Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Online: Exportações de carnes seguem firmes
Dados da Secex mostram que a receita das exportações brasileiras de carne bovina (in natura e processada) cresceu 7% no mês passado em relação a janeiro de 2022, para US$ 798,2 milhões. O volume embarcado foi 17% maior, totalizando 183,8 mil toneladas. Mas segundo a Abrafrigo, houve queda de 8,6% nos preços médios da tonelada exportada, para US$ 4.630, por conta das renegociações de contratos que a China vem promovendo nas suas compras. As vendas de carne suína (in natura e processada) também cresceram 19,6% na comparação com o mesmo mês do ano passado, para 89,2 mil toneladas. A receita foi de US$ 212,4 milhões, crescimento de 32,1%. Íntegra para os associados.
Estadão (blog do Pedro Doria): Vale do Silício é exemplo na parceria entre Estado e iniciativa privada
Deixa um gosto amargo a maneira como o presidente Lula escolheu travar o debate sobre a parceria Estado e iniciativa privada. Não se faz uma nação inovadora sem um mercado forte, aberto, tranquilo de que as diretrizes econômicas do país não vão mudar a cada ciclo eleitoral. É sempre bom retornarmos ao exemplo do Vale do Silício. Não fosse o Estado, não teria havido na Califórnia uma explosão criativa de desenvolvimento tecnológico a partir dos anos 1970. E, não fosse a iniciativa privada, a explosão não teria se tornado a mais poderosa indústria do mundo. Íntegra para os associados.
Valor Online: Usiminas planeja investir R$ 3,2 bilhões em 2023
A Usiminas planeja um volume de vendas de minério de ferro entre 8,5 e 9 milhões de toneladas em 2023. Em 2022, elas totalizaram 8,64 milhões de toneladas. Em relação às vendas de aço, o volume no primeiro trimestre deverá ficar na faixa entre 950 mil e 1,05 milhão de toneladas. Há um ano, as vendas de aço da Usiminas ficaram em 1,13 milhão de toneladas no período entre janeiro e março. Íntegra para os associados.
Imprensa regional:
Agora RN e Fator RH: Consórcio faz estudo de viabilidade para expansão do Porto de Natal
O consórcio Dux Consultoria, contratado pela CNT, iniciou os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para um novo complexo portuário na margem esquerda do rio Potengi. O projeto é tratado como expansão do Porto de Natal, que enfrenta dificuldades de operação. Prevê a recuperação do mangue do estuário, a construção de uma terceira ponte sobre o rio e uma conexão direta, por ramal ferroviário, com o aeroporto e a ZPE. A primeira etapa do estudo deverá durar pelo menos seis meses. Íntegra para os associados: Agora RN e Fator RH.
A Tribuna de Santos (p. a-8): Crea-SP apresenta soluções para evitar colapso logística
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP) apresentou ao governador Tarcísio nesta semana um mapeamento dos pontos críticos no transporte de cargas e passageiros. Também propôs investimentos em ferrovias e a implementação de um sistema intermodal na matriz de transportes como soluções para evitar um colapso logístico no estado e nos acessos ao Porto de Santos, em razão da sobrecarga no sistema rodoviário. Íntegra para os associados.
A Tribuna de Santos (artigo de Ricardo Pupo Larguesa, p. A 8): Logística Portuária revolucionada pela IA
Com seu poder de processamento de dados e análise, a inteligência artificial está mudando a maneira como as empresas se comunicam, gerenciam informações e realizam suas atividades diárias, e não é diferente na logística portuária. A AI pode ser usada para automatizar a previsão de demanda e também para otimizar as rotas de transporte, analisando fatores como tempo, custo, capacidade de carga e disponibilidade de recursos para determinar a rota mais eficiente. Íntegra para os associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Número de fiscalizações no setor portuário cresce 50% em 4 anos
Desde a implementação do Projeto de Regulação Responsiva, em 2020, a Antaq nota um aumento no índice de fiscalização e uma aplicação menor de sanções no setor. Em 2018 foram necessárias 3.000 fiscalizações e 575 sanções; já em 2022 foram 4.500 fiscalizações e 34 sanções. O número de empresas no setor portuário que cometeram irregularidades também vem caindo: em 2018 foram 11%, ante 5% em 2022. De acordo com SFC/Antaq, algumas infrações são notificadas e permitem, dentro de um determinado prazo, que as empresas possam regularizar a infração, antes de se entrar no processo sancionador. Íntegra para os associados.
BE News (p.3): Porto de Santos tem lucro recorde de R$ 547 milhões em 2022
A SPA encerrou 2022 com o melhor resultado de sua história ao apurar lucro líquido de R$ 547,3 milhões, alta de 66,3% sobre 2021. A receita líquida registrou R$ 1,4 bilhão, alta de 24,1% em relação ao ano anterior, refletindo o aumento recorde de 10,5% na movimentação de cargas no período. As ações de otimização de gastos, revisão de processos e modernização tecnológica também favoreceram o resultado. O indicador de produtividade “custo operacional/receita líquida” apresentou melhora de 3,2 pontos percentuais. A relação “despesas recorrentes/receita líquida” evidenciou avanço pelo quarto ano consecutivo, com ganho de 1,3 ponto percentual. Íntegra para os associados.
Grandes Construções: Movimentação de contêineres nos portos privados cresce 4,15% em 2022
O Anuário Estatístico Portuário da Antaq aponta que em 2022 os TUPs de contêiner movimentaram 4,1 milhões de TEU, alta de 4,15% em relação ao ano anterior. Os terminais privados com a maior movimentação foram, respectivamente, o Portonave (SC), com 1,1 milhão de TEUs, a DP World Santos (SP), com 931 mil TEU, e o Porto Itapoá (SC), com 885,8 mil TEU. Íntegra para os associados.
Portos e Navios: Terminais propõem mudanças em regras sobre cobrança de armazenagem adicional
Em audiência pública realizada na segunda-feira (6) para discutir a minuta da resolução da Antaq sobre alterações na cobrança de armazenagem adicional, representantes da ABTP, ATP e ABRATEC destacaram a necessidade de se contemplar a segurança jurídica dos negócios e manifestaram o entendimento de que a não intervenção regulatória é a melhor opção. O prazo de envio das contribuições se encerra hoje. Íntegra para os associados.
Portos e Navios: Em 7 anos, TCP dobra movimentação de contêineres por ferrovia até o Porto de Paranaguá
A TCP registrou a movimentação de 189.014 TEU por ferrovia em 2022, mais que o dobro em comparação a sete anos atrás (92.307 TEU em 2016). Um dos principais saltos de volume ferroviário aconteceu entre 2021 e 2022, com 40% de crescimento. A carga que mais apresentou crescimento de exportação no período foi papel e celulose, seguida da carne de frango. Em parceria com a Brado Logística, a multimodalidade combinando ferrovia nas distâncias longas e rodovia nos trechos curtos trouxe competitividade e mais produtividade em relação ao modal estritamente rodoviário. Um em cada cinco contêineres exportados por Paranaguá utilizam a ferrovia. Íntegra para os associados.
Agência Infra: Previsão de aumento dos investimentos em rodovias pode esbarrar em falta de asfalto
A quantidade de cimento asfáltico de petróleo produzida no Brasil é insuficiente para a manutenção e a construção de rodovias previstas pelo governo federal neste ano e a importação tem barreiras logísticas, tanto no setor portuário como na distribuição, além do que o insumo tem ficado escasso no mundo devido à guerra na Ucrânia. Esses alertas foram passados aos ministros em reunião na terça-feira (7) para tratar do escoamento da safra agrícola, que deve bater novo recorde, chegando a 310 milhões de toneladas (45% para exportação). Íntegra para os associados.
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