Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Folha de S. Paulo : Senado aprova PEC para atrelar dinheiro de concessão a investimento público
O Senado aprovou ontem uma PEC que obriga o governo federal a investir no setor de transportes pelo menos 70% de todos os recursos que forem arrecadados com contrapartidas por concessões, permissões ou autorizações onerosas. O texto, do senador Wellington Fagundes, estabelece um prazo máximo de três anos para que os recursos sejam reinvestidos. Atualmente, esses recursos entram diretamente no caixa único da União. A proposta agora segue para a Câmara dos Deputados e se aprovada deve resultar em ao menos R$ 7 bilhões por ano a serem investidos em transportes. Íntegra para os associados.
Portal do Ministério da Infraestrutura: Meta do Governo Federal é tornar Brasil líder em infraestrutura de transportes na América Latina
O ministro Tarcísio de Freitas declarou que as reformas estruturantes realizadas de 2019 até o momento pelo Governo Federal fazem parte de um plano de ação assertivo para alçar o Brasil como líder em infraestrutura de transportes na América Latina. Na área de transportes, serão R$ 260 bilhões contratados até o fim do ano em investimentos privados em toda a matriz brasileira e ajudarão a reduzir 35% do Custo Brasil nos próximos 15 anos. Íntegra para os associados.
Isto é Dinheiro Online: Logística: Porto de Paranaguá exporta 24% mais cargas em contêineres em janeiro
Segundo a Superintendência dos Portos do Paraná, somando exportações e importações, no último mês o porto de Paranaguá movimentou 88.073 TEUs, 4% superior aos 84.508 TEUs operados em janeiro de 2021. Em volume, a movimentação total foi de 671.649 toneladas de cargas conteinerizadas, incremento de 11% na comparação anual. As principais cargas exportadas em contêineres foram de frango (151,44 mil toneladas, alta anual de 8,7%), madeira (95,743 mil t, +68,2%), papel (37,409 mil t, +66,7%) e celulose (23,121 mil t, +9,5%). Na importação, foram os eletroeletrônicos (28,504 mil t, alta de 33,7%), produtos químicos orgânicos (24,710 mil t, +24,1%), plástico (21,383 mil t, recuo de 38,7%) e fertilizantes (16,559 mil t, -16,5%). Íntegra para os associados.
Estadão: Setor de serviços sobe 10,9% em 2021, recorde da série histórica iniciada em 2012
O volume de serviços prestados no País cresceu 10,9% em 2021 em relação ao ano anterior, recorde da série histórica iniciada em 2012, conforme dados do IBGE. As maiores contribuições foram nos setores de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (15,1%) e informação e comunicação (9,4%). O principal impacto positivo veio de São Paulo (11,5%), seguido por Minas Gerais (14,0%), Rio de Janeiro (7,3%), Rio Grande do Sul (12,1%) e Santa Catarina (14,7%). Na comparação mensal, dezembro do ano passado teve alta de 1,4% em relação ao mês anterior. Íntegra para os associados.
Portal da Antaq: ANTAQ prorroga para 16 de fevereiro consulta pública sobre concessão do Porto de São Sebastião
A ANTAQ prorrogou para 16 de fevereiro a consulta pública para a desestatização do Porto de São Sebastião. As contribuições poderão ser dirigidas até às 23h59 do mesmo dia. Os documentos estão disponíveis no menu ‘Participação Social’, em gov.br/antaq. Íntegra para os associados.
Imprensa regional:
G1 Santos e Região e A Tribuna: Audiência Pública debate desestatização da SPA
A Justiça Federal negou o pedido do Sindaport para suspender a audiência pública que discutirá a desestatização da SPA. Com a decisão, a audiência continua marcada para hoje, às 15h, na sede da Associação Comercial de Santos (ACS). Haverá transmissão via internet. Para o MINFRA, não havia fundamento na alegação do sindicato de que faltam informações sobre o processo de concessão do Porto de Santos, “já que as propostas e os processos estão públicos e disponíveis no site da agência”. Íntegra para os associados: G1 Santos e Região e A Tribuna.
Imprensa setorial:
Informativo dos Portos: Docas do Rio assina contrato para execução de obras no Cais da Gamboa no Porto do Rio de Janeiro
A CDRJ assinou contrato com o Consórcio Porto Rio para ampliar e modernizar e estender em 600 metros o trecho do Cais da Gamboa, inaugurado em 1910. As obras estruturais, no valor de R$ 104 milhões, serão realizadas para permitir o aprofundamento dos berços de atracação e viabilizar a operação com navios de maior porte. A previsão é de que sejam iniciadas agora em abril e concluídas no final do primeiro semestre de 2023. As etapas incluirão: a execução de estacas para dar suporte à nova viga de coroamento do cais; injeção de nata ou solo de cimento que funcionará como uma parede de contenção para impedir a erosão abaixo do muro do cais; vigas de coroamento, uma sobre o cais atual e outra a cerca de cinco metros, apoiada nas novas estacas; e lajes pré-moldadas com capa de concreto, apoiadas nas vigas de coroamento. Íntegra para os associados.
Portos e Navios: Modelo de São Sebastião traz resultados tão bons quanto alienação, diz Piloni
O secretário Diogo Piloni declarou que o governo vai aplicar para a desestatização do Porto de São Sebastião um modelo que não traga grandes amarrações de investimentos ao novo concessionário e mantenha a flexibilidade na escolha de desenvolvimento do projeto, com algumas salvaguardas, como a necessidade de aprovação do PDZ ou de autorização da poligonal. Íntegra para os associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022