Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão On-line, Valor On-line, Correio Braziliense On-line, CNN Brasil e Portos e Navios: Concessionárias dizem que é hora de ‘unir o País’ e cobram de Lula ações para atrair investimentos
Ontem, os presidentes da Rumo, João Alberto Abreu; da EcoRodovias, Marcello Guidotti; da Ultracargo, Décio Amaral; da Santos Brasil, Antonio Carlos Sepúlveda; e da CCR Rodovias, Eduardo Camargo divulgaram um manifesto declarando que é o momento de “construir o futuro e unir o País”, com medidas do novo governo de Lula que ampliem a atração de investimentos, ofereçam segurança jurídica e garantam ações de responsabilidade socioambiental. Eles se reuniram, em Brasília, com a ex-ministra Miriam Belchior, o governador Tarcísio, o presidente do TCU, Bruno Dantas, e o ministro Marcelo Sampaio. Constituem o MoveInfra, que será liderado pela ex-secretária Natália Marcassa. Nos próximos cinco anos, essas empresas vão investir R$ 78 bilhões em projetos contratados, expansão de capacidade e investimentos recorrentes. Íntegra para associados: Estadão, Valor, Correio, CNN e Portos e Navios.
Ministério da Infraestrutura: Ministro defende continuidade da agenda de infraestrutura como política de Estado
O ministro Marcelo Sampaio, na abertura do fórum MoveInfra, ontem em Brasília, defendeu que o país avance cada vez mais na transformação pela qual passou o setor nos últimos anos. Desde 2019 foram transferidos 100 ativos, que garantiram R$ 117 bilhões em investimentos privados contratados para os próximos anos. Íntegra para associados.
Folha (Painel S.A) e Valor On-line: Caminhoneiros querem ministro de Lula para abrir negociação
Os caminhoneiros cobraram do vice eleito Geraldo Alckmin uma definição do ministério e do ministro que será responsável pelas negociações com a categoria. Segundo Wallace Landim, o Chorão, a categoria reclama uma solução para os preços elevados do diesel, a tabela do frete, a segurança contra roubos nas estradas e o baixo crescimento da economia. Quer o fim do PPI e da política de preços da Petrobras atrelada aos valores internacionais do petróleo, que, na ponta, encarece o diesel que move os caminhões. Disse que Alckmin adiantou que o governo eleito quer “pacificação” e nada de “queda de braço”. Íntegra para associados: Folha e Valor.
Valor On-line e Valor Econômico: Após aprovar PEC, senadores veem ‘jabuti’ que poderia retirar do teto empréstimos feitos junto ao BID
Um dia após a aprovação da PEC da Transição, senadores questionam um dispositivo que retira do teto de gastos despesas custeadas com recursos oriundos de operações financeiras com organismos multilaterais dos quais o Brasil faça parte, o que permitiria ao governo tomar crédito junto a instituições como o BID sem que isso seja contabilizado pela regra do teto. O artigo cita explicitamente que essas despesas teriam de estar atreladas a “projetos de investimento em infraestrutura, constantes de plano integrado de transportes”, podendo beneficiar principalmente órgãos como o Dnit. A questão é que o relator da PEC no Senado, Alexandre Silveira (PSD-MG) é cotado para assumir o Ministério da Infraestrutura, responsável pelo Dnit. Íntegra para associados: Valor On-line e Valor Econômico.
Valor Econômico: Lula deve anunciar nesta sexta-feira Haddad na Fazenda e outros quatro ministros
O presidente eleito Lula deve anunciar nesta manhã os primeiros nomes para compor o seu ministério: o ex-ministro Fernando Haddad (PT) na Fazenda, o ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro na Defesa, o ex-governador da Bahia Rui Costa (PT) no comando da Casa Civil e o senador eleito Flávio Dino (PSB-MA) na Justiça e Segurança Pública. O movimento de antecipação dos nomes tenta evitar novas especulações. O novo governo também pode confirmar os nomes dos comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Estão cotados o almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, atual comandante de Operações Navais da Marinha; o tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, atual chefe do estado-maior da Aeronáutica; e o almirante de esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, atual chefe do estado-maior da Marinha. Para o comando do Exército, deve ser indicado o general Julio Cesar de Arruda, atual chefe do Departamento de Engenharia e Construção. Íntegra para associados.
Estadão On-line: Produção de grãos deve atingir 293,6 mi de toneladas em 2022, 11,8% acima do previsto, diz IBGE
Um segundo Prognóstico para a Produção Agrícola de 2023, do IBGE, aponta que, puxada por uma supersafra de soja, a produção nacional de grãos deve alcançar um recorde de 293,6 milhões de toneladas no ano que vem, um aumento de 11,8% frente a deste ano. O resultado representa um aumento de 1,9% ante o primeiro prognóstico, 5,5 milhões de toneladas a mais. Segundo o IBGE, em 2022 a safra da soja foi drasticamente reduzida devido à falta de chuvas, sobretudo na região Sul. Para a safra 2023, até o momento, as condições climáticas estão favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, o que deve permitir uma recuperação na produção, que deve atingir 146,4 milhões de toneladas, alta de 22,5% em relação a 2022. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (p. a-8): Parceria no Porto de Santos aprimora previsão do tempo
O trabalho da SPA em parceria com a startup i4sea prevê ocorrência de chuvas, ventos e alta de maré com cerca de 10 dias de antecedência no Porto de Santos. Isso é importante principalmente diante dos estudos da Antaq, divulgados nesta semana, que apontam uma maior ocorrência de impactos do clima sobre o acesso viário ao terminal, equipamentos de içamento, entre outros, sendo necessário monitorá-lo para permitir a integridade física dos equipamentos portuários fixos, móveis ou de transferência de carga; restrição parcial do canal de navegação; ou reparos de equipamentos e edificações e edificações/estruturas. Íntegra para associados.
Diário do Litoral: LUOS não livra Santos do perigo no transporte do nitrato de amônio
O parecer da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara de Vereadores de Santos sobre o projeto de lei complementar de revisão da LUOS na Área Insular de Santos veda a armazenagem de nitrato de amônio, mas mantém transporte na área do porto organizado, que faz divisa com bairros predominantemente residenciais, do Piratininga à Ponta da Praia. A Autoridade Portuária garante não haver risco e que não há qualquer paralelo de comparação entre o que ocorreu em Beirute e Santos. “A carga daquele porto estava abandonada há mais de sete anos, sem qualquer cuidado ou monitoramento, potencializando os riscos de explosão quando exposta ao calor. Já no Porto de Santos, o tempo de armazenagem do produto é de no máximo 15 dias, o que evita a sua degradação e mantém as suas características antidetonantes. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
BE News (p. 3): Antaq atualiza índice de reajuste do contrato em edital do Porto de Itajaí
Ontem, os diretores da Antaq aprovaram o novo índice de Reajustamento do Contrato (IRC) de concessão do Porto de Itajaí, que reflete as variações não gerenciáveis – valores não controláveis na determinação das tarifas pela futura concessionária – relacionadas aos custos operacionais da exploração do acesso aquaviário do porto organizado – dentre os quais, a variação cambial e o preço do combustível marítimo. Esse reajuste deverá acontecer anualmente, podendo ser revisto a cada cinco anos. Íntegra para associados.
BE News (p. 6): Cabedelo ultrapassa 1 milhão de toneladas operadas em 2022
No mês passado, o Porto de Cabedelo ultrapassou 1 milhão de toneladas movimentadas em 2022, somando 1,097 milhão de toneladas (758 mil toneladas de sólidos e 339 mil toneladas de combustíveis). O destaque ficou com os grãos, em especial trigo e malte (309.500 toneladas, 9,5% a mais que o registrado entre janeiro e novembro de 2021). A movimentação de gasolina atingiu 27.565 toneladas importadas, acréscimo de 3,4% frente ao ano passado. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Hidrovias do Brasil inaugura simulador de manobras para treinamentos voltados para segurança da navegação
A Hidrovias do Brasil instalou um moderno simulador de manobras no centro de treinamento especializado da companhia em seu TUP localizado em Barcarena, com o objetivo de garantir mais segurança na navegação pelos rios amazônicos para a tripulação e para as comunidades no entorno. O simulador usa tecnologia conta com radar e carta eletrônica, reproduzindo fielmente um ângulo de visão de 180º da cabine dos empurradores, que hoje realizam o transporte de cargas na região. Íntegra para associados.
BE News (p. 5): Porto Murtinho deve se tornar centro logístico com Rota Bioceânica
A cidade de Porto Murtinho (MS) deverá ser o eixo central e se tornar um hub logístico com o início das operações de transporte de cargas pela Rota Bioceânica (Atlântico Pacífico), que ligará o Brasil ao Paraguai, Argentina e Chile. O município será beneficiado pela ponte Brasilo-paraguaia, que ainda está em obra, e ligará Murtinho a Carmelo Peralta, no Paraguai. “Porto Murtinho estava no final do caminho, posição que se reverte com esse corredor. Surge uma cidade articuladora, com uma logística multimodal (hidrovia e rodovia) de grande atratividade”, segundo o Ipea. Íntegra para associados.
Agência Porto: Relatório contempla empreendimentos de infraestrutura distribuídos em quatro regiões do país
O Plenário do TCU aprovou na quarta-feira (7) a 26ª edição do Plano Anual de Fiscalizações de Obras Públicas (Fiscobras) financiadas total ou parcialmente com recursos da União. Foram realizadas 34 fiscalizações em empreendimentos de infraestrutura pelo País, dentre eles a Fiol, a Usina Nuclear de Angra III, o Cinturão das Águas do Ceará e as rodovias federais nos estados da Bahia, Pará, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O relatório completo pode ser acessado em: https://portal.tcu.gov.br/fiscobras.htm. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022