Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico, Folha On-line e Valor On-line: Setor critica veto à desoneração de investimentos em portos e ferrovias
A Coalizão Empresarial Portuária, que reúne seis associações do setor privado, dentre elas, a ABTRA, manifestou “grande insatisfação” sobre o veto do presidente Bolsonaro à retomada do Reporto. Calcula em até 42% o encarecimento de equipamentos sem o regime. A medida estava prevista no PL da BR do Mar. O veto é uma vitória da equipe econômica sobre o ministro Tarcísio. O ME alega que a eliminação da medida em 2021 gerou R$ 260 milhões aos cofres públicos. Já segundo a Coalizão, o impacto orçamentário do Reporto é menos de 0,01% da arrecadação prevista para 2022, mas o efeito na diminuição de investimento causará grave perda de eficiência do setor. O veto ainda pode ser derrubado pelo Congresso. Para amenizar o impacto do fim do Reporto, concessionárias tentam negociar com a ANTT e a Antaq o reequilíbrio de seus contratos. Outra matéria do Valor Econômico informa que, também por conta das extraordinárias altas de insumos nos últimos meses causadas pela pandemia, as concessionárias de portos, ferrovias e rodovias preparam pedidos de compensação pelo aumento de suas despesas. A variação do preço do aço e cimento, por exemplo, é considerada um risco das empresas e não é passível de reequilíbrio nos contratos de concessão, mas elas afirmam que esse ônus deveria ser compartilhado com o poder público. Íntegra para associados: Valor Econômico 1, Folha On-line, Valor On-line e Valor Econômico 2.
Estadão On-line: Governo deve abrir consulta sobre venda de Porto de Santos no próximo dia 20
Com a abertura da consulta pública no dia 20 de janeiro, a modelagem de venda do Porto de Santos será conhecida em detalhes. Segundo o secretário Diogo Piloni, o aprofundamento do canal previsto para 17 metros atrelado a outras iniciativas, como remodelação das linhas ferroviárias no porto e investimentos em contratos de arrendamento, permitirá que o porto movimente mais de 240 milhões de toneladas de carga em 2040 ante 146,6 milhões de toneladas em 2020. No dia 14, o MINFRA deverá também publicar o edital do leilão da Codesa, que será leiloada no primeiro semestre. Íntegra para associados.
Estadão On-line e Folha On-line: Greve dos auditores da Receita afeta conferência de cargas em Santos, Rio, Itajaí, Pecém e Corumbá
Desde a última semana cresce o número de reclamações de importadores sobre os atrasos na liberação de cargas por conta da operação-padrão realizada pelos auditores fiscais da Receita Federal desde 27/12. Reclamam que as alfândegas estão criando mais critérios para as conferências, o que aumenta a lentidão na liberação de cargas importadas que caem no “canal vermelho”, que exige conferência física e documental de mercadorias. A crise entre o governo e a elite do funcionalismo público federal continua se alastrando. Além dos servidores da RF, funcionários do BC da CVM e também auditores fiscais do Trabalho entregaram postos de chefia ou coordenação. Íntegra para associados: Estadão e Folha.
Valor Econômico: Evolução da ômicron pode adiar a volta de cruzeiros marítimos
A depender da evolução da variante ômicron, o governo poderá recomendar que a suspensão das viagens vá além de 21 de janeiro. As próprias companhias do setor optaram por suspender novos embarques até 21 de janeiro, após recomendação da Anvisa. Órgãos federais como os ministérios de Saúde, Justiça e Segurança Pública, Infraestrutura e do Turismo também acompanham o tema. Estão sendo feitas reuniões com secretários de municípios afetados pela parada temporária dos navios de cruzeiros para discussão de protocolos sanitários. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
A Tribuna de Santos On-line: Diretor-presidente da Santos Brasil crê em crescimento portuário no último trimestre de 2022
Em entrevista ao jornal, o presidente da Santos Brasil, Antonio Carlos Sepúlveda, comenta as perspectivas para o setor em 2022 em meio à desestatização do Porto de Santos, às eleições presidenciais e à pandemia. Aposta que a movimentação de cargas pelo Porto de Santos deverá crescer gradativamente, sobretudo no último trimestre de 2022, à medida que a logística no Hemisfério Norte melhore e os armadores consigam alocar mais capacidade para o tráfego norte-sul. Fala dos investimentos previstos no Tecon Santos para absorver esse crescimento e o recebimento dos navios New Panamax, que serão uma ferramenta poderosa para o Brasil ficar em pé de igualdade com seus concorrentes no comércio exterior. Explica que o projeto de expansão do Tecon garante a capacidade de contêineres necessária para o porto crescer, mas exige também a ampliação da capacidade do sistema viário para que o acesso aos terminais esteja garantido. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos On-line: Empresa holandesa assume neste domingo a dragagem do Porto de Santos
Desde ontem (9), a holandesa Van Oord passou a ser a responsável pela dragagem do Porto de Santos pelos próximos dois anos. Foi contratada pela SPA após cobrar R$ 371 milhões pelo serviço. O prazo de execução dos trabalhos pode ser prorrogado até o limite de cinco anos. Nesta semana será definida a data para a emissão da ordem de serviço e início dos trabalhos de dragagem de manutenção nos trechos 1, 2, 3 e 4 do canal de acesso, nas bacias de evolução, nas áreas de acesso aos berços e nos berços de atracação do Porto de Santos. Íntegra para associados.
Imprensa segmentada:
Portos e Navios: Porto do Itaqui cresce 23% em 2021
O Porto do Itaqui fechou 2021 com mais de 31 milhões de toneladas de cargas movimentadas e cresceu 23% em relação ao ano anterior. Ao todo, 24 marcas históricas foram superadas nos últimos 12 meses, com destaque para a soja, que bateu as 10 milhões de toneladas; os combustíveis, que chegaram às 9,9 milhões de toneladas; e os fertilizantes, com 3,3 milhões de toneladas movimentadas. Os granéis líquidos tiveram um aumento de 56%; os granéis sólidos cresceram 12%; e a carga geral ficou 8% acima do volume registrado em 2020. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Brasil exportou 376 mil veículos em 2021
A exportação brasileira de veículos automotivos cresceu 16% em 2021 em relação a 2020, com embarque de 376.383 unidades, segundo a Anfavea. A produção aumentou 11,6%. Foram fabricadas 2.248.253 unidades. Com os dados de 2021, o Brasil retomou a oitava posição no ranking mundial de produtores, ao ultrapassar a Espanha. O aumento das exportações tem a ver com a recuperação de mercados vizinhos como Chile, Colômbia, Peru e Uruguai. Pela primeira, a Argentina, principal sócio do bloco do Mercado Comum do Sul, representou menos de metade das vendas externas, com 34% do total embarcado. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: CMA CGM completa aquisição do FMS, um dos maiores terminais portuários dos estados unidos
Após o acordo anunciado em 3/11, a CMA CGM concluiu a aquisição de 90% do terminal Fenix Marine Services (FMS), no porto de Los Angeles. Ela assumirá as operações da unidade e prevê investir nos próximos anos na ampliação do pátio de contêineres para aumentar a capacidade do terminal de forma faseada. Íntegra para associados.
Comex do Brasil: China respondeu por US$ 40 bilhões do superávit comercial total brasileiro de US$ 61 bilhões em 2021
Segundo a Secex, no ano passado as exportações brasileiras para a China tiveram alta de 29,4% comparativamente com 2020 e somaram US$ 87.751 bilhões. A China foi o destino final de 31,3% das vendas externas totais brasileiras. As importações de produtos chineses tiveram um aumento ainda mais expressivo, de 37%, para US$ 47.651 bilhões, correspondentes a uma fatia de 21,7% do volume total importado pelas empresas brasileiras no período. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: Norma para estabelecer abusividade na cobrança do SSTE/THC2 deve ser submetida a audiência pública
A Procuradoria Federal na Antaq opinou pela abertura de uma audiência pública, por parte da diretoria da agência, sobre a regulamentação dos critérios de abusividade na cobrança do SSE/ THC2. Com essa nova etapa, dificilmente a norma estará apta para ser avaliada pela diretoria antes do 1º trimestre de 2022. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022