Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Folha On-line: Marinha Mercante busca soluções para evitar apagão marítimo
Após pressão no Congresso Nacional, a LDO incluiu os gastos com o EPM (Ensino Profissional Marítimo) como despesas obrigatórias em 2025. Os investimentos, em teoria, financiariam a formação de mais oficiais e diminuiriam uma defasagem que preocupa a Marinha Mercante nacional. No entanto, o presidente Lula vetou o dispositivo, sob o argumento de que a obrigatoriedade reduziria a flexibilidade e liberdade na gestão das despesas orçamentárias. Um estudo do CILIP (Centro de Inovação em Logística e Infraestrutura Portuária) e da Fundação Vanzolim estima que em 2030 haverá um rombo de 335 vagas na Marinha Mercante, mas pode ser ainda maior, se houver demanda das eólicas offshore. Nesse caso, o número pode chegar a 1.343. Íntegra para associados.
Folha On-line (Reuters), Estadão On-line e Correio Braziliense On-line: Brasil tem superávit comercial de US$ 2,2 bi em janeiro, queda de 65% na comparação anual
A balança comercial brasileira registrou superávit de US$ 2,164 bilhões (R$ 12,5 bi) em janeiro, bem abaixo das expectativas de economistas e uma queda de 65,1% em relação ao mesmo período de 2024. Na comparação com janeiro de 2024, as exportações registraram baixa de 5,7%; já as importações cresceram 12,2%, somando US$ 23,016 bilhões, o maior valor da série histórica para meses de janeiro. A corrente de comércio também foi recorde, com US$ 48,2 bilhões no mês, contra US$ 47,2 bilhões registrados em janeiro de 2024. Íntegra para associados: Folha On-line (Reuters), Estadão On-line e Correio Braziliense On-line.
Estadão e Folha On-line: Trump diz que vai anunciar tarifas de 25% sobre aço e alumínio, produtos que o Brasil exporta
O presidente Donald Trump disse que hoje vai anunciar tarifas de 25% sobre alumínio e aço importados pelo país. A decisão impacta diretamente o Brasil, que está entre os maiores fornecedores de aço para os EUA. Em 2024, foi o segundo maior exportador do produto para o país norte-americano, atrás apenas do Canadá. Segundo o Instituto Aço Brasil, no ano passado os EUA responderam por 60,6% do volume de produtos siderúrgicos exportados pelo país – em valores, a fatia foi de 54,1%. No total, foram 5,8 milhões de toneladas destinados aos EUA, com valor total de US$ 4,7 bilhões. Íntegra para associados: Estadão e Folha On-line.
O Globo (Bloomberg): Guerra comercial: portos na China batem recorde de tráfego às vésperas do tarifaço de Trump
O porto de Xangai processou um recorde de cinco milhões de contêineres em janeiro, à medida que as empresas correram para embarcar seus produtos antes da entrada em vigor das tarifas dos Estados Unidos e do início do longo feriado local em comemoração ao Ano Novo Chinês. No ano passado, o porto foi o primeiro do mundo a processar mais de 50 milhões de contêineres em um único ano, impulsionado pelo aumento da demanda global, pela queda dos preços chineses e pela ameaça de tarifas, que levaram o valor das exportações a um recorde. Desde esse recorde no mês passado, os EUA impuseram novas tarifas sobre todos os produtos da China, tornando esses embarques mais caros. A China retaliou com suas próprias tarifas, que entraram em vigor hoje, embora tenham sido aplicadas apenas a uma pequena fração das importações dos EUA. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos: Porto de Santos se prepara para aumento de movimentação com safra 2024/2025
A Conab estima que a safra 2024/2025 vai chegar a 322,3 milhões de toneladas, com consequente aumento do volume de commodities a ser embarcado pelo Porto de Santos – principal porta de saída de soja e milho para cerca de 70 países. Órgãos públicos, transportadores e exportadores se organizam para evitar gargalos logísticos na região. O Sindicato dos Transportadores Autônomos afirma que o aumento da movimentação com a safra é bem-vindo, mas preocupam os congestionamentos de caminhões nos acessos ao porto. O movimento chega a aumentar de 3 mil para cerca de 15 mil caminhões por dia, entrando e saindo da Baixada Santista e do Porto. Os picos de escoamento de grãos, neste ano, deverão ser nos meses de março, abril, maio e junho. O Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista (Sindisan) destacou que todo o ecossistema de logística da região – associações, sindicatos e órgãos anuentes – deverá se debruçar sobre o problema e que as reuniões deverão começar na próxima semana. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (impresso, p. 12 e 13): Ecovias e APS adotam medidas para tentar evitar caos logístico
Segundo a Autoridade Portuária de Santos, uma das iniciativas para melhorar a logística e ampliar a capacidade de escoamento de grãos pelo Porto de Santos foi a cessão da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips), cuja meta é alcançar 100 milhões de toneladas/ano transportadas. A APS também destacou o convênio com a Ecovias para a construção de dois viadutos na entrada de Santos. Já na Margem Esquerda, está em execução o projeto da Avenida Perimetral, que terá cerca de 10 quilômetros e conexão com o Aeroporto Civil e com o túnel Santos-Guarujá. Íntegra para associados.
Diário do Litoral, A Tribuna de Santos, Guia Marítimo e Portos e Navios: Litoral de SP deve ganhar 4 novos pátios de caminhões; saiba onde
Dois mil e oitocentos caminhões. Essa será a capacidade dos quatro condomínios logísticos retroportuários que estão sendo planejados para disciplinar o tráfego dos atuais 8 mil caminhões que, em função da atividade portuária, passam diariamente pelo litoral santista. A APS já definiu as cidades onde os pátios serão instalados: Guarujá, São Vicente, Santos e Cubatão. Eles funcionarão como pátios reguladores de acesso ao Porto, com obras de terraplenagem, pavimentação, drenagem, cercamento e iluminação, além de edificações para serviços aos caminhoneiros e outras áreas do governo. A área já está incluída na poligonal do porto organizado e foi autorizada pela portaria 541 do governo federal em junho de 2022. Íntegra para associados: Diário do Litoral, A Tribuna de Santos, Guia Marítimo e Portos e Navios.
A Tribuna de Santos: Porto de Santos adota inteligência artificial e inovações tecnológicas para impulsionar o futuro
Nos portêineres da Santos Brasil, a plataforma Manufacturing Data Engine (MDE Google) captura a cada hora dados da central de controle digital (PLC) dessas máquinas para fazer um preditivo de manutenção. A ferramenta identifica o limite das peças por meio de “sintomas” como consumo de energia, vibração, temperatura, entre outros, e determina o momento ideal da sua troca. A empresa também foi a primeira a adotar a operação remota de RTGs 100% elétricos no Brasil, desde o final do ano passado, no Tecon Santos. Na DP World, o mais recente avanço tecnológico envolve o uso de drones automatizados para monitorar o terminal em Santos. Com rotas programadas, os dispositivos sobrevoam a instalação 24 horas por dia, oferecendo solução inovadora e eficiente para aumentar a segurança e otimizar o trabalho. A DP World também foi pioneira na adoção de pontes rolantes 100% automatizadas que movimentam os fardos da matéria-prima sem a necessidade de um operador atuando na máquina. Tudo é controlado por meio de um joystick. Íntegra para associados.
Santa Portal e Portal BE News: APS lança edital para contratar reforma da via perimetral na Alemoa
A APS publicou, na quinta-feira (6), o edital para contratação dos serviços de engenharia necessários para a reforma da Perimetral da Margem Direita. As melhorias na infraestrutura viária incluem a troca de pavimento, adequação das faixas de rolamento, iluminação em LED e sinalização. O projeto básico também prevê a construção de um canal de drenagem para substituir a vala existente. O prazo de vigência será de 22 meses contados a partir da assinatura do contrato. O prazo de execução previsto para os serviços é de 18 meses, contados a partir da emissão da ordem de serviço preliminar. Íntegra para associados: Santa Portal e Portal BE News.
AEN: Sistema de transporte de grãos mais moderno do Brasil, Moegão de Paranaguá avança nova etapa
O primeiro módulo das galerias transportadoras, que farão o transporte de grãos do Moegão aos terminais portuários interligados ao sistema, foi içado na quinta-feira (6), no Porto de Paranaguá. Com 38 toneladas e 25 metros de comprimento, é o primeiro de um total de 54 módulos. O interior de cada módulo das galerias conta com três esteiras transportadoras de grãos vegetais, com capacidade de 2000t/h cada. Os módulos conectados totalizarão 1,7 km de galerias transportadoras. O Moegão reduz cruzamentos ferroviários na cidade — de 16 para cinco — e integra os operadores portuários e o cais. Atualmente, 23% da obra já foi concluída e a expectativa é que seja entregue até o final de 2025. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios e Agência iNFRA: Concessão da Hidrovia do Paraguai contribuirá com monitoramento ambiental, defende Dino
O secretário Dino Antunes defendeu, na quinta-feira (6), que a concessão da hidrovia do Paraguai vai contribuir com as condições de monitoramento de fatores ambientai e que os estudos demonstram que não há impacto ambiental significativo do projeto, inclusive em relação ao Pantanal. Mencionou que a modelagem em discussão prevê mais que 17% dos custos operacionais (opex) desse projeto sejam aplicados em monitoramento ambiental e que, com boas condições de tráfego, as empresas serão capazes de alcançar a marca de 30 milhões de toneladas movimentadas anualmente. O diretor da Antaq e relator do processo, Alber Vasconcelos, enfatizou que as medidas para a preservação ambiental e a fiscalização da dragagem serão abordadas no âmbito do licenciamento ambiental. Íntegra para associados: Portos e Navios e Agência Infra.
Guia Marítimo: PortosRio intensifica esforços de descarbonização nos Portos do Rio de Janeiro e de Itaguaí
No Porto do Rio de Janeiro, os dois terminais de contêineres já operam com equipamentos eletrificados, reduzindo o consumo de combustíveis fósseis nas operações. O porto também passa por dragagens que possibilitarão a atracação dos maiores navios que operam no país, aumentando a eficiência logística e contribuindo para a redução das emissões por tonelada transportada. A PortosRio também está avançando nos estudos para a implantação do sistema shore power, que permitirá o fornecimento de energia elétrica às embarcações atracadas, eliminando a necessidade de queima de diesel fóssil durante a estadia no porto. No Porto de Itaguaí, está em andamento o projeto de implantação de uma planta piloto de hidrogênio de baixo carbono e produção de combustíveis sustentáveis. Íntegra para associados.
Portal Antaq: Lançamento do aplicativo OiBR, que aumenta a segurança portuária, acontece na próxima terça-feira (11)
A Antaq vai lançar o aplicativo OiBR, amanhã, às 14h, no Parque Tecnológico de Santos. A nova plataforma digital vai centralizar e modernizar o registro de ocorrências de segurança e proteção nos portos. O OiBR é o primeiro passo para o início de uma nova fase tecnológica na agência. Inicialmente, será usado nos portos de Santos e de São Sebastião, mas a intenção é expandir o uso para outras instalações portuárias. Ele substitui o sistema Oi-Cepai, permitindo a análise de ocorrências em tempo real, notificação imediata e que interajam com uma interface mais intuitiva. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2025