Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico, Folha, Estadão On-line e CNN Brasil: Caminhoneiros bloqueiam rodovias em apoio a Bolsonaro
Em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, caminhoneiros bloquearam ontem trechos de rodovias de ao menos 14 Estados. O movimento é heterogêneo, organizado por motoristas autônomos e defende pautas diversas, desde o controle dos preços dos combustíveis até o fechamento do STF. As maiores entidades do setor de transporte rodoviário de cargas não deram apoio formal à mobilização. A Frente Parlamentar do Caminhoneiro enviou ontem ofícios a autoridades criticando os bloqueios e pedindo ‘apoio urgente’ da Polícia Rodoviária. Íntegra para associados: Valor, Folha, Estadão e CNN.
O Globo, Valor On-line, Folha (Painel S.A) e Folha On-line: Bolsonaro e Tarcísio gravam mensagens para caminhoneiros e fazem apelo por desbloqueio de estradas
O presidente Bolsonaro gravou áudio pedindo aos caminhoneiros que liberem as estradas do país. Disse que a ação “atrapalha a economia” e “prejudica “em especial os mais pobres”. A autenticidade do áudio foi confirmada pelo ministro Tarcísio, em vídeo ontem à noite, repetindo os apelos de Bolsonaro. Tarcísio também suspendeu agenda ontem em Guarulhos para cuidar de crise em Brasília. Íntegra para associados: O Globo, Valor, Folha (Painel S.A) e Folha On-line.
Estadão On-line e O Globo On-line: ‘Vamos ter alguns bilhões com as ferrovias’, diz ministro
Segundo o ministro Tarcísio, o Brasil tem a chance de chegar a 2035 em situação próxima à de países como Estados Unidos e China no uso de ferrovias, tendo em vista o novo modelo de operações anunciado na semana passada, pelo qual o setor privado terá maior liberdade para construir e usar o modal. Atualmente, as ferrovias transportam 20% das cargas no País. Com a novidade no setor e outros projetos de concessão em andamento, o ministro calcula que a participação do modal possa beirar os 40% em 2035. Estudo da CNA estima que, se houvesse trens disponíveis para levar commodities importantes, como milho e soja, dos estados produtores do Centro-Oeste aos portos e a outras regiões consumidoras, os custos com transportes também seriam reduzidos entre 40% e 50%. Íntegra para associados: Estadão e O Globo.
Correio Braziliense On-line (Agência Estado): Brasil não renova acordos sobre transporte marítimo com Argentina e Uruguai
A decisão foi tomada pela Camex em dezembro de 2020, já havia sido comunicada aos vizinhos em fevereiro deste ano, mas só foi formalizada ontem no DOU. A rescisão valerá a partir de 7 outubro de 2021 para o convênio com o Uruguai e, a partir de 5 de fevereiro de 2022, para a Argentina. Em nota, a Secretaria-geral da Presidência destacou que “a medida contribui para o processo de acessão do Brasil à OCDE (…), além de incentivar a concorrência e a competitividade na prestação de serviços do setor”. Íntegra para associados.
Valor On-line: Surtos de covid em países da Ásia e gargalos ajudam exportações chinesas
As exportações subiram 25,6%, em dólar, na comparação com agosto de 2020, para o recorde de US$ 294,3 bilhões – total que supera o de qualquer outro mês anterior em mais de US$ 10 bilhões. As importações cresceram 33,1%, para US$ 236 bilhões, maior patamar na história. A recuperação ocorre apesar de interrupções nas operações do segundo maior porto da China em agosto, em razão de novos surtos da covid-19, que provocaram congestionamentos e elevaram os custos dos fretes marítimos. A demanda mundial por produtos chineses continuou forte, em especial dos EUA e Europa, onde redes varejistas provavelmente anteciparam encomendas para o Natal. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
JB Litoral: Com fertilizantes em destaque, Portos seguem crescendo em movimentação de carga
Puxado principalmente pela alta nas importações, o volume acumulado de janeiro a agosto deste ano pelos portos do Paraná foi 2% maior que registrado no mesmo período do ano passado. O desembarque dos fertilizantes em junho e julho atingiu mais de um milhão de toneladas/mês. Em agosto foram 903.864 toneladas, 3% a mais que no mesmo mês de 2020. No acumulado dos oito meses, 7.282.981 toneladas de adubo foram importadas pelos terminais de Paranaguá e Antonina, volume é 16% maior que no mesmo período do ano passado. De contêineres foram 625.393 TEU movimentados nos últimos oito meses. Íntegra para associados.
Jornal A Hora: Porto público de Imbituba tem alta na movimentação de agosto e Estado lança edital para arrendar Terminal de Granéis Minerais
O Porto de Imbituba movimentou 667,1 mil toneladas em agosto, um crescimento de 19,45% comparado ao mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, registrou aumento de 15,44%, em relação ao realizado de janeiro a agosto de 2020. Em 2021, já passaram mais de 4,3 milhões de toneladas e 190 navios. A carga com maior volume transportada foi o coque, com mais de 100 mil toneladas e as operações foram principalmente de importação. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos On-line: Autoridades participam de seminário sobre o Porto de Santos
Autoridades dos ministérios da Infraestrutura e da Economia, além da Antaq, BNDES e Cade, estarão presentes no 2º Encontro Porto & Mar 2021, do Grupo Tribuna, a ser realizado no dia 21, das 14 às 18 horas, com o tema “Desestatização da administração do Porto de Santos”. As inscrições gratuitas já estão abertas para o evento online em: https://www.sympla.com.br/2-encontro-porto–mar-2021__1331309. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos On-line: Porto de Santos vai modernizar o sistema de agendamento de entrada de caminhões
A partir do próximo dia 21 o agendamento da chegada de caminhões ao Porto de Santos mudará de plataforma. A nova ferramenta já está disponível para testes e contém as mesmas características da anterior, utilizando arquivos XML e em relação aos webservices, mas traz mudanças, como um novo formato de autenticação. Com isso, a SPA poderá unificar o Portolog com o sistema de gerenciamento de tráfego de caminhões (SGTC). Dúvidas e orientações pelo telefone (13) 3202-6565 ramal 2731 ou pelo e-mail portolog@brssz.com. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Editorial do Portogente: O modelo Itajaí para os portos do Brasil
Ao examinar o programa governamental de desestatização dos portos, convém fazer considerações sobre a negociação da renovação, por mais 25 anos, da delegação que municipalizou o Porto de Itajaí até 2022. Conflitando com este propósito, o secretário Diogo Piloni propõe uma autoridade portuária privada, sem convencer a comunidade local. A contraposição imediata veio do senador Esperidião Amin: “O monopólio estatal é terrível; é incompetente e tende à corrupção. Mas, o monopólio quando está na mão da iniciativa privada, sem competição, é pior do que o monopólio estatal.” Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: MINFRA lança programa futuro do setor portuário para aprimorar gestão dos portos públicos
O programa Futuro do Setor Portuário, coordenado pela SNPTA, foi lançado pelo secretário-executivo do MInfra, Marcelo Sampaio, durante o anúncio dos vencedores do Prêmio Portos + Brasil, na semana passada. Entre os objetivos do programa estão o aperfeiçoamento dos processos normativos e marcos regulatórios federais, além da melhoria da comunicação e do alinhamento do processo de governança, frente aos desafios e à realidade de gestão administrativa dos portos públicos. Íntegra para associados.
Guia Marítimo: Porto Itapoá receberá novo serviço direto de exportação para o extremo oriente
Itapoá será o único porto de Santa Catarina a operar o serviço de longo curso ASAS, da Maersk-Hamburg Süd, na exportação para os principais portos da Ásia, a partir de 17 setembro. O serviço diminui para 35 dias o transit time de exportação na escala até Hong Kong, o que é uma vantagem competitiva importante num momento em que está aumentando a demanda mundial por commodities brasileiras e as movimentações estão atingindo seu nível máximo. Íntegra para associados.
CargoNews: Desestatização dos portos públicos nacionais avança no país
O debate sobre o tema foi um dos destaques do segundo dia da Intermodal Xperience 2021, na quinta-feira (2). O evento virtual contou com a participação do secretário Diogo Piloni e do CEO da SPA, Fernando Biral. Outras apresentações mereceram destaque, dentre elas, a da ABTRA, sobre a entrepostagem industrial portuária, com o diretor-executivo Angelino Caputo. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021