias tinham estoques elevados e houve uma migração do gasto das famílias para o setor de serviços após o fim da pandemia. Íntegra para associados.
Imprensa Regional:
A Tribuna de Santos: Em visita ao canal do Porto de Santos, técnicos do Crea-SP conhecem traçado do túnel submerso
O presidente do CreaSP, Vinicius Marchese, visitou o Porto de Santos no último sábado (5), durante o 2º Simpósio Nacional de Cidades Inteligentes ocorrido na cidade. Foi a primeira ação dentro da parceria firmada com a APS para apoio técnico ao projeto do túnel submerso Santos-Guarujá. A equipe percorreu o canal de navegação do porto a bordo de uma embarcação. Marchese explicou que um dos pontos de atenção durante a visita técnica foi o trecho apontado para a construção da ligação seca, na altura da Avenida Siqueira de Campos, em Santos, até a Rua Guilherme Ginle, em Guarujá, que no relatório apresentado em fevereiro havia sido sinalizado como ‘Alternativa E’ do projeto. O engenheiro destacou ainda que o projeto segue as mais modernas tendências do planejamento de transportes com segmentação do tráfego de cargas para o meio urbano e do tráfego de passagem. Íntegra para associados.
SantaPortal: Audiência pública discute passarelas na área portuária santista
Prevista para ser construída até meados de 2024, a passarela do Parque Valongo será tema de audiência pública realizada pela APS e pela Prefeitura Municipal, no próximo dia 18, às 19h, na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS). Também constarão da pauta outras duas passarelas — a que liga a Alfândega ao cais e outra na Bacia do Mercado, na Vila Nova. Íntegra para associados.
SantaPortal e A Tribuna de Santos: Começa a construção de novo terminal de granéis no Porto de Santos
Ontem a Cofco fundou a primeira estaca das obras de instalação do seu terminal agrícola de granéis sólidos vegetais no Porto de Santos, na região do Valongo. A previsão é de que o STS 11, com 98 mil m2 e dois berços para atracação de navios, iniciará as operações em 2025, devendo em 2026 ampliar a capacidade para a movimentação de 14 milhões de toneladas de grãos. A empresa arrematou o direito de explorar o terminal em leilão, no ano passado, e terá direito à concessão por 25 anos, com um investimento de mais de R$ 764 milhões. Além de realizar as obras de implantação do Parque Valongo, por meio de compensação, a Cofco também fará 430 plantios de árvores nos bairros com mais necessidades de Santos. Íntegra para associados: SantaPortal e A Tribuna de Santos
A Tribuna de Santos: Pátios reguladores: tecnologia holandesa em Roterdã é referência para o setor portuário
O Maasvlakte Plaza, no Porto de Roterdã, conta com um pátio regulador com 569 vagas de estacionamento e fica aberto 24 horas, atendendo ao ciclo contínuo dos terminais, sendo gratuito durante o dia e pago entre 18h e 6h. As vagas são reservadas com antecedência. Há controle de acesso, cercas e vigilância por câmeras. Além disso, estão disponíveis balcão de informações, internet wi-fi, chuveiros e banheiros, máquinas de lavar e de secar roupas e um restaurante. A estrutura conta ainda com posto de gasolina, serviço de lavagem para caminhões, ponto de pesagem e serviço de conserto emergencial de contêineres. Em Roterdã, 50% dos caminhões que deixam o porto se destinam ao mercado holandês, outros 40% ficam na região de Roterdã e apenas 10% cruzam a fronteira, o que, no caso de um país com as dimensões do Brasil, seria como ir até Minas Gerais. Além do pátio de Maasvlakte, existem outros quatro para o Porto de Roterdã; somados, os cinco oferecem 900 vagas para caminhões. O valor da tarifa horária é acessível: em torno de 1,55 euro por hora (r$ 8,32), limitado ao máximo de 15 euros (R$ 80,54) para o período das 20h às 6h. Íntegra para associados.
AEN: Com 12,9 milhões de toneladas em sete meses, Corredor de Exportação tem novo recorde
Os operadores do Corredor Leste de Exportação do Porto de Paranaguá (Corex) movimentaram 12.975.534 toneladas de granéis vegetais de janeiro a julho deste ano. O volume acumulado em sete meses é o maior já registrado pelo complexo. Até julho, foram embarcadas 7.683.434 toneladas de soja em grão, 2.994.725 toneladas de farelo de soja, 2.266.736 toneladas de milho e 30.640 toneladas de trigo. Somente em julho deste ano foram movimentadas 1.875.128 toneladas. O milho foi destaque, com 352.297 toneladas. Íntegra para associados.
Imprensa Setorial:
Informativo dos Portos: Porto Itapoá bate recorde mensal de movimentação pela terceira vez em 2023
O Porto Itapoá iniciou o segundo semestre com recorde mensal de movimentação ( 99.396 TEU), 10% maior que em julho de 2022. A maior parte das movimentações de julho foram importações, cerca de 15% do total. Em relação ao mesmo período de 2022, os resultados das importações no primeiro semestre foram 40% maiores, o que revelaria um movimento de mercado motivado sobretudo pela indústria. Íntegra para associados.
Agência Porto: Porto de Itajaí recebe dois navios Roll-On/Roll-Off no Cais Público
Na última quinta e sexta-feira (3 e 4) o Porto de Itajaí recebeu a atracação de dois navios Ro-Ro. A embarcação Cape Town Highway atracou na quinta-feira à tarde e operou 281 veículos da BMW. Após desatracar, o Canadian Highway chegou no dia seguinte e operou na madrugada de sábado 643 veículos das montadoras GM e BMW. As duas atracações foram operadas pela SC Portos e os dois navios possuem bandeira panamenha e pertencem ao armador K-Line, agenciados pela Unimar. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Sistema integrado da VLI inicia embarques de safra de milho para exportação
A VLI começa a realizar, em agosto, os embarques para exportação da safra recorde de milho prevista para 2023, a partir do Terminal de Produtos Diversos (TPD), no Complexo de Tubarão. O escoamento dos polos produtores, principalmente Minas e Goiás, é feito pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que atende à demanda dessas regiões pelo corredor Leste. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: Entidades empresariais discutem plano para ferrovia entre Sudeste e Nordeste
O projeto qualificado como Eixo Ferroviário Sudeste Nordeste começaria em Minas Gerais e poderia chegar até Pernambuco, ligando até sete terminais portuários na região e impactando áreas onde vivem 30 milhões de pessoas. A maior parte da malha seria construída com investimentos na requalificação de corredores que já existem, mas são ferrovias antigas, em bitola estreita, o que reduz a capacidade e o desempenho do transporte ferroviário. Isso inviabilizaria a sua conexão com a malha moderna do Sudeste. Também seriam necessários investimentos na construção de ramais de acesso aos portos e de contornos de regiões metropolitanas. A proposta foi apresentada pelo consultor Bernardo Figueiredo, ex-diretor-geral da ANTT e ex-presidente da EPL (atual Infra S.A), em artigo para a Agência iNFRA em julho deste ano. Íntegra para associados.
BE News (p.7) e Portos e Navios: Centro-Oeste já não tem mais armazéns para estocar soja e milho, diz Edeon Vaz
A falta de armazéns, considerada o maior problema da região pelo presidente do Movimento Pró-Logística Mato Grosso, Edeon Vaz Ferreira, deverá piorar em razão das safras maiores ano após ano. O tema foi pauta do painel “Desenvolvimento de corredores logísticos na região Centro-Oeste”, ontem no Fórum Centro-Oeste Export, realizado em Sorriso (MT). Vaz explicou que existe uma demanda de pequenos, médios e grandes produtores que não consegue ser contemplada pelo Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA), linha de crédito do BNDES voltada ao segmento e que, com mais espaço para estocagem da safra, é possível administrar melhor o fluxo de carga que vai para os portos. A chefe de gabinete da SNPTA, Gabriela Costa, citou que a hidrovia do Madeira, com pouco mais de 1.000 km de extensão de Porto Velho (RO) à foz do Rio Amazonas, foi utilizada para o transporte de 10 milhões de toneladas de cargas em 2022, entre soja, milho, combustíveis, carga geral e óleos minerais. Disse ainda que , segundo a Antaq, há um potencial de movimentação de 30 milhões de toneladas/ano para esse sistema. Íntegra para associados: BE News e Portos e Navios.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2023