Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
O Globo: Leilões de concessões na B3 batem recorde e contratam R$ 186 bilhões em investimentos
Os leilões de concessões, privatizações e PPPs realizados na B3, no ano passado, bateram recorde tanto em número quanto em investimentos contratados. Foram feitos 64 leilões e concedidos à iniciativa privada 83 ativos públicos, com destaque para rodovias. Foram contratados R$ 186 bilhões em investimentos (incluindo obras, ampliações, e despesas operacionais) para os próximos anos, com potencial de geração de cerca de 800 mil empregos diretos e indiretos. Até então, o recorde de leilões realizados na B3 havia sido em 2022, com 50 certames e contratação de investimentos da ordem de R$ 113,9 bilhões. No setor portuário, o grande destaque foi o maior leilão da história da Antaq, que ocorreu em dezembro e vai gerar R$ 3,6 bilhões em investimentos. Ao todo, foram oito áreas arrendadas no ano, com o total em R$ 3,7 bilhões previstos em investimentos. Íntegra para associados.
Valor On-line: BNDES aprova R$ 246 milhões em garantias para ampliação do grupo Simpar no Porto de Aratu
O BNDES informou, ontem, ter aprovado R$ 246 milhões em garantias para que a CS Infra, do grupo Simpar, financie as obras em dois terminais do Porto de Aratu, em Candeias (BA). De acordo com o BNDES, as garantias cobrem R$ 140 milhões, o equivalente a 42% do saldo do financiamento do contrato de arrendamento do terminal ATU12, e R$ 106 milhões para cobrir 52% das operações para o ATU18. Os dois financiamentos foram contratados no Banco do Nordeste (BNB). A CS Infra projeta investir mais de R$ 800 milhões na operação do ATU 12 e do ATU 18 até 2025. Íntegra para associados.
Estadão On-line: Transpetro deve ter primeira parceria com porto privado, em complexo no ES
A Transpetro está prestes a embarcar na primeira parceira direta com um porto privado, no Espírito Santo. A subsidiária de transporte da Petrobras assinou com a Imetame um memorando de entendimentos para avaliar o arrendamento de dois berços no Complexo Portuário Multiuso da empresa que está sendo construído em Aracruz. O objetivo é expandir suas operações de transbordo de petróleo e derivados entre navios (ship to ship) a partir do Estado localizado no centro da costa brasileira. Íntegra para associados.
Globo Rural: Com terminal em Santos, Cofco amplia capacidade de exportação no Brasil
A chinesa Cofco International vai inaugurar, em março, a primeira fase de seu terminal de exportação no porto de Santos. Com um investimento total de US$ 285 milhões, o terminal agrícola STS-11 promete acabar com um dos problemas da empresa desde que chegou ao Brasil, em 2014: não ter uma saída própria para os produtos originados do país. A expectativa é que, em 2025, a Cofco use sozinha o terminal e movimente 8 milhões de toneladas entre grãos, açúcar e farelo de soja. A partir de 2026, com a obra totalmente concluída e com a prestação de serviços para terceiros, a movimentação deve chegar a 14,5 milhões de toneladas. Atualmente, a empresa exporta cerca de 4,5 milhões de toneladas pelo porto de Santos. Íntegra para associados.
Folha On-line (Painel S.A): Banqueiro deve receber R$ 4,5 bilhões pela venda da Santos Brasil
O bilionário Daniel Dantas, dono do banco Opportunity, ficará ainda mais rico a partir de abril. Esta é a previsão para que a venda de sua participação (48%) na Santos Brasil ao grupo francês CMA CGM seja aprovada pelo Cade. O processo, apresentado em novembro de 2024, deve ser aprovado ainda no primeiro trimestre deste ano e, segundo pessoas envolvidas nas discussões, a expectativa é que Dantas receba R$ 4,5 bilhões. A compra foi anunciada no fim de setembro por R$ 6,3 bilhões, mas há descontos previstos na data definitiva de fechamento do contrato. O pagamento será à vista. A operação envolve oito terminais e o principal deles é o Tecon Santos, no porto de Santos, o maior da América Latina. Íntegra para associados.
Folha On-line (Reuters): Associação alerta para interrupções no transporte de grãos devido a novo sistema em pedágios
Uma associação de transportadores de carga alertou sobre o risco de “colapso logístico” depois que a ANTT alterou as regras do sistema de pagamento para caminhões que transportam milhões de toneladas de commodities agrícolas e outras cargas. A introdução de etiquetas eletrônicas como o único meio de pagamento aceito ocorre no momento em que o Brasil começa a colher uma enorme safra de soja de cerca de 170 milhões de toneladas, disse Carley Welter, diretor-executivo da ANATC (Associação Nacional dos Transportadores de Cargas do Brasil) em comunicado. Íntegra para associados.
Valor On-line: Trabalhadores portuários chegam a acordo e evitam greve nos EUA
O sindicato dos trabalhadores portuários dos Estados Unidos da costa leste e do Golfo do México firmaram, na noite de quarta-feira (8), acordo com os operadores dos portos para resolver uma disputa trabalhista que ameaçava provocar uma greve no setor, a segunda em três meses. As duas partes — a Associação Internacional de Estivadores (ILA) e a Aliança Marítima dos Estados Unidos (USMX) — anunciaram, em comunicado conjunto, que chegaram a um acordo preliminar para um novo contrato de seis anos, evitando uma greve marcada para começar no dia 15 de janeiro. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos e Folha: Terceira pista da Rodovia dos Imigrantes terá conexão com Rodoanel e Cônego
A terceira pista da Rodovia dos Imigrantes fará conexão com o Rodoanel Mário Covas, no Planalto, e com a Rodovia Cônego Domênico Rangoni, próximo ao Polo Industrial de Cubatão, na Baixada Santista. Com isso, ela aumentará em 145% a capacidade de fluxo de caminhões e ônibus em direção ao Litoral paulista e às duas margens do Porto de Santos. O traçado foi divulgado ontem, para A Tribuna, pelo Governo do Estado. Todos os estudos e projetos funcional, básico e executivo da obra estão a cargo da Ecovias, concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI). Íntegra para associados: A Tribuna de Santos e Folha.
Bem Paraná: Porto de Paranaguá bate recorde histórico de movimentação de cargas
Com 66,7 milhões de toneladas de movimentação de cargas, a Portos do Paraná fechou o ano de 2024 com a maior movimentação de cargas da sua história. O crescimento registrado é de 2,1%, com 1,3 milhão de toneladas a mais do que em 2023. Pelos berços do cais passaram 40 milhões de toneladas em exportação e 26,7 milhões em importação. Os números foram alcançados mesmo diante de condições adversas – foram 115 dias de chuva em 2024 (situação que afeta a operação), oito a mais do que no ano anterior. Os resultados foram apresentados em entrevista coletiva nesta quinta-feira (9). Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portal BE News, Portos e Navios e A Tribuna de Santos (impresso, p. 12): Movimentação de cargas gerais e conteinerizadas têm alta
A movimentação portuária no país, no acumulado de janeiro a novembro de 2024, chegou a 1,2 bilhão de toneladas de cargas. Isso representa um crescimento de 1,77% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados do Estatístico Aquaviário da ANTAQ apontam ainda que a movimentação do mês de novembro chegou a 100,6 milhões de toneladas de cargas (-5,21%). Durante o penúltimo mês do ano de 2024, dois tipos de cargas se destacaram em relação ao crescimento percentual: as cargas gerais e as conteinerizadas. A primeira apresentou alta de 21,57% e movimentação de 5,7 milhões de toneladas. Por sua vez, as cargas conteinerizadas atingiram alta de 5,93% e movimentação de 11,6 milhões de toneladas de cargas. Íntegra para associados: Portal BE News, Portos e Navios e A Tribuna de Santos (impresso, p. 12).
Notícias Agrícolas: Portos do Arco Norte ganharão novo corredor logístico no Rio Tocantins
Os portos do Arco Norte terão nova via hidroviária na região amazônica a partir de 2025, com o início da navegação comercial e de passageiros no Rio Tocantins. Isso porque foram expedidas pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Secretária de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), as licenças de Operação das eclusas de Tucuruí, o que permitirá a navegação no Rio Tocantins entre sua Foz e Marabá (PA). Íntegra para associados.
Guia Marítimo: Santos Brasil amplia capacidade das operações de granéis líquidos no Porto do Itaqui (MA)
A Santos Brasil obteve autorização da ANP para iniciar a operação da expansão do TGL 1, um dos três terminais de granéis líquidos que a Companhia administra no Porto do Itaqui, e começa o ano com a capacidade ampliada de 54 mil m³ para 85 mil m³. Já as obras de expansão do TGL 3, que foram finalizadas no ano passado agregando mais 30 mil m³ de capacidade à Companhia em Itaqui, ainda dependem de autorização de operação da ANP, esperada para o primeiro trimestre de 2025. O TGL 2, que está em construção e terá 85 mil m³ de capacidade, tem sua conclusão prevista para este ano. Íntegra para associados.
Portos e Navios: DP World ultrapassa 100 milhões de TEUs e consolida liderança no comércio global
A DP World ultrapassou 100 milhões de TEUs em capacidade de movimentação de contêineres globalmente, alcançando 9,2% de participação no mercado global de contêineres. O marco é resultado de mais de US$ 11 bilhões em investimentos na última década, incluindo expansões, novos desenvolvimentos e aquisições. Desde 2014, a capacidade da empresa cresceu 33%, passando de 75,6 milhões de TEUs para um portfólio alinhado à demanda global. Nos últimos 12 meses, a capacidade bruta aumentou 5%. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Carteira global de encomendas de navios porta-contêineres atinge recorde de 8,3 milhões de TEUs
Até o final de 2024, a carteira global de pedidos de navios porta-contêineres atingiu 8,3 milhões de TEUs, superando o recorde anterior de 7,8 milhões de TEUs no início de 2023. Esse aumento ocorreu apesar das entregas de 4,4 milhões de TEUs ao longo do ano, com a capacidade contratada alcançando 2,9 milhões de TEUs em 2024. Navios de grande porte, com capacidade de 8 mil TEUs ou mais, representam 92% do total da carteira, sendo que 46% desta se concentra em embarcações de 12 a 17 mil TEUs. Estaleiros chineses dominam o setor, com 72% da capacidade contratada, seguidos por sul-coreanos (22%) e japoneses (5%). Íntegra para associados.
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